Feche os olhos e imagine uma mulher vestida de burqa. O que você pensou sobre a mulher? Antes de vir morar na Ásia, eu não tinha a oportunidade de ver mulheres usando burqa ao vivo e imaginava que elas eram muito diferentes de mim. A gente vê as coisas só por um lado, coloca todas as ideias que nos foram passadas na mesma cesta e acaba achando que todas elas são só o véu que usam. Passei menos de uma semana na Malásia, um país com muitos muçulmanos, mas foi o suficiente pra me deixar de queixo caído e revirar meus pensamentos. Comecei reparando que a roupa varia muito: tem gente que usa burqa mesmo, inteira preta, cobrindo tudo, cada fiozinho de cabelo e só com os olhos de fora, tem quem use sem tampar o nariz, tem gente que usa só o véu na cabeça e nas pernas usa calça jeans, tem quem use tudo colorido, com estampas, pedrinhas, tem até uniforme de policial especial (e as policiais femininas estão por toda parte em Kuala Lumpur). A parte mais interessante foi depois que acostumei com tantos véus. Mesmo nas mulheres mais cobertas, a bolsa estava à mostra (tradicionais Birkins e LVs aos montes e outras tantas seguindo as últimas “tendencinhas”). Como lá o sol não perdoa, muitos óculos escuros nada discretos. Quem disse que elas não podem? E quando tiravam os óculos, o que dava pra ver? A maquiagem! Com direito a sobrancelha bem feita, esfumaçado preto lindo no olho, cílios com curvex e rímel! No último dia de viagem eu não resisti e fui à Forever 21 (sim, lá tem também!) e quem eu vejo lá? Mais mulheres muçulmanas, olhando as araras, pegando roupas pra experimentar, comprando um monte… Tem como não se identificar mais? Eu não me surpreenderia se uma delas aparecesse e me falasse que lê o Chata em inglês hahaha! Sério! Me arrependo de não ter comprado pelo menos uma revista feminina para o público muçulmano (tem muitas). Pra dar um gostinho, achei alguns blogs especializados (elas fazem até encontrinho!) de várias partes do mundo:
Malaysian Hijab, GDa’S Gallery, Hijab Style, Hijab Couture, Hijab Trendz, Stylish Muslimah, Hijab with style, Hijabulous, Ice Blended Vanilla, Style Covered e We Love Hijab .
Os três últimos foram os que eu mais gostei, e vocês?
nossa muito interessante
Bjos
Nossa amei esse post. Nós temos esse aspecto “preconceituoso” em relação a outras culturas e não paramos para ver o que há além disso.
Uma de minhas ascendências é turco e, por isso, leio muito sobre o assunto e, consequentemente, véus. Acho muito importante a cultura, seja ela qual for, ser mantida. E as mlheres que usam véus, burkas e tudo o mais, não deixam de ser mulheres por isso, muito pelo contrário, elas andam maquiadas e muita mais arumadas do que nós e, eu diria até que, na grande maioria das vezes, mais bonitas, chiques e finas do que nós. Não se tratando apenas das roupas e qualidade, não, mas sim porque não andam quase nuas como a grande maioria de nós, brasileiras. Respeito todos os lados, estou apenas expondo minha opinião. Não é por menos que prefiro muito mais o inverno do que o verão. As pessoas são muito mais chiques no inverno, se arrumam mais, de um jeito mais bonito. Se eu gosto de saias e mini-saias? Adoro. Mas não uso porque não acho que combine comigo nem com meu trabalho. Enfim, já me delonguei muito neste comentário, tudo para dizer que seja qual for a SUA moda, use-a sem medo de ser feliz. E as mulheres de véu? Lindas, ainda mais por manterem sua cultura.
;)
Pamela, isso representa cultura sim. mas não podemos apenas pensar o lado “bonito e chique” da coisa e esquecer que isso foi/é um simbolo de repressão as mulheres daquela região!
Não podemos NUNCA fechar os olhos pra a repressão/opressão contra as mulheres.
Que legal, hein…
A gente acaba pensando que são “seres de outro mundo” mesmo.. e esquecemos da globalização da moda e tudo mais…
Poxa.. quero usar mais véus!!! é um charme só…
bjO
Amei o post, de verdade. Adoro conhecer novas culturas, saber como as pessoas se vestem, como se comportam…
Aproveitei e peguei as suas dicas de blogs… Já estou “bisbilhotando” todos! rsrs
http://futilidadeseetc.wordpress.com/
Assunto super polémico esse. Eu sou de Moçambique e aqui também há imensos muçulmanos, nascidos aqui ou não. Assim como descreveste, há mulheres muçulmanas vestidas de todas as maneiras, desde as mais tapadas até aquelas que só tapam a cabeça. E por mais que eu respeite todas as culturas (sempre convivi muito bem com um monte de gente de todas as cores e credos), a questão de as mulheres se taparem tem muito mais que se lhe diga. Muitas vezes me pergunto: tendo Moçambique um estado laico, e sabendo que essas mulheres conduzem, se elas foram paradas pela polícia, como se vão identificar? Elas têm que mostrar a cara, isso é obrigação. Debaixo daquelas roupas pode estar qualquer pessoa…como é que o polícia vai saber? Uma vez assisti a uma cena na fronteira com a África do Sul que me deixou a pensar bastante: duas mulheres passavam pela migração, onde todos têm que se mostrar e identificar, e elas não queriam tirar o véu para mostrar a cara. Pois o polícia não carimbou o passaporte delas enquanto elas não mostraram a cara. Ficaram horas ali a discutir, mas acabaram mostrando. Achei justíssimo. Agora mesmo está a discutir-se o caso de uma menina que vai toda tapada para a escola e os professores e alunos já se indignaram e não aceitam dar aulas a ela. Foi entrevistado o representante da Comunidade Muçulmana e até ele disse que essa história do véu e das vestimentas é um exagero. Sabem qual é a verdadeira razão das mulheres andarem tapadas, principalmente depois de casadas? Para não se mostrarem a mais ninguém a não ser ao marido…bem, eu não quero causar aqui polémicas, mas a mim custa-me muito dizer somente que, porque é cultura, temos que respeitar…mas a verdade é que ainda não tenho uma opinião muito formada a esse respeito.
Engraçado que quando estive na Malásia não vi nenhuma moça toda tapada, só vi com véu na cabeça.
Olha Catarina, como eu disse acima: é cultura perigosa!
Essa cultura um dia foi criada. E vem da tentativa ( e sucesso) dos homens controlarem as mulheres. ( um exemplo vc citou). Acho que devemos nos mostrar indignadas com isso e não achar bonito.
Eu sei que tem meninas que dirão: Ah, mas que exagero é diferente, é bonito.Mas esta postura de achar a opressão masculina sobre as mulhres natural, nos faz termos que encarar situações machistas em que a mulher, como ser pensante e atuante na sociedade, é colocada à prova.
Cabe a nós enxergarmos isso e falarmos não!
Tenho amigas com a minha idade que não veem esse tipo de coisa. Muito triste.
Devemos nos questionar sempre! Questionar a sociedade em que vivemos! Só assim evoluimos.
Pq o homem pode isso e a mulher não? Pq a mulher deve fazer isso e o homem não? Pq um branco tem direito a isso e um negro não? Quem escreveu isso? Quem ditou as regras?
Pensem girls…pensem…
Catarina, antes de tudo, fiquei muito MUITO feliz por ter leitora do Chata em Moçambique!
Esse assunto tá bem na moda, agora, né? Depois que a França falou que ia proibir as mulheres de andar na rua cobertas… acho complicado.
Sobre a identificação pelas autoridades, eu comparo com o que acontece no Brasil quando temos que ser revistadas, principalmente em entrada de shows ou outras grandes aglomerações. No caso, tem sempre pelo menos uma policial feminina pra fazer a revista nas mulheres e evitar que algum homem se aproveite da situação (ê, mão boba!)
Se tivesse um lugar separado onde elas pudessem tirar o véu e fosse uma policial feminina, imagino que seria mais fácil pra elas. Afinal, aposto que fora de países com população muçulmana grande, usar véu chama muita atenção, todo mundo fica olhando e acontece o oposto do que elas queriam ao se cobrir :)
Beijos da China pra Moçambique! Algum dia ainda vou praí!
Escrevi sobre isso já http://www.alfinetesdemorango.com/2010/08/eles-vao-invadir-o-mundo.html numa experiencia bem londrina.
Bjs
Ótimo o seu post, Carol! É muito louco ver de perto, né? E as mulheres são lindas mesmo, dá uma curiosidade de ver o que elas usam por baixo do véu, como é o cabelo… legal também nos comentários do seu post falam de uma passagem no livro da Danuza Leão, não conhecia. Obrigada! Beijo!
TAti, amo seus posts! Sempre cheeeios de curiosidades, fazem a gente viajar por aí!
Entrei nos blogs e achei lindos demais… as meninas são mega estilosas, hein?
Olha, se a moda pegar no Brasil eu largo minha progressiva e vou de burca! Hahahaha… Achei lindíssimo de morrer… as meninas são mega vaidosas, né?
ACho mto legal, só não ia gostar de usar todo dia. Como em tudo em moda e beleza, acho que o legal é variar o look!
Amei o post!
A Tati é minha chatinha preferida!
bjos
Obrigada, Leninha, fico muito feliz! Beijo!
Adorei o post e conhecer um pouqinho de uma realidade tão distante! É bom para quebrar paradigmas e pré-conceitos! Tinha visto isso no filme dois do sex in the city mas tinha achado que era mais fantasia do que realidade. Bacana saber que elas são vaidosas!
Beijos, ju
Eu ia até citar esse filme, Ju, porque ele tem o mesmo momento de “revelação” só que mesmo depois de ver, eu ainda não tinha isso na minha cabeça, sabe?
Beijo.
Nossa, amei esse post. É verdade, a gente sempre acha que porque elas usam burqa não são femininas. É realmente muito interessante, é bom pra fazer a gente rever nossos conceitos!
Adorei!
Beijos
@biajiacomine
http://eunaosouamelia.blogspot.com
Amei o post! Super interessante…é um mundo que muita gente não conhece.Show!
Super legal!Aqui no Brasil sempre vejo no shopping as mulheres com seus lenços lindos de seda, sapatos maravilhosos e bolsas de grife!Um luxo!
É engraçado como as pessoas de um modo geral criam estereótipos disso ou daquilo.
Sou casada com árabe, a família dele toda é árabe e tive a oportunidade de conhecer a cultura de pertinho, não só aqui no Brasil, como fora também.
E realmente, a gente vê as mulheres sempre cobertas dos pés à cabeça (aqui no Brasil não!), principalmente nas ruas. E não consegue, às vezes, imaginar quanta beleza, feminilidade e vaidade se esconde ali.
Inclusive, essas mulheres passam mais tempo se cuidando do que nós ocidentais. E em casa, elas são sempre as mais belas.
A cultura é muito rica e eu amo muito viver em meio à ela. Se pudessem ver minha casa, entenderiam melhor o que estou falando…
Amei o post!
Parabéns!!!
Beijos.
Fiquei curiosa pra ver a sua casa, Ivânia! Sério!
Adorei o post, me fez lembrar até do filme Sex and the City 2, que tem uma cena q mostra mulheres lindas super atualizadas em relação a moda, tendências…Muito legal! =)
Nossa vc não tem noção como eu super amei ver esse post! é tão rico pra gente saber como é a vida e como são as mulheres como nós em outros países tão diferente do nosso!! Tipo as americanas, as frnacesas, italianas, tipo que tem uma certa semelhança e estamos impregnados disso a todo momento, mas desse lado ai é tudo tão surreal pra gente!!
amei de verdade, até add algumas meninas!!!
super isso!!!!
Caramba…não fazia idéia de nada disso. Sem palavras pra descrever o post, lindas as mulheres, as maquiagens…^^
me identifiquei suuper…
^^
http://www.rascunhodabeleza.blogspot.com
Muito interessante!Incrível…adorei!
bjo
Adorei o post, desmistifica um pouco a nossa noção de mulçumana, da maneira como elas se vestem!
Gente, sempre leio o blog mas nunca comentei, pq sempre vejo na pressa, mas dessa vez tive que parar e comentar! Melhor post do chata que li até hoje! Sensacional, emocionante!! Moro em Brasília e na minha univesidade (Unb) tem convênio com universidades de outros cantos do mundo, é mt legaaal ver como os africanos e mulçumanos estão vestidos, se abrasileirando mas mantendo tradições! :DD Parabíns!
Amei o post! Quando estive na europa ano passado me espantei com a quantidade de muçulmanos, não tive tempo, mas queria conferir mais de perto o dia a dia deles no mundo ocidental cristão.
Por favor, acho necessário corrigir o texto pois as fotos não são de burkas. É um erro comum chamar qualquer lenço enrolado na cabeça de burka, mas está errado. Já que é para diminuir os preconceitos, devemos tb educar. Existem várias formas de utilizar os véus e véus diferentes, que geram os seguintes nomes: hijab, burka, niqab, shayla e chador. A burka não é comum no mundo muçulmando, era utilizado mais no Afeganistão. O véu que deixa os olhos aparecendo é o niqab. Por favor, é importante mostrar o nome correto. Muito obrigada!
Você tem razão, Tamara, eu ia até colocar uma nota no final do post e acabei esquecendo. Descobri isso porque a maioria dos blogs tem no nome a palavra “hijab”, daí fui procurar e achei vários lugares que falam dos nomes diferentes dos véus. Pra quem tá fora da cultura é tudo burqa, né? Mas tá errado.
Pra quem quer ver todos os diferentes tipos que você citou: http://www.apologeticsindex.org/505-muslim-veils-hijab-burqa
Obrigada!
Tati, eu amo o blog e seus posts são especiais para mim! Estou indo para a china em abril (guangzhou e hong kong) e queria pegar umas dicas com vc!
Parabéns!!
Me manda mensagem no Twitter, Núbia, que eu te passo as dicas sim: @tati_akamine. Beijo1
Eu vi um monte de mulçumanas em Londres. De véus enrolados na cabeça de variadas cores e estilos, mas o que me chocou mesmo foi ver uma de burca preta, da cabeça aos pés na loja Harrods! Outro fato que me chamou a atenção: nenhuma muçulmana, de qualquer tipo, tinha companhia masculina, era só mulher! Respeito que elas gostem de enrolar o véu na cabeça com rosto à mostra, mas não consigo entender quando alguma muçulmana se cobre toda com a burca, com luvas, deixando somente os olhos à mostra!
Ótimo post, Tati!! Eu tenho verdadeira fixação pelo mundo muçulmano e acho as mulheres islâmicas lindas e elegantes sempre. É porque só chega até a gente aquela imagem americana do árabe trambiqueiro e sua mulher sem voz… mas é só temos a oportunidade de alargar os nossos horizontes pra percebemos o quão interessante é o mundo árabe-muçulmano. Meu maior desejo é conhecer o Oriente Médio, sempre me encantou… E quando falo pra pessoas que conheço desse meu desejo, elas me acham doida achando que lá só tem homem-bomba, mas se esquecem quantas coisas lindas tem lá: a Mesopotâmia ficou onde hoje é o Iraque e Irã hoje, na Turquia fica a antiga Bizâncio.. agora me diz, dá pra ignorar isso?
Pois é, Melanny, a gente tem muito da cultura árabe e nem se dá conta: os números, muitas palavras, especiarias, comidas (nossa, comida árabe é minha cozinha favorita, é deliciosa e muito diversa!)
Fora a arquitetura islâmica, que é fantástica, tem vários conceitos relacionados a forma geométricas e a posição onde devem ficar as coisas (por sinal, relaciono muito ao feng-shui chinês). Em Kuala Lumpur tem várias mesquitas, lindas e que só vi por fora que eu não pude entrar. E um museu fantástico, só sobre arte islâmica, é um dos melhores museus que já fui na vida.
Como você mesma disse, não dá pra ignorar tudo isso só por conta de preconceito.
Realmente, a gente não imagina que atras daquelas burqas existe uma vida! Lendo esse post comecei a imaginar essas mulheres nas lojas, andando nas ruas! Nossa, deve ser muito diferente!!!
Amei o post!Moro em Kuala Lumpur a mais ou menos um mês,e para falar a verdade quando cheguei aqui estranhei um pouco o fato de muitas mulheres usarem burqa,mas quando você começa a conviver você ve que elas são pessoas normais,e as vezes bem parecidas com a gente.E vamos combinar que elas são um luxo só desfilando com suas LVs por ai!É uma cultura que realmente vale a pena conhecer!
Muito legal conhecer esse outro lado da cultura
bjs
http://digaladigacadigaae.blogspot.com/
Tati, como sempre amooo seus posts. Parabéns pelo assunto sério mas leve ao mesmo tempo. Bjs!
Eu gostaria de lembrar que o véu NÃO é característica cultural: é imposição religiosa! As religiões – sem exceção – sempre foram, ao longo dos anos, autoras de algumas das maiores atrocidades aa história da humanidade e o véu nada mais é do que um símbolo imposto pelo Islã do controle das mulheres por parte dos homens que, por meio de “lavagem ceebral”, fazem com que elas comecem a pensar que é bonito, que é decente etc. Pesquisem um pouco a história da burca. É ridícula a forma como ela se espalhou pelo mundo árabe (por meio das serviçais).
Eu nunca vi muçulmanas aqui no Rio de Janeiro – fui ver pela primeira vez na Europa e fiquei chocada. Roupas sujas, mulheres andando um passo atrás do marido, sem se falarem, uma subserviência total. Como isso me revoltou.
Sarkozi é meu herói. Tem meu total apoio! Esse negócio de quereremm impor a cultura muçulmana aos ocidentais é revoltante. Se nós, ao visitarmos os países deles, tivermos que usar o véu para cobrir os cabelos, tudo bem – afinal, estaremos na terra deles. Só que eu penso que eles também deveriam se comportar à maneira ocidental ao visitar (e principalmente imigrar) para outros países. Que ridículo, entrar na Harrod’s de burca, só pode ser pra chamar atenção :P
Já presenciei alguns episódios envolvendo muçulmanas que prefiro esquecer :P
Desculpem o desabafo! hehe
Bjssssssss
Crystal eu concordo com vc e acrescento mais abaixo.
Nós que somos a nova geração não devemos deixar passar batido alguns situações que devem ser discutidas. Legal ter o post. Assim muitas tem a oportunidade de parar um pouquinho e pensar nesse importante assunto.
Flor, da forma como é usado hoje em dia eu até concordo com você. As mulheres nos países islâmicos são muitas vezes forçadas a usar o véu. Algumas já estão tão acostumadas com isso que nem questionam, outras (como muitas iranianas) viveram a revolução que as obrigou a andar cobertas e provavelmente sentem muito ódio desta obrigação que antes não existia. Mas devo te lembrar que o uso de véus já existia muito antes do surgimento do Islã. É uma característica da indumentária de povos muito antigos. Mas encaremos como roupas típicas/tradicionais de uma cultura: não seria esquisito todo o mundo na Alemanha usando roupas tradicionais o tempo todo? As japonesas sempre de quimono? No Alcorão existe também regras para o vestuário masculino, mas a maioria dos muçulmanos ignora isso ou interpreta de modo a livrar-se de qualquer regra. Não há limites para o machismo nestes lugares: os líderes religiosos interpretam as escrituras como bem entendem, de forma a beneficiar os homens e manter as mulheres sob controle, e isso já acontece há tanto tempo que a maioria nem questiona, simplesmente aceita. O Alcorão tem muitas passagens machistas, assim como a bíblia cristã também tem, mas o que acontece nestes países extrapola os limites do bom senso.
Aline, fundamentais os dois comentários feitos por você. Pena que passaram batido. Mas são de uma importância, sem dúvida, muito grande.
Achei o post super interessante, legal pra gente conhecer um pouco mais a fundo uma cultura tão diferente…mas confesso que fico um pouco triste, é muita repressão, não imagino o que essas mulheres passam, mas ao mesmo tempo feliz que elas conseguem mesmo com tamanha dificuldade visual, expressar sua feminilidade. Parabéns meninas. beijos Ju
http://www.useinaoqueromais.blogspot.com/
Tati, na verdade na primeira foto a mulher está usando um Niqab, nele o corpo fica todo coberto e os olhos ficam a mostra diferente da burca que além do corpo todo também cobre a área dos olhos com uma tela de tecido. Existem ainda outros tipos de véus como o Xador e o Hijab. Por ser muito polêmica a Burca foi mais “divulgada” e nós acabamos associando qualquer véu que a mulher mulçumana use a ela!!!
Muuuito legal o post!! Dei uma fuxicada nos blogs também, e adorei!! E eu que pensava que as mulheres mulçumanas só podiam ser “escravas” dos maridos… Fico muito feliz que isso não é puramente verdade!!
Super estilosas e ligadas na moda!! Até achei uma saia longa linda que ficaria muito bem no meu closet hahaha
E no fim somos todas iguais, heim??
Parabéns pelo post! Incrível!
Tudo de bom!
Beeijos.
ps: ah, eu escrevendo um ebook no meu blog que chama-se “Vida de Bloguete” e eu adoraria que as leitoras do Chata (e a Lú, e a equipe toda hahah) dessem sua opinião! Estou super animada com o projeto e estou com várias ideias legais para a Malu (minha personagem principal)! Aqui está o link para quem ficou interessada http://scsemcrise.wordpress.com/2011/03/03/meu-primeiro-e-book-vdb/ Espero todas vocês lá!
Me desculpe mas não acho que somos todas iguais não!
Como eu disse acima: é cultura perigosa! Se não cultura, imposição religiosa como disseram.
Essa regra/costume um dia foi criada. E vem da tentativa ( e sucesso) dos homens controlarem as mulheres. Acho que devemos nos mostrar indignadas com isso e não achar bonito.
Eu sei que tem meninas que dirão que é exagero da minha parte, que estão apenas vendo a beleza dos lenços e por baixo disso ela são “como nós”. Não são! Esta postura de achar a opressão masculina sobre as mulhres natural, nos faz termos que encarar situações machistas em que a mulher, como ser pensante e atuante na sociedade, é colocada à prova.
Cabe a nós enxergarmos isso e falarmos não!
Tenho amigas com a minha idade que não veem esse tipo de coisa. Muito triste.
Devemos nos questionar sempre! Questionar a sociedade em que vivemos! Só assim evoluimos.
Pq o homem pode isso e a mulher não? Pq a mulher deve fazer isso e o homem não? Pq um branco tem direito a isso e um negro não? Quem escreveu isso? Quem ditou as regras?
Pensem girls…pensem…
Super convidada a conhecer a minha casa Tati. Tanto você, quanto a Lu!
Amamos receber! Aliás, em casa de árabe, receber é sempre uma festa!
Beijos.
Tatiii.. amo amo amo suas postagens menina!!!!
Adoraria saber mais sobre a China por suas palavras.. o dia a dia, como é.. se possivel.
e que coisa.. burca ateh na malasia.. e sem ser a burca, qual tipo de roupa se usa?? o dia a dia, a balada, bares, finais de semana em familia, como eh??sou mta curiosa tbm pela comida hahaaa, saber como sao os temperos, a base da comida… oooo curiosidade neam…
Sou leitora assídua do blog, brasileira, carioca, moradora do Rio, muçulmana e uso o véu sim. Ninguém me forçou ou obrigou, já q minha família não é muçulmana e conheci meu marido depois de convertida. Não sofri imposição nem imposição de ningúem para o uso do véu o q é direito meu mostrar me para quem eu quiser, acho que lavagem cerebral é vc mostrar os peitos e a bunda pra todo mundo só pq na tv te disseram que é bonito. Respeito quem o faz (sim um dia já fui assim), mas não admito q digam q sofri lavagem cerebral só pq decidi não mostrar a minha bunda pra todo mundo.
Oi! Moro num país muçulmano do golfo arábico e há pouco tempo escrevi um texto pro blog da Paula Pfeifer, o Sweetest Person, falando sobre as minhas impressões sobre a vida e o comportamento das pessoas de lá! Se quiserem dar uma olhada, segue o link! Beijos!
http://sweetestpersonblog.com/2010/12/20/a-vida-no-golfo-e-o-elogio-ao-exagero/
dear Tati,
thanks for writing up about malaysian hijab style,even though i couldnt understand anything in here,but i appreciate the beautiful picture u post in here.take care and have a nice day
Eu tbm tenho essa visão de que todas são iguais, não usam make, não tiram foto, enfim. Me surpreendi com esse post e adorei saber que elas são mulheres como todas as outras, e que sua cultura não as impedem de ter atitudes bem femininas!
Queridas, isso nao eh burqa, eh hijab. Eu moro em pais muculmano e os brasileiros sempre confundem tudo. N chame de burqa o q n eh, pode ofender mts muculmanas, obrigada.
Meninas eu adorei o post. Realmente existe um preconceito em relação a mulheres muçulmanas, há aquela ideia de que são forçadas a usar burca ou lenço no cabelo, mas olhando aqui pelo post elas parecem tão lindas, me deu vontade até de usar um lenço um dia desses. rsrsrsrsrrs
Parabéns!
Bjuuussss!
Cy ;)
Ótimo post, parabéns, Tati!!! Muitíssimo interessante.
Gente, eu queria fazer uma observação!
As fotos ali em cima não são exemplos de burcas! As burcas são aqueles véus compridos que cobrem o corpo todo, da cabeça aos pés e que tem uma “redinha” pra cobrir os olhos também. Quando o véu é desses que deixa uma abertura só para os olhos ele é chamado de niqab (às vezes usam um véu translúcido na frente, mas ainda assim é diferente da burca). Ele é usado geralmente sobre um tipo de túnica chamado de abaya. O véu que cobre só a cabeça é chamado hijab, apesar de o significado de hijab ser mais amplo.
Há variações, como por exemplo o chador que parece que a mulher está enrolada num cobertor (podendo ou não deixar rosto aparecendo, conforme ela a maneira que arrumar a abertura), khimar que é tipo um hijab mais comprido, etc.
Aqui em baixo tem um link com 3 bonequinhas de exemplo, uma de hijab, a do meio de burca e a última de niqab+abaya.
http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/2529/62B8/0125/2D4B/2FE7/1FB9/barbie-burca-hg-20092511.jpg
E você usou véu?
Estava vagando na internet a procura de informações sobre a Malásia e eis que caí aqui…completamente apaixonada e agora mais ainda pra conhecer este país e esta cultura! Obrigada.