Qualquer mulher que ame sapatos (existe alguma que não ame?) sente o coração bater um pouquinho mais forte quando dá de cara com um Louboutin, né? Conheço as que esnobam a marca um pouquinho, acham que é muito falatório pra pouco sapato, mas acredito que mesmo essas não perderiam a oportunidade de experimentar um dos famosos sapatinhos de sola vermelha se tivessem a chance. E Louboutin, o designer, sabe disso. Mas parece que se acha um pouquinho demais, já que decretou que as solas vermelhas são marca registrada dele, e por isso está processando todo mundo que ouse fazer algo parecido (se ele for a qualquer sapataria brasileira vai ter que contratar mais uns 10 advogados, né?). E ele foi atrás da YSL, outra marca de luxo, que em sua defesa mandou Sr Loub se enxergar, porque afinal de contas, sapatos vermelhos não são exclusividade dele!
Li a história num artigo e achei legal contar por aqui também, afinal eu não perderia a chance de postar fotos enormes de sapatos incríveis por nada nessa vida, heheh! Mas eu realmente não sabia que a sola, ou melhor, o salto vermelho, era um símbolo de poder há tanto tempo… Se hoje a gente sabe que a amiga que usa um Louboutin pagou pelo menos uns 600 dólares pelo par (ou seja, tá rhycah, né amiga!), na época de Louis XIV, só a nobreza podia usar saltos vermelhos. Era um símbolo que separava os nobres do resto, e a cor foi escolhida porque na época era um pigmento super difícil de ser obtido. Mas o vermelho continuou…
Quem não lembra dos sapatinhos de Doroty, em “O Mágico de Oz”? O filme é de 1939, e os sapatinhos mágicos usados por Judy Garland são uma proteção contra a bruxa do Oeste… O engraçado é descobrir que na história original eles eram… Prateados! Na pré produção do filme foi decidido que a cor seria alterada, já que o vermelho ficaria mais bonito no Technicolor, a tecnologia para processamento de cores usada nos filmes da época, hahah!
Outro filme que tem os sapatos, ou melhor, as sapatilhas vermelhas, como um dos personagens principais é “The Red Shoes”, de 1948. Nele, uma bailarina fica dividida entre dois amores: o marido e o ballet. Ela acaba escolhendo a dança, e quando calça as sapatilhas vermelhas para seu número, não consegue se controlar e… Bem, lembrei muito de Cisne Negro lendo sobre “The Red Shoes”, heheh…
Sabe o que é o pior? O que me atrai nos Loubs nem é a tal sola! Hahah! Pra falar a verdade, eu nem sou a maior fã da cor, apesar de reconhecer que aquele sapato preto no início do post é uma das coisas mais lindas do mundo (hehe), mas o que eu amo mesmo é o ângulo dos saltos, que pra mim é muito mais importante do que a cor da sola (que descasca com o uso, né…). Aliás, os tais Louboutins devem ser extremamente desconfortáveis, justamente por causa desse ângulo lindo…
Mas olha, não tenho coragem de gastar tanto dinheiro numa coisa que vou pisar em cima, gente! Hahah! Nem Louboutin, nem YSL de solinha vermelha, obrigada!
Realmente são lindos, e o meu coração tbm acelera, mas não tenho coragem de pagar tão caro neles.
Beijinhos.
Bom dia Lu,
Louboutin é meu sonho de consumo e possuo um par de ancle boot dele que guardo com o maior amor. Fiz um post também me referindo aos tais processos contra YSL e CS, mas independente disso, amiga, não tem como um pezinho reclamar daqueles saltos, o sapato é hiper confortável, vale muito a pena!!!
Ah, e se ele resolver processar mais empresas (brasileiras ou não), me proponho trabalhar para ele com honorários convertidos em solas vermelhas (dele)!!! rsrsrsrsrsrs
Bjos Flor e parabéns pelo blog… Ele é viciante!!!
Acho a historia da YSL plausivel;até pq a YSL não precisa de pintar a sola de seus sapatos de vermelho para vender e ter fama,respeito e etc..se fosse uma marca qualquer ai sim era um caso a se pensar..
Menos Louboutin,beeeeeeeem menos.
btw..se for assim só a Hermes poderia fazer lenço laranja,só Chanel poderia usar camelias e assim vai…
Amei a matéria! Não costumo comentar porque leio por reader, mas adorei essa mescla entre moda e conteúdo histórico! Está de parabéns!
Não sei…não consigo ver nada demais nas solas vermelhas…Tá certo que se um dia eu ver alguém usando vou pensar (êta, tá sambando na cara dazcolega pobre né?!), mas será só uma empolgação momentânea e nada mais…Beijo!
Eu entendo o Louboutin….eh no direito imaterial, existe uma lei que diz que marcas ou sinais que identifiquem notoriamente alguma marca, pode ter direito de exclusividade mesmo nao sendo registrado….eh algo do tipow…eh q tem tempo que vi essa materia na faculdade…logo….a sola vermelha tds logo associam ao louboutin, por isso ele quer a exclusividade!!
Ainda terei um Louboutin!!!!
Bjinhux
http://saiaplissada.blogspot.com
“Mas olha, não tenho coragem de gastar tanto dinheiro numa coisa que vou pisar em cima, gente! Hahah! Nem Louboutin, nem YSL de solinha vermelha, obrigada!”
Lú a cada dia que passa fico mais sua fã!
Atualmente quando a moda é gastar horrores, com produtos que não valem essa fortuna, só uma blogueira #phina como você para dar uma declaração dessas! Amei!
Eu compro!, assim que me tornar senadora ou deputada (“NOJO”)!
Adorei o post, Lu!!
Interessante vc comentar a cor dos sapatinhos de Dorothy, pois semana passada eu estive em NY e assisti Wicked, na Broadway. Lá, os sapatos, ainda nos pés de Nessa Rose, eram prateados, e eu fiquei me perguntando pq. Agora tá explicado!
=)
ótimo post, Lu! Compartilho da sua opinião pelos saltos vermelhos de Louboutin (e YSL). Mas que são lindos, são!
Olha que acelerou mesmo, eim? LINDO de viver!
Não tem como se encantar com todas as informações passadas em posts como este! Tanto informações históricas, curiosidades quanto as informações visuais! É por isso que a presença do “Chata” no “favoritos” é obrigatória!
Beijos.
Ops…não tem como NÃO se encantar!!! =)
Quem usou esses argumentos de Luis XV e Mágico de Oz foi a própria YSL.
Mas acho que o Louboutin tá certo, sim. Ele teve a ideia de ir lá patentear a cor da sola, oras. Problema é dos outros que não tiveram a ideia antes.
Eu só não gasto num Louboutin porque não tenho essa grana toda, rsrsrs! Mas quando eu tiver, pode ter CERTEZA que será uma das minhas primeiríssimas aquisições… dizem que, além de lindos, são mega confortáveis! ;)
Adorei o texto!
Concordo, Louboutin terá que processar o Brasil inteiro!!!!
Particularmente eu não gosto da sola vermelha.
O post ficou show!
Perfeitooo, maravilhoso…. de enfartar kkkkkk
Bjos
Adri
http://adriellices.blogspot.com/
Chata de Galocha tb é cultura!!! Lu, reparei que vc mudou/atualizou o desenho do Chata!!! Tá lindoooooo! Bju
é … mas o sapato da ysl é idêntico ao do Louboutin… nem é só a sola né? Eu DELIRO com sapato e sempre acabo compando um loub quando viajo… hahaha Até sapatilha que nem aparece a sola eu já comprei ,Acho tudo na minha vida… Sou fã dele. é dificil achar um estilista que conseguiu subir tanto e se estabelecer tão rápido assim hoje em dia…
Morro de vontade, mas só se fosse muito rica mesmo pra ter um, porque SEMPRE estrago meus sapatos, na primeira vez que uso! Imagina o desespero em saber que gastei tanto dinheiro pra estragar logo da primeira vez? Dá desespero só de pensar! Hahahahahaha!
Adorei o post! Nem fazia idéia da questão da nobreza + sola vermelha!
=)
Ai! Eu tenho, não 1, mas dois Louboutin!!! Eles são leeenndossss! E mega confortáveis tbm! Ah… A sola vermelha dá um charminho sim, vcs não acham? Lú, amo vc e seu blog! Vc tá super culta, amiga!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Passou da hora do Louboutin abrir mão das solas vermelhas!
eu amo sapatos e os vermelhos enrão nem se fala,pois é minha cor preferida e sonho ter vários de todos os modelos.adoroo!!!!!!!!
Acho lindos tbm. Mas nao tenho coragem de gastar tanto num sapato. To fora.!
Mas que a sola vermelha é um charme a parte isso é.
Agora, ele q desencane disso … pq essa historia de exclusividade na sola é muito chata. Eu hein … passa adiante .. vida que segue.
Eu tenho um da Imporium de sola vermelha que é mega charmoso, muito parecido com esse. E tenham certeza q nao paguei milhares de dolares por ele. rsrs beijos!
tenho taquicardia…..dispneia…..enfim….lindos
bjs coloridos
http://anjoscoloridos-lili.blogspot.com/
posso falar???? não pago pq n tenho dinheiro p isso, POR ENQNTO!!!!
Vamos combinar que qlqr uma fica um arraso num louboutin desses, até com esses angulos de matar!!!!
HAHA se eu tivesse eu dinheiro, eu pagava! e eles devem ser muito mais confortáveis que outros!
okay que preço nao garante conforto, mas uma marca tão conceituada não deixaria esse item de lado, né?
haha
:*
Não sabia que o sapatinho da Dorothy é originalmente prateado! O Mágico de Oz era um dos meus filmes preferidos quando eu era criança e eu amava esses sapatinhos justamente por serem vermelhos.
Essa do Louboutin eu acho meio cúmulo querer dizer que toda sola vermelha é só dele…já pensou se outras marcas fazem solas de outras cores? Não pode usar amarelo por causa de X, não pode azul por causa de Y…Nada a ver isso ai.
E eu não pago tudo isso para andar em um par de sapatos que irá machucar meus pés. (sim, irá, pq meus pés não gostam de saltos).
o angulo é uma loucura mesmo. alguém reparou na altura do loubotin da Victoria Beckham no casamento real e os loubotins que as kardashians vem usando ultimamente? OMG !!!! acho que tem uns 17 cm de salto.
lindos sapatos!!! Eu tbm não pagaria, só usaria se ganhasse de presente heheh
bjoos
Acho lindo, mas sou pão dura demais pra isso ahahahahah
Agora, ele já tá processando a Carmens Steffens tb ahahahaha
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lifestyle/2011/04/13/273338-christian-louboutin-processa-a-grife-brasileira-carmen-steffens
Aceleeeeeera demais!
http://www.regatabranca.wordpress.com
Sabia que há detalhes na vestimenta que a nobreza usava para se diferenciar dos outros, mas nunca imaginaria que a cor do salto do sapato faria parte disso. Genial!~ E, de fato, isso meio que continua, porque… Ter Louboutin e/ou YSL não é pra qualquer um! rs São lindos! Com certeza fazem parte da minha wishlist, é.
hahahaha se ele vem visitar o Brasil, coitada das lojas de sapato!
Eu tenho um Via Uno muito parecido com esse Loub da foto..só que é fechado, não é em verniz e tem uns detalhes..haha
O bom é que qdo eu entrei na loja pra comprar e pedi aquela, a vendedora disse “O Louboutin?” hahaha
Acho que essa história da sola vermelha ainda deve render. O Christian Louboutin não vai abrir mão da exclusividade tão fácil..afinal, a sola vermelha é identidade do Loub.
Amei a materia =)
Lu, só dois detalhezinhos…
a sola não descasca coisa nenhuma! só msmo onde vc pisa que ela vai deixando de ser vermelha mas oq aparece não muda a cor nem dpois de mtoooo uso!
e 2: os sapatos são super confortáveis!!
Caramba, estou chocada com a coincidência!!! Tem quase um mês que entreguei um artigo de conclusão de pós graduação e o meu artigo foi exatamente o assunto desde post, a comparação do salto Louboutin e sua símbologia com o salto de Louis XIV, império francês. Como me formei em moda e fiz pós em acessórios de moda e amo história da arte, da moda e geral, sempre busco comparações e referências passadas que vemos recicladas, ou nem tanto,na atualidade.E pode ter certeza que sempre vai existir uma referência passada em cada nova criação, basta estudar o passado que verá isso. É muito legal estudar a história da moda e da arte e se deparar com essas “coincidências”. Parabéns, adorei a abordagem desse assunto aqui. E estou 100% com YSL!!! Hahaha!! Querer exclusividade em algo tão antigo e histórico é demais!!!
Beijos
Mariana.
um dia eu ainda vou usar um lobotin… um dia! ta na minha lista de consumo ;)
Nossa, tenho uma bota da Carmen Steffens com esse solado vermelho que acho lindíssima.. nao sabia que ela seria proibida..hehehe
na boa? Eu gosto de ficar bonita, adoro fazer compras, adoro coisa boa.. mas pagar 1000 reais pra cima num sapato? Eu acho que o mundo tá enlouquecendo, isso sim! Eu acho que o Loubotin pode se achar o que quiser aqui na terra, mas é bom ele e as clientes dele fazerem umas caridades por aí, que senão quero ver só quando eles chegarem ao céu..hehe
Eu gosto muito quando leio em algum blog de moda as blogueiras reclamarem dos preços de algumas coisas, ou serem honestas e falarem que “algo não vale o preço que tem” ou que “jamais gastariam com tal coisa”.. porque eu acho que a maioria das pessoas ainda vive numa realidade em que muita coisa por aí é absurda, e mesmo assim, elas querem estar na moda.. daí o importante das pessoas de influência como vocês darem sua opinião também! Porque sinceramente, acho muito frustrante entrar num blog, gostar de algo que a blogueira tá usando mas saber que foi uma fortuna que com certeza pelo menos 80% das leitoras não vão poder ter. Pois isso gosto muito do seu blog e dos de algumas outras meninas também.. parabéns!
O meu coração acelera demais!!rs
Concordo com a Lu, o ângulo é lindo!Mas o pé deve ficar mega inclinado! Já imagino a dor em cada um dos ossinhos dos meus pés…
E quando falam de sapato vermelho, me lembro de um lindo sapato boneca, de verniz, que tive aos 4 anos! Faz mais de 20 anos, mas é inesquecível!!!
Bom, The Red Shoes não tem nada a ver com Black Swan, mas é um bom filme. O filme é trágico, mas menos trágico… Sei lá como explicar. Mas é um bom filme.
Coração acelerado, palpitações, quedas de pressão são minhas reações ao ver coisas tão lindas como esse Loub… Ainda não tive coragem de pagar tão caro assim em um sapato, afinal com esse valor posso comprar 3 da Arezzo! Mas ainda terei um Loubotin, como boa ‘shoeaholic’ é minha obrigação deixar como herança para minhas filhas e netas uma obra de arte da sapataria! Hahahaha
beeijos, amo o blog! :)
nneeeem incomoda…–‘ é como todos os outros sapatos de salto,quanto mais tempo em cima mais dói. simples…
exatamente lu
o angulo é q é perfeito, nunca axei um sapato com um salto tao bonito quanto o de um louboutin
quero comprar um pro meu casamento, mas é realmente muitoo caro
ate doi
bjoo
aaaaah, eu gasto sim…
os sapatos são extremamente perfeitos, vale o preço sim! =D
A sola vermelha é patenteada do Loubotin. Se outras marcas tentarem copiar vão ser processadas, que nem a YSL foi. E eu acho é bom! Loubotin ROCKS!
LOVE SHOES!!!!!!!!Meus 300 pares de sapato falam comigo!!!!!rsrsrs
/me tendo comixões eternos por um Louboutin…e um Manollo Blanick lóóóógico rsrsrs meus sonhos ainn >,<
Tenho um pump nude do Louboutin e o acho um pouco desconfortável sim, mas como só o uso em ocasiões (abafa! rsrs) eu não vejo problemas, já q é raridade achar um salto alto q não seja desconfortável.
Quanto ao processo contra YSL eu achei uma bobeira mesmo.
bjo ;)
Ta locaa! Se eu comprasse um sapato desses eu ia colocar ele num santuário! (nooosa como eu sou exagerada!) Mas na verdade eu eu acho muito lindoo, mas so iria dar pra usa-los num causada bem lisa e sem buracos! E principalmente 1 vez na vida!