Meu grande sonho sempre foi conhecer a Itália, sonho este que invariavelmente é alimentado por livros, fotos, relatos (experiências de amigos, conhecidos e em blogs), novelas da Globo e, claro, pelo Cinema! Nem sei dizer desde quando tenho em minha memória a imagem de Anita Ekberk dançando na Fontana di Trevi em “La Dolce Vita” de Federico Fellini. Não só sempre tive vontade de ver a maravilha que é a Fontana di Trevi de perto como também sempre quis entrar na mesma e dançar! Ideias malucas e divertidas que Fellini coloca em nossas cabeças!
Lembro de ter ficado muito impressionada também com a Itália mostrada por Bernardo Bertolucci em “Beleza Roubada”, a partir do ponto de vista de uma jovem norte-americana. À medida que a personagem vai se adequando ao lugar, descobrindo quem é e o que foi buscar naquele país, nós, os espectadores, vamos descobrindo um pouco mais sobre a Itália… “Malena”, de Giuseppe Tornatore, outro italiano, não é um filme fácil de ser digerido e é muitíssimo triste, mas também mostra todo um sul italiano (Sicília) da década de 1940 encantador e maravilhoso que me hipnotiza e me faz coçar de vontade de pegar o primeiro avião pra Itália e ficar por lá pro resto da vida!
Mas um dos filmes que mostra a Itália que mais me encantou nos últimos tempos foi “Sob o Sol da Toscana”. Lembro que quando passou no cinema não dei muita atenção, achei que era uma comédia romântica água com açúcar boba e não quis perder meu tempo… Esse ano assisti o filme de tanto que insistiram comigo e me arrependi de não ter assistido antes! É uma comédia romântica sim, mas é um encanto! E mostra várias regiões maravilhosas da Itália como a região da Toscana e a Costa Amalfitana. Dá pra ficar na dúvida se você quer viver em uma casinha colorida incrustada nas montanhas à beira mar ou se você quer uma fazendinha (ou um pequeno vinhedo) na Toscana. É difícil escolher, hahaha!
Confesso que não gostei muito de “Comer, Rezar e Amar”, principalmente da segunda parte (quando a protagonista vai para a Índia), mas a parte italiana é uma delícia! Adorei aprender novas expressões como “dolce far niente” (ao pé da letra, “doce fazer nada”) e até mesmo palavrões que, claro, não são ditos só verbalmente, precisam de toda uma gesticulação especial! Muito divertido mesmo! E me imaginar vivendo algum tempo em Roma, andando por aquelas ruas tão cheias de história, comendo aquela comida MARAVILHOSA, falando mais com as mãos que com a boca e admirando a beleza dos homens italianos, é ou não é um sonho?
Outro filme super fofo e encantador é “Cartas Para Julieta”. Faz você querer pegar o primeiro vôo para Verona para pregar uma cartinha para a Julieta no muro da casa dela! Mas… Decepção total, amiga! Já aviso que, nesse aspecto, o filme é um ENGODO! Pode até ser que algum dia o lugar foi tal e qual o filme mostra, mas hoje em dia não é nada daquilo… Tamparam o muro de tijolinhos com uma espécie de tapume branco, que as pessoas picham de cima abaixo! Uma coisa horrenda! Mas ainda acho que Verona é uma cidade linda e super romântica e continua sendo, para mim, a cidade dos namorados! Vale a pena conhecer sim! Voltando ao filme, além de mostrar lugares lindos da Itália, conta uma história bem romântica, de um amor que perdurou por anos, ou melhor, décadas! Água com açúcar? Sem dúvida! Mas de vez em quando é bom adoçar a vida, né?
Amo Beleza Roubada (apesar de me trazer más lembranças) e amo Sob o Sol da Toscana! Acho Cartas pra Julieta bobo (mas o lugar é lindo) e também só gosto da parte italiana de Comer, Rezar e Amar.
E fica a dica pra quem quiser, estréia hoje um filme italiano lindo nos cinemas: Um sonho de amor.
A Italia é linda. :) Pra quem tem umas 2 semanas de férias na europa, eu super recomendo: sair de Roma com um carro alugado, subir pela Toscana, parar uns dias em Firenzi, chegar no norte (Milão, Verona, Veneza). Só não tentem dirigir em Amalfi que NÃO É pra turista! :) Tem que ir de trem com calma, ou pegar um tour com motorista – o que fiz.
Renata, fiz esse roteirinho ai que vc disse: Roma, Florença, Verona, Veneza e Milão! Mas tudo de trem mesmo! Quero muito voltar pra fazer de carro e pra conhecer a Costa Amalfitana, que continua sendo sonho! *suspiros*
Só acrescentando 2 filmezinhos: O carteiro e o Poeta e Sob o sol de Toscana que tb têm fotografias lindas! Eu AMO a Itália, fui criada em Roma, o que faz com que qualquer outro lugar do mundo, para mim, pareça brinquedo diante daquela grandiosidade (exceto o meu Rio de Janeiro, of course!)!!!!
Christiane, eu falei de Sob o Sol da Toscana! Olha lá de novo! =)
Adoraria conhecer estes lugares dos filmes! Amei o filme Sob o sol da Toscana!
Acho chick e romântica!Morro de vontade de conhecer!
ei Lu!! eu amo a Ítalia. Gostaria de ir todo ano lá. São tantas cidades lindas …
Te recomendo um filme que assisti e achei bem gostoso:
Scusa Ma Ti Chiamo Amore.[Lição.de.Amor]
Não acho legal diferença muito gde de idade em um casal, são geraçoes diferentes, mas ouvir o italiano no filme, os costumes, as lambretas pela cidade e os lugares lindos é super gostoso no filme.
Assita e me conta. bjoo
Ai que texto D-E-L-I-C-I-O-S-O de se ler!! Sou suspeita pra falar isso, eu sei. Mas falo mesmo e ponto! :)
Lore, tem um filme bem romantico Italiano chamado “Scusa ma ti chiamo amore”
http://it.wikipedia.org/wiki/Scusa_ma_ti_chiamo_amore_(film), que vi numa sessão de arte e não consigo lembrar o nome em português de jeito nenhum! Mas é lindoo! E mostra uma Itália mais “urbana”, mas nem por isso menos romântica. Morro de vontade de ter esse filme em casa e nunca busquei pra comprar.
E tenho loucura de conhecer a Itália.
Beijo, beijo!!!!!!
Renata Pires, baixei esse filme na internet. Já vi ele umas 3 vezes. Amei esse filme tb. Exatamente isso, uma Itália mais urbana. Em português é Lição de amor.
bjo
Obrigada Sonia!!!
Agora que vi seu comentário acima do meu. Que coincidência!!
Beijo
Rê, vc que é uma fofa! =*
E já que vc e Sonia recomendaram o filme, vou procurar pra assistir! Acho que nunca vi mesmo!
Obrigada pela dica!
Me deu vontade de ir para Italia! kkk
Eu já fui a Verona e é uma cidade realmente maravilhosa! Super romântica e linda. Amei! Tem até uma Arena de espetáculos lá! Recomendo com certeza!
Beijos
aiiiiiiiiiii! Já vi todos menos o “Beleza ROubada”
Vou pegar hj!!!!!
A nossa coleção primavera ta mt esses filmes romanticos… vale a pena conferir meninas :)
Aaaae terrinha!…kkkk’ já estive lá uma vez, para ver alguns parentes, estive em Roma, e realmente é INCRIVEL…Muiiito lindo meeesmo! :)
MEU DEUS QUE TROÇO É ESSE TAL BLOG CHATA DE GALOCHA????QUE COISA MAIS SEM GRAÇA CREDO,NEM SEI PORQUE ESTOU AQUI!!SOCORROOOO…….
Você tá perdendo seu tempo. Bjs!
adorei o post!
também é meu sonho conhecera Itália! ainda vou :)
http://meubemestar.wordpress.com
bjo
Amei!! o filme Cartas para Julieta e NÃO LIGA para a ” Daiana” o que ela falou eu amo o seu blog! http://www.wordbya.tumblr.com
Morei 6 meses na Itália (em Milão) e foi uma experiência incrível. Conhecer lugares surpreendentes e quebrar um pouco pré-impressões que temos dos italianos (achei os milaneses um poço de mau humor, já no sul são o oposto), além de aprender uma língua tão musical (acho linda) me faz ter vontade de voltar e ficar mais um pouco! rss.. ai que saudades!
Compartilho do mesmo sentimento! Quero passar meses andando pela Itália ou encontrar meu italiano ficar por lá HAHAHA Adorei seu post e os filmes italianos que citou! Concordo que a parte italiana de ‘comer, rezar, amar’ é a única que presta, queria ser ela.
Só faltou falar de Cinema Paradiso, o melhor filme de todos os tempos.
Eu ameeei muito Cartas para Julieta, achei o melhor filme de romance, e nao é agua com açúcar não!! é uma pena que esteja cabada a casa da julieta que era muito lindo no filme
A Itália é mesmo o lugar dos sonhos! Se um dia meu bolso e meu psicológico permitirem (tenho pavor de avião), com certeza irei conhecer. “Beleza Roubada” está entre meus filmes favoritos!
Lorena, também morro de vontade de conhecer a Itália.
E lendo o seu post já fiquei curiosa para assistir o filme Sob o Sol da Toscana. Os outros eu já assisti e adorei. E realmente quando sobe os créditos no final do filme dá aquela vontade de levantar e arrumar as mlas na mesma hora e fugir para a Itália. hahahahah
Beijos,
http://mariamocoila.blogspot.com
@luana_furtado
Já vi Cartas para Julieta, é muito lindo e mocionante! Lindo demais!
VAGA PARA BLOGUEIRA: http://vidamodamundo.blogspot.com/2011/08/procura-se-blogueiras.html
Sempre tive vontade de conhecer a Italia, principalmente a região da Toscana e Verona, estou planejando uma viagem para lá ano q vem e espero q dê certo.
Adorei a recomendação de filmes, ainda nao tinha assistido ‘beleza roubada’, mas ja estou baixando. Outro filme q conta história na Itália e q eu gostei bastante é o filme ‘casanova’.. embora o final nao seja oq aconteceu de verdade com ele..
Adoro as recomendações d filme e séries d tv
Beijos
Exatamente como eu me sinto!!! kkkk
Sob o Sol da Toscana é o meu filme favorito sobre a Itália!! Perdi a conta de quantas vezes assisti, e ainda não enjoei!
Não vejo a hora de me mudar pra Itália, encontrar a minha “Bramasole”, abrir uma padaria e tocar o resto da vida por lá!! Será que eu sonho!?
Meu namorado tem a cidadania Italiana (haha não vejo a hora de casar) e deixando as brincadeiras de lado, a gente pretende sim morar na Itália um dia..! Se Deus quiser!! kkk
Bjs e o parabéns pelo blog! Adoro mto! ;)
Lorena,
Adorei o texto…me deliciei e morri de saudades da Italia!
Sabe que eu e meu marido, na época namorado, descobrimos que tínhamos o mesmo sonho..largar tudo e estudar gastronomia na Itália. Bom, casamos e no dia seguinte fomos para la..foram 3 anos maravilhosos, com muita comida, vinho, estudos, trabalhos e passeios fantásticos!!
Agora voltamos para o Brasil e temos um blog de gastronomia italiana onde contamos um pouco das nossas experiencias, com receitas, dicas de restaurantes e nossos trabalhos como personal chefs.
De uma passadinha la para conhecer: http://www.casatua.wordpress.com
bjs
Tem mais um filme que se passa na Itália e é lindo! O nome é “Uma Janela Para o Amor” e tem boa parte da ambientação em Florença!
um sonho que penso nele todos os dias rsrsrs, quero muito conhecer as principais cidades da Italia, comer muita pizza em nápole, tomar o melhor sorvete do mundo e ainda visitar a ilha de capri, praia maravilhosa com águas azul celeste.