Desde ontem tenho visto um tipo de post nas redes sociais que me incomoda um pouco. Vi gente de tudo quanto é área dizendo que finalmente o ano começou, que agora sim as coisas vão rolar… Hoje cedo até a academia estava mais cheia, como se todo mundo estivesse esperando o fim de um torneio de futebol pra cuidar de si mesmo. É o que acontece todo ano com o carnaval, já nos acostumamos a dizer que no Brasil as coisas só começam depois do feriadão… E depois de um evento como esse, em que todo mundo ficou apreensivo por conta da nossa falta de preparo (#imaginanacopa), isso faz ainda menos sentido, não acham?
É por essa nossa característica de ficar empurrando com a barriga que as coisas não ficam prontas, não andam, não se desenvolvem. De tanto esperar pra começar as coisas na segunda depois do feriado elas não ficam prontas a tempo! Tem uma coisa que consigo enxergar nitidamente quando viajo e sempre me estimula a querer fazer mais: em geral, nós somos extremamente improdutivos.
Tenho uma historinha para ilustrar: durante a minha lua de mel fiz um passeio a algumas vinícolas na região em que estava hospedada. Liguei para a empresa, agendei, e no dia seguinte o motorista nos buscou no hotel. Depois do grupo completo o tal motorista se apresentou para o grupo: ele era nosso guia, um doutor pela universidade local especializado em enologia. Enquanto estávamos degustando vinhos, observei que ele atendeu o telefone e agendou o grupo do dia seguinte, assim como eu fiz no dia anterior. Ao final do passeio tirou uma máquina de cartão da pasta e cobrou o valor acertado de todos, ainda nos lembrando de deixar nossa opinião do TripAdvisor e no seu site. Ele ERA a empresa. Atende telefone, cuida do site, dirige, faz os tours, tudo com uma cara ótima e um doutorado nas costas. Comentei com Leo que se fosse aqui teríamos uma pessoa pra atender o telefone, um motorista, um guia… Porque não conseguimos ser mais produtivos, fazer mais, ter prazer em trabalhar, investir e construir nossas coisas?
Claro que adoro uma festa, um feriado, curtir a vida com meus amigos e família, mas acho que devemos também valorizar o trabalho, nos planejarmos e fazer do nosso mundo um lugar melhor. Não existe sensação mais gostosa do que conseguir realizar um sonho pelas nossas próprias mãos, gente! É melhor do que qualquer cerveja gelada na beira da piscina, juro! Mas isso só é possível pra quem corre atrás, se sacrifica, vai além do básico. A seleção vencedora bem que nos mostrou isso, né?
Tivemos um evento muito legal e divertido, que apesar dos nossos receios (e da decepção da seleção) foi inesquecível. Sempre ouvimos que somos um povo simpático e acolhedor, e ver o mundo inteiro reconhecendo isso é muito gostoso. Mas espero que no futuro, quando nosso país se preparar para abrigar um evento desse porte, não tenhamos tanto medo de como vai ser. Vamos começar dentro de casa, no nosso dia a dia, mudando essa nossa mania de empurrar com a barriga as obrigações e só fazer o que traz prazer imediato. Cada um tem uma função, todas têm a sua importância, e se todo mundo se esforçar para ir além do seu limite, todos saem ganhando. Não espere a segunda feira pra fazer dieta, ir à academia, olhar aquele curso. Não fique com preguiça de propor coisas novas e tentar caminhos diferentes. Faça mais! Quem mais ganha com seu esforço é você mesmo.
Oi Lu,
não faz mto tempo que leio seu blog, mas de todos esse foi o melhor post seu que já vi.
Acho que você, que é formadora de opiniões dos que te seguem, deve mesmo passar esse tipo de mensagem. Bem sei que eu preciso sempre que mandem parar de procrastinar.
Agora me dá licença que preciso ir ali fazer algo produtivo.
Adorei sua postagem! Abordou muito bem o assunto…
Olha, eu precisava de um texto desse pra me incentivar, viu! Tava precisando muito! Valeu, valeu mesmo! Estou estudando pra concurso e é uma coisa que quem tá nessa situação valoriza muito: esforço. Correr atras não mata ninguém, ne…
Em geral eu não dou Like pelo botãozinho do Facebook, mas esse post mereceu!
Odeio essa atitude de que o ano começa agora… o meu começou em primeiro de janeiro, igual deveria ser!
Adorei o texto. E me irritaram muito os posts “hoje começa o ano”, ou “agora o ano só começa depois das eleições”, porque pra mim o ano sempre começa no dia 1º de janeiro… e sim, eu curto todas as festas e eventos (feriados também – mesmo trabalhando em muitos deles), mas não gosto de procrastinar. Dá demais pra viver a vida fazendo e vivendo tudo.
Eu também acredito que nós somos responsáveis pela diferença. Se você quer que as coisas sejam melhores… lute e faça acontecer! Não adianta ficar reclamando que as coisas não acontecem ou não dão certo se você não está nem tentando!!!
A copa foi mesmo maravilhosa e acho que existem muitas pessoas pessimistas e negativas em relação ao evento, que estão mais preocupadas em criticar do que em ajudar a fazer bonito!
A seleção não fez uma boa campanha, mas nós brasileiros nos destacamos pela simpatia e receptividade! Os turistas estão encantados com nosso país, isso conta muito…
Claro que a vida não está 100% no Brasil, que existem problemas na educação, saúde e tantas outras coisas que podemos citar.
Mas podemos ser melhores, fazer melhor. Um exemplo: Educação é também tratar o outro bem, respeitar o próximo, não jogar lixo na rua, respeitar seu lugar na fila. Não é só construir escola.
Se cada um fizer a sua parte, podemos sim viver em um Brasil melhor ainda!!!
Concordo plenamente! Sempre digo o mesmo.
Lu, esse seu post realmente tem todo sentido pra mim… Infelizmente eu me pego sendo assim ultimamente, empurrando pra frente algo chato que tenho que fazer. Nem sei se é por falta de dinamismo esse mês ou se estou passando por um período de cansaço. Vou testar uma vitamina nova e fazer o teste. :)
Parabéns! Lindo e inspirador esse texto, uma reflexão para já
Lu amei o post porque você falou o que eu estava pensando, estou trabalhando e cuidando do meu blog desde o começo do ano, já ralei na faculdade e não senti isso que todos falaram.. bjs
Ai Lu! Obrigada pela reflexão! Eu tive entrega de trabalho durante a copa, se eu parasse pra assistir inclusive alguns jogos do Brasil, não receberia meu salário. Quandos e é autônomo é que vc percebe melhor o valor das coisas, se eu não produzir, não ganho, não tenho décimo-terceiro, férias proporcionais, nada disso.
Falta um pouco da consciência, todo mundo reclama que está dificil arranjar emprego, que o PIB tá baixo, que a seleção não treinou o suficiente: e faz igual.
Bjs!
Tive esta mesma impressão de improdutividade numa viagem pela França, onde os pedagios, estacionamentos fechados, metro, nada disto tem uma pessoa para cobrar.
Lu, uma reportagem hoje no Jornal Hoje falava sobre os alemães terem acordado hoje e irem trabalhar, as ruas nem pareciam que foram campeões ontem depois de 24 anos, e o reporte foi claro, muito diferente do Brasil onde com certeza estaria tudo parado e o povo ainda em festa. Sei lá, Deus é brasileiro, mas acima de tudo Ele é justo, merecido demais a copa ser da Alemanha, vai ver se esse jeitinho brasileiro aprende com os alemães.
Só uma palavra: Obrigada. Por causa do seu post vou me levantar da cadeira e ir ali fazer uma caminhada antes que o sol se ponha e eu use a desculpa de que está muito frio. “Quem mais ganha com o seu esforço é você mesmo”. E olha que eu sou psicóloga hein? Mas um puxão de orelha sempre faz bem. Ontem um do namorado, hoje um seu.
Lu,
Amo seu blog e acompanho todo dia! Gosto muito dos vídeos parece que você é uma amiga de longa data kkkkk…continue sempre com seu carisma e empenho.
Ps: seu novo casamento lhe fez muito bem, depois do “Leo” você ficou ainda mais bonita kkkkk..
Beijos,
Thaise
Oi Lu,
concordo com tudo que você falou!
Texto muito legal e incentivador!
bjs
p.s.: toda sexta falo sobre uma blogueira no meu blog. Essa sexta foi sobre você. Se der passa lá: http://annethequene.wordpress.com/2014/07/11/blogueira-de-shorts-com-chata-de-galocha/
Texto maravilhoso e que faz a gente realmente pensar porque deixar pra depois o que posso começar HOJE.
O brasileiro aprende que com jeitinho tudo vai dar certo e infelizmente a gente acaba se acostumando com o jeitinho. Temos mesmo é que FAZER mais! APROVEITAR mais! PRODUZIR mais! COMEÇAR e TERMINAR mais! Mas isso é algo que tem que ser revisto na cultura porque é muito mais fácil a gente se acomodar e ficar na zona de conforto do que ser o diferente no meio da multidão.
Lu, tem post no blog com o contato desta senhor? Foi na Itália, né? Toscana? Me passa o contato, estou indo para lá.
Bj
Maisa, esse caso específico foi na Grécia! Mas tem dois posts contando como foi minha viagem pela Toscana, que tb teve muito vinho, heheh! Aqui: http://chatadegalocha.com/2013/06/meu-roteiro-pela-toscana/ e aqui: http://chatadegalocha.com/2013/06/meu-roteiro-pela-toscana-parte-2/
Bjs e boa viagem!
Infelizmente nos Brasileiros ainda nao aprendemos a nos dar 100% a algo que queremos. Sou de Vitoria – ES e me choca que os supermercados não abram mais aos domingos. Ja tive oportunidade de morar e visitar alguns paises e em especial na China qualquer dia da semana e dia de trabalhar, de ganhar dinheiro. Temos ainda muito a aprender.
Está certíssima Lu, não parei em nada minha vida por causa da copa, fui na academia do mesmo jeito, até no dia do jogo, ia antes, pois onde trabalho parava as 13:00 em dias de jogo do Brasil e ainda como saía mais cedo, aproveitei para organizar umas coisas em casa. Também acho que povo brasileiro é tudo meio no improviso. Vi um alemão falando que achou legal esse jeito nosso de improvisar, de não levar tão a sério, eu acho que é porquê ele viu só um pouco, mas improvisar o tempo todo, não concordo. E deu no que deu o futebol improvisaram tanto e acharam que iriam ganhar no oba, oba, na malandragem e…
A organização, o foco a disciplina alemã ganhou!!!
Ainda mais sua fã, Lu! Engraçado como hoje eu acordei preguiçosa, com vontade de dormir mais e aquela sensação de que algo bom tinha acabado, no caso, a Copa. Depois de ler seu texto, senti como se tivesse levado um puxão de orelha, rs. E olha que no ano passado, após conhecer a Europa, eu e meu namorado comentamos a mesma coisa sobre a produtividade das pessoas. Na maioria dos cafés e restaurantes, o número de funcionários é restrito e todos fazem de tudo. O cozinheiro lava louças, o garçom fecha sua conta, o atendente finaliza pratos… Enfim, algo incrível e que funciona bem melhor do que na maioria dos nossos estabelecimentos. Lu, obrigada por me lembrar disso.
Oi Lu, sempre visito o seu blog mas tenho muita preguiça de comentar pq não sei como expressar as vezes com palavras. rsrs Mas o seu texto hj me incentivou muito a vir aqui e deixar um alõ e dizer que o seu blog faz muita diferença no meu dia-a-dia. Vc é inteligente, esperta, fashion e linda. Adorei o texto, mt inspirador. Que bom q vc tem esse entendimento e faz acontecer na sua vida. Parabéns pelo blog e sucesso sempre. Bjs
EU Precisava Disso!
concordo plenamente!
Inaceitável que as pessoas pensem assim. Gera uma reflexão! Depois, reclamamos dos nosso políticos e das coisas erradas no brasil só que nós mesmos embarcamos nessa mesma onda.
hora de mudar!
Ótimo texto!
Tbm vi essa matéria do Jornal Hoje que alguém lá em cima já comentou… E ontem ainda, ao longo do Fantástico… Quando ainda era cedo, tinham milhares de pessoas nas ruas, menos de duas horas depois, já não tinha mais quase ninguém… Hoje todo mundo trabalhava…
Povo passa a vida toda esperando a segunda feira pra começar a dieta, o verão pra ser feliz…Gente a hora é agora! E muita gente reclama mas faz o mesmo! Então bora lá! Concordo muito com seu texto, que por sinal esta de parabens!!! Bora galera!!! Beijoss
http://victoriarenner.com
Pontual!Você é demais Lu!
Concordo plenamente e é o que tento colocar em prática todo santo dia da minha vida. Às vezes a gente não dá conta, às vezes cansa e às vezes a gente até deve mesmo deixar uma ou outra coisinha pra depois. Mas no geral, é isso ai.
Eu fui uma das que postou no Face algo como “e ai? Agora o ano já pode começar?”, mas mais pelo que vejo da postura alheia e não da minha.
Um dos posts mais legais que você escreveu! Depois do seu casamento, que foi meu preferido…rs
É uma pena que até as gerações mais novas estejam tão acostumadas a levar vantagens em tudo no nosso país!
Mas essa é uma triste realidade….e o pior, acho que não vai mudar!
Bjs
É por estes e outro motivos que te admiro tanto :’)
Lú,amei o post! Acompanho seu blog há algum tempo e esse foi, sem sombra de dúvidas, um dos seus melhores posts. Parabéns por ser essa pessoa que incentiva, gente como a gente! Te admiro cada dia mais, parabéns!! Beijo!
Oi Lu!
Sempre escrevo coisas semelhantes no meu blog!
Temos o costume de apontar, mas raramente olhamos para nós mesmos.
Com a desclassificação da nossa seleção muitos começaram a postar para refletirmos para as eleições e escolhermos representantes que modifiquem o país, mas não uma única pessoa que irá fazer a metamorfose do Brasil. Com certeza vou recomendar esse post lá no meu espaço! Ameiiiiiiii.
Bjus.
Perfeição em post Lu! Parabéns!
Texto perfeito. Não nos doamos mais ao trabalho, porque é mais fácil colocar a culpa no governo, no vizinho, no colega de trabalho.
Depois de um pessimismo assombroso estimulado por uma mídia irresponsável, podemos respirar aliviados e dizermos que sobrevivemos a Copa no Brasil.
Lu, que post top! Meus parabéns pela atitude e pelo exposição precisa do tema!
Fiquei ainda mais fã. bjos
Falou tudo!!
Love this post!World Cup has been so amazing!
http://fashion-soup.com/
Primeiro quero parabenizala pelo seu trabalho com o blog, adoroo seu blog. Segundo achei perfeito o seu texto. Caiu como uma luva pra mim, sempre deixo as coisas pra ultima hora e dependendo as vezes nem faço. Obrigada por fazer um texto tão insprirador e a partir de hoje tudo que tiver vontade de fazer vou correr atras para realizar meus sonhos.
Lu lindo texto parabéns!!!
O pior é que a gente sabe como fazer. Mais o famoso jeitinho brasileiro impera, e não me excluo disso. O brasileiro arruma desculpa para tudo, até mesmo para ser feliz.
É bom ler esse tipo de texto as vezes para ver se a gente acorda, grata.
Lu, concordo totalmente com o seu post, também vi muitas mensagens de Feliz 2014 ontem e que o ano estava começando agora. Até fiz uma interação no Instagram do meu blog que se para muitos o ano estava começando, no meu caso não. Tanta gente empurra com a barriga e depois reclama que nada dá certo para elas. Eu senti muito esses efeitos, sabe, as pessoas tem esse péssimo hábito e parece tão difícil de mudar…Beijos
Eu sou igual o guia da vinícola. Tenho uma empresa junto com meu pai e meu irmão e não temos funcionários! Poderia ter pelo menos dois, mas consiguimos fazer tudo sozinho: atender telefone, atender cliente, responder e-mail, analisar contrato. Tem dia que aperta, outros dias são mais tranquilos, mas no final do mês quando vemos que o dinheiro sobrou, vale a pena. E nós 3 somos a empresa e nos doamos 100%.
Desculpe, mas vou ser a voz dissonante… Não acho que a gente seja sempre assim não… Em 1994 e 2002, quando ganhamos a Copa (as 2 que me lembro!0, todo mundo foi trabalhar no dia seguinte, inclusive quando vi a reportagem pensei: “e ia ser diferente se fosse aqui? até onde sei não teria feriado se o Brasil ganhasse a Copa…”. Nos dias de jogo na minha cidade, quando era feriado para algumas pessoas que trabalham próximas ao estádio, a academia ficava lotada, porque ia fechar na hora do jogo. E eu trabalhei em todos os dias de jogo, inclusive o do Brasil em Brasília. E olha que sou funcionária pública, que todo mundo critica porque “não trabalhamos”. Sei lá, ainda tem muita gente enrolada por aí, mas não acho que seja mais a maioria, pelo menos não é o que eu ando vendo… Minhas metas e obrigações não foram alteradas em nada por causa da Copa, e devido às eleições, meu trabalho só aumentou, porque os prazos encurtaram… Enfim… Não acho que os brasileiros tenham mais essa cultura de só procrastinar. Minha opinião…
Falou td, Lú! É isso aí!
Bjus
Muito obrigada por postar isso! Não só eu, mas muita gente tá precisando ouvir/ler essas coisas. As vezes a gente nem percebe que tá esperando. Pode ser por falta de confiança q vai dar certo, por preguiça, por medo, sei lá, mas as pessoas realmente precisam botar mais a mão na massa! Sem datas ou espera! Belo texto!
Poxa, discordo em parte! N gosto muito dessa imagem que temos de nós mesmos como “enroladores”… acredito que esse perfil até existe, mas por parte de quem decide e “manda” nas coisas e não da maioria. Porque o que eu vejo da maioria da população brasileira é que ela rala pra caramba! Trabalhando hora extra sem receber, perdendo horas no trânsito, tendo quase nada de tempo pra curtir a família até pq inda tem q dar conta de arrumar a casa e resolver pepinos
nas horas vagas, sem educação de qualidade. Acho que o trabalhador aqui no nosso país é bem maltratado na verdade e tudo isso leva a essa dificuldade de prosseguir com outras coisas. N acho q rola de comparar com outros países onde a qualidade de vida e estrutura é muito melhor. Acho q o buraco é bem mais embaixo Lu, e o ano começou dia 02/01 pra imensa maioria. Como já disse, talvez quem tome as decisões é que enrole de fato, rsrsrsrsrsrs… Agora gostei da parte em que vc fala “Não fique com preguiça de propor coisas novas e tentar caminhos diferentes”, isso de fato é urgente pra aumentarmos nossa qualidade de vida em primeiro lugar, aí sim vamos ter fôlego pra prosseguir com as outras mudanças. N sei se fugi mto do assunto com um viés mais social, mas tá valendo. Beijos!
UAU! Texto fantástico e muito sensato! Sempre me pergunto a mesma coisa…. Esperar pra quê? O que mais se lê agora é que devemos esperar “a mudança” em outubro. Sério mesmo? Temos que esperar até outubro?? Acho que não. Cada um deve fazer a SUA parte desde já.
Uau! Arrasou! Acho que estava precisando desse toque… ;)
[…] A Lu Ferreira do Chata de Galocha também fez um post muito bacana sobre produtividade, mas destacando o famoso jeito brasileiro de empurrar com a barriga e justificar com o famoso […]
Adorei o texto! Concordo plenamente.. se tds fossem igual o rapaz que vc citou, o Brasil seria diferente… estou tentando fazer minha parte. Por isso também acompanho só o seu blog, pela pessoa que vc é. Beijos!
[…] 4) Excelente texto da Lu Ferreira sobre como o brasileiro é improdutivo e gosta de deixar tudo para […]
[…] Lu do Chata de Galocha escreveu um texto ótimo sobre essa mania que a gente tem de ficar empurrando as coisas com a barriga, esperando passar o Carnaval, a Copa ou o que quer que seja para oficialmente começar os nossos […]
[…] Chata de Galocha – Abaixo o #imaginanacopa […]
Parabéns Lu por esse post excelente! Admiro vc! Bjs
Você não tem idéia de como pessoas assim me irritam, e ainda me chamam de estressada por não ficar esperando as coisas caírem prontas no meu colo… Eu sempre corro atrás, me dedico, procuro fazer o melhor e fico brava comigo mesmo quando vejo que não está perfeito.
[…] Sobre nossa cultura do #imaginanacopa no Chata de Galocha. […]