É difícil definir a nossa receita de hoje. Eu chamaria de massa, mas quase não é! O Gli Gnudi é um bolinho de ricota e espinafre que tem uma camadinha de farinha, a impressão é de comer o recheio de um ravióli, sabe? Muito levinho e gostoso, principalmente com o molho de tomate do Gui. Vem ver como fazer:
Ingredientes:
2 maços de espinafre
600 g de ricota
100 g queijo parmesão ralado (uma “mãozada”)
sal
noz moscada
farinha de trigo (o quanto precisar, para ‘empanar’)
molho de tomate (receita abaixo)
Preparo:
Retire as folhas de espinafre dos talos, lave e cozinhe-o em uma panela grande cheia de água fervente. É bem rapidinho, praticamente colocar e tirar o espinafre. Retire-o, escorra bem a água e esprema bastante pra ficar o mais seco possível. Amasse bem a ricota com um garfo e misture com o espinafre, a noz moscada, o parmesão e o sal. Se estiver muito sem liga, pode colocar um ovo, mas a receita fica mais leve sem o ovo. Faça bolinhas com a mão, mais ou menos com a quantidade de uma colher de sopa. Em uma assadeira, esparrame uma camada de farinha de trigo e vá colocando as bolinhas ali. Vá mexendo a assadeira de um lado pra outro, fazendo as bolinhas rolarem e a farinha de trigo só fazer uma casquinha nas bolinhas. Reserve. Na mesma água que cozinhou o espinafre, vá colocando as bolinhas ao poucos, e assim que forem subindo (que nem nhoque!) vá retirando com a ajuda de uma escumadeira. Sirva logo em seguida, regando com molho de tomate e cobrindo tudo com parmesão.
Molho de tomate rústico
1 kg de tomate andrea
1 cebola roxa grande
5 dentes de alho
um ramo de manjericão
azeite
sal
1 pimenta dedo de moça fresca ou uma pitada de pimenta calabresa
Preparo do molho:
Começo a receita falando sobre os tomates: é importante que eles estejam madurinhos, bem vermelhos e suculentos. Caso quando comprar não encontrar assim, deixe uns dois dias fora da geladeira para que eles fiquem mais no ponto. Ferva bastante água numa panela grande. Enquanto isso pegue a ponta de uma faca e faça um X na extremidade oposta do talo dele. É só com a ponta da faca, rasgando a pele. Faça em todos. Pegue um bowl, encha de água fria e deixe ao lado do fogão. Quando a água ferver, mergulhe os tomates, mais ou menos 4 ou 5 por vez, o quanto sua panela comportar. Deixe eles por cerca de 30 segundos ou um pouco mais. O importante é que a pele comece a desgrudar. Retire da água e mergulhe na água fria. Assim fica fácil de retirar toda a pele. Faça isso com todos os tomates.
Pique-os grosseiramente, com semente e tudo. É por isso que eu o chamo de molho rústico. Se preferir retire as sementes e pique menor. Pique o alho bem picadinho. Pique a cebola em cubinhos. Refogue-a em uma panela grande com um pouco de azeite. Deixe dourar bem. Junte os tomates, mexa um pouco e coloque em fogo médio. Deixe cozinhando em fogo médio. Enquanto isso prepare a pimenta. Retire as sementes e pique toda a parte vermelha em pedaços bem pequeninos. Jogue sobre o molho e misture. Lave o manjericão, solte todas as folhinhas descartando o caule. Reserve. Não é preciso cozinhar muito o molho, eu costumo deixar cerca de 20 minutos. Tempere com sal e prove o sabor. Se preferir mais apimentado coloque mais pimenta. Desligue e só então coloque o manjericão, as folhas inteiras mesmo (molho rústico!). Misture e está pronto!
Quem fizer não esquece de marcar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro ;D
Gli é um artigo mesmo. Como o nú. Tentem fazer uma receita que é bem parecida e se chama strangolapreti, o original é com molho de mantega. É da região de Trento. Muito bom!!!
Lu e Gui, amei a recita!!! vou fazer hj mesmo!
Uma dúvida: pode trocar a farinha de trigo pela farinha de arroz?
obrigada!
beijos
adorei! Ja tinha comido esse prato em um restaurante e queria mesmo saber como faz! Vou fazer domingo!
Essas quantidades da receita rendem quantas porções mais ou menos?
Linda a amizade de vocês!
Gui vc não coloca açúcar para acertar a acidez do molho de tomate?
Eu adoro as receitas já fiz várias estão de parabéns.
Lu… Vc esta entre as 20 blogueiras mais antenadas do mundo no M de Mulher!!! Acabei de ver!!!
Nossa, deve ser delicioso!! Parece não ser dificil de fazer, adorei! Quero fazerr!!
Vou no supermercado hoje comprar os ingrediente… vou fazer nesse final de semana.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/
Lu, essa receita serve quantas pessoas?
Adoreiii!!! Vou fazer e volto aqui pra contar!!!
Aproveitando, dá uma força pro meu blog: http://www.saleonline.com.br
Ele é de dicas e das melhores oportunidades de sales onlines de todos os segmentos.
Beijos
#AmamosSaleOnline
Oi Lu e Gui, não sou italiana e nem expert em italiano, mas morei em Roma por 7 meses então vou arriscar … como o Gui disse, o “Gli” é uma preposição, em italiano nunca se usa uma palavra sozinha, tipo o Gnudi … (que se pronuncia como o gnochi mesmo) seria tipo “O Gnudi”. No dialeto Toscano, o Gnudi é a mesma coisa que Nudi, ou seja, nú! rsrsrs! Comi esse prato qdo estava visitando a Toscana e agora graças a vcs, vou arriscar fazer aqui em casa tb! PS: o pão de queijo ficou mara!! Bjão!!!
Essa receita parece uma delícia!!!
Fiz a bacalhoada semana passada e a família adorou!
Amo as receitas de vocês!!!
Lú faço um “nhoque” dukan de ricota e espinafre que lembra essa receita e é uma delícia: http://saboridades.net/2011/06/08/nhoquedericota/
Vou fazer essa receita de vcs tb!
Bjuuuu
Vocês arrasam!!! Adoro os videos de voces
oi lu! Essa receita parece ótima e eu estou louca para testar e passar para minha mãe e irmã, mas só uma coisa: posso substituir a farinha de trigo por uma outra glúten -free ? Eu até como farinha de trigo mas a minha mãe não pode e eu sempre procuro receitas adaptar às receitas para ela!! Obrigada
Oi Lu e Gui!
Amei a receita! Estou em reeducação alimentar e esse é um prato saudável e saboroso! Eu amo comer e as receitas que vcs ensinam são maravilhosas!! Fico doida pra testar todas, mas quando é uma mais calórica não da pra repetir a dose tanto quanto uma receita mais leve e mais light!! Rs
Vou testar essa logo! Pena que não tenho Instagram para poder compartilhar com vcs…
Adoro o chefe e a chata!! Vcs estão de parabéns!!
Beijos
Ameiii a receita!!! Mas eu amo todas msm. Amoo vcs juntos!!! ?
Seria o máximo vcs fazerem uma viagem gastronômica juntos e vlogarem td pra gente. Ja pensaram nisso?!
Bjoss
Oiê Lú e Gui,
Esta receita já está na minha caixinha.
Não achei espinafre aqui na quitanda (sim, moro em frente uma quitandinha de um casal de orientais. Sabe daquelas antiguinhas com tudo fresquinho? Só que ela é pequena, então algumas coisas acabam pela manhã)
Mas com certeza vou fazer.
Parece ser deliciosa e achei super-saudável: nada de fritura, óleos em excesso, manteigas, creme de leite.
Ultimamente estou numa vibe saudável.
bjs
Adoro as dicas e as receitinhas!! Por favor, façam sempre!! Um super beijo
Genteeeeeeeee, vocês são demais!!! Vou fazer e postar no insta com a #ochefeachata !! Tomara que fique bom como o de vocês!! Amei…. Beijinhos!!!
Olá! Qual o rendimento desta receita? Serve quantas pessoas?
E os gnudes podem ser feitos no dia anterior? E é melhor guardá-los na geladeira no dia anterior sem passar pela farinha de trigo né?
Obrigada! E parabéns e mais sucesso pra vocês!
Adorei o vídeo!