Quem acompanha o canal viu há pouco tempo um dos vlogs mais nonsenses da história – eu e Gui estávamos especialmente animados ao gravar essa receita! E ao assistir esse video me lembrei que estávamos também os dois esfomeados, hahaha, a gente comeu muuuito e nem fizemos o final do video como costumamos fazer! A receita em questão é mesmo deliciosa: escondidinho de costelinha com catupiry e purê de baroa. Baroa é um dos nomes para a mandioquinha, cenoura amarela ou ainda batata salsa (essa em aprendi nos comentários do Youtube!). Veja como fizemos e depois conta nos comentários qual o nome aí na região onde você mora!
Ingredientes:
1,5 kg de costelinha de porco
240 ml (1 xícara) de vinho branco
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
sal
pimenta do reino
1 kg de batata baroa (mandioquinha, cenoura amarela)
50 g (4 colheres de sopa) de manteiga com sal
500 g de catupiry
1 cebola picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picados
azeite
100 g de queijo parmesão ralado
Preparo:
Tempere as costelinhas com sal e pimenta. Coloque numa assadeira, regue com o vinho e o molho de soja, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 240ºC por cerca de 40 a 50 minutos, até que a carne esteja cozida e macia.
Enquanto assa, prepare o purê de batata baroa. Descasque as batatas, pique grosseiramente e coloque numa panela cheia de água fervente e deixe que cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que esteja cozida. O ponto é quando você enfia uma faca e ela entra com facilidade, mas sem que a batata esteja cozida demais, desmanchando. Escorra a água, esprema com ajuda de um espremedor de batatas ou de um garfo. Misture a manteiga e reserve. Quando a costelinha estiver cozida, desfie-a, retirando os ossos. Numa panela refogue a cebola em um fio de azeite, até que ela murche um pouco. Junte a costela desfiada e o tomate e refogue por cerca de 5 minutos, só até tudo misturar bem.
Monte o refratário: Coloque por baixo a costelinha, cubra com o catupiry e por cima de tudo o purê de batata baroa. Cubra tudo com parmesão ralado. Se quiser, pode deixar pronto na geladeira de um dia para o outro assim, só cubra tudo com filme plástico. Se quiser assar logo em seguida, basta assar por uns 15 a 20 minutos, até dourar. Serve 6 pessoas.
Quem fizer não esquece de marcar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro ;D
Lú bom dia. Sei que não tem nada haver, mas por favor faz um vídeo mostrando Deus anéis… São tão lindos. Tipo, acessórios tals. Beijinhos
Assistir na hora do almoço não dá certo não hahaha Na minha cidade (interior de SP) chamam de mandioquinha, já tinha ouvido falar em batata baroa mas não tinha ideia de que era a mesma coisa que mandioquinha!
Vou no supermarcado hoje só para comprar os ingredientes
Amei essa receita
bjs
ladycatblog1.blogspot.com
Oi luuuu tem algo mais delícia que salgado com catupiry hahahaha muito amor com essa receita s2 vou tentar concerteza luu amei <3
Luuuu, me visita também:
http://www.gilvaniaevans.com
Gente… como me divirto com os videos de vcs, sabe aquela sensação de “como parecem com os meus amigos!” sempre sinto isso, inclusive com os que a Júlia e o Léo participam.
Aqui no interior de São Paulo é Mandioquinha….
Me deu vontade de comer esse escondido e a está hora da tarde chega a ser vergonhoso, né…aqui a comilança never end!!!!
Parabéns, os videos são sempre ótimos! Mesmo mais curtos continuam muito divertidos, assisto sempre!
Sucesso!
Olá. na minhã cidade, oeste de Santa Catarina chama de batata salsa.
bjo
Lu, é possível fazer a receita com outra carne além de costelinha? parece uma delicia :)
Oi Lu!!!
Gosto muito do seu blog, de verdade, e gosto muiiiito deste quadro ( se é que se pode chamar assim ) O chef e a chata, receitas saborosas e simples de fazer. Resolvi sugerir algo, vocês podiam falar um pouco sobre bebidas usadas nas receitas, é muito comum o uso do vinho e sabemos que tem varias particularidades em cada tipo, suave, tinto, branco…quais os mais indicados, e que devemos levar em conta ao adquirir um vinho especialmente pra uso culinário. Bj.
Adorei a receita!
Como sempre estão de parabéns!!!!
E o que eu mais adorei são as opções de purê! Eu sei que Baroa dá um quê de chique, mas pessoas mais fresquinhas (como eu) não curtem essa tal de cenoura amarela… Rs… Mas mesmo não gostando, quero testar a receita original de vcs! Vai que mudo meus conceitos e passo a gostar de
Baroa!
Até quinta que vem!!
Beijos
Já são quase meia noite, eu não estou com um pingo de fome, mas encararia linda essa delicinha aí hehehehe vou tentar fazer com certeza! Yami! <3
Ai gente, que delícia hahahahaha! Moro em Campinas, SP e aqui a gente chama de batata baroa tbm =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Uma dúvida, o papel laminado é com o lado brilhoso pra dentro ou pra fora?
Nossa salivei aqui, que delicia! Aqui em Curitiba nós chamamos de Batata Salsa. Bjs
Tem algum substituto para o vinho branco?
Lu, adoro os vídeos!! Acho que te ouvir falar, te ver “ao vivo” me fizeram ter muito mais simpatia do que as fotos. Agora assisto tudo!
Bjs e muuuuito sucesso!
Ótima receita, vou testar com certeza!!
Preciso comentar sobre esse cerâmica maravilhosa! É a linha folha vendida na Tok & Stok. Ela é produzida artesanalmente por nativos da Serra da Capivara, interior do Piauí. Apenas os nativos podem produzir a cerâmica.
Sou mineira mas como estou trabalhando no interior do Piauí, então tenho conhecido um pouco deste Estado. A Serra da Capivara é um lugar maravilhoso, incrivelmente lindo, com 400km de trilha, e paisagens de tirar o fôlego. A Fábrica da Cerâmica da Serra da Capivara tem peças lindíssimas!! Comprei toda essa coleção folha deles (e várias outras).
Ah, e vale dizer que na Serra da Capivara essa cerâmica folha é 30% do valor do que é vendido na Tok & Stok rsrs (eu não disse 30% de desconto, é 30% do valor, sério!).
Beijos