A minha família adora cozinhar – sabe quando todo mundo tem mania de ficar na cozinha, meio ajudando (ou atrapalhando kkk) o cozinheiro da vez a preparar as coisas? No último final de semana aproveitamos que eu tinha dois vinhos da seleção do Vinhosite de dezembro e fizemos um almoço harmonizado com os rótulos. As receitas são SUPER fáceis e o resultado ficou bem gostoso:
A entrada foi pra acompanhar o Rosso Toscano Rivus: queijo de cabra assado com molho de tomate! Pra fazer é super simples: em um potinho que possa ir ao forno você coloca três colheres de sopa de molho de tomate, o queijo de cabra, mais molho de tomate (aí você vê o quanto cabe no seu potinho) e por fim m punhado de parmesão. Leva ao forno por uns 20 minutos ou até o parmesão gratinar e pronto! Essa entrada é muito gostosa, a mistura do sabor do queijo de cabra com o molho de tomate é perfeita!
O prato principal foi para harmonizar com o Castillo de Benizar Tempranillo: picanha assada ao molho de vinho e purê de abóbora. Pra fazer a picanha você tempera com sal e dá uma seladinha na frigideira antes de levar ao forno. Aí coloca numa travessa a peça de picanha, duas xícaras de vinho tinto, duas cebolas cortadas grosseiramente, oito dentes de alho, folhas de louro e alguns raminhos de alecrim (que vão fazer TODA a diferença, não esquece do alecrim!). Leve a forno alto até cozihar ao ponto que você preferir (a nossa ficou ao ponto depois de uns 20 minutos no nosso forno, mas isso depende do forno e também de como você prefere a sua carne). Pra acompanhar, cozinhe a abóbora (com cuidado de não usar água demais) e em seguida junte os temperos, 250 ml de creme de leite fresco e se quiser, um pouquinho de parmesão. A picanha fica super saborosa e muito gostosa com o sabor meio adocicado da abóbora (sou suspeita, amo purê de abóbora e acho que combina com tudo heheh).
O Vinhosite é um e-commerce de vinhos (de uma loja super tradicional aqui em BH, a Casa Rio Verde) onde você pode comprar os rótulos separadamente ou através do Clube do Vinho, um clube de assinaturas que tem várias seleções a preços diferentes para você escolher. Ah sim: e no site tem várias sugestões de como harmonizar os rótulos, só assim pra eu saber, hahah! Os dois tintos do nosso almoço passaram no teste aqui em casa ;D
Gostaram das receitas?
amei as opçõess
Deu até fome! hahaha Parece ter ficado uma delícia!
Que delícia de receitas Lu! Vai entrar pro cardápio do fds! Aproveitando as dicas dos vinhos, quero sugerir um tb!! Estou amando o Casal Garcia Vinho Verde Branco “Doce e Fresco”. Fica melhor ainda em um dia quente bem geladinho!! Adoro seus posts e vídeos! Beijos grande!
Lu, fiquei igual doida rodando a pg p ver a terceira receita. kkk
lú, adorei as ideias!!!! mas só tem 2 receitas, não?
Que delícia de receitas! Vão para o cardápio do fds com certeza! Aproveitando a dica dos vinhos, também tenho um pra indicar! Chama Casal Garcia Vinho Verde Branco “Doce e Versátil” e é super refrescante, ótimo para um dia quente! Estou amando!!! Adoro seus vídeos e posts! Beijo grande!
amei amei as dicas
Nossa, deu água na boca, sá de ler…
Lú, eu nãoo gosto de queijo de cabra.
Qual outro queijo voce indicaria?
beijinhos
Também fiquei procurando a terceira receita. esqueceu ou era apenas 2 mesmo? Beijos Lu.
Nossa! Amei essa receita da picanha com o purê! Parece ser super prática e deliciosa! Vou fazer!
ótima opção para o almoço de domingo