Dear White People é uma série original da Netflix, baseada no filme de mesmo nome, que tem um só tema central: a presença do negro na sociedade. A produção estreou em maio deste ano e gerou muita polêmica por escancarar o racismo de forma irônica e verdadeira.
Em meio a tantos cancelamentos de seriados originais do streaming, todo mundo que assistiu e gostou de DWP estava com medo da a série ir embora nessa leva também. Ainda bem que não foi, porque a história é socialmente importante e nos mostra o que, muitas vezes, não queremos ou conseguimos enxergar quando se trata de racismo.
O que a gente mais amou na série é que ela não tem medo de apontar casos de preconceito, sabe? O racismo acontece em pequenas coisas do dia a dia e isso é explicado na série quando abordam questões como colorismo (o fato de mulheres negras que têm a pele mais clara serem mais facilmente aceitas que as que têm pele escura), a hipersexualização da mulher e do homem negro, a segregação que ainda existe nos dias de hoje, como o racismo atinge as pessoas de maneiras diferente e outros pontos que, muitas vezes, deixamos passar.
Outro ponto importante é que a série coloca o racismo em discussão pela voz de quem realmente sabe falar sobre isso: pessoas negras! Não sei vocês já ouviram falar sobre o termo local de fala, mas, explicando brevemente, é o ato da pessoa que sofre preconceito falar sobre si mesma, sobre sua vivência, ela mesma explicar o que é sofrer tal repressão. DWP usa isso da forma correta, afinal, é uma série sobre negros, contada por negros, para explicarem como é sofrer racismo no dia a dia.
A série é muito plural, sabe? A cada episódio conta a história de um personagem e como o racismo o atinge. A partir disso temos um panorama amplo, que mostra como esse tipo de preconceito atinge pessoas e acontece de formas diferentes na sociedade.
O ritmo da série é incrível também! Com meia hora de duração, boas doses de ironias ao jogar verdades na tela e um elenco de primeira, você consegue maratoná-la rapidinho, hehe!
Mais que uma série incrível, Dear White People é uma série necessária. É uma história que vai te mostrar, especialmente se você for uma pessoa branca, como o racismo atinge as pessoas negras e porque precisamos discutir e fazer o possível e o impossível para combater isso.
https://www.youtube.com/watch?v=nSyhWcduyws
Se você ainda não assistiu, assista! Certeza que vai ser uma aula pra lá de esclarecedora (e depois vem aqui contar pra gente o que aprendeu com a história!).
E pra quem gosta de ler, tem um livro lançado esse ano que é um ótimo complemento ao tema, focado no movimento Black Lives Matter… No Brasil o título é “O Ódio Que Você Semeia”, da autora Angie Thomas, e lançado pela Galera Record. É um livro jovem adulto, mas é uma história necessária pra todas as idades! E vai virar filme!
Amei muito a série e acho ótimo que mais pessoas assistam e achem necessário falar sobre isso.
Oi!
Já assisti essa série, assim que lançou, e assisti em um sábado porque não conseguia parar. Concordo quando cita que “Mais que uma série incrível, Dear White People é uma série necessária.”.Assim que terminei de assistir já liguei para o meu namorado e disse isso.
Ótimo post.
Muito importante o tema, só tem um defeito, é chata pra caramba.