Seriados e filmes são maravilhosos para nos dar referências de moda – sejam elas atuais ou de décadas atrás, como acontece com a nova série da Netflix, Glow! Com todo um clima dos anos 80, o figurino da trama vem com uma referência de roupas que víamos nas fotos das nossas mães e tias – algumas, inclusive, que trouxemos de volta nos dias atuais.
Contextualizando, Glow – que significa Gorgeous Ladys of Wrestling (Mulheres Lindas da Luta Livre) – conta a história de um grupo de atrizes que são escaladas para estrelar um filme sobre luta-livre para mulheres.
Uma delas é Ruth, atriz desempregada que vê nessa chance uma oportunidade de assumir seu lugar na sociedade, sendo uma mulher dona do seu próprio nariz e livre da ideia de que precisa ser submissa aos homens. Além de muito glitter e collants, a série tem a sua dose de Girl Power, tiradas divertidas e, claro, toda essa referência oitentista que ambienta a história.
Com a luta-livre como protagonista, podem esperar várias referências de roupas de ginástica usadas na época – como maiôs bem cavados (que a gente usou e abusou no verão), muitas vezes por cima de blusas de manga e/ou calças legging. Além disso, tem também aquelas faixas de cabelos e as icônicas polainas.
Outra coisa que observamos: mom jeans! Sabem aquelas calças jeans mais retas e de cós bem alto que ensaiou uma volta neste ano? Pois é, elas vem lá dos anos 80! Cintura alta é o que não falta no figurino da série – não só no jeans, como em shorts, saias e macaquinhos!
Uma estética que a gente ama e é característica da época é o glitter, que recuperamos com sucesso neste ano colocando em tudo quanto é peça e parte do corpo possível! Ah, e não dá pra falar sobre anos 80 sem citar spray de cabelo e fios bem volumosos, hehe!
Os tons usados também são fortes, sabe? TUDO tem muita cor junta e misturada. Rosa bem forte, azul, verde, roxo, coral, dourado… É uma época em que, ousamos em dizer, nem existia o termo minimalismo. Talvez tinham pessoas que não gostavam tanto de cores, mas, pelo menos em Glow, quanto mais chamativa for a sua roupa, melhor!
A figurinista da série, Beth Morgan, diz que a pesquisa para construir essa imagem tão realista foi bem intensa. Além de comprar roupas autênticas em brechós físicos e online, as que foram criadas do zero usaram tecidos realmente da época.
Ela procurou reunir peças e referências que refletiam a vida da mulher nos 80 em Hollywood e não queria nada que parecesse apenas inspirado, mas sim realista. E ainda completa dizendo que a gente, hoje, pode olhar para aquelas roupas de ginásticas e rir da aparência delas, mas para aquelas mulheres de 30 anos atrás, as vestimentas eram algo pra lá de comum e estiloso!
Bem legal, né? Além da série ser muito divertida (recomendamos maratona, inclusive!), é interessante reparar em todos esses pontos quando falamos de moda. Afinal, com a quantidade de coisas das décadas passadas que usamos hoje, temos mais é que enaltecer essa herança fashionista que elas nos deixaram! =)
https://www.youtube.com/watch?v=wn6OIrStPQc
Anos 80 definitivamente é meu fav da vida, muitas referências de moda são tiradas dessa década. Podia trazer mais fashionismos da década e como aplicá-los no dia-a-dia. Além do glitter que está em alta, a mistura de cores fortes em um só look é um desafio e tanto kk