Já percebeu que quando você muda o ângulo da sua câmera, você muda completamente a sua foto? Isso também serve pra fotografar as pessoas. Só que no caso, você evidencia ou esconde algumas características da pessoa. Já reparou como a Lu parece alta em algumas fotos, mesmo tendo menos de 1.60? Tudo questão de ângulo, haha!
Quando vamos fotografar uma pessoa de corpo inteiro, normalmente fazemos a foto da altura dos nossos olhos ou de cima pra baixo. E isso acaba distorcendo as dimensões daquela pessoa, principalmente se você estiver bem próximo a ela. Não estou dizendo que isso é ruim ou bom, quero apenas que você somente tenha a consciência do que está fazendo. Se você se abaixar e colocar a câmera, aproximadamente na metade da altura da pessoa que você está fotografando, e segurá-la de num ângulo de 90º em relação a um chão (também reto), você fará a foto sem nenhuma distorção. Da mesma forma, se segurar a câmera na altura do chão, e fizer a foto assim, o seu modelo aparentará ter pernas maiores do que realmente tem (esse é o truque dos Looks da Lu!). Aí que está a grande vantagem de saber disso, poder tirar partido desses efeitos de perspectiva e usá-los ao seu favor.
Falando um pouco sobre a questão psicológica que cada ângulo provoca, principalmente em retratos, podemos dizer que o ângulo normal é o mais neutro, pois o fotografado está na mesma altura que a câmera. Já o ângulo superior (conhecido com Plongée) destaca a fragilidade, inferioridade ou mesmo intimidade do seu assunto e é amplamente utilizado no cinema pra essa finalidade. Já o ângulo inferior (contra Plongée) onde a câmera faz a tomada de baixo pra cima, o objetivo é exatamente o oposto: empoderar o seu personagem, mostrar confiança e superioridade.
E a selfie? Normalmente, por ser feita com a câmera de cima, e com uma objetiva mais aberta, ela acentua suas curvas do rosto, principalmente do seu maxiliar, e do corpo. Seus olhos aparentam ser um pouco maiores do que realmente são e você se coloca numa posição mais intima. Esse é o ângulo favorito de muita gente, já reparou?
Gostou da dica? A próxima vai ser sobre retrato e o conhecimento do ângulo é fundamental.Quer ver alguma dica de fotografia específica? Conta aqui nos comentários!
Quer mais dicas de fotografia? Se inscreva no meu canal do Youtube!
Quer aprender a fotografar de verdade, até mesmo com o celular? Conheça meu curso online nesse link.
Muito interessante
Um angulo muda a foto toda…
Lu sempre linda
Pra mim, meu lado mais fotogênico é o esquerdo.
Então gostaria de saber se tem alguma dica para que eu consiga fotografar meu lado direito sem eu achá-lo cabuloso rsrs
O cabelo ajuda muito nessa hora. Mas o que acontece é que só você percebe isso, então pode fazer fotos do outro lado que para as outras pessoas não faz tanta diferença. :)
E o Léo deu o ar da graça! Adorei o Post!
\o/
Muito bom!!! Parabéns Léo!! Gostaria de saber mais sobre fotografia de objetos.
Oi Pri, dá uma olhada nesses 3 vídeos :)
https://www.youtube.com/watch?v=4mydCwi5oxQ
https://www.youtube.com/watch?v=0CuYwj5UNi4
https://www.youtube.com/watch?v=Q4-czuSx03s
Ótima dias de como variar o ângulo, mas o que eu quero mesmo saber é :
de onde é essa calça com estampa de onça, preta e cinza ?
Oii Léo,
conta pra gente como tirar melhores fotos em viagens? Como enquadrar aquela igreja linda e enooorme? Como sair do obvio quando tiramos fotos de paisagens?
=)
Nossa amei essa TAG.. vou curtir muito se o Léo continuar escrevendo no blog. As dicas são ótimas.. Parabéns !!
Adoro suas dicas Leo! Queria saber mais como fazer fotos bacana de looks sozinha com celular, porque achar alguém para ajudar anda difícil.
http://www.ziperchique.com.br/2017/10/desafios-de-home-office.html
Que demais, Leo!
Adorei as dicas.
Sei que o post é sobre fotografia, mas amei essa calça… coloca os créditos, pfv ;)
Adoro suas dicas Leo. Cara é um mito da fotografia. Sempre que vejo cliques seus e da Lu lá no instagram (desconfio que a maioria sejam seus) eu fico abismada com o momento capturado. Fotos da Bia são incríveis. É muito talento e eu admiro demais <3
que chique. http://www.inbounder.com.br