Autocuidado é uma palavra que a gente vem usando com mais frequência desde o ano passado. E muitas vezes a gente associa essa prática a tirar um tempo para cuidar da pele, fazer uma máscara facial… Eu amo, vocês sabem, mas autocuidado vai muito além disso, especialmente neste momento tão tenso.
Conversamos hoje com a psicóloga Ellen Moraes Senra para entender como se cuidar melhor pode ser importante durante a pandemia e ela disse que autocuidado tem também relação com compaixão e acolher as próprias emoções.
“É preciso entender que você não é de ferro e tampouco super, então, cometerá erros ocasionalmente. E compreender também que esse processo de acolhimento depende de você mesma e não de terceiros”, explica.
A gente já conversou bastante sobre adaptação da rotina, né? Tudo mudou agora – e tivemos que mudar algumas práticas também. Autocuidado neste momento é entender o que se encaixa nessa nova configuração da vida e o que você pode fazer para se sentir melhor, dos cuidados pessoais ao trabalho.
“O essencial é se acolher, ficar bem com o que sente em suas emoções e pensamentos”, afirma Ellen.
“Antes de tudo, perceba o que é autocuidado e compreenda que ter momentos ociosos faz parte de se cuidar. Depois, entenda também que neste momento todos estão passando por adaptações e nem sempre é fácil, o que te permite olhar para suas próprias limitações sem se focar na comparação com o outro”.
Se cuidar agora é fazer o que estiver ao seu alcance para colaborar com o todo, entender que está fazendo o seu melhor sem se comparar ou oprimir e também ser mais gentil consigo mesma em todos os âmbitos da vida.