Você costuma ler bastante? Por aqui, leitura é um hábito que vem e volta na minha rotina. Há um tempo estava lendo muito mais, hoje nem tanto. Mas sei como ele é importante pra mim, principalmente para ajudar a não ficar tanto tempo no celular antes de dormir.
Hoje a gente convidou a Pam Gonçalves (@apamgoncalves), escritora e youtuber, pra conversar um pouco sobre como cultivar bons hábitos de leitura e não ser aquela pessoa que compra mil livros e não lê nenhum, haha.
CDG: O que você acha que mais atrapalha as pessoas a manterem um hábito de leitura?
Pam: Eu costumava dizer que era porque as pessoas não haviam encontrado o que gostavam de ler. Mas agora temos outro grande problema: estamos em um mundo cheio de estímulos e fica cada vez mais difícil se concentrar em atividades que exigem atenção unificada. Sem notificações. Sem feed. Muitas vezes nos gera mais prazer compartilhar a capa do livro no stories do que de fato ler uma página. O esforço é pequeno e a recompensa é rápida.
CDG: E quais são os benefícios de criar este hábito?
Pam: A leitura tem inúmeros benefícios. Desde o mais óbvio que é o aprendizado, mas também o desenvolvimento de senso crítico com a expansão de pontos de vista sobre o mundo, estímulo para a criatividade e convite à empatia. Além disso, com a expansão do vocabulário é possível aprender a escrever e se expressar melhor.
CDG: O que você diria para uma pessoa que quer ler mais, mas não consegue? Quais são as suas dicas para cultivar este hábito de forma saudável?
Pam: Evitar se comparar. Não é porque o coleguinha lê o livro em uma semana que você precisa fazer o mesmo. Obedeça o seu ritmo. Não pense em número de páginas, mas no tempo diário que você consegue se dedicar para a leitura. Você consegue separar 30 minutos? 20? Você fica sonolento durante a leitura? Então tente ler em um momento que você tem mais energia e não antes de dormir. Separe o tempo mínimo em um período adequado do dia e tire as notificações. Se comprometa a passar esses minutos com concentração no seu livro. Todos os dias. No começo vai ser difícil não pensar no celular, mas com o tempo você vai até esquecer que eram apenas 30 minutos. Confie em mim!
Outra coisa que pode ajudar demais é encontrar companhia para sua leitura. Somos sociáveis e amamos ver outras pessoas fazendo atividades que gostaríamos de fazer. Procure clube de leitura online ou combine com uma amiga para ler o mesmo livro juntas. Acompanhe pessoas que falam de livros na internet, vejam os vlogs de leitura ou lives de sprints de leitura. E mais do que nunca: encontre algo que te interesse. Um livro técnico que pode de ajudar a desenvolver habilidades, uma biografia de alguém que te inspire ou uma grande história de ficção que vai te transportar para um novo mundo. Os possibilidades são infinitas!
E por aí? Como estão os seus hábitos de leitura? Conte pra gente aqui nos comentários!
Que delícia essa entrevista, gente! Adoro o conteúdo das duas e as sigo a anos! Muito legal mesmo. E engraçado como vez ou outra vocês comentam sobre a mesma obra, autor(a) ou enredo, como a Celest Ng! Adorei ♡
Ler é um dos meus hobbies favoritos, costumo ler muito dentro do ônibus a caminho do trabalho. Queria mesmo conseguir separar um tempinho em casa para sentar e ler antes de dormir para conseguir curtir o silêncio. Às vezes a imagem mental de sentar no sofá e ler um livrinho é mais convidativa do que a possibilidade de realmente fazê-lo. Mas é isso, né? Respeitar meu tempo e ir na medida do possível.