Nunca ficamos tanto em casa e, por isso mesmo, é mais do que normal que estejamos olhando mais para ela. Você provavelmente deve ter feito alguma compra para seu lar, neste último ano, estamos certas?
Seja pensando em decoração ou conforto (ou quem sabe os dois!), sempre tem algo que queremos mudar na nossa casa. E para quem mora em apartamentos pequenos e alugados, nem sempre é fácil pensar em como deixá-los mais bonitos e aconchegantes.
E foi pensando justamente nisso que pedimos uma ajudinha para uma pessoa que entende e muito do assunto. Se você curte decoração e arquitetura, é bem provavél conheça a Patrícia Pomerantzeff, do @domaarquitetura. É impossível não ficar desejando os projetos que a arquiteta desenvolve e compartilha no seu canal no Youtube.
Então, aproveite essa oportunidade de ter dicas da especialista para dar uma nova cara para o seu apê e o melhor: sem gastar muito!
Quando se trata de ambientes pequenos, quais as dicas para fazer o ambiente parecer maior?
Uma dica boa é usar o mesmo piso em toda casa! A sensação de integração dos ambientes remete a ampliação. Uma boa iluminação também é importante, já que ambientes escuros parecem menores. Use e abuse das arandelas, pendentes, balizadores e dos tradicionais spots embutidos. Trabalhar a iluminação em diferentes níveis faz com que nosso olhar caminhe pelo ambiente.
Plantas são as opções mais baratas para decorar a casa, certo? O que deve ser considerado na hora de fazer essa escolha?
Existem algumas plantas que demandam um investimento alto, mas conseguimos encontrar muitas espécies com ótimo custo benefício para decorar e trazer vida para nossa casa. O importante é pensar no local onde você gostaria de criar esse jardim interno: O sol vai influenciar na escolha das plantas. Muitas casas quase não têm incidência solar direta, isso nos obriga a escolher plantas próprias para sombras, por exemplo. Observe sua casa e como o sol a ilumina, para depois estudar as opções ideais de plantas para você.
Quais outros itens baratos podem ajudar na composição do ambiente?
Uma boa pintura é uma ótima alternativa para renovar e decorar nossa casa sem gastar muito! Não estou falando apenas de mudar a cor da parede da sala… Podemos pintar os móveis, pisos, criar um forro especial fugindo do tradicional branco e até renovar os azulejos antigos do banheiro ou cozinha usando uma pintura adequada. Adoro essas soluções que demandam apenas tinta e criatividade!
Para quem deseja uma parede colorida, o que deve ser considerado para conquistar uma combinação harmônica?
Depende! A primeira pergunta que deve ser feita é: Qual sua intenção? Harmonia pode ter contraste ou ser monocromático… Não tem regra! O importante é ter certeza do que você gostaria de sentir naquele espaço e a partir dessa estudo pensar nas cores.
Qual a dica para a pessoa encontrar o seu estilo de decoração?
Pesquise! Hoje em dia temos inúmeras plataformas para pesquisas de imagens. Crie pastas organizando as fotos por ambientes. Em seguida, olhe com atenção o que consegue encontrar de comum entre elas. Não tem problema gostar de muitos estilos misturados, esse pode ser seu estilo! Maximalismo, já ouviu falar?
Nesse momento em que tantas pessoas estão de home office, como criar um ambiente para isso, morando em um local pequeno?
Móveis multifuncionais começaram sendo uma boa solução para montar o home office em espaços reduzidos, mas entendemos que a logística do dia a dia para montar e desmontar o local de trabalho não era muito prática. A evolução foi pensar em ter um espaço específico próprio para trabalhar ou estudar dentro de casa, repensando os usos que tínhamos em casa: Uma mesinha de cabeceira, por exemplo, foi substituída pela cadeira e uma mesa mais alta. O armário da despensa da cozinha para guardar bagunça precisou ser organizado para dar espaço ao novo home office. Repensar e priorizar foi a solução!
Considerando imóveis alugados, quais os cuidados devem ser tomados na hora de decorar e o que evitar?
Pensar em móveis planejados sob medida pode ser um tiro no pé! A marcenaria é um item caro da planilha de orçamentos da obra. Imagina investir tanto e de repente precisar deixar tudo para trás?! Prefira móveis que você pode “carregar nas costas”, assim não terá prejuízo quando precisar se mudar. Outra ótima dica é trabalhar com trilhos modulares para iluminação, dessa maneira eles serão facilmente adaptáveis em qualquer imóvel.
Gostou das dicas? A integrante da equipe que escreve essa matéria (prazer, Tati!) já vai começar a colocar em prática algumas delas, já já! Conta pra gente o que você também gostaria de fazer no seu apartamento!