Mês passado iniciamos uma série em que apresentamos diferentes terapias alternativas, que possam colaborar para o nosso bem-estar. Depois da reflexoterapia, chegou a vez de falar sobre o reiki.
Reconhecido pela OMS, sua eficácia já é comprovada cientificamente por meio de experimentos. Em 2017, foi incluído como prática integrativa na tabela de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na categoria de Ações de Promoção e Prevenção em Saúde.
Para entender melhor essa prática terapêutica complementar de alinhamento energético, que é de origem japonesa, conversamos com a terapeuta reikiana Mariana Maciel.
O que é o reiki?
No reiki, a energia é canalizada e aplicada através da imposição das mãos e atua simultaneamente, tratando a pessoa como um todo. Isso inclui corpo, emoções, mente e espírito, um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde, criando muitos benefícios.
Para quem é indicado?
Qualquer pessoa pode receber Reiki, pois ele atua de forma inteligente, harmonizando as energias e não há contraindicação. É aprovada como complemento no tratamento de transtornos como ansiedade, depressão, insônia, crises de pânico, fobias, traumas, recuperação física, entre outros.
Quais os principais benefícios? Eles já são sentidos em apenas uma sessão?
A energia do Reiki traz benefícios como:
- Acalma e alivia sintomas de estresse e ansiedade;
- Ajuda no tratamento da depressão;
- Reduz dores crônicas;
- Alivia os sintomas da insônia;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora a qualidade de vida;
- Auxilia na cura infecções e inflamações;
- Ajuda a cicatrizar e recuperar as lesões;
- Ajuda a desintoxicar o organismo e vários órgãos vitais;
- Purifica ambientes e remove energias negativas;
- Promove a liberação de emoções;
- Ajuda com os sintomas da TPM;
- Aumenta o sistema imunológico;
- Aumenta a criatividade;
- Liberação de emoções;
- Atua diretamente na causa das doenças.
O atendimento pode durar em média, entre 30 min e 1 hora. Cada caso é avaliado individualmente para saber a quantidade de sessões necessárias, mas os resultados já podem ser sentidos a partir da primeira sessão.
Conte, detalhadamente, o passo a passo de uma sessão?
É realizada uma entrevista para saber as principais queixas, histórico de problemas, se faz algum tipo de tratamento, medicamentos ingeridos e o estilo de vida do cliente.
Após essa entrevista, o terapeuta Reikiano solicita que o cliente deite em uma cama/maca, coloque as mãos (com ou sem toque e não há necessidade de despir) em áreas específicas do corpo para energizá-las.
É normal a pessoa sentir sono durante a sessão devido à alta energia tranquilizante que o Reiki proporciona.
A cada quanto tempo deve ser feita novamente?
Varia de acordo com cada caso. O terapeuta avalia as necessidades da pessoa que vai receber o tratamento.
Você já fez uma sessão de Reiki? Conta pra gente o que achou!
Muito legal a matéria. Muito bom saber mais sobre o Reiki e seus benefícios!!
Adorei ! Sou Reikiana nível1 e amei que trouxeram esse tema para o blog! Muito bom ver que aos poucos vamos quebrando os tabus das terapias alternativas.
Bjs! Jéssica.
Mto bom! Já tinha ouvido falar do Reiki mas não sabia que tinha tantos benefícios! Parabéns, Mariana Maciel! Mto esclarecedor!
O tratamento com reiki funciona só com as mãos ou existem outras “ferramentas” que ajudam na terapia? Achei muito interessante!
Conheci há pouco tempo uma técnica chamada aura master e estou adorando! Recomendo a clínica onde estou fazendo. O nome é Clínica de Aura Master e o site deles é http://www.clinicadeauramaster.com.br. 🌺