Carregando...
Moda

Análise cromática: Decifrando a técnica com Gabriela Ganem

25.05.2021
Redação Chata de Galocha

Olá, meu nome é Gabriela Ganem, sou consultora de imagem e obcecada por cores. E pode me chamar de Gabi. Tive o enorme prazer de ser convidada pelo Chata de Galocha para fazer uma série de posts sobre o meu assunto favorito: a análise cromática. Neste post inaugural, vou fazer um resumo do que é esta técnica e, ao longo das semanas, vou trazer mais informações e exemplos para cada uma das cartelas de cores. 

Talvez você já tenha escutado nomes como “inverno vivo”, “primavera clara” ou “outono quente” por aí. Se você não faz ideia do que estão falando, deixa que eu explico: já vestiu uma peça e sentiu que não caiu muito bem? Se viu abatida ou amarelada, por exemplo? Isso acontece porque as cores interagem com o nosso colorido. O que a análise cromática faz é decifrar quais tons vão nos trazer mais benefícios. O processo resulta em 12 variações de paletas, que levam os nomes das estações.

Nesta imagem, quem está melhor? São a mesma Blake Lively, em fotos iguais, mas com roupas em cores diferentes. Dá para perceber como no verde o rosto dela reluz? A pele parece mais luminosa, colorida, viçosa e seus olhos acendem. Já no preto… Bom, ainda é Blake Lively, mas talvez não em sua melhor versão. Eu tenho um palpite já há algum tempo de que ela fica melhor com cores vivas, claras e mais quentes – características das cartelas de primavera, que veremos melhor ao longo desta série de posts.

Estas cartelas são uma síntese de três dimensões das cores: temperatura (quente x frio), intensidade (vivo x opaco) e profundidade (claro x escuro). Imagine um verde. Em qual você pensou? Militar, bandeira, abacate, musgo, água… Estas dimensões das cores são o que fazem um verde ser diferente do outro. E o que a análise cromática faz é uma sequência de testes que nos permitem entender como a nossa pele e demais traços vão responder a estas variações. O resultado pode ser aplicado nas roupas, acessórios, cabelo, maquiagem e o que mais estiver no campo visual do seu rosto. Já ponderou se o cabelo ruivo poderia ficar legal em você? E qual ruivo? Já hesitou entre o dourado e o prateado? Entre o brilho e o fosco? Ou até entre um vestido de noiva branco ou offwhite? Estas são algumas das muitas respostas que a análise cromática nos traz.

A Lu já fez a sua análise cromática e é um verão suave (também conhecido como verão opaco). No caso dela, as melhores cores são aquelas de baixa intensidade, com inclinação fria e de profundidade moderada. Isso se traduz em cores suaves, mais azuladas e não muito escuras. Não é à toa que ela gosta tanto de tons de lilás.

A introdução está feita. Ao longo das semanas vou trazer mais informações sobre cada uma das cartelas, com inspirações e palpites ilustrados com celebridades. Para quem quiser conhecer mais sobre esta arte e quiser ver mais experimentos como o da Blake, vale conferir meu Instagram [@gabriela.ganem]. Além disso, tem uma série de conteúdos da Lu, aqui mesmo no Chata.

Espero que tenham gostado! Nos vemos de novo em breve. :)

6 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Luiza    26/05/2021 - 13h42

    Adorei esse feat Gabriela Ganem e Chata de galocha! O conteúdo da Gabriela mudou muito minha percepção sobre cores e adoro o jeito que ela escreve. Animada pra ver o que vem por aí =D

  2. Helô Prado    26/05/2021 - 17h05

    Vim do insta. rs Eu fiquei interessada em análise de cores depois de ver um vídeo seu, Lu. Fiz a minha no final do ano passado e a ideia sempre foi essa, não me prender e sim expandir as possibilidades. Sou verão frio e é impressionante que eu ja amava as principais cores da minha cartela. =)

  3. Mariana    26/05/2021 - 17h45

    Eu AMO esse assunto. Fiz minha análise e sou uma bela primavera Clara. Confesso que por ser loira todo mundo me tacava tons intensos e escuros, nada a ver com a minha cartela. Já tô esperando os próximos posts

  4. Cassia    26/05/2021 - 18h17

    Q bom! Fiz minha análise e estou me adaptando à cartela, preciso ficar mais segura

  5. Ana Flavia    26/05/2021 - 23h05

    Falando do que você disse nos stories sobre ser uma regra, Lu, eu acho que na moda não existe isso de ter uma regra a ser seguida sabe? A análise cromática é uma informação que você usa da forma como você achar que faz sentido pra sua vida, quem vai definir se é uma regra ou não é você mesmo… se pra uma pessoa, essa análise é percebida como uma regra estrita a ser seguida que ela não gosta, então ela não precisa fazer nada a respeito dessa informação. Mas pra quem gosta de saber e tem vontade de fazer algo a respeito, pode ser uma ferramenta pra se aplicar quando tiver vontade e da forma que lhe for mais confortável também!

    Sou doida pra fazer e amei as informações do post! Espero fazer antes da minha formatura pra escolher até o vestido da melhor cor pra mim 😂

  6. Malu    28/05/2021 - 13h24

    Ameiii este conteúdo. Quero saber mais do assunto a tempos e a vergonha de perguntar e saber como seria a minha cartela , me impedia.
    Agora vou desfrutar desses post aqui no chata. beijo

Mais sobre Moda