Perguntar se você sabe respirar pode parecer uma pergunta óbvia e sem sentido, já que essa é uma prática essencial para a nossa existência. No entanto, quantas vezes ao dia fazemos isso de forma consciente? É sobre isso que se trata a terapia alternativa que vamos falar agora: a bioenergética.
O que é a Terapia Bioenergética?
Você já percebeu que quando está ansioso ou estressado, a sua respiração fica mais rápida? Por outro lado, quando estamos tristes, ela acaba ficando mais lenta. Isso tem tudo a ver com bioenergética.
Essa é uma terapia que tem como princípio a prática de exercícios corporais e de respiração para tratar diferentes tipos de bloqueios emocionais, assim como problemas respiratórios, digestivos e neurológicos. A partir dela, são ativados fluxos energéticos e a energia vital é renovada.
Em uma única sessão dessa terapia são trabalhadas diferentes técnicas, como reiki, massagem com deslizamentos, pressões e vibrações, cristais e psicoterapia. Também são feitos exercícios corporais de vibração, alongamento e de sacudir o corpo.
Todos esses exercícios acabam trazendo benefícios emocionais, psicológicos, mas também corporais. Algumas áreas do nosso corpo que sente esses efeitos são:
- Pélvis: desbloqueando problemas relacionados com a sexualidade.
- Diafragma: proporcionando maior controle respiratório.
- Peito: libertando sentimentos e emoções reprimidos.
- Pernas e pés: conectando o indivíduo com a sua realidade.
- Pescoço: aliviando tensões e promovendo o relaxamento.
Após uma sessão de terapia bioenergética, que costuma ter duração de uma hora, o praticante já sente os efeitos positivos na energia e no humor, já que promove tranquilidade, equilíbrio emocional e relaxamento.
O indicado é que haja uma frequência semanal ou, pelo menos, quinzenal, da prática.
Você já conhecia essa terapia alternativa? Conta pra gente se já experimentou e quais os benefícios sentiu no seu corpo, mente e emocional!