Muitas mulheres têm dúvidas sobre como é colocar DIU, se dói e quais são as vantagens e desvantagens do DIU. Pensando nisso, nessa semana, compartilhei um vídeo no canal contando detalhadamente sobre minha experiência com o DIU, o método anticoncepcional que escolhi pra chamar de meu. Foi um relato sincero e pessoal, onde falei sobre as diferentes experiências que tive ao longo dos anos com três tipos de DIU: de cobre, de cobre com prata e, mais recentemente, o Mirena. Se você ainda não assistiu, pode conferir o vídeo completo:
Para dar uma prévia, decidi fazer um corte desse vídeo e compartilhar minha experiência com o DIU no meu Instagram (@lutsferreira). Algumas seguidoras dividiram suas opiniões sobre DIU, falando sobre a dor ao colocar DIU e os efeitos colaterais do DIU que sentiram. Também vi muitas perguntas sobre a diferença entre DIU de cobre vs Mirena e como escolher o melhor DIU. Meu objetivo com esse vídeo e com essa conversa é justamente ajudar vocês a tomarem uma decisão mais informada e tranquila.
É incrível ver como a troca de experiências pode ajudar a esclarecer dúvidas e aliviar ansiedades num assunto que quase toda mulher em algum momento da vida acaba pensando sobre. Muitas seguidoras contaram que estavam com medo de colocar o DIU e encontraram conforto nas histórias compartilhadas. Ou que decidiram que realmente não é pra elas. Outras deram dicas sobre como tornar o processo mais tranquilo e menos doloroso.
É importante lembrar que cada corpo é único, e o que funciona para uma pessoa pode não ser o ideal para outra. Por isso, é fundamental buscar a orientação de um médico especializado na hora de escolher o método contraceptivo. Somente um profissional de saúde pode avaliar suas necessidades e condições específicas, garantindo que você tome a melhor decisão para a sua saúde e bem-estar.
Compartilhe sua experiência com o DIU
Se você também tem uma experiência para compartilhar, te convido a deixar seu comentário no post do Instagram ou no vídeo do Youtube. Sua história pode fazer a diferença para outra mulher que esteja passando pelo mesmo dilema.
E para quem chegou por aqui porque está pensando em tirar o DIU e começar a planejar uma gravidez, é super importante se preparar bem. Durante minha gravidez, recebi muitos comentários perguntando sobre a hora certa de engravidar, como saber o momento ideal. A verdade é que não existe uma hora perfeita, e essa decisão é bem complexa. Tenho um post aqui que falo sobre a importância de se planejar para uma mudança tão grande, já que ter um bebê é algo maravilhoso, mas também desafiador. Se você está nessa fase de pesquisa e quer saber mais sobre a hora certa de engravidar, leia mais sobre isso aqui.