A receita de hoje é especial: ela é vegetariana, pensada pra quem optou por seguir esse tipo de dieta e não abre mão do sabor! Fizemos um risoto de cogumelos assados, DELICIOSO! E Gui ensinou um truque bem lega, que ele aprendeu quando trabalhava em restaurante: como fazer o risoto com antecedência! Assim quando você chamar os amigos para um jantar não vai precisar ficar horas na cozinha, e sim apenas finalizar o risoto tomando aquele vinhozinho (foi o que fizemos, heheh) enquanto espera! Clica pra assistir:
Risoto de cogumelos assados
-600 g de cogumelos frescos fatiados (usamos portobello, champignons de paris e shimeji)
-600 g (3 xícaras) de arroz arbóreo ou carnarolli
-2,5 l (10 xícaras) de caldo de legumes (quer fazer o seu? Ensinamos aqui!)
-1 cebola grande picada
-5 colheres (sopa) de manteiga
-350 ml (1 + 1/2 xícara) de vinho branco
-sal e pimenta do reino a gosto
-200 g (2 xícaras) de parmesão ralado na hora
Mantenha sempre o caldo aquecido ao lado da panela que for fazer o risoto. Numa panela grande coloque a manteiga e a cebola e refogue até que a cebola fique transparente. Junte o arroz e refogue por mais 1 a 2 minutos. Adicione o vinho e cozinhe mexendo até sentir que o cheiro forte do álcool se evaporou todo. Junte 1,3 l do caldo de legumes (5 xícaras) e cozinhe mexendo vez ou outra. Se for guardar para finalizar em outro dia, desligue assim que o caldo secar bem. Pegue umas 2 assadeiras e coloque uma camada fina do arroz. Espere esfriar, cubra bem com filme plástico e pode deixar na geladeira por até 3 dias. Assim fica rápido de finalizar na hora que estiver recebendo seus amigos!
Coloque os cogumelos numa assadeira, cubra com um fio generoso de azeite e um pouco de sal e leve em forno a 210ºC por 15 minutos. Volte o arroz todo para a panela, vá adicionando mais caldo de legumes, junte os cogumelos assados e vá mexendo bem, adicionando concha por concha do caldo até que chegue ao ponto. É importante provar sempre para saber se o arroz está al dente e também para provar o tempero. Estando quase pronto, ajuste o tempero com sal e pimenta do reino. Quando estiver pronto coloque o parmesão ralado e mexa bem para misturar. Está pronto pra servir.
Se for fazer o risoto direto, na hora, sem a parte de guardar na geladeira, comece o processo todo fazendo os cogumelos e deixando-os prontos ao lado da panela para a hora em que o 1,3 l inicial do caldo estiver secando. É importante colocá-los mais pro final do cozimento do arroz para que continuem firmes e saborosos. Rende 6 porções.
Gostaram da sabragem? Huhuh! Sabragem é esse jeito de abrir o espumante, usando uma faca (na falta de um sabre, né?)! Dramático, eu sei, mas muito divertido! Tem tutoriais que ensinam, mas se alguém for tentar fazer tenha cuidado, hein?? E falando em espumante, beijo enorme pro pessoal da Rio Sol, que não apenas patrocinou nosso video como ainda mandou caixas de vinho e espumante pra alegria da equipe, huhuhu!
Quem quiser receber as novidades do programa em primeira mão é só se inscrever no canal do Youtube! Ah! E se você fizer a receita, posta uma foto no Instagram e não esquece de marcar com a tag #ochefeachata pra gente ver!
Lu (e Gui!) Uma dica muito boa que aprendi é que o álcool é quem solta o amido, então na falta do vinho branco outras bebidas alcoólicas também funcionam! Já fiz risoto com vodka, cachaça e tequila! #bebum hahahahahaha não achei que nenhum desses alterou demais o sabor do risoto, me quebraram um super galho pro jantarzinho romântico de ultima hora!
Beijos!
gente! não sabia! obrigado pela dica. imagino que o normal seja vinho porque é a bebida mais comum lá na itália né? só ressaltar pra ninguém usar cerveja! haha. acho que ia dar muito gosto no risoto.
AMO risoto e já até me arrisquei em alguns! A receita entrou aqui na fila de receitas #ochefeachata para testar! rsrsrs…A próxima da fila é o fettuccine com frango, vou fazer no fim de semana! :-)
A receita parece ser uma delicia, mas esse casaco do Gui parece mais delicia ainda! Que vontade de dar um abraço nele com esse casaco quentinho!!! Rs
Ju, eu brinco que esse é meu “suéter da carência”, porque ele é tão gostoso de passar a mão que fica todo mundo me abraçando e fazendo carinho nas minhas costas o tempo todo como se eu fosse um gato. haha! :)
são 10hs da manhã e me bateu uma baita fome só de olhar o prato e depois vendo o vídeo!!
Beijos
Fê pacheco
fepacheco.com.br
Lu, nunca tinha clicado nesses seus videos de receitas. Nossa, adorei!! Vcs dois formam uma dupla muito legal e descontraida. Fiquei com agua na boca, e certeza vou fazer! Não sei se ja fizeram, mas gostaria de ver uma receita com camarões que eu amo!! Parabens!
AMEI, AMEI , AMEI essa receita! Amo risoto do fundo do meu coração!!! Já quero fazer!! Beijos
http://www.estiloadois.com.br
Não almocei ainda, ai voce me mata com uma receita dessas..rs
Beijooos
https://blogidfashion.wordpress.com
Ando numa super mania de fazer risotos, de parmesão, de alho-poro… Esse vai ser o próximo! Adorei a dica de poder guardar o risoto pré- pronto! E meu mundo também caiu quando descobri que pode por muito caldo logo no início e só acrescentar em conchas no fim…, hahaha. E também sugiro um de camarão..l parece que o caldo fica mais gostoso se é feito com as cabeças do camarão, mas não estou certa… Tirem a minha dúvida! :)
ei Tammy! é isso mesmo. Cozinhe as cabeças em água. elas soltam sabor e dão uma corzinha também. é o melhor caldo pra poder fazer o risoto de camarão mesmo. :)
Puxa…té que enfim receita vegetariana!!Obrigada.
Adorei essa ideia da geladeira. As receitas que podem ser preparadas com antecedência e finalizadas na hora são super úteis. Queria sugerir um vídeo, pra essa ou pra próxima temporada, com a Lu e o Gui nas compras, não sei se vocês compram juntos. Mas fiquei imaginando vocês lá no Mercado Central ( o/ mineira) escolhendo os ingredientes. Mesmo que não seja no mercado seria legal. Bjs
Gui fica bom se usar shitake também?
fica sim!
Fiquei com água na boca… além de ficar super orgulhosa do patrocínio da Rio Sol que produz os vinhos e espumantes aqui na minha região.
Gostei deste risoto, parece ser super prático.
Agora posso colocar outra proteína, como alguma carne vermelha, camarão, frango… Pq cogumelos custam alguns bons $$$$…. kkkkkkkk
Bjks
GENTE! AMO VCS!! <3 Morri quando o Gui contou que não precisa colocar concha por concha no começo! Affeee, isso me atrapalhava muito! Me diz como que a pessoa coloca o caldo e mexe sem parar ao mesmo tempo né?? Fazia tudo errado, TUDO. Agora tenho fé que a coisa vai! hahaha obrigada pela receita! E fica a dúvida: no famoso risoto de tomate seco com rúcula, o que eu devo fazer para a folhinha ficar inteira e verdinha? Fiz uma vez e as folhas murcharam e ficaram pretinhas e todo mundo fez aquela cara da Monica de Friends, quando a Rachel faz a receita de pavê com bife sabe? hahahaha beijos!!
Muito boa essa receita! Eu sou lactovegetariana e mesmo assim acompanho todos os vídeos porque sempre dá para tirar uma ideia ou outra, mas fiquei especialmente feliz por encontrar uma receita 100% vegetariana por aqui.
Parabéns pelos vídeos!
Risoto já é maravilhoso e com esse espumante fica perfeito!! Amo o moscatel da rio sol, ainda mais porque sou da região do Vale do São Francisco!! Amo, amo, amo :D
http://www.coisasdanathy.com
[…] Receita de risoto de cogumelos assados {Chata de Galocha} […]
Esse espumante rosé Rio Sol é o melhor de todos os tempos! <3
Vocês são fofos demais, deu até vontade de fazer risoto (nem gosto muito hehe)
Adorei a receita. Aqui em casa somos fãs dos cogumelos e hoje vou fazer uma sopa com eles. Adoro esse vinho Rio Sol.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe
Lu e Gui, eu simplesmente amei essa receita!! Vcs leram meus pesamentos… eu estava louca pra comer risoto, mas queria aprender a fazer em casa mesmo!! Vou testar e conto pra vcs!! Bjos
Gui, como escolher o vinho certo para usar? Mais alcoolico? Mais doce? Mais encorpado?
Na Europa, pra receitas assim, eu só comprava um vinho branco próprio para cozinhar, que vem em uma caixinha, recomendando utilizar em risotos, fondues, etc. Aqui sempre fico com medo de usar um que atrapalhe a receita toda :(
[…] Lá no Chata, um risoto daqueles em que se é proibido contar calorias de tão gostoso! Já na lista de pratos pro final de […]
[…] Receita de risoto de cogumelos assados – O Chef e a Chata | Friozinho pede um jantarzinho gostoso e um bom vinho. E o blog Chata de Galocha publicou uma receita que promete agradar em cheio os paladares mais exigentes. O prato da vez é um risoto de cogumelos assados. Quem vai fazer em casa? […]
Assisti o vídeo da receita na sexta (01/08) e fiz no sábado… e AMEIII!!
Substituí o cogumelo Paris por Shitake. Ficou delicioso!! Adorei a dica sobre o vinho… para mim era novidade!
Adoro o blog!! Bjs!!
Nossa, parece ter ficado uma delícia. Vou tentar fazer no próximo final de semana!
O blog ta maravilhoso!! :)
http://www.cursoselivrosdigitais.com/