Acho que todo mundo que visita o blog há algum tempo já percebeu a minha paixão por sapatos. Amo mesmo, é a peça em que mais gasto dinheiro, acho que nunca vou ficar satisfeita… Por mais que eu compre, incrivelmente sempre cabe mais um!
E o que começou essa história toda foi um par que comprei numa loja que não existe mais… Ainda estava no colégio e juntei não sei quantas mesadas para comprar um sapato que namorava há tempos: salto altíssimo, couro mostarda (amo a cor!), tachas nas laterais. Era um Luiza Barcelos, que até hoje fica no meu armário, mesmo eu não conseguindo usar… Sabe como é, eu não sabia calcular o salto naquela idade, mas ele é lindo até hoje, 10 anos depois =D
Fiquei super feliz ao ter a oportunidade de entrevistar minha xará Luiza (que também estudou na UEMG, olha só!), estilista da marca que leva seu nome. A empresa foi fundada pela mãe de Luiza, Dorinha Barcelos, que comprou uma fabriqueta e em poucos anos profissionalizou a produção, convidando cada um dos filhos para liderar uma das áreas da empresa. Hoje são duas fábricas, uma aqui em BH e outra no Rio Grande do Sul, 200 funcionários e milhares de mulheres apaixonadas a cada coleção!
Como você se tornou estilista da marca? Qual a sua formação?
A marca Luiza Barcelos foi fundada for minha mãe, Dorinha Barcelos, nos anos 1980. Eu estudava decoração na antiga FUMA (hoje Escola de Design da UEMG), quando mamãe teve algum problema com a então estilista da empresa e disse que eu passaria a desenhar os sapatos. Na hora, insisti que era decoradora, mas, por coincidência, quando cheguei em casa havia uma carta da UFMG oferecendo um curso de sapatos. Com a consciência um pouco pesada por ter respondido mamãe, resolvi fazer o curso para ver se gostava e a minha primeira coleção acabou sendo criada lá. Isso foi há mais de vinte anos.
Qual o tempo gasto no desenvolvimento de uma coleção? Pode explicar o processo?
Lançamos duas coleções por ano, mas gasto muito mais de seis meses para fazer cada uma, pois contabilizo os anos absorvendo e processando informações a que estou exposta.
Essa pesquisa informal casa com uma outra, mais sistemática, feita principalmente em material antigo da própria Luiza Barcelos.
Vem então a definição do tema, que, na atual e nas quatro últimas coleções, tem sido relacionado ao posicionamento estratégico da empresa.
Junto com uma equipe de cerca de cinco pessoas, faço os desenhos, que são enviados para nosso centro tecnológico, lá em Campo Bom (RS).
As maquetes feitas no Sul são trazidas para a fábrica aqui em BH, para o calce. Nesta etapa, eu quase refaço os modelos, colocando meu traçado de curvas bem femininas em cima das maquetes. Esse é um dos diferenciais dos sapatos Luiza Barcelos. O outro é a matéria-prima. Como a cadeia de fornecedores não tem um preparo adequado, os materiais que usamos são desenvolvidos exclusivamente para nossa empresa.
Com as maquetes corrigidas, colocamos as combinações de cores, uma etapa que exige esforços tremendos. Finalmente, as amostras são feitas em ateliês de parceiros e são entregues geralmente na véspera das feiras. Aí vem a aprovação do nosso trabalho. Pelo resultado das vendas para lojistas, as amostras retornam ao Sul para que sejam feitas as escalas e depois voltam pra BH, para a produção dos produtos que vão pras lojas.
Como é definido o tema de uma coleção?
A inspiração para o tema pode ser um sentimento, uma imagem que me marcou ou mesmo o momento da empresa, como tem sido há quatro coleções. Quando a Luiza Barcelos completou 20 anos e eu, 40, fiz para o verão 2009 uma coleção que resgatou a história da marca e também as minhas próprias lembranças, que se chamou Décadas de Luiza. Em seguida, a coleção Essência de Luiza, para o inverno daquele ano, investiu nas características mais verdadeiras da marca, a despeito de “modismos”. No verão 2010, me inspirei nos sonhos, tanto os da marca quanto os das consumidoras. A atual coleção, de inverno, chama-se Concreto, pois celebra a realização desses sonhos e também a construção da nossa primeira loja, que foi inaugurada em meados do ano passado no shopping Diamond Mall, aqui em BH. A próxima vai se chamar Blindados e é segredo, por enquanto.
O que determinou a mudança nas campanhas da marca, que nas últimas coleções foram protagonizadas por mulheres reais e não por modelos?
Essa mudança tem a ver com esse processo de autoconhecimento da marca desenvolvido nas últimas quatro coleções. O verdadeiro está na essência da marca Luiza Barcelos e queremos estar sempre próximos da realidade das consumidoras, de seu cotidiano. Achamos que o mundo dos desfiles e das modelos está muito distante.
Como funciona a parceria entre a Luiza Barcelos e estilistas para o desenvolvimento de sapatos para desfiles de outras marcas?
A última parceria foi com o Ronaldo Fraga, há uns dois anos. Viu a descrição do desenvolvimento de uma coleção? Imagina fazer quase duas ao mesmo tempo! Por isso, não temos feito parcerias. É um processo que exige muito de nós e nossa prioridade é criar os sapatos próprios da marca para atender nossas consumidoras.
Quais os modelos best-sellers?
Temos uma cepa de madeira em “x” que é um sucesso, assim como uma outra gigante, também em madeira e em acrílico. Os sapatos bordados também são best-sellers, até porque a Luiza Barcelos foi a primeira marca a bordar sapatos, tanto a mão quanto a máquina. Outros exemplos são os tamanquinhos holandeses e aqueles pintados a mão.
Obrigada Luiza! Foi um prazer conhecer um pouco mais sobre a marca e seu processo criativo =D
Realmente a Luiza é muito talentosa, adorei as criações dela…e tbm tenho tara por bolsa e sapato e aquela bolsa da primeira foto, esta um ARRASO, linda por d+!!!
Parabéns para a Luiza pelo lindo trabalho.
Oi Lu!
Adorei a entrevista, amo sapatos.
Acho que é o objeto de desejo de muitas mulheres.
Beijos!
Rô
Show de bola essa Luiza,
são mulheres assim que completam nossa felicidade. Lindas sandálias.
Bjim
Adoreeei a história da marca, bem original e impressionante.
E mais, queria comentar ctgo Lu, acompanho teu blog todo o santo dia a tempos, adoro teus looks e teus posts e agora resolvi fazer um blog pra mim tb, fiquei inspirada com esse mundo “modístico”. Em todo esse tempo nunca fiz nenhum comentário nos posts, mas é que nesse caso fiquei muito impressionada em saber que o centro tecnológico é em Campo Bom, pq eu moro em Campo Bom :D, e pensar que essas coisas lindas são feitas (em parte) tão perto de mim me deixa pasma.
E mais, gostaria de expressar minha indignação, pq muitas coisas lindas saem aqui de Campo Bom e não temos nenhum acesso, por exemplo: garanto que se vc fosse eu teria vontade de invadir a fábrica que fica na frente da minha casa, beeem na frente, adivinha que sapatos saem do portão em frente ao meu e eu só posso ver pela internet??? os da Schutz, sim a fábrica da Schutz é aqui em cima do meu nariz :D E nós não vemos nem sombra desses sapatos. Que loucura né?!
Se responder pra eu saber que leu esse comentário seria bem legal! :D
quituti.blogspot.com – o blog tá bem podrinho ainda, mas vai melhorar, tem de tudo, literalmente :D
beijões
Adoreii..
só faltou ela deixar um presentinho para as leituras, um sapato para promo..
rsrs
Hahahha… Quem sabe mais pra frente, né?
Muito legal a história da marca!
Agora o que eu queria saber é onde vende esses sapatos liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindos????
Quero toooodos!
Christine, tem loja da marca no Diamond Mall, mas vende em vááárias multimarcas!! No site deles teve ter a listagem de todas as lojas, dá uma olhada!
Ooi luu :D
também leio seempre o seu blog, mas quase nunca comento, foi mal k
você devia botar a foto do seu primeiro sapato sonho !
beijão e continua assim com esse blog liindo (:
Verdade, vou tentar tirar foto! BJ
Adorei a entrevista.
Legal saber que a produção dos sapatos se divide entre BH e aqui, no RS :D
São liindos os sapatos da marca!
Beijos!
que emocao….eu amo sapato tb…nossa ela e muito talentosa..bjss
Lú, tira uma foto do seu sapatinho pra gente ver! ^^
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Haranin Souza. Haranin Souza said: RT @luferreira: Novo post: Entrevista: Luiza Barcelos – http://bit.ly/brkjze […]
Nossa… Passei mal com essa bolsa que você colocou que ama… Socorro meu Deus… Como eu pude viver todos esses anos sem essa bolsa?!?! É triste… O “chata de galocha” me transformou numa consumidora compulsiva… rsrs!!!
Adorei a entrevista ,ela é muito talentosa e a bolsa que vc marcou é um luxo rsrsrsrsrs.
parabéns pela entrev.bjs..
PERFEIIIIITOOOS…
lú eu queria ver suas coleções de sapatiiinhos *-*..
Adorei…. Tb sou louca por sapatos. E essa bolsa então, muito linda…
Lu, tira uma foto do seu sapato pra gente ver. :D
Beijo
Lu, adorei a entrevista. Não conhecia essa marca mas, como vc, também amo sapatos.
Só um duvida, pq vc não mostrou o seu sapato que comprou a 10 anos?
Bjs
nossaaaaw o que é esse sapato com 3 fivelas (primeira foto)morri por ele… perfeição total
Muito legal a entrevista, realmente os sapatos da Luiza Barcelos são de babar!
Mostra o seu sapato!
bj
Flor….
Queria fazer uma entrevista com você.Por favorrrrrrr
Como não sei seu e-mail mas você sabe o meu, poderia entrar em contato comigo?
Quem sou eu?
Seguidora sua, vc não me conhece mas eu te conheço. KKKK
Beijão
Lu, você é lindaaaa, sou mineirinha de BH também, mas estou morando no Rio, saudades daíiiiiiii, Lú estou conhecendo seu blog hoje muito fofo, qdo der faça uma visitinha ao meu cantinho tah?Já vou te colocar no meu Blogroll.Obrigada, bjks!!!
Adooro as peças dela, mas aqui em Curitiba vende em poucos lugares, e poucas opções.
Gostei da entrevista!!
Adorei a entrevista!!!
Ficou ótima!!
Adoro a Luiza Barcelos e adoro seu site Lú..
nota 10 pras duas!!
:)))))
Beijos
Clarinha
Lu do céu! e eu que não sabia q o seu nome era Luiza! hahaah
Juro que achava q era Luciana, não sei daonde tirei isso…
Bjo
Amei a entrevista!!!
Mas eu sou meio suspeita pra falar…
Amo os sapatos da Luiza Barcelos, e tenho pelo menos um das ultimas coleções…
Sempre com um toque diferente, muito lindos e confortáveis!!!
[…] formada na mesma universidade em que estudei (outra coincidência entre nós), a Lú fez uma entrevista comigo focada no processo de desenvolvimento da Luiza Barcelos. Lendo minhas respostas, vocês […]
Oi, Lú!
Foi uma surpresa descobrir dessa forma que você tem uma história de longa data com a Luiza Barcelos.
Escrevi sobre o Chata de Galocha no meu blog também.
Um beijo!
Muito legal a entrevista!
Os sapatos são indiscutivelmente lindos!
Bju
Fabi
http://www.fabilara.blogspot.com
Amei o post, principalmente porque sou fã da marca. Meus dois sapatos favoritos da temporada são da Luiza e não os tiro do meus pés.
A anos que a paixão por pés e sapatos fazem parte da minha vida,sou fisioterapeuta me especializei em pés e seguindo adiante esse sonho abri uma loja de sapatos em Curitiba,messe mês começarei vender a marca Luiza Barcelos e estou muito feliz pois é uma marca que venho seguindo a tempos,pela qualidade ,conforto e beleza,claro!!Gostei muito da entrevista…pois ela fará parte do meu dia à dia!!!as mulheres de curitiba que quiserem sapatos da marca é só entrar em contato comigo! Na accanto calçados av. iguaçú 3380
Beijos
Adorei a entrevista,a minha paixão por sapatos já virou profissão e hojeuma loja de sapatos em Curitiba,dentre outras marcas tenho Luiza Barcelos e é um sucesso!!!
Isa
Assisti a live de hoje e gostei muito!