A minha avó acaba de completar 90 anos. Noventa. Ela é a senhora mais doce do mundo e a minha grande alma gêmea. Eu tenho 24. Vinte e quatro. Participei de um pouco mais de um quarto da vida dela. Ela, de 100% da minha. Vovó me conhece desde o meu primeiro suspiro. Isso já diz um tanto…
Avós são como bolas de cristais. Você pode não gostar do que ela palpitou sobre a sua vida, mas a chance dela estar certa é enorme.
Lembro quando apresentei um namorado para a minha avó e ela disse: “é só para se divertir, não é?”. “Claro que não, Vó!”, respondi. Eu estava super apaixonada, pensava em casar, ter filhos, que fosse para sempre. É óbvio que não foi. Ela soube desde o primeiro minuto que não seria. Apesar disso, ela nunca levantou a bandeira do “eu te avisei”. Avós nunca levantam essa bandeira. Elas te recebem em casa, com biscoito de polvilho e chá, como se não soubessem desde o princípio que você quebraria a cara. Elas abrem a porta daquela casa quentinha e com cheirinho de vó, te dão um abraço apertado e assistem televisão com você. Quando você imagina que está distraindo ela, é ela quem está distraindo você, do peso que é a vida ou da correria do dia-a-dia.
Sempre que peço um conselho para a minha avó, lembro do tanto que ela já viveu. Mesmo nascida na década de vinte, ela assiste novela, acompanha as notícias e sabe o quanto o mundo mudou. As nossas avós provavelmente já casaram, divorciaram, algumas ficaram viúvas, perderam grandes amigos e entes queridos, sobreviveram a guerras, crises financeiras e decepções amorosas. Além de terem criado filhos e netos. O seu pai, os seus tios, você e seus irmãos. É muita gente e ela deu conta de tudo.
A minha avó conta orgulhosa para a cabeleireira sobre a nossa família. Ela sabe de tudo que está acontecendo na vida de cada um e é o grande elo. Daqui do meu “um quarto de vida”, a vejo como a mulher mais sábia do universo, dona de um abraço gigante. Torço para que todo mundo também veja a avó assim.
Avós, muitas vezes, apenas observam de longe. Não palpitam e permitem que a gente descubra sozinho essas lições que a vida dá. Então, da próxima vez que for pedir um conselho a sua avó, tenha em mente algo muito importante: se não existisse ela, não existiria você. Isso já diz um tanto…
Lindoooo!!! Amo minha vó mais que tudo também e ela é boa parte do que você falou :)
Adorei.. Minha avó já faleceu, aos 94 anos. Hj ela estaria com 98 .. Também torço pra que todos vejam as avós assim…
Ai que texto lindo! <333 Avó é tudo isso mesmo, uma coisa mística, um amor, uma paz, um aconchego, uma certeza! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Adorei o texto e fiquei muito emocionada! Amo demais minhas avós, são maravilhosas <3
Ah que amor!
Uma vó já se foi e fazia o melhor bolo de chocolate,a melhor sopa de fubá, e o melhor pão de mandioca. Ajudava todos os netos sem pensar duas vezes e reclamava das novelas, mas não perdia nenhum capítulo.
A vó que me resta, conversa por whatsapp e facebook, peço dicas até de tirar manchas de roupa, mas ouvir histórias tanto dela, como do meu vô é uma delicia, principalmente se for na cidade dela que tem cheirinho de café o dia todo ou na varanda da casa de praia. Mas essa sempre tem os conselhos mais sábios, da vida, da cozinha, da casa e de política.
Que texto lindooo!! Amei amei, vovós são demais
Que lindo!! Sempre ótimos textos! Me emocionei, minha avó é exatamente assim, no auge dos seus 93 anos, sabe de tudo, super lúcida e sempre com uma boa palavra!
Que lindo! Muito verdade, não passa um dia sem que eu sinta falta da minha vó. ;*
Lindo texto…. Aliás, os seus textos estão cada dia mais belos!!
Parabéns
Ahhh que saudades da minha vó….
Saudades do cheirinho, da comida, do colo, do cafuné, das palavras, do seu olhar…..
É muito amor envolvido.
Quem ainda as tem aproveitem MUITOOOOO!!!!
Que lindo! Texto maravilhosamente bem escrito e com um fundo absurdo de verdade… :)
Mito amor por esse texto ….e muita sensibilidade para 24 anos. Parabéns, Marcella.
Sobre ler e enxergar sua vó nas entrelinhas…
Você arrasa Marcella!
Luh, nunca nunquinha permita que a Marcella deixe essa coluna de textos tão reais.
bjos!
Que texto lindo!
Minha avó também tem 90 anos e a enxergo como um ser muito superior de sabedoria, coragem e força! Já passou por tanto e o maior orgulho é dizer que todos os netos estudam para médicos ou advogados!
Com certeza, ela é o elo mais forte de nossa família! E ô, mulher inteligente!
Me identifiquei demais!
Blog Coisa e tal
Facebook | Twitter | Instagram
Vó sempre sabe de tudo! Elas dão os melhores conselhos pq parecem simples mas é o que importa!
Minha avó materna é simplesmente a melhor de todas e meu grande sonho é ser avó assim, daquelas que mimam e corrigem com muita maestria. Ser avó com cara de vó. Quando penso na possibilidade de perdê-la me vem logo um frio na espinha, pois ela é minha base e socorro sempre presente.
A minha vó indêntica a sua, mas ela tem oita anos! Linda! Acabei de ler essa história pra ela! Obrigada por compartilhar!
Um beijo
Ohhhhhh que texto mais lindo <3 como ler e não chorar, haha. :)
Esse é o tipo de texto que vale a pena ler, de tanto amor <3 Parabéns por esse olhar diferente. Marcela também sou aspirante a escritora e o inicio do meu blog com meus textos de gaveta foram graças a sua coragem de expor ideias na internet. Gostaria que conhecesse, se possível.
Um abraço.
http://www.vidaaposdezoito.com