A receita de hoje é aquela sobremesa que agrada praticamente todo mundo: torta de paçoquinha com ganache de chocolate, nham!! E como se não bastasse o resultado delicioso, Gui ainda ensinou a aproveitar a massa da torta para fazer biscoitinhos e deixar tudo ainda mais gostoso! Vem ver:
Ingredientes:
Massa
160 g (1 e 1/3 xícara) de farinha de trigo
100 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal gelada
60 g (4 paçoquinhas) esfareladas
1 gema de ovo
3 colheres (sopa) de água
Recheio
120 g (1 e ½ xícara) de amendoim levemente torrado
395 g (1 lata) de leite condensado
200 g (3/4 de xícara) de creme de leite
2 gemas de ovo
3 colheres (sopa) de manteiga com sal
Cobertura
200 g de chocolate meio amargo picado
80 ml (1/3 xícara) de creme de leite pasteurizado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Preparo:
Comece pela massa: misture a farinha, a paçoquinha esfarelada e a manteiga com os dedos até formar uma farofinha úmida. Abra uma coroa e coloque ali no meio a gema e a água. Amasse até ficar homogêneo. Cubra com plástico e leve à geladeira por uns 20 a 30 minutos. Abra a massa, coloque numa forma (usamos uma de 20 cm de diâmetro), faça furos com um garfo. É importante cobrir com papel alumínio e colocar feijões para pesar. Asse por 10 minutos em forno médio e retire o alumínio com o feijão.
Para o recheio: Triture o amendoim até virar farinha, tomando cuidado pra não triturar demais e fazer pasta de amendoim. Eu costumo comprar amendoim já torrado e em pedacinhos tipo aquele pra por sobre sorvete (é sem sal!), mas se você for torrar em casa é só colocar numa assadeira, sem deixar um em cima do outro e levar em forno bem quente por uns 5 a 10 minutos. A casca sai esfregando com a mão. É importante não torrar muito senão vai ficar com cor de cajuzinho. Numa panela misture o leite condensado, a manteiga, as gemas (recomendo peneirá-las pra que a película não vá para o doce), o creme de leite e o amendoim. Leve em fogo baixo e cozinhe mexendo sempre. Desligue o fogo quando começar a ferver, com bolhas grandes e o creme querendo pular na hora que estouram. Deixe esfriar.
Por último, prepare a cobertura. Aqueça o creme de leite e despeje sobre o chocolate picadinho. Aguarde 30 segundos e misture bem. Se faltar dissolver um pouco do chocolate, leve por 30 segundos ao microondas. Quando a massa estiver assada, coloque o recheio sobre ela e cubra com a ganache de chocolate. Pode servir em temperatura ambiente ou gelada. Se for manter na geladeira até a hora de servir recomendo que retire uns 30 minutos antes, pois o recheio fica mais cremoso se estiver menos gelado. Rende uma torta média, de 6 a 8 pedaços.
Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D
Nossa! Não sou muito de comentar mas que torta é essa??????? Desejando muito!!! Aniversário do meu marido chegando e vou tentar botar a mão na massa!
Que delíciaaaaaa. Uma boa AméliaHave Fun na cozinha e com as receitas do Chefe a Chata fica ainda mais divertido. Amo essa tag. Parabéns Lu e Gui.
Torta linda de se ver. Deve ficar uma delícia!
Esse trem deve ficar uma maravilha, dá pra fazer um sacrifício e fugir da dieta hahahaha
Aí que delícia!!!!
Eu amei o seu pratinho branco com azul <3 haha
Beijo :*
Oi lu
Você não responde os comentários mais não ???
Sou sua fã e acompanho tudo que vc faz ! Queria mt saber qual marca do berço que você disse em um vídeo que você queria mas era muito caro ! Porque não gosto de nenhum berço e queria ver se esse é diferente e eu gosto ! Por favor me responde lu! Acho que eles têm Instagram que vc disse no vídeo ! Um beijo te adoro.
Ei Aline,
Puxa, não sei qual berço seria… Olhei muuuuuitos antes de me decidir pelo modelo que comprei, não sei a qual me referia =(
Olá!!! Adorei a receita! Gostaria de saber a marca dos chocolates que vocês usam!!! Abraço!!!