Deixa eu te contar: ainda dá tempo de começar a se organizar melhor neste ano! Geralmente a gente compra agendas no finalzinho do ano anterior e ser organizada é quase sempre um tópico nas nossas listas de metas anuais, né? Inclusive, é algo que estou tentando trabalhar arduamente para conseguir colocar minha vida nos eixos – ou ao menos um pouco nos eixos.
Eu, que sou bem a louca da papelaria, fiquei de olho nos famosos planners desde a primeira vez que os vi em vídeos de youtubers gringas. Este tipo de agenda, que é muito mais bonita e customizável, começou a fazer sucesso por aqui há pouco mais de um ano. A ideia do planner é justamente montá-lo e deixá-lo de forma que seja um registro completo da sua vida.
A gente tem planners de diversos tipos no mercado: encadernados, argolados (que parecem um fichário), com discos, tamanhos A4, A5, A6, A7… Tudo depende de como você vai usá-lo. O meu é argolado, porque gosto de personalizar ao máximo as folhas, colocando blocos que atendem diversas necessidades (desde o planejamento semanal, passando pelo planejamento financeiro e de redes sociais, até folhas livres para desenhar) e escolhi um tamanho a5, metade de uma folha de papel, que é grande, mas pra mim, que trabalho em casa e não o carrego para todos os cantos, atende muito bem!
O preço dos planners costumam assustar um pouco, mas a boa notícia é que, como eles estão cada vez mais populares aqui no Brasil, muitas lojas estão fabricando opções bem mais acessíveis!
Outro tipo de agenda que também está ganhando notoriedade por aqui é o Bullet Journal. Um pouco mais direto e personalizável que o planner, ele é um método feito apenas com um caderno (muita gente usa Moleskines e modelos do tipo!) e serve, basicamente, para anotar as suas tarefas diárias de forma rápida e direta.
Você pode desenhar, criar símbolos e anotar tudo que vai fazer durante os dias da forma quiser, sem ter um layout te limitando, sabe? Uma coisa legal é que o criador do Bullet Journal, Ryder Carroll, propôs um sistema universal de símbolos para que você possa listar suas necessidades, são eles:
Uma bolinha, que serve para você listar suas tarefas;
Um círculo, que indica algum evento que você deve comparecer;
Um X, para as tarefas que foram completadas (aí você pode fazê-lo em cima da bolinha ou do círculo);
Um tracinho, para você listar notas;
Um sinal de maior que (>), para você saber que uma tarefa migrou para outro dia;
Um sinal de menor que (<): para você saber que uma tarefa ganhou mais um dia.
Parece complicado, mas é muito mais simples que a gente imagina – e você também pode criar seus próprios símbolos. Eu ainda não adotei a ideia do Bullet Journal porque sou muito apegada ao meu planner, mas basta eu pesquisar pelo termo no Pinterest para ficar doidinha para comprar um caderninho e usá-lo!
O mais legal dessas duas maneiras de organização é realmente fato de você conseguir personalizá-las ao máximo. Nos planners, as meninas que são realmente viciadas compram mil adesivos diferentes, os decoram de uma maneira realmente incrível. Enquanto no Bullet Journal o que me deixa boba é a forma como as pessoas fazem as páginas à mão, com caligrafias, desenhos e listas que mais parecem uma obra de arte – da papelaria.
Não sei se posso afirmar isso, mas ao ver como as agendas, antes comuns, mudaram neste ano nos dando mais espaço para personalizá-las, ouso em afirmar que os Planners e Bullet Journals estão influenciando bastante e deixando a nossa organização muito bonita e gostosa de se fazer.
Vocês usam algum dos dois? Qual gostam mais?
Amei! Tenho um bullet journal improvisado, mas esses são bem mais bonitos! http://www.alemdolookdodia.com
Tenho agenda e planner. Essa coisa de marcar compromissos pelo celular nunca me pegou, gosto do papel e caneta mesmo, e acho que a maioria das pessoas são assim também. Fico babando no youtube com tanto Bullet jounal lindo que o pessoal faz, fazem o caderninho à mão. Esse ano já tinha comprado, ano que vem acho que vou me aventurar no DIY!!
AMEI o post! Tenho um bullet journal, ainda no comecinho, pegando o jeito… Mas apaixonada!
E sempre babei nos planners, mas o preço não me deixa comprar hahah…
Beijos!
Estou precisando de um desse!! Amei… beijosss
Montei um planner esse ano.. comprei no aliexpress um fixario argolado de couro que ja veio com uns bloquinhos de folhas.. fiz as divizorias dos meses no photoshop e revelei como foto mesmo.. aí montei algumas folhas de planner que tem muitos gratis na internet.. só baixar..
To apaixonada por ele!! o meu é tamanho A5 (só que o tamnho A5 da china é bem menor que o nosso..as folhas são bem estreitas).. entao ele cabe na bolsa..
Bjo Luuu
Ká, fico maravilhada com as pessoas que trabalham o bullet journal na caneta colorida e na criatividade. Amo fazer diário e escrever no meu planner, mas como carrego eles pra cima e pra baixo, nem sempre tenho tempo de ficar desenhando as coisas. Eu tento o máximo possível usar minhas canetas, mas nem sempre dá.
Além de achar lindo..e mto bom para se organizar…
http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
Bjos
Comecei a usar o bullet journal esse ano e amei! A melhor parte é que vc pode anotar tudo, no formato que quiser e intercalar com todo tipo de conteúdo – listas de livros pra ler, séries pra assistir, dicas de viagens, randoms e o que mais você quiser.
No começo fiquei meio decepcionada por não conseguir fazer tantos desenhos ou não ter um bullet tão bonito, mas com o tempo vc vai pegando o jeito e deixando ele com o seu jeitinho =)
Ah, comprei um caderno A5 pontilhado, o que me facilitou mt a vida.
Beijo
Muito legal…..amei!
Ô Karla, juro que já ia pesquisar mais sobre isso, mas antes entrei aqui no chata e me deparo com esse post! Amei! Sabe uma coisa tbm, é que tem planners online pra você baixar e imprimir. Tem uns pagos e outros de graça e todos lindos! O que tô pretendendo no momento é fazer um bullet journal, quero ver se consigo manter o ritmo hahah
Adorei, Além de lindo é muito bom para se organizar.
Bjs
http://passandodos40blog.wordpress.com
Amo fazer esses planejamentos, não consigo fazer nada sem que esteja em uma lista… Sou a menina das listas! HAHA Acho muito dez essas agendas e planners!!! Só que sou mais as planilhas do Excel no meu smartphone, já acostumei com elas! Beijos
Lu, acho tão mais prático usar os app’s para smartphone! Tenho agenda, de lista de compras compartilhado com o marido, de listas em geral… Aboli o papel faz tempo.
Só uso uma agenda em papel no trabalho, pq não tenho notebook disponível pra mim, e participo de muitas reuniões, aí acho válido para anotar uma coisa ou outra.
Mas a vida pessoal está toda digitalizada! ;-)
Bjs
Eu sou APAIXONADA por planner! Não sei mais viver sem! Sério!
É minha ferramenta de organização. Sem ele, fico totalmente perdida.
Adorei o post! E para complementar, vou deixar meu post sobre “Como organizo meu planner para o começo do ano!”
http://somelhora.com.br/2017/01/13/como-organizar-um-planner/
Eu faço um bullet journal e acho maximo. É quase uma mini ferias, eu pego uma tarde faço um chá e fico vendo series enquanto vou organizando desenhando as coisas do mês.
Eu comecei meu bujo esse ano e estou amando fazer. Eu pego varias ideias no pinterest e da boho berry (pra quem se interessar o site dela é otimo). Eu mantenho o meu simples mas e organizado mas pra mim é quase uma terapia. Recomendo!
Oi Lú!
Sou muito adepta ao Bullet, prefiro ter a liberdade de desenhar sobre as páginas! Tudo a ver com meu curso, Arquitetura!
Um beijo!
Camila
Oi Karla,
li o post em fevereiro de 2018 mas ta valendo!
eu adoro bullet journal e uso um caderno quadriculado, que pra mim funciona melhor q o pontilhado..
Ameii tudo é todas as coisas beijos.
Tchau tchau.