Outro dia Vic Ceridono (do Dia de Beauté) mencionou via twitter o filme Sabrina e eu fiquei com isso na cabeça… Filme bem estilo Cinderella, no qual a mocinha pobre e tímida se apaixona por um dos filhos do patrão, é mandada para longe para esquecer o moçoilo e tempos depois volta para casa como outra mulher, arrancando suspiros por onde passa!
Muita gente aqui já deve ter visto a versão de Sabrina de 1995, do diretor Sidney Pollack, que tinha no elenco Julia Ormond como a sonhadora Sabrina Fairchild, Harrison Ford como o sistemático Linus Larrabee e Greg Kinnear como o bon vivant bonitão David Larrabee. Mas acredito que nem todo mundo já tenha visto a versão de 1954, do diretor Billy Wilder. No lugar de Julia Ormond, a personificação da palavra elegância (para mim, claro!) e ícone fashion: Audrey Hepburn. Humphrey Bogart (nem tão charmoso assim) no lugar de Harrison Ford e William Holden (esse sim de arrancar suspiros) no lugar de Greg Kinnear. O filme teve 6 indicações ao Oscar (Audrey Hepburn, como melhor atriz; Melhor Direção de Arte; Melhor Fotografia; Melhor Diretor; Melhor Roteiro e Melhor Figurino), mas acabou levando só um: o de Melhor Figurino, para Edith Head (vamos combinar que o nome da categoria em inglês, Best Costume Design, é muito mais elegante e fino que a nossa tradução?).
O talento de Edith Head é inegável. Suas inúmeras indicações e seus muitos prêmios ganhos estão aí pra provar isso, mas não acho muito justo dizer que os méritos do figurino de Sabrina sejam dela! Digo isso porque a própria Audrey Hepburn foi até o atelier de Hubert de Givenchy e escolheu todo o figurino, com a ajuda do famoso estilista francês. Na época, Audrey estava em início de carreira e não era tão conhecida, mas Givenchy a recebeu achando se tratar de Katherine Hepburn (!!). Acho que nem preciso contar que o estilista caiu nas graças da elegantíssima e jovem atriz e passou a vesti-la tanto em filmes posteriores como na vida real, né?
E o figurino de Sabrina é mesmo impecável. Desde seu vestido simples de filha do motorista da casa, no início do filme, até seu incrível vestido de festa, que marca com perfeição a transição da garota tímida e sonhadora para uma mulher elegante e dona de si. E quem nunca sonhou em ser como Sabrina? Em deixar para trás um passado tímido, apagadinho e meio anti-social, fazer uma viagem transformadora e voltar de cabeça erguida, fina e elegante? Ah, não sei quanto a vocês, mas eu sou super Wannabe Sabrina!
Acho legal dizer também que o filme não vale só pelo figurino, vale também pelas excelentes atuações (embora Bogart não tenha sido a melhor escolha para o papel – a escolha inicial era Cary Grant, que recusou o convite – e durante o filme inteiro a gente fica com aquela impressão de que ele está deslocado, sobrando mesmo…), pelo brilhante roteiro (escrito pelo diretor e dividido com mais dois roteiristas) e pela impecável direção de Billy Wilder (um dos meus diretores preferidos!). Ah! E pela história, claro! Nunca me canso de ver gatas borralheiras virando princesas =D
Sou louca pra v esse filme e nunca lembro de baixar, se é que encontro pela net. Obrigada p lembrar, deve ser um máximo mesmo, ainda mais com Audrey Hepburn.
Parabéns, o post tá super explicadinho e só pelo oq vc falou, já da vontade de sair correndo p assistir ;)
Bjus Lore, Lu….
Obrigada Ane!
Assiste lá e depois me conta se gostou!
Beijocas!
Adorei!!! Primeira vez que entro e de cara já me apaixonei!
Parabéns, vou alugar hoje mesmo esse filme!
bjs*
Oi Babi!
Que bom! Rs! Aluga sim! Tomara que goste!
=*
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Leonardo Horta. Leonardo Horta said: RT @lorena_borges_: Novo post meu no Chata de Galocha! RT @luferreira: Novo post: Wannabe Sabrina – http://bit.ly/brnyjZ […]
Já vi nas duas versões e adoroooooooooooo!!!! Mto bom mesmo!!!!
Bjãoooooooo e ótimo fds!!!!
Que engraçado! Sou justamente ao contrário. Só vi, amo e tenho o com a Audrey.. Nem sabia que tinha versão mais recente e olha que eu tenho 16 anos hahahah
Nossa Flávia! Como fiquei feliz em ler seu comentário! Ainda mais pela sua idade! Ahaza!
E outros filmes do diretor? Já viu e/ou conhece? Gosta?
Beijos!
Eu tenho o Dvd desse filme! Lindinho, adoro a Audrey!
beijos :*
Audre é diva *-*
tb adoro filmes desse estilo, onde a pobre se transforma em uma deslumbrante mulher, bem ao estilo My Fair Lady, um dos meus meus favoritos *-*
Aiiie, adorei a dica!!!!
Confesso q só assisti a versão mais atual, mas a tirar por esse figurinho q vc mostrou agora já dá p sacar q a versão antiga deve ser fofaaaaa.
Eu tb simplesmente amo filmes em q gatas borralheiras viram lindas princesas hahahahaha. Coisa de menina romântica (ainda bem! rs.)
=*
Eu sou uma grande fã dos clássicos e da Audrey, desde criança eu amava os filmes dela e “E o vento levou…”
Tenho o box dela e vários outros filmes, o cinema não tem o mesmo romantismo e glamour daquela época…
O Sabrina original é muito melhor do que o de 96!!!
Beijos!!
Adoro o seu blog! Tinha tempo que nao entrava…..
parabéns!!!
Ah criei um blog tb, comecei a divulgá-lo hj!
se puder dar uma passadinha lá, eu ia adorar!!!
http://whatsupnowjulia.blogspot.com/
beijo
Como faço para encontrar este video? bjos
Ei Valéria!
Esse filme vc acha fácil em DVD, tanto para comprar quanto para alugar! Onde vc mora?
Eu moro em BH Mineirinha hehe será q tem aki???
bjos
Ei Valéria!
Por aqui com certeza vc acha na Blockbuster e na Dumont 24h! Não é possível! Rs!
Fora essas duas que são maiores, tem uma ali na Aimorés (Funcionários) que é excelente, com acervo enorme de filmes clássicos, mas que eu vexamosamente esqueci o nome! É onde era a Urban Cave… Lembrei! Cinecittá! Rs!
=p
Ok Obrigada Lorena,
Vou procurar la então
bjão!
Esse filme é maravilhoso, figurinos impecáveis. A Edith Head também foi figurinista do primeiro filme da Audrey, A Princesa e o Plebeu (pra mim, o melhor filme da Audrey), e a elegância e o estilo característicos da figurinista são reconhecíveis de longe.
Mas também, muito difícil algo que não fique elegante em alguém com o porte da Audrey Hepburn.
Soube a pouco tempo da versão mais recente, eu só a vi o da Audrey. É o meu favorito dela! Junto com Roman Holiday, que também é magnifico! E realmente, as roupas são um sonho à parte…
Ah, eu vi a versão de 1995, resultado da adolescência assistindo à Sessão da Tarde ahaha…o filme é bom sim, eu adoro filmes desse estilo, bem leves e com final feliz! Mas tenho muita vontade de assitir a versão mais antiga, deve ser ainda melhor! Vou procurar pra baixar já!
Amo Sabrina!! Ainda mais com a linda Audrey!!
Amo seus textos Lore, sempre!!
Sou apaixonada por filmes antigos, especialmente os da Audrey (elegancia pura!), assisti Sabrina nas duas versões, mas a versão com a Audrey é apaixonante!
bjooo
http://btoshop.blogspot.com
Olá boa noite,
estava dando uma olhada,
e seu blog está lindo! Parabéns!
Gostaria de te convidar para participar do site União de Blogueiras Fashion (Blogueiras de Moda). Sua presença é importante!
Espero você por lá ;)
PS: Ah, e também amoooooooooo esse filme “Sabrina”, é simplesmente lindo!
Um abraço
Michelle Duarte
Vou baixar agora :) Amo filmes antigos, amo Audrey Hepburn, amo figurinos lindos e amo estórias de “princesas” haha
:*
Depois de sua indicação, vou procurar esse dvd pra comprar. Aliás, vc sabe onde posso achar na net??
Sempre compro na 2001 (www.2001video.com.br). Mas provavelmente tem no Submarino e Lojas Americanas também!
=)
Achei pra baixar, caso alguém queira:
http://cinehaus.wordpress.com/2008/12/13/sabrina-1954/
Olá! ficou bem legal o post…no começo achei meio sem sentido falar de um filme ÍCONE pra que gosta de moda (da audrey e do givenchy) mas lembrei que a proposta do chata é agradar gregos e troianos e não apenas a quem curte moda!
Legal a iniciativa! Dá pra educar o gosto cinematográfico das designer labels freaks que não necessariamente entendem e admiram a evolução da moda!
Filme lindo! Ah, e nunca jamais assistam “my fair lady” esperando encontrar uma fofura linda e bem feita como Sabrina! é um filme chato e salvo apenas pelo figurino feminino. ;) Fica a dica! Em contrapartida, corram pra ver ‘breakfast at tiffany´s”. Um sonho de filme! Marvelous!
Eu amo este filme! Audrey é simplesmente maravilhosa!
Para quem quiser baixar os filmes dela, duas dicas:
http://duplessisdownloadclassicos.blogspot.com/search/label/audrey%20hepburn
e
http://cinehaus.wordpress.com/category/audrey-hepburn/
Sempre choro ao assistir Cinderela em Paris, é perfeito!
eu sou super Wannabe Sabrina [2]
Deu vontade de assistir novamente!
Filmes tão bons quanto Sabrina acredito que são Cidadão Kane e o recente Educação(um tanto Audrey Hepburn inspired)
Olha eu vi este filme com o Harrison Ford. Gente, que filme surpreendente. Tal desfecho é inimaginável. Vale a pena ver! Recomendo e muito!
adoro filmes antigos! obrigada pela indicação!
Quando eu penso em elegância e beleza, penso em Audrey Hepburn. E esse filme em especial é muito lindo, amo!!
eu amooo esse filme. Tenho aqui, com Audrey!
O filme é um clássico, merece ser revisto sempre. Mas engraçado, acho a versão do Wilder (mestre!) muitíssimo mais conhecida que a mais nova. Também acho que Bogart acabou sendo uma escolha até melhor para o filme, já que o Grant seria um galã mais óbvio e o Bogart tem aquele ar mais blasé.
Amoooooooooo as duas versões….
na primeira, minha cena preferida é quando ela faz aula de culinária e não liga o forno, já na segunda, nada supera a “sentada” nas taças! rsrs
amo de paixão a audrey hepburn, tenho um poster dela no meu quarto na casa do meu pai e vários dvds dela! agora o filme que eu mais amo no mundo é “a princesa e o plebeu”, passado em roma, lindo pela história e por ser todinho rodado em roma, pena ser preto e branco.
Lucianaaaaaaaaaaaaa! Pena por que???? Acho lindo filmes em preto e branco e acho que alguns até perderiam a graça se fossem coloridos!
=p
Adoro os filmes de grandes divas e apaixonada por filmes produzidos nas décadas de 50 e 60. Audrey a personificação da elegância e da doçura. Chegou ao topo, mesmo fugindo dos padrões de beleza da época. Vc deve ter assistido “Guerra e Paz”, amo esta super produção da época dourada do cinema.
beijos
Paula,
Já assisti sim e gosto muito, mas ainda prefiro o livro! Rs! Aliás, estava até pensando em fazer um próximo post sobre adaptações literárias para Cinema!
Beijocas!
Vou esperar ansiosa!!!! Odiei “O amor nos tempos do cólera”.
beijos
Ai, tbm ODIEI! E é meu livro preferido! Fiquei tãããããããão decepcionada!
=/
Esse post tem 4 anos, mas tive que comentar, só eu gosto do Bogard?! Hahahaha
Eu acho que era pra ser bem assim mesmo, ele lá, bem sobrando e quando vê, dá aloka e fica com a mocinha <3333