Quantas vezes por dia você se pega com a cabeça no mundo da lua? Num nível em que você não consegue prestar atenção no que está acontecendo ali no momento que está vivendo?
Isso acontece porque estamos vivendo nessa correria louca do dia a dia, às vezes pensando nas angústias do passado ou nas ansiedades do futuro. Tem gente, inclusive, que está com a cabeça cheia de tudo isso ao mesmo tempo.
Talvez por isso que tantas pessoas estejam procurando por técnicas de Mindfulness. Não conhece este nome? A técnica procura trabalhar a sua atenção no presente por meio da meditação. Teve origem na ásia, diversos estudos científicos sobre o assunto e, de uns tempos pra cá, muitos adeptos que querem livrar a mente desses pensamentos que não estão no aqui e agora.
Parece simples, e de certa forma é, mas a verdade é que usar as técnicas de Mindfulness exige dedicação. Não é algo que você faz hoje e vê os resultados pelo resto da vida, sabe? É preciso consistência também! A maneira mais simples de aplicar a técnica na sua vida é por meio da meditação. Em aplicativos em português, pode ser que você encontre as meditações com o nome de Atenção Plena – o que faz todo sentido também!
Para colocar a técnica em prática, você basicamente vai trabalhar a sua respiração para te acalmar e ao mesmo tempo treinar o seu cérebro para que o foco seja no aqui e no agora. Com isso, você vai trabalhar também a percepção dos seus sentimentos, das suas angústias e questões, mas sempre pensando em manter a calma para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível.
E quem precisa de Mindfulness?
A gente pode dizer todo mundo, hehe! A técnica serve para aquelas pessoas que não conseguem manter seus pensamentos no momento presente, pessoas que estão sempre angustiadas a respeito do passado e ansiosas para o futuro. É pra quem se preocupa tanto com o que já passou ou está por vir que acaba se esquecendo de viver no aqui e no agora.
Já falamos neste post aqui como meditar pode te ajudar a ter mais calma no dia a dia, lembra? E colocar as técnicas de Mindfulness no seu cotidiano te ajuda a criar um ótimo hábito: o de parar, respirar e pensar duas vezes antes da ansiedade ou daqueles milhões de pensamentos negativos te pegarem de jeito.
Você já praticou Mindfulness? Compartilha sua experiência com a gente aqui nos comentários!
Sim, conheco Mindfulness, fiz vários cursos, pratico e acho que’ realmente, dá resultado.
Eu, realmente, nunca pratiquei mindfulness, mas tenho a maior curiosidade. O que faço é orar, ou escutar uma música que me acalme. Mas, ultimamente, ando tão dispersa, que acho que mindfulness é uma boa pedida. Aliás, só de ler o post, já relaxei.
Um abraço
Recomendo o livro “Atenção Plena”, é ótimo pra começar a entrar nesse mundo.. Mas requer muita dedicação mesmo, fazer todos os exercícios que o livro propõe!
Eu usei o app Lojong por um tempo, depois baixei o HeadSpace e ainda não comecei a usar. Realmente a meditação ajuda muito na vida, ainda mais quando os pensamentos passam pela mente e a gente não se aprofunda neles, ajudando a relaxar.
http://www.ziperchique.com.br/2019/06/conheca-as-principais-atracoes-da-vila.html
Amei o texto! Já estava pensando em começar a meditar, com essa matéria me deu mais vontade ainda!!!
Oi Lu,
Sou psicóloga há 25 anos e criei um curso online e gratuito com 8 aulas de 1 hora cada sobre Mindfulness (nos meus dois Instas, @garotasmodernas e @psicologafloripa).
Nele ensino os conceitos de Mindfulness e vários exercícios, tanto práticas diárias quanto técnicas de relaxamento/meditação,
Uso o Mindfulness há mais de 20 anos com meus pacientes no consultório, especialmente com quem é ansioso ou tem alguma compulsão. Os resultados são maravilhosos! E o mais bacana é que o Mindfulness tem efeitos comprovados cientificamente por muitos estudos importantes e é indicado pela OMS como ferramenta útil no controle do stress, para diminuir dores crônicas e como coadjuvante no tratamento de diversos transtornos mentais e sintomas, tais como ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico e transtornos alimentares.
Recomendo muito mesmo!