A primeira vez que eu vi uma MUJI foi ano passado, no aeroporto de Hong Kong. Foi amor à primeira vista! A loja é linda (eu adoro um design minimalista!) com produtos para viajantes (necessaires,
bolsinhas, porta-trecos, capinha de celular, de notebook, comidinhas) que pareciam de ótima qualidade. O que achei engraçado foi que as coisas não tinham uma etiqueta chamativa com o nome da marca, mas de qualquer forma aquele nome ficou na minha cabeça.
Mês passado eu estava andando pelo centro da cidade onde moro (Ningbo, China) e vi uma loja da MUJI. Fiquei super feliz, e ao perceber o meu desespero minha amiga chinesa falou que o lugar era novo, por isso que eu nunca tinha visto. Claro que fui lá conferir para depois dividir minhas descobertas aqui!
A primeira foi que a loja não vende só artigos de viagens, e que o que tinha no aeroporto de Hong Kong era só a ponta do iceberg. Lá encontrei artigos de papelaria (AMO!), móveis do tipo faça-você-mesmo (você pode escolher as gavetas, os puxadores, as rodinhas, os espelhos, as caixinhas, as divisórias levar pra casa e montar do seu jeito), artigos para cozinha, lençóis, toalhas, roupas, sapatos, comidinhas (balas, docinhos, snacks), além dos milhares de porta-trecos, potinhos e necessaires que eu já tinha visto pra viajar e deixar tudo organizado.
A segunda descoberta eu fiz em casa, pela internet: a marca é japonesa, existe há 30 anos e foi criada com o intuito de ser o caminho do meio numa época e lugar onde reinavam marcas internacionais famosas e caras versus produtos baratinhos, mas de qualidade inferior. Acho que esse é o meu ideal de consumo: coisas boas e com um preço que acho justo, sem ter que pagar a marca por “ser de marca”! Meio complicado achar isso hoje, afinal quando a coisa é boa, fica famosa e a marca acaba fazendo parte dela e ajudando a vender. Até a própria MUJI, apesar de não ter etiqueta nos produtos, tem sacola com a identidade própria e letreiro chamativo (ainda bem, senão como eu iria saber que abriu uma aqui onde eu moro? o letreiro que me chamou e eu fui!).
Foto daqui
Esse “desapego” pela marca também está relacionado com o conceito da loja: todos os produtos têm que ser funcionais, e ao mesmo tempo em que possuírem um design limpo, de não-desperdício. Por isso que gostei tanto da cara da loja… A organização do espaço mostra o que ela vende, né?
Das coisas que me chamaram a atenção: corpo da caneta vendido separado da carga; carga de todo tipo e de toda cor (mais ecológico, inclusive para o bolso); uma espécie de régua em formato de envelope pra fazer os seus próprios (comprei e já fiz um usando uma sacolinha de papel) e uma tesoura com várias lâminas pra cortar várias tirinhas de uma vez só (além das tirinhas ficarem do mesmo tamanho).
Pra quem vai viajar pro exterior, tem MUJI nos Estados Unidos e em vários países da Europa e da Ásia, é uma boa dica pra comprinhas e presentinhos diferentes!
Gente, a Muji é a melhor descoberta que eu já fiz na vida. Quando eu morava em Paris, tinha uma loja bem perto da minha casa e eu não passava uma semana sem levar alguma coisa.
Dica muito importante! Os grampos da Muji são os melhores que eu já vi na minha vida. Sabe esse negócio de grampo que abre quando usa, perde a bolinha de proteção da ponta? Então, com os da Muji isso não acontece. É um envelopinho com 20 grampos, acho, e gente, eu já usei mil vezes os meus e eles não ficam deformados!
Uso também os lencinhos absorventes de oleosidade, igualmente ótimos.
E ahh, as velas! Que saudades dos cheirinhos deliciosos.
Ai, podia tanto vender online!!!
QUE PEEEEEEEEEERDIÇÃO, FIQUEI LOUCA SÓ DE VER. MEU SONHO!
Só um comentário: passei mal!
amei mtoooooooo! tomara que tenha em NY, tô indo pra lá semana que vem
Tem sim, na 40Th com a 8 Av (quase esquina, na altura do Porth Autorithy) se não me engano!! Morava perto e amo a loja, mas vá preprando o bolso. hehehe
[…] Do outro lado: MUJI, uma loja sem marca » http://www.chatadegalocha.com […]
Tati!!! =DDDD
Morro com seus posts! São os melhores dentre as chatinhas! Acho que é, pq o q vc mostra eh toalmente diferente né!
Parabens!
;)
Que loucuuura de lojaa!! Ainda bem que é do outro lado do mundo!!
;)
Muji é muito legal! Eu descobri a loja este ano estudando em ShangHai. Quando todos os meus amigos asiáticos conheciam a loja, eu me senti muito “americana?”, pq nunca tinha ouvido falar da loja. Mas é incrível como eles tem produtos de qualidade! e é fácil se perder por horas lá dentro!
Aliás, tá sendo bem legal ver esses posts: coisas da ásia em portugues! até pouco tempo, eu ficava muito perdida em onde buscar dicas e informações da China ^^
aliás, esqueci de completar, meus amigos conhecem e amam!
Não é porque eu nasci lá não, mas o Japão reina em artigos de papelaria!! Quem gosta ia pirar total!!
http://blogfashion4fun.blogspot.com/
Ai, nunca fui, mas é mesmo!! Eu SURTO na Liberdade, em SP, comprou 63546 bloquinhos, canetas e etc, hehehe
Que desespero Tati!!
Ja estou no santo Google agoraaa pra ver se acho uma em NY!
Amei a política da loja!
Certeza q vou morrer por lá! kkkkk
Beijos
Bem legal mesmo a loja…
Adoro bloquinhos, caderninhos, post-it, canetas… e amei essa idéia de vender só a carga de caneta!
Adoro a Muji! Tem uma bem grandona em Londres e toda vez que passo lá é impossível sair de maos vazias. Sempre tem algo útil e é tudo bacana!
bjs
Acabei de descobrir que tem uma loja da Muji pertinho de onde vou ficar hospedada em NY, no Chelsea. Medo do estrago que vou fazer na loja! hahahaha!
Ai, n acredito que não fui!!!
Muito Muito legal!!parabéns pela dica!!!pena estar tãooo longe :(
Não sei como vivi tanto tempo sem muji, acho que vou quase toda semana lá. Amo as caixas de acrílico e canetinhas que são vendidas lá.
BTW: Adorei sua foto novo do blog, Lu.
bjs
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Do outro lado: MUJI, uma loja sem marca http://bit.ly/abB0IE […]
Aaaai! Ano passado, quando eu viajei para Taiwan (é uma ilha asiática minúscula perto da China), passei na frente de uma das filiais dessa loja, que ficava no subsolo de um shopping chique. Justamente pelo design minimalista e pela vitrine que mostra cestas (como na segunda foto) e objetos de decoração de casa, não dei bola e não entrei. O tempo era curto e era uma infinidade de lojas para visitar naquela tarde… Arrependimento tardio!!
Ola Tati, adorei conhecer essa loja. Parece fantastica, vou ver se tem alguma aqui em Nova York tambem. Abracos Sueli
visite meu site http://www.fashionspill.com tem varias coisas legais do lado de ca do mundo direto de Nova York.
ai ai.. eu quero uma régua pra fazer envelopes!!!
e canetinhas coloridas, é claro =D
beijos
;**
Eu conheci essa loja em NY, no Soho! Fiquei apaixonada também!!! E pelos mesmos motivos que você! Adorei a reposição das canetas, o minimalismo e o pensamento ecológicamente correto!!!!! =)
q perfeitooo… ameei a loja… precisava d uma assim por aqui neh…
Pra quem perguntou se tem em NY, sim, tem em 6 lugares, dentre eles Soho, Times Square, MoMa e se tudo mais falhar e não der tempo tem uma versão “To go” no aeroporto JFK (nos moldes da de Hong Kong).
Mais endereços de lojas aqui: http://www.muji.com/storelocator/.
@Thaisa Bianchi: a dica dos grampos foi ótima!
Adoro ler os comentários e sempre aprendo com as leitoras também. Obrigada! Beijo!
que graça! adorei esse post… bacana esse jeito novo de loja né? AMEIIII!
Ai eu ia-me perder nesta lojaaaaaaa
xoxo
Style It Up girl
aaai, podia vender online (2)
tenho mil canetas que amo, aí a carga acaba e eu guardo elas porque fico com dó de jogar fora, mas nunca acho carga compatível… essa seria a minha solução!
sem contar que eu sou viciada em papelaria… cheiro de livro novo… hummmm!
acho melhor que comprar roupa, acredita? hahahaha
Gostei muito do post, a loja é fantástica, estive em uma em Barcelona.
Vale a visita! Bjo
Adoro essa loja! Morei no Japão uns 20 dos meus 25 anos, e agora que vim passar uma temporada no Brasil, sei como essa loja me faz falta!
A parte da papelaria é mto boa mesmo, mas a parte de make é ótima tbm!
Como uma curiosidade, os kanjis do nome da loja significam “produtos sem marca”.
E com certeza, são os produtos de marca “sem marca” mais charmosos que existem! Vale muuiito a visita!
Só entre nós…Muji está vindo para o Brasil, aguarde nos próximos meses… ;)
Abraço