Há alguns meses, a Lu recebeu o diagnóstico para as dores crônicas na coluna e em outras regiões do corpo que já sentia há quase uma década: ela convive com uma doença chamada Espondilite Anquilosante.
No caso da Lu, além das dores na coluna e músculos, a EA provocou uma inflamação nos olhos chamada Uveíte, bastante comum nos pacientes com EA. Mesmo com a associação dos sintomas o caminho foi longo até o consultório certo. A sensação ao receber o diagnóstico? “Alívio!! Eu me sentia quase louca por sentir tanta dor sem explicação – já tinha me consultado com especialistas em coluna e não fazia sentido sentir tantas dores sem nenhuma explicação.”
Nesse post a gente vai compartilhar com vocês mais informações sobre essa doença, que geralmente é difícil de identificar e pode ser controlada com a ajuda de um reumatologista.
O que é a Espondilite Anquilosante?
Essa é uma doença autoimune e crônica causada por um processo inflamatório. Por ainda ser pouco divulgada e ter como manifestação dores bem comuns no nosso dia a dia, é comum que os pacientes só recebam o diagnóstico após anos de sofrimento, como foi o caso da Lu.
A campanha “Desmascare a Dor”
Só quem sente dores crônicas entende o sofrimento que é não saber a causa delas e, principalmente, como amenizá-las. No entanto, muitas vezes ainda menosprezamos esses sintomas, por identificá-los como algo corriqueiro.
A campanha “Desmascare a Dor”, da Janssen, quer nos lembrar que nenhuma dor é normal e sim uma manifestação do corpo para algo que não está funcionando bem. E, embora no caso da Espondilite não haja cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem garantir uma qualidade de vida muito melhor.
Para isso, o melhor que você pode fazer é procurar um reumatologista. É comum que as doenças reumatológicas normalmente sejam mais relacionadas às pessoas mais velhas. Mas, no caso da Espondilite, ela atinge principalmente jovens entre 20 a 40 anos. Por isso, se você sente dores constantes, não hesite em marcar uma consulta com o especialista.
No dia 27 de julho, a Lu vai publicar um vídeo lá no canal, em que uma médica reumatologista irá responder algumas dúvidas sobre a doença.
Lembrando que cada pessoa tem uma jornada própria e a sua pode ser bem diferente da Lu e de outros pacientes, como o Eu Enfrento a Espodilite e Espondilite Cuiabá.
Quer saber algo sobre a EA? Deixe aqui nos comentários! E para saber mais sobre a doença, acesse o blog da Janssen Brasil.