Quem lê o Chata já deve saber o que é lomografia há um tempinho. A primeira câmera lomo, a LC-A, é russa, mas a China também tem tudo a ver com a história, sabiam?
Como? A Diana F+, também queridinha dos lomógrafos, é uma cópia fiel da Diana, uma câmera inteira de plástico produzida em Hong Kong nos anos 60-70. Uma cópia fiel, que pede filme 120 (é, a câmera é analógica!) mas com direito a algumas modernidades: adaptador pra 35mm (o filme mais comum), Instant Back pra tirar fotos estilo polaroid (vai que dá preguiça de esperar a revelação…), flash colorido e mais uma infinidades de coisas pra deixar todo mundo mais pobre (porém mais feliz)!
Assim como a câmera original, a Diana F+ tem vários clones, câmeras iguais em funcionalidade com cores diferenciadas. Acho fofa a Hong Meow, inspirada no panda gigante e no bambu, toda em branco e preto com uma alça verde.
Tá, e tem loja da Lomo? Tem! A de Xangai é super fofa: os atendentes falam inglês e são super atenciosos e tem vários produtos à mostra, pra poder pegar e ver antes de comprar. Lá eles revelam filme, já que não é tão fácil hoje em dia encontrar, ainda mais 120 ou de foto fora do tamanho convencional que dá pra tirar com câmeras de lomografia (panorâmica ou ainda maior). Fora isso, tem uns andares extras com lounge pra encontros/palestras, lojinha de roupas e bolsas e uma mini-galeria. Nas placas ainda constavam um café e um espaço de workshop porém estavam fechados quando eu fui.
A boa notícia é que no Brasil tem uma loja nos mesmos moldes, no Rio de Janeiro (Rua Visconde de Pirajá 437, Sobreloja 201, Ipanema). Pra quem não mora no Rio, eles também vendem pela internet.
[…] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Do outro lado: Lomo na China http://bit.ly/dIp1BD […]
adoreii isso *–* amo fotografia, vou tratar de ir atrás de uma XD
Olá! Amo fotografia…e qualquer assunto relacionado, me interessa…hehee. Adorei o post!
Adoooro fotografia!
eu amo essas câmeras,só não sei como usar! #fail
Eu moro no Rio, pertinho da loja da Lomo.. Posso dizer que quem vier pra cá (ou morar aqui e ainda não conhecer) vale o passeio! No final das contas vc acaba mto a fim de comprar uma maquininha dessa hahaha Tem várias fotos incríveis!
Adorei o post!
agora… cade o resultado da promoçao capricorntea (escrevi certo?)?
Beijo
Aqui em Curitiba também tem pra vender, inclusive essa do Panda… As fotos ficam tãooo lindasss *_*
Onde tem pra vender em Curitiba?
meu amigo tem uma dessas, e as fotos são simplesmente DEMAIS!
Filha, vc é responsável por eu ir até o site, e ficar tão apaixonada que acabei de comprar 2 máquinas da lomo!!! Uma Diana mini com flash e uma action sampler chrome. Aloca! Quandochegar conto como são as belezinhas. Beijosss.
Bem vinda ao clube! Depois coloca suas fotos no site e me adiciona: http://www.lomography.com/homes/tatak. Beijo!
Lu eu nunca tinha ouvido falar nessas câmeras, mas fiquei apaixonada, to louca por uma…acho que vou aproveitar o natal….
Tatiiiii,
adoreiii o post, adorooo essa camera mas sempre fico na duvida
se em qualquer lugar da pra revelar e os filmes, tenho mta duvida ainda
e tem outros modelos de Lomo ne?
Ai, Grazi, escolher a câmera é difícil mesmo! Eu comprei a Diana meio no impulso e dei sorte porque ela tem vários acessórios e uma comunidade Lomo legal. Mas entra no site oficial e pesquisa uma por uma que você acha uma com a sua cara.
Quanto à revelação, se for filme 35mm em qualquer lugar faz, se for fime 120 tem que procurar um laboratório mais pró. De onde você é? Tenta achar aquele fotógrafo antigo no centro da cidade onde você mora, sabe? Quem sabe ele não revela os filmes pra você e ainda tenha boas dicas! Beijo!
[aaaa que camera linda , eu amo fotografia *—* paixão .
http://www.blogescolhas.tk
[…] http://www.chatadegalocha.com/2010/12/do-outro-lado-lomo-na-china/ […]