Estou passando férias em Buenos Aires e resolvi escrever um pouquinho sobre alguns filmes argentinos que gosto muito. Desde a década de 1990 a produção cinematográfica da Argentina vem crescendo e a cada ano tem apresentado ao mundo todo filmes incríveis, que muitas vezes não deixam nada a dever a filmes de Hollywood em termos de enredo, roteiro e interpretações e provam que, mesmo sem muito dinheiro para fazer uma mega produção, um país pode sim realizar um bom filme!
Começo por “Nove Rainhas” que, se não foi o primeiro filme argentino que vi, com certeza foi o que primeiro me chamou a atenção. O filme é de 2000 e conta a história de dois golpistas que se conhecem por acaso e se juntam para arquitetar um novo golpe. Muito bom, prende a atenção e você fica o tempo todo se perguntando quem está dando golpe em quem e como a coisa toda vai terminar! E foi a primeira vez também que tive a oportunidade de ver em ação o grande astro do Cinema Argentino (pelo menos na minha opinião! Acho o cara demais): Ricardo Darín!
Pulando um pouco no tempo, indo para 2009, temos o maior representante da qualidade do Cinema Argentino: “O Segredo de Seus Olhos”, vencedor do Oscar de Melhor Filme estrangeiro do ano passado. Mais uma vez temos como protagonista o ator Ricardo Darín em um filme que é um misto de romance, drama e mistério policial (esse gênero existe? Hahahah!). E não tenho muito o que dizer do filme além de: é sensacional e tem que ver. Ponto. Ha! Não se trata de uma grande produção, com efeitos especiais nem nada do tipo: A história é toda focada em seus personagens, seus dramas pessoais e nas excelentes atuações de todo o elenco. E o final… Não deixa de dar aquela sensação de soco no estômago, embora possa não ser surpreendente para algumas pessoas.
E, por fim, o último filme argentino que assisti, também com Ricardo Darín (gente, com certeza Ricardo Darín NÃO atua em todos os filmes argentinos, mas parece que aqui no Brasil acabam chegando só mesmo os filmes nos quais ele trabalha): “Abutres”. Nossa que filme pesado! Conta a história de um advogado que ajuda pessoas menos favorecidas, vítimas de acidentes de trânsito, a darem golpes nas seguradoras ou mesmo nas outras pessoas envolvidas nos acidentes. Também é um filme que está longe de ser uma super produção, mas conta com uma câmera quase que na mão, inquieta o tempo todo, o que ajuda a aumentar a sensação de desconforto e impotência que o filme provoca. E o final, mais uma vez, um choque! Esse sim bem surpreendente (pelo menos pra mim foi! Haha!). Alguém conhece mais algum que assistiu e gostou?
Amei o post *o*
segue, visite: http://www.biscoitodocepordin.blogspot.com ?
O primeiro filme argentino que eu vi foi Elsa & Fred. Gente, que filme mais lindinho!
Adorei muito O Segredo de Seus Olhos, tem um tempo de comédia bacana, que dá uma aliviada boa na tensão do filme. Mas achei um filme tão triiiiste :(
Ameei seu blog; supeer fofo!
beijos
Eu A-MEI “O Segredo de seus Olhos”!! Assisti por indicação de um amigo cinefilo. Nunca tinha me interessado por filmes argentinos e me surpreendi. Quero ver esse “Abutres” agora.
Ricardo Darín é o nosso Wagner Moura – fato!
ou Selton Mello, como preferirem…
Hahahahahaha! Prefiro o Wagner!
=p
Já ví o Nove Rainhas!
É muuuuuuito bom!!!
Adoro esses filmes mais “alternativos”!
Bjos
http://miscelanea9l.blogspot.com/
Tive o prazer de conhecer o Darin pessoalmente! Uma pessoa incrível, extremamente simpático e atencioso! Merece todo o sucesso do mundo!
Dani, posso ficar com inveja de vc? Nossa! Adoraria conhecê-lo e gastar meu péssimo espanhol! Hahahahahahaha!
Em geral gosto mto do cinema Argentino. Eu adoooooro o Ricardo Darin, ja assisti (quase) todos os filmes dele ahaha
Um filme argentino que eu gosto muito é Valentin, é muito bonitinho!
bjos
Por falar em filme argentino, vc já viu o filme chileno A Vida dos Peixes? A última cena é maravilhosa e o ator é de fazer tremer as bases de qualquer matrimônio… ai, ai…
Depois desse comentário vou ter que assistir esse filme! Rs! Depois te conto o que achei!
=)
Nunca tinha assistido filme argentino até assistir O Segredo dos Seus Olhas! Que filme extraordinário! Os protagonistas são maravilhosos, a história é engraçada, triste, romântica… Tem tudo! É incrível, por isso estou anotando a sugestão dos outros filmes! Valeu pela dica!
O Ricardo Darín é ótimo! Eu assisti apenas os filmes do Juan José Campanella, todos bons : O Clube da Lua, O Segredo de Seus Olhos e o Filho da Noiva, todos com Darín como personagem principal hahaha :) Mas maravilhosos, recomendo!
Tenho paixão pelo cinema dos hermanos. Impressionante a cultura cinematográfica deles e olha, eles fazem filmes com orçamentos muito mais limitados dos que os nossos, mas não ficam com a desculpa “o governo não ajuda, o público não vai ao cinema”. Eu procuro prestigiar filmes bons, que me agradam, isso vale pra qualquer nacionalidade. Anos atrás descobri os filmes iranianos e amei.
Ricardo Darin deveria ser patrimônio para a humanidade (hahah, AMO!). Além de 9 Rainhas, vo Filho da Noiva, Mesmo amor, mesma Chuva, Segredo e um que no final do filme ele vem para o Brasil (!!!), mas não consigo me lembrar mesmo do nome. Além de outros que não tem o Darin no elenco como o maravilhoso Plata Quemada!
Danielle, tbm ADORO Plata! Foi o segundo filme argentino que assisti! E o tanto que os protagonistas são liiiiiiindos? Rs!
Nesse clima de casamento real, pompa e luxo, olha só q legal desses acessórios>> http://www.fwlovers.com/2011/04/minina-di-minas-01.html
Ah, e seus posts são sempre perfeitos. AMO O BLOG E SEMPRE RECOMENDO!
Abraços,
Alice Lopes :)
Fiquei bem interessada em “O Segredo dos Seus Olhos”, mas eu sou meio fraca rs. O filme tem muita violência ou coisa do tipo?
Laura, tô tentando aqui me lembrar de violência direta (socos, sangue, tiros e coisas do tipo) e acho que o filme não tem nada disso. Mas mexe bastante com as emoções da gente! Pode ver sem medo!
Boas dicas para o final de semana
xxx
@Babyalicious
Assisti o “O Segredo dos Seus Olhos”, um ótimo filme mesmo. Também gostei muito do “El Hijo de la Novia” (tb com o Darín!) e Valentin.
Me deu vontade de assistir “Abutres”, pela descrição parece ser bom
Oi Lú,adoramos o seu blog,fotos incriveis e matérias super legais,estamos sempre te seguindo,li tudo rs.
Glorinha Rinaldi e Rogerio Rinaldi
Designer de jóias e acessórios
http://sbrincos.blogspot.com
Desejamos a vc um ótimo final de semana
Estamos sorteando uma linda jóia para o dia das Mães
bjs
O unico que assisti foi o segredo dos seus olhos, gostei demais! Fiquei curiosa pra ver os outros, adoro a Argentina!
O “Segredo do seus olhos”, para mim, foi o melhor filme dos últimos tempos.
Bom dia Lú! Sei q o q eu vou te pedir nao tem nada haver com esse post…sou de Salvador e to indo para BH sexta, e gostaria de umas dicas de programas infantis paa levar meu filho de 4 anos, q está super empolgado em viajar de avião pela primeira vez e em conhecer a familia do pai q é toda mineira!!!
eu não sou de ler posts sobre cinema,mas esse eu parei para ler e vi como voce escreve bem sobre esse assunto.
Obrigada Daniele! Espero que tenha vontade de ler os próximos então!
=)
Kamchatka é um filme 2002 também com o Ricardo Darín, que não é muito comentado, mas é maravilhoso, emocionante, um dos melhores filmes que já vi!
Como estou aprendendo espanhol comecei a buscar filmes na lingua e os primeiros que vi são da parceria Ricardo Darin e Juan Campanella, um dos que indico da dupla além do excelente já citado o segredo dos seus olhos é o Filho da Noiva. .
Amei o post estava buscando mais filmes argentinos para assistir.
Gostei muito do post. Adro cinema e realmente estes filmes são encantadores.
Melhor do que vê-los é, vê-los saboreando os maravilhosos alfajores havana!!!!!!
Os paulistas são sortudos de ter vários destes cafés.
Quem sabe o Freddo que esta chegando em Sampa venha curtir o verão carioca.
Como nos ensina Darin no Clube da Lua, sonhar não é impossivel!
bjs, Marcelle
Também adoro o Ricardo Darín e os filmes argentinos!
Vc precisa assistir um que se chama (traduzido),”Um namorado para minha esposa”(Um novio para mi mujer,coisa assim).
Mto engraçado e fofo!
Adorei o post, porque adoro cinema argentino. Bem mais do que o brasileiro, pois acredito que os filmes argentinos provam que se pode fazer um trabalho maravilhoso, muito bom mesmo, sem retratar miséria, favela, fome, drogas e etc.
Gosto muito dos filmes da diretora Lucía Puenzo. Meu preferido é XXY, e adivinha? Tem o Ricardo Darín no elenco. Lembro de que, quando vi o filme, fiquei boba com a qualidade do roteiro, as excelentes atuações, a fotografia linda, linda. Muito emocionante, também. Caso ainda não tenha visto, fica a dica!
Oiii..depois de muito tempo vim comentar no seu blog!
Eu vivo na argentina faz uns 6 años…posso dizer que Darin é un exelente ator..hiper simpatico!!!
Os filmes dele sao muito bons…Luna en avellaneda é o melhor dele…O filho da Noiva tambem…
Mas posso falar que os ultimos 3 filmes argentinos que se estreiaram aqui ( las cruzadas….los marcianos….e o outro que nao lembro o nome ) sao horrorosos!!! estilo comedia…
para saber mas dos filmes argentinos recomendo esse blog de uma amiga ..ela sempre vai nas pre estreias convidada e depois faz um post falando bem ou mal deles….http://diariodeplaceres.blogspot.com/
beijosss
Aqui esses tempos lançaram um filme dele, se chama un cuento chino. Foi legal porque sempre vi filmes em que o Ricardo Darín fazia papéis muito densos, esse é uma comédia levinha, e ele é tão bom ator que carrega sozinho e bem… é bacana para não sei, depois de alguns meses vivendo aqui nesse filme identifiquei bem como eles mesmos se vêem, alguns personagens típicos do cotidiano porteño, achei bacana! É caricato, mas não sei, funciona, acho bacana filmes assim também, que são fáceis mas tem seu charme…
Realmente tem muitos filmes argentinos muito bons, acho que isso é um reflexo de como a sociedade deles é diferente da nossa, um dos muitos… Kamchatka é muito bom! E O Método também, os dois são do Marcelo Piñeyro (algo assim, heheeh)
Bom, beijos!
Oi Lorena, indo um pouquinho além do tema do seu post…Vc ainda está em Buenos Aires? Estou indo para aí daqui a duas semanas, e estou na dúvida se perco espaço na minha mala com um casacão ou não…está muito frio por ai? bjO
Fabi, já voltei de Bs As, mas quando estava lá estava friozinho, mas nada que pedisse casacão! Mas eles estão entrando no inverno, né? E, se vc vai daqui a duas semanas, pode ser que já tenha esfriado bastante! Minha dica é acompanhar a previsão do tempo por algum site (eu sempre olho no http://www.accuweather.com) e ver se vai fazer frio por lá na época que vc for ou não!
=)
Sem dúvida, o que filme que me fez olhar com outros olhos para o cinema argentino foi “O filho da Noiva”, também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas que não saiu vencedor, infelizmente.. Lindo demais! Já, “O Segredo dos Seus Olhos”, nos mostra como uma produção cinematográfica que não conta com grande orçamento financeiro, pode surpreender no melhor sentido. Sensacional!
Amo o cinema argentino, acho que o meu favorito é provalvelmente Elsa e Fred (queria ver mais trabalhos do Marcos Carnevale por aqui). E o Juan José Campanella só faz filmes lindos =) Adoro todos.
Do Pablo Trapero, além de Abutres, penso que só vi o ótimo Família Rodante, mas já faz muito tempo, vi no cinema. Achei muito interessante o Abutres, apesar de ter ficado esperando pelo final quase o filme todo, para mim ficou logo óbvio quem ia “triunfar” no final (spoiler: o acidente). No entanto, isso não tira nem sequer uma gotinha (de sangue!) do seu mérito. Já estão até falando em cinema neo noir, com muita propriedade, na minha opinião, mas acho que seria um neo noir elevado ao cubo empurrado para o abismo – e isso que o faz se sobressair, acho que seria um neo neo noir, hehe. É mesmo um filme bem forte e com muitos elementos para se debater, vale a pena conferir!
Eu assisti O Segredo dos Seus Olhos e fiquei apaixonada pelo filme! Mesmo sendo tão triste… Obrigada pela indicação dos outros dois filmes, já to baixando! :D
fala sério Rciarod Darín 10 Wagner Moura 0,5: incomparável!