Lendo um dos mil livros de moda que temos no escritório (eu realmente não me lembro qual, mas chuto que seja um da Nina Garcia!), me deparei com algumas perguntinhas que podem ajudar qualquer colega consumista a diminuir um pouquinho o ritmo… Porque né, comprar é uma delícia, e não sei vocês, mas fico dias “viciada” em minhas novas aquisições, usando a mesma peça até enjoar… Tem vezes que fico tão feliz com alguma coisinha nova que o humor até melhora!
Só que de vez em quando a gente percebe que nem precisa de mais nada, né? Ou ainda tem um objetivo maior, tipo assim, comprar um carro novo (oiii!) e aí é melhor deixar para comprar mais um sapato na próxima oportunidade, heheheh! Então fica aqui a lista, pra todo mundo imprimir e colocar na carteira, do ladinho do cartão de crédito:
Pra mim a melhor de todas é “Claro que eu preciso desse vestido AGORA. Mas o que eu queria mesmo antes de sair de casa?” – É o que mais funciona na hora de barrar meus surtos consumistas!! É muito lindo quando entre o provador e o caixa bate essa consciência, hehehe… E olha, desde que eu entendi o que funciona melhor pra mim isso tem acontecido mais, viu? Treinar o olho também ajuda a economizar, fica a dica! Alguém tem mais alguma??
Eu tenho uma ótima: Não ir no shopping!! Ocupo meu tempo livre com outras coisas e evito ao máximo passar por lojas. E tenho procurado comer em casa também. Mais saudável e o bolso agradece.
Bjuss
Lu! Vou usar essa frase com meus alunos quando for explicar o que dissonância cognitiva e desejo mimético! Amei! Sabe o que eu fiz para dar uma freada nas compras? Separei uma grana por mês “ao vivo”, nada de cheques ou cartão. Eu podia gastar aquilo. Sabe qual foi o resultado, to indo buscar meu carro zero hoje a tarde e a sensação é MARAVILHOSA!
Beijos flor
Eu tenho dimdim pra pagar a vista?? É uma excelente pergunta!! E a gente deixa de ser escrava do cartão de crédito e vira amiga do cartão de débito! Funciona demais pra mim!
Adorei a listinha!!! Vou guardar pra mim com certeza!
Sabe o que faço? Não compro na hora, deixo a peça na reserva, vou pra casa e penso direitinho se vale ou não a pena, se realmente vou usar… E dá super certo!
bJUsssssssss e não deixe de me visitar!
Ju Moreira
Não sei se configura uma dica, mas eu experimento uma peça, AMO DEMAIS. Aí vou tomar um ar, fico em pausa… se a vontade for muito louca permanecerá, se não, PASSA! hehehe
Com certeza Maíra, uma ótima dica é dar uma voltinha para acalmar os impulsos e ver se realmente é uma coisa que você não poderá viver sem! :)
Adorei, vou colocar na minha carteira…bjus
Lu, uma outra regrinha que eu aplico é: “Eu já usei a minha última aquisição?” Afinal, se uma peça novinha ainda não foi usada, é sinal de que eu estou fazendo compras desnecessárias. Beijo!
http://www.roadtripdanina.com
Adorei o post, as vezes vou a farmacia comprar um remédio pra dor de cabeça e saio de lá com mil e uns esmaltes e o remédio mesmo esqueço, pode?
Adorei a listinha, a gente realmente tem de pensar antes de comprar, ultimamente ando viciada em esmaltes, e se parar para pensar tenho um monte que sõa bem parecido, primos como diz uma amiga minha. Vou adotar essa listinha.
Meninas faltam apenas 3 dias para o sorteio de uma Carmensitas de Coruja, então bora lá por blog participar.
http://www.das-mara.blogspot.com
Sensacional a listinha e principalmente as frases, vale a pena imprimi-lá!
to nessa onda de OUTRAS coisas mais necessárias em minha vida,vamos ser fortes!
Bezo
Lu essa listinha é ótima!!! Tenho uma parecida!
Eu parei de comprar n coisas e doei metade do que não usava para instituições!! Confesso que foi difícil abrir mão das compras mas o sonho de comprar a minha moto está maior!!!
Perfeito Post!!!
Sou suuuuuuuper consumista…adorei
xx
http://www.ilovenystyle.blogspot.com
Nossa, eu ODEIO o meu instinto consumista, mas estou conseguindo controlar bem. A net e site gringos são minha morte, porque neh, tuuudo tão mais baratinho e pratico, nem tenho que andar e tals. Hahahaha! Quando chega na hora de fechar a compra eu tenho ficado com dó de gastar e segurado a onda, quero coisas mais importates tem sido meu pensamento, e isso SUPER funciona.
Beijos Luh Linda =)
O que funcionou pra mim de fato é a informação de moda. Eu olho mil vezes pra peça q eu tô vestindo, sento, levanto, olho de frente, de costas. Eu só compro se eu não achar defeito algum, se eu não tiver algo parecido em casa, se eu puder combinar com o que eu já tenho em casa e se der o efeito que eu quero, q, normalmente, quer dizer q não pode aumentar visualmente o tamanho do meu quadril hehe. Sem contar o preço, q às vezes eu também não compro por ver o abuso dos preços de algumas coisas hoje em dia.
É muito simples economizar em coisas fúteis: é só se conscientizar de que milhões de pessoas vivem com menos de US$2 por dia, de que 1/10 da população total detém o maior capital do mundo e é essa parcela que tem o poder de ajudar os outros e transformar o mundo. Assista a esse vídeo e entenda melhor: http://youtu.be/pYgfD8t9Y4I
Bjs!
Excelente o post!! Eu costumo ficar pensando também se já não tenho algo parecido, já elimina muito do meu surto. A dica de pensar aonde vou usar é bom também, têm peças que valem o investimento de comprar para quando surgir uma oportunidade, mas se você acha que vai ficar mais de um ano parado no armário eu não compro! E por último, na dúvida eu vou dar uma volta, respiro, tiro foto e peço opinião para alguém! Se ficar pensando muito na peça eu volto e compro, se com um lanchinho já esquecer eu fujo de passar naquela vitrine de novo!
Nooooossa preciso andar com essas peguntas pregadas na minha testa, sou compulsiva por comprar coisas desnecessárias!!!
http://www.sofazbem.blogspot.com
Ei,
Porque tudo que é bom e mais saudável para nós é difícil heim!? affff , dieta, academia,parar de comprar atoa… complicado.
nem sempre fui consumista, mas depois que comecei, é dificil voltar atras, primeiro com roupas, depois com eletrônicos, depois com cosméticos e depois tudo isso junto.
Nas lojas uso um mantra (também) que minha mãe me ensinou:
– Eu preciso?
– Pra agora?
– Eu posso pagar?
E funciona bacana, a pilha de coisas pra passar no caixa diminui consideravelmente.
Agora meu fraco é a internet… mando emails com propagandas direto pra lixeira, sem ler, quando não posso gastar. Mas é díficil viu!?
Adorei as frases, irei adicionar às minhas.
Sucesso Lu.
Vou me perguntar também… Se vai dar certo, uma boa pergunta.
!Xo!
http://www.sofashionist.blogspot.com
Adorei o post! Eu moro no Canadá, e aqui as coisas são bem mais baratas! E isso também pode ser um problema, porque a gente pensa: -Ah, é só $15 dólares e quando a gente percebe a gente tem várias coisas que nunca usou! E barato não quer dizer uma boa compra né? Mesmo assim é difícil segurar a onda!
Hoje tento, alem de pensar em tudo acima, hehe, na qualidade da peça, se vai durar um pouco mais. Mesmo em lojas como H&M, tem linhas beeeem melhores que outras… E essa tática de não ir sempre no shopping pode ajudar um pouco, vai! rs rs
Beijos
A pergunta que sempre me faço, além dessas, e além da dica de sair da loja: imagine NO MÍNIMO cinco looks para aquela peça. E todos tem que ser para ocasiões diferentes. Só compro se ela for realmente algo que for usar. (a não ser que seja um item necessário para determinada ocasião, claro, mas acho que a necessidade não se encaixa no consumismo).
Esse post foi feito pra mim! Hahahahaha… Também sou daquelas que passa na farmácia pra comprar remédio e saio de lá com batons, esmaltes, cremes e nada de remédios. Hahahahaha.. Quando quero uma determinada coisa eu chego a sonhar , aquela coisa bem psicótica mesmo. Mas já tô melhorando, espero sair logo dessa síndrome Becky Bloom que eu vivo… Hahahahaha…
Lu, você deveria abordar mais esse assunto!
Eu não chegoa a sonhar porque quando quero muito alguma coisa nem durmo! hahaha
O que me mata são as lojas virtuais: tudo ali, tão fácil, tão convidativo…
é tão difícil resistir né?mas temos que pensar antes mesmo!
bjo,
Lili
http://meubemestar.wordpress.com/
Adorei o post! Sou muito consumista, e por causa do trabalho vou almoçar quase todo os dias no shopping. Ai já viu, né? Uma combinação terrível. Essas dicas são realmente muito boas, pq na hora do impulso vc esquece totalmente o que precisa e parece que a gente precisa de tudo na hora.rs
Uma tática que eu tenho é controlar minhas contas bem de perto e fazer uma listinha do que realmente preciso e o que eu não preciso, assim sei o que posso gastar.
http://www.queromuito.blog.br
o problema é que minhas respostas sempre são:
-Não tenho naaaaada parecido, esse é muito mais lindo!
-Nada parecido meeeesmo!
-Nossa, dá pra usar com tudo! Até pra ir à padaria!
-Eu preciso! Eu preciso!
-Eu sempre sonhei com isso! E se nunca mais achar igual?
-Aiii….vale um sacrifício…
rs!
KKK
Eu sou igualzinha!!!
Perguntas e respostas mentais:
1. Preciso: não, mas quero taaaanto!
2. Vc tem um parecido: sim, mas esse é tãããão lindo…
3. Vc tem dinheiro pra comprar: não, mas depois me viro pra pagar
4. Onde vc vai usar isso: ah, vai que aparece um convite pra churrasco/balada/festa de aniversário de criança/batizado/etc…
5. Vc é capaz de viver sem isso: NÃO!
Vou transformar essa lista em um mantra pra ser repetido todas as vezes q sair de casa rsrsrsrs
Bjo
verdade… o que compro sem impulso não tem fim!!!
bjo
http://adoroblush.blogspot.com
Tenho mais duas incríveis e infalíveis:
1 – VAI CAPINAR MEU LOTE?
2 – VOU USAR EM BH?
Ótimas dicas, sempre vou usá-las e evitar comprar muito e não usar nada..
Meninas entrem na minha loja online, muitas roupas lindas http://www.poupeestore.com.br!
Beijos
Lú,,uma boa dica é fotografas as peças que vc tem no quarda-roupa.Separe as que vc usa,das que poucas vezes usou e podem ser reutilizadas e das que nunca usou ou não usa mais.Para aquelas que vc não usa mais faça um bazar aqui no blog(vamos amar)e a partir daí só tente comprar com o que ganhar em cima dessas peças,guardando o seu suado dinheiro para outras coisas,como um carro.
Essa técnica de não ir ao shopping não funciona comigo, porque depois que passei a adotá-la agora sou adepta de compras pela internet – e olha, quando vc sabe o número do seu cartão de crédito de cor, a compra feita pela net é bem mais impulsiva que a feita no shopping.
A melhor pergunta eu acho que é “Onde posso usar?”, porque não sou uma pessoa baladeira de ir a mil eventos, então metade dessas peças bafônicas que tem por aí se eu comprasse não ia usar ou ia usar uma vez… tipo a calça metalizada, acho LINDA, mas quase não tenho ocasião pra usar. Então, não vale o investimento.
Eu uso a técnica dos três meses. Se eu quero uma coisa, e três meses depois ainda quero ela, eu compro. Não que as vezes eu nao tenha quase uma embolia de vontade de comprar, mas fazer o que. ser estudante não é bom pro consumismo. HAHAHA
Eu acho que eu levo essa lista muito a sério. De uns anos pra cá eu tenho sido muito controlada, praticamente mão de vaca. e quando acho uma roupa/sapato/qualquer outra coisa legal eu penso “não preciso disso” aí começo a pirar, tipo “só preciso de um jeans e uma blusa, o resto é tudo superfulo” aí já é exagero, rsrs mas entro nessa piração, srsr
A pergunta que eu me faço que mais funciona é a seguinte:
Eu consigo sobreviver sem essa peça?
hahahahahhaha
É batata!
Adorei as dicas
beijos
http://viciodemoda.wordpress.com/
e assim como a Maíra falou, uma ótima dica é você provar algo e depois que decidir que amou vai dar uma volta no shopping, se distrai, se você ainda estiver doente pela peça aí pelo menos é uma coisa que você realmente quer. e acho que também é bom fazer compras sozinha! as vezes quandos e está com amigas principalmente você é muito influenciada, e tem gente que gosta de comprar na frente dos outros meio que pra mostrar…. acho que quando estamos sozinhas somos mais controladas. e uma ultima dica, nunca ir fazer compras quando está drprimida pois sempre tentamos superar qualquer que seja o motivo da depressão em pilhas e pilhas de roupas… :)
Bem verdade isso Veronica.
Oi Lu…
Mto legal esse post, vou começar a me fazer essas perguntas qdo estiver no shopping, rs.
Bjinho, Chris.
Nossa Lu, seu post veio na hora certa bem no começo do mês juntinho com o meu pagamento, porque é nesta época que me sinto rica, rsrssrs
Eu vou me “casar”, na verdade ir morar junto, então sempre converto o valor que pretendo gastar em mobilia, eletrodoméstico ai a realidade bate e meus pés voltam ao chão! Eu tenho um movimento o 24h sem comprar, sempre que estou numa loja foco nisso também e quando saio repito para mim mesma mais 24h, para mim dá certo e eu me sinto bem feliz!!! Ah, cai na fraqueza hoje e comprei um batom igualzinho o seu da Eudora que eu amei… estava namorando ele desde o seu poste em Londres. Bom, para mim então em busca das minhas 24h de cada dia sem comprar! Bjo.
Aprendi da forma mais amarga, como é ser uma consumista, em menos de dois anos minhas dívidas só aumentavam, a ponto de o meu salário não ser suficiente para quitar uma parcela.
Com o tempo eu não conseguia dormir por conta das dívidas, dos lugares e as parcelas que iriam vencer. Finalmente no dia 04/06/11, decidi não comprar absolutamente nada, para quitar de vez com tudo! no dia seguinte contei todas as peças do meu guarda-roupas, e levei um susto, com tanta peça ainda com etiqueta que já havia passado até a “moda” e eu nem havia inaugurado.
Hoje por incrível que pareça paguei minha última conta, me sinto livre leve e solta, vou ter minha primeira noite em paz.
agora é guardar dinheiro e aprender a comprar com responsabilidade, respirar fundo contar até trinta, antes de comprar alguma coisa sem necessidade.
Eu tentei me conter com um sapato e não comprei na loja. Daí fiquei com ele na cabeça e dias depois voltei, o bendito tinha acabado. Fui para o loja online e encomendei….o correio entrou em greve rsrsr Fiquei 10 dias sonhando com o raio do sapato, que ele iria extraviar, chegar trocado, sei lá. Quando ele chegou foi a maior festa: mas está há 1 semana no armário e não usei ainda!!!! DEVO ME MATAR??
Lu, adorei essa listinha, preciso parar mesmo de comprar, principalmente sapatos hahaha minha mae sempre me pergunta quantos pés eu tenho, porque tenho muitoooos sapatos! Adorei o post !
http://quero-moda.blogspot.com/
acho que só o fato de a pessoa trabalhar, e não gastar o dinheiro dos pais, já começa a frear o consumo. Pra mim funcionou a partir da hora que eu comecei a doar o que nunca usei… A cada inverno ou verão, era uma caixa cheia. Comecei então a comprar peças mais coringas e de bom corte, sapatos mais clássicos. Meu guarda-roupas tem apenas 2 portas, e decidi que não poderia ter mais que isso. Quanto a cosméticos, só compro quando acaba algum, para subsituir. beijo
bem hoje que eu tava checando minha Wish List Lu Ferreira ?! ¬¬
SUAHSUHAUSSH
Tabom tabom o post me ajudou, e muito! hehe
comprei só três batons, dois esmaltes e dois lápis delineadores. rs
(:
A única que funciona… Deixar o cartão de credito em casa… Bjos
Mary tbm DEIXO EM CASA, tenho tempo de pensar e se for realmente necessário. Então volto. hehe
Amei o post!!
E adorei também as dicas nos comentários… são ótimas!!
Anotarei todasssss!!!
Comigo funciona:
– Não ir de encontro às tentações;
– Arrumar o guarda roupa quando estou morrendo de vontade de comprar algo, assim eu vejo a quantidade de coisas que tenho;
– Montar no mínino 3 looks diferentes com o produto adquirido;
É isso, beijokasss
http://brokengurls.blogspot.com/
essas dicas são tuudo jah estão coladinhas na minha carteira!!!e vão ficar lah por um bom tempo =)
Primeira vez que comento em seu blog! rs ..
Adorei essa dica e imprimi várias cópias para espalhar pela agenda, mesa de trabalho .. rs ..
Obrigada!
Parabéns pelo blog!
Bjão
esse post é otimo.. kkkkk!! quando eu to dura eu sempre me pergunto… EU REALMENTE precisso disso??
bjooo!!
O MUNDO LHE PERTENCE, DEFINA COMO QUER CHEGAR LÁ!!
Estude Inglês na Irlanda – SEDA Academy – http://www.seda.ie/
Andressa Karen * [email protected] *
Minha dica:
É necessário?
É melhor preço?
Está no orçamento?
Do que vou ter que abrir mão mais tarde, se gastar com isso??? PRA MIM, essa é a melhor pergunta para responder antes de passar o cartão de crédito no caixa da loja hehehe
Adorei o post, caiu como uma luva para mim, pq eu gasto demais, hoje mesmo sai e comprei um vestido, e to com duas saias sem usar, hehehe! E sempre qurendo outras coisinhas!!
achei seu blog um maravilhoso, to qurendo fazer um pra mim, mais ainda não criei coragem, beijão.
Sabe o que é o melhor de tudo? Comprar o que quiser (com consciência) e ainda ter dinheiro pra trocar de carro!!! Tudo ao mesmo tempo. Quem sabe um dia agente nasce rica né. Mísera classe média.
Ahhhhhh, eu sou a favor do consumismo, HAUHUAHAU, meu pai é dono de loja de roupa! =D
Beijinhos!
Eu sei que as vezes é impossivel não usar o cartão de crédito, ate porque muias vezes a compra só acontece pq dá pra parcelar, mas uma coisa que funciona comigo é evitar comprar no cartão de c. e tentar usar só o de débito. Aos poucos você vai se desapegando e passando a comprar só à vista, se não dá a vista, fica pro próximo mês. Beijos
Adorei o post!!! Difícil ver coisas assim num blog. Super parabéns! =]
Lu,
me desculpa, mas a única coisa que funciona comigo é deixar o cartão em casa. Melhor… em casa e escondido (pedir pra alguém esconder); passar um tempo sem ir ao shopping pra esquecer do cartão. Daí qnd sair novamente sair somente com cash enough p/ gastar c/ coisas planejadas. Só assim p/ controlar a fera do consumismo que vive dentro de mim. Digo isso p/ roupas, sapatos, bolsas,… tudo q nós mulheres gostamos e q,as vezes, achamos q nunca é d mais ter mais um.
Obrigada pela reflexão!
bjs
Uso todas essas frases exceto a “Claro que eu preciso desse vestido AGORA. Mas o que eu queria mesmo antes de sair de casa?”. Anotadíssima!
Duas coisas que eu faço são: tenho um orçamento mensal de quanto gastar com roupa/sapato/acessorio. Se furar esse orçamento eu tenho 2 opções: uma é compensar no mês seguinte ou correr atrás do prejuízo e fazer a grana. Como sou assalariada, sempre faço uma limpa no guarda roupa e coloco coisas que já não uso mais para vender no ebay.E quebra um super galho!Outra coisa que faço é deixar a idéia “amadurecer”. Tem muita coisa que compramos no impulso, então costumo pensar um pouco, esperar alguns dias e se eu continuar achando que o sapato é o mais lindo da vida, compro.bjs mil
Hehehe Amei!!
Esta lista vai virar meu mantra anticonsumismo!!
Sucesso
Rafaela Figueredo
http://belezasempadrao.com/
O bom de ler esse post e depois os comentários e de saber que não sou a única ubber consumista do mercado… rsrs
Todas juntas meninas vamos aprender a gastar nosso amado dindin com peças que não sejam somente tendências mas que perdurem por várias estações…
Tudo com seu help né Lu… rsrs
Bjs
Lu!
Após voltar de lua de mel e ter um grande problema de família para resolver, abri mão das compras de roupas, sapatos e acessórios por um ano. Já fazem 166 dias que não compro e estou bem. Resolvi me dedicar a coisas que busco e que não poderia conquistar sem algum sacrifício. Pensei que sofreria mais por não comprar, mas para falar a verdade, só tive uma crise e superei dando um jeito no cabelo.
Somos mais capazes do que imaginamos. Viver sem maquiagem não da! Mas aproveitar cada pecinha de roupa abandonada no armário, isso sim!
Tenho um blog que alimento diariamente com o que estou vestindo e isso me ajuda a sorrir. É muito engraçado ver as amigas dizerem que estou de roupa nova e o marido dizer que não é. Estou me divertindo muito e investindo em coisas mais importantes.
Basta um propósito maior!
Bjs.
Adorei, vou começar a me pergutar essas coisas agora
conheçe aí o meu blog http://www.simplesechique.com.br
pra mim o pior eh que se eu compro uma coisa preciso de outra em função da que comprei primeiro,então eu tento pensar:”tem alguma coisa que eu já possua e que eu vá poder usar com isso que estou comprando agora?” mas todas essas dicas serão utilizadíssimas ;)
Lú, eu tenho uma amiga que tem a seguinte tática quando a peça é muito cara: ela experimenta a roupa e se ficar legal ela vai para casa e pensa se realmente vai valer a pena aquela compra. Fazendo os cálculos com mais calma e achar que dá para comprar, volta na loja e compra com mais segurança. O perigo é voltar e não ter mais aquele mesmo modelo ou o seu número como já aconteceu comigo. hahahaha
http://mariamocoila.blogspot.com
@luana_furtado
Eu ja tive minha fase mais consumista, mas ainda não estou 100% mas aos poucos estou melhorando. E todo mundo ja parou para pensar que a maioria das lojas os caixas são no fundo da loja para vc poder comprar mais.
Eu tinha um armário de 4 portas, joguei fora, compre um de duas. Se cabe no armário fica, se nao cabe vai embora. Daí, se vou comprar algo novo, algo tem que sair antes. Ou seja, só o necessário. E sou feliz assim e ninguém nunca me vê mal vestida. Tomei esta decisão depois que vi o armário de uma amiga cheio de coisas amontoadas de cima à baixo, a vida dela é assim, cheia de coisas e ela nunca decide por nada.
Esse post caiu como uma luva pra mim, se eu tivesse lido há dois dias atrás não teria comprado três camisas super parecidas (branca, verde e salmão)e agora estou super arrependida, há tempos sonho com meu carro, mas torro todo meu dinheiro com roupas, sapatos, bolsas, jóias e mesmo assim sempre acho que não tenho roupa. Vou seguir seu conselho e me policiar mais. Super bjo.
Bom, sou a rainha de comprar as coisas e nunca usar, então estou procurando sempre que possível NÃO comprar aquela peça que amei logo de cara… gosto de ir pra casa e, se ficar pensando nela, volto e compro… claro que existe o risco de não achar mais a peça, então tem que pensar bem! Mas sei que já evitei muitas compras desnecessárias, passado aquele extase do “eu quero agora”.
eh triste qndo vc compra alguma coisa toda animada e qndo chega em casa esquece num canto qualquer…
já fiz isso mtooo
haha
é bom começar a se vigiar né??
;x
http://itgiirl.blogspot.com/
E visite frequentemente o http://www.umanosemzara.blogspot.com pra se inspirar numa mocinha que faz do guarda-roupa uma caixinha de surpresas com tanta criatividade… #ficaadica
Bjs