10.03.2009 Lu Ferreira

Help: O que vestir na minha formatura?

Em: Help, Moda

Recebi um email de uma leitora (Oi Sofia!) com uma pergunta que aflige todo mundo: O que vestir na minha formatura?
Eu lembro direitinho do alvoroço que eu e as amigas fizemos durante o último ano de colégio (a minha formatura de faculdade foi bem relax… Fora que acho que a gente cresce e acaba criando um estilo, então não tinha a menor dúvida de como eu iria!), pensando em mil e uma produções diferentes para aquela que (na época) seria a noite mais importante da nossa vida.
Muito bem, vamos sair do túnel do tempo e voltar para 2009, né?
Eu acho que a produção de uma formanda de terceiro ano tem que balancear muito bem o glamour do baile e a idade. Tem muita coisa que acaba ficando estranha numa menina de 18 anos, e como roupas “de festa” sempre geram insegurança, as chances de uma vendedora te empurrar uma coisa super nada a ver é grande.

Você já deve ter ido em algumas festas a essa altura, e sabe o que a deixa confortável, quais cores ficam melhores em você, que tipo de penteado seu cabelo aguenta… Isso tudo é importante na hora de escolher a produção, pense em todas aquelas festas de 15 anos como treinos para seu baile.
Apesar de tentador, eu não escolheria nunca um vestido preto para a minha própria formatura. Por um motivo simples: 90% das convidadas vão usar essa cor. Aproveite que você é a formanda e deixe o básico de lado. Mesmo que você não goste de cores muito chamativas, os tons fechados de verde, azul e vinho caem bem em quase todo mundo.

Valorize seus pontos fortes:
Se tem o corpo em forma, escolha um modelo justo.
Se o rosto é lindo, use um vestido mais fechado e dê destaque na maquiagem.
Se você tem tudo que as siliconadas desejam ter, mostre! Mas claro, sem vulgaridade.

O cabelo e maquiagem são muito importantes: Você vai ser muito fotografada! Por isso, vale investir num bom profissional. Se ele vai solto ou preso, a escolha é sua, vale testar o que fica melhor em você com a roupa e acessórios escolhidos, mas mesmo que decida usá-lo solto, o acabamento deve ser impecável: Uma boa escova é o mínimo, um rabo de cavalo é bonito e fresco (ótimo pra quem ama dançar a noite toda), e cachos nas pontas já virarm clássicos. Se o seu cabelo for muito liso, tenha certeza de que cachos não aguentarão até o fim, não importa a quantidade de spray que você usar.

Hoje em dia, acho que um coque é a melhor opção. É fresquinho, mantém o cabelo bonito até o fim da festa, é chique, e além disso pode ter vários formatos: Mais soltinho, com mechas na frente, com tranças, com volume…

A maquiagem… É hora de baixar a diva, usar cílios postiços, iluminador, tudo o que se tem direito (cuidado pra não usar tudo ao mesmo tempo agora e virar uma palhacinha!). Uma pele bem feita é a base para uma boa make, e eu apostaria num olhão + boca nude (como a gente come e bebe, se você apostar num olho nada e boca tudo, sua make vai ficar toda no copo ou guardanapo…!). Se você não puder ir a um maquiador no dia, pelo menos faça a sobrancelha num bom salão 2 dias antes, e treine bem antes de se aventurar pelo mundo mágico dos pózinhos brilhantes… Ah! Por favor, siga a regra de ouro: NÃO combine a cor da sombra com o vestido!

Posts Relacionados:

19 respostas para "Help: O que vestir na minha formatura?"
  1. Ai deu até saudade do tempo de colegial. Na minha época a formatura do 3o. colegial foi mto light. Tooodas, sem exceção de nenhum formanda usaram vestidos curtos. Afinal éramos novas e podiamos abusar pra mostrar as pernocas. Só acho que não pode ter vulgaridade na hora de se vestir, e não pode deixar de lado o fato de que ainda é adolescente, e se usar um vestido que foi feito pensando em pessoas mais velhas talvez fique confortável, mas não fica condizente com a idade.
    É a minha opinião. Mas para a sua leitora Lu, adorei a parte do preto, eu sempre falo isso, nunca uso preto em nenhuma festa de formatura!
    Beijo


    por Priscilla
  2. ótimas dicas!! Se puder ajudar tenho um casamento em que serei madrinha será a tarde entre 12 horas e 18 e tenho 1000 dúvidas do qu usar num casório a tarde…e a make? vale um vestido curto? help me please!! bjossss


    por Danicat
  3. Eu fico apaixonada por esses coques, principalmente esses displincentes! Fora as makes nehn?! Lindas!

    bju bju


    por Chris
  4. Um coque desses, cílios postiços e um pouquinho de blush, um vestido legal, sem muito frufru.
    Afinal a pessoa tem 18 anos, tem a carinha linda e fresca, sem grandes olheiras (acredito), não vai precisar exagerar em nada.

    bju


    por Marcela de Vasconcellos
  5. Eu nao tive muito problemas porque no colégio que eu estudava era tradição escolher uma cor que seria pro vestido das meninas e pra gravata dos meninos. Na minha formatura a cor escolhida foi verde. Aí comprei um vestido lindo, o cabelo eu fiz escova e baby liss embaixo, deixei franjona pro lado e prendi em um doa lados com umas piranhas de strass. Tava lindo, mas 80% das meninas estavam assim! heheh
    Adoro o blog, queriiiidaaa…venho sempreee!!
    Agora vou seguirr…
    Passa no meu!
    Beijoss


    por Mariana...
  6. Ola estou participando de um concurso gostaria de poder contar com o seu voto…
    http://produtoscorderosa.blogspot.com/ vota em mim por favor..rs


    por Raquel
  7. Ameei brigada Lú!

    beijos sofia


    por Anonymous
  8. Lú,

    Lindo post!
    Olha só, será que vc sabe algo sobre este esmalte?
    Fiz dois posts lá no meu blog, com fotos do desfile de prêt-à-porter da Chanel realizado neste 10 de março e com um detalhe que achei muito legal: a cor das unhas das modelos, completamente diferentes de tudo… Será o novo “black satin”???
    Se puder dê uma passadinha lá!

    http://www.eucomprei.blogspot.com/2009/03/bolsas-malucas-saltos-inusitados-e.html

    http://www.eucomprei.blogspot.com/2009/03/desfile-chanel-unhas-verdes.html

    beijos,


    por Shirley
  9. Lu, acho que você falou tudo. Acho péssimo ver meninas de 17, 18 anos querendo parecer mulherões de 30.


    por isabela
  10. cabelo da Kirsten Bell, make da Anne Hatthaway e o terceiro vestido preto!

    bjs chuchu


    por Ice Ice Baby
  11. Amo cabelos presos, deixo o meu crescer só para prender…rsrs
    Achei lindos os coques, pena que eu não seja habilidosa à ponto de conseguir fazer igual aos das fotos.
    Lu, obrigada pela ajuda no e-mail, já enviei e quando obtiver resposta, vc já sabe…rsrsrs


    por Nany
  12. Adorei o post! Em dezembro será minha colação e até selecionei meu vestido queridinho: o que a Myli Cirus (sei lá como se escreve isso!) usou no Oscar!
    Eu tô babando até agora! Tá certo que seria uma versão meio "abuse e use C&A", bem menos esplendoroso, mas tomara que role uma réplica daquele vestido lindo de morrer!

    Ass: Natasha


    por Anonymous
  13. Oi! etava procurando um blog de moda , ai vi o seu e resolvi entrar!
    Gostaria de uma dica!
    Fui chamada para uma formatura de um grande amigo que esta se formando em Psicologia!
    Tenho 18 anos e nao queria ir com um estido que nao fosse minha cara e que nao se parecesse comigo!
    Nao queria ir de longo!
    Como acha que deveria me vestir nesta ocasiao?
    Desde já obrigada!


    por Neiva
  14. Obrigada pelo link no Twitter
    eu ainda to na fase da dúvida, sinceramente na minha formatura de 3º foi mais tranquilo
    agora na da faculdade (com 21) como não tem baile é só um coquetel eu não sei se ahazo no longo glamour bem ao estilo red carpet, ou se ahazo num curtinho bem confortavel pra dançar a noite inteira, mas é assim dúvida cruela ao the time =/


    por rafa
  15. Tenho uma dúvida, ficaram disponíveis três cores para o meu baile de formatura do 3º ano, estas são: prata, vinho e grafite. Eu sou bem branquinha e acho que o prata ia apagar muito minha pele, do grafite eu não gosto muito, e queria muito apostar no vinho, mais todos me dizem que é uma cor muito velha, que eu sou muito claro, que vai chamar muita atenção, e eu não estava afim de usar um vestido longo, além de nenhum modelo ter me chamado atenção, não combina com o meu estilo, será que eu posso apostar num modelo curto ou longuete sem deixar de estar de gala? E meu cabelo também é curto, você poderia me dar algumas dicas de penteados, ou só uma escova com uns cachos virados e uma tiara já fica bom?

    Muito obrigada desde já. Beijos :*


    por Karina
  16. boa tarde
    necessito de ajuda para minha formatura, gostaria de ter um modelo de vestido unico e dislumbrante.
    Desde já obrigada

    Obs.: Sou baixa e tenho bastante busto


    por Ana Carolina da Silva Martins
  17. Eu moro numa cidade universitaria muito conhecida pelo carnaval disputado por estudantes pois é aqui tem muita formatura e muitas festas lindas no minimo duas por semestres e eu sempre sou convida e digo que pra vc se vestir bem tem que escolher o vestido de acordo com a moda e si com seu estado de espirito claro que bem cobinado(maquiagem sapato e….)eu já fiu de verde, preto grafite(mais escuro) e sempre ajudo as formandas pois amo maquiagem.Finalmente é pra ir linda impecavel mais com aquela com que vc se sentir melhor……bjussssss HA EU ADOREI PASSAR POR AQUI!!!!BJUSSSS LÚ!!!!!!!!!!


    por Charlene Lago
  18. bem tenho 15 anos e me formarei em 2012 e sou gorda eu gostaria de saber que tipo de vestido cairia bem em mim, ou seja, todos os assessorios.
    deixa respostas no meu email, ta certo.
    Mas gostei de passar por aqui!!!!!!!!!!Bjssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    por Jessica Tamires Santos Souza
  19. Bem ,tenho 17 anos me formo agora em 2010.Eu tenho os seios pequenos tenho uma bumbum que faz um sucesso tenho as pernas grossas bem sou pequena sou branca.Eu escolhi obtar por um vestido mas escuro e diferente me deixando mas mulher mas eu nao sei se vai dar certo.Pq so começa me denunciar pelo meu olhar de menina.Sou muito menina Sem contar que me perguntam constatemente se tenho 12 13 anos,Estou cansada de ouvir isso,e nao sei como usar o cabelo e nem a maquiagem por favor me ajuda


    por Alana de paula