Carregando...
Moda

Com que cor eu vou?

14.08.2009
Lu Ferreira

Toda vez que vou a uma loja, reparo que costumo “pular’ algumas araras. Eu sempre sou atraída por cores parecidas, e quando paro pra olhar o armário, vejo que os rosas, roxos e verdes-azulados são os tons que mais compro. Ultimamente também tenho dado espaço pro vermelho-goiaba e pros cinzas, mas geralmente não saio desses tons…

Não sei se já contei, mas passei um booom tempo abolindo qualquer peça preta do meu armário. Eu achava que ficava pesado demais, me sentia meio mortícia, sabe? Só depois que o cabelo ficou mais loirinho que comecei a querer voltar a usar a cor mais básica da moda… Mas como a gente não vive só de preto, e muita gente tem dúvidas na hora de fugir dele, resolvi postar aqui uma adaptacão dessa matéria, que ajuda a ensinar pra gente quais as cores combinam melhor com nossos tons (tá vendo os meus ali em cima? A cor do cabelo, olhos e pele é o que influencia essa combinação!).

Depois de descobrir em qual grupo você se encaixa, basta observar quais as cores combinam mais com você:

É a minha, repararam?

As pessoas Inverno normalmente tem o cabelo castanho, pele bem clara (normalmente rosada, mas algumas pessoas com tons amarelados também podem ser Inverno). Geralmente existe um contraste entre os tons naturais (por isso o cabelo castanho X pele bem clara).

Os tons que funcionam são os mais fechados, como azul marinho, roxo intenso, verde escuro… Geralmente cores pastéis e tons de bege deixam a pessoa apagada. As cores mais frias costumam funcionar melhor, como o rosa, azul e verde.

Algumas celebs que se encaixam na categoria Inverno:

As pessoas Outono normalmente são morenas de cabelos escuros ou loiras com pele bronzeada. Ruivas, exceto as de pele muito pálida, geralmente se encaixam nessa categoria. As pessoas desse grupo normalmente têm o tom de cabelo próximo a tons terrosos, e o tom de pele é intenso.
Ficam bem com cores quentes, como o laranja, verde oliva e as variações de marrom. Tons vibrantes, como o azul turquesa, criam um contraste interessante.

Algumas celebs que se encaixam na categoria Outono:

As pessoas Verão geralmente são loiras com pele pálida, ou pessoas de cabelo castanho claro com pele bem clara e olhos claros. A característica principal é o baixo contraste entre os tons naturais.
Cores atenuadas funcionam melhor do que as mais vibrantes, que podem contrastar demais com os tons de pele e como resultado deixá-la com a aparência pálida.
Rosa claro, beges e azuis sutis funcionam bem com pessoas com esse tipo de coloracão.

Algumas celebs que se encaixam na categoria Verão:

As pessoas Primavera geralmente tem o tom de pele mais dourado. As ruivas menos pálidas também costumam ficar melhor com os tons dessa categoria.
As cores mais indicadas são vibrantes, alegres e de fundo mais quente, como laranja, verde água e dourados.

Algumas celebs que se encaixam na categoria Primavera:

Claro que nem sempre a tabelinha acerta, afinal é uma generalizacão, né? Mas acho que pode servir como base, e se bobear vai ter gente descobrindo que é Primavera-Verão, Outono-Primavera… =D

50 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Erika B    14/08/2009 - 12h04

    Oi Lu
    Sou altinha (1,73m) e meu cabelo é castanho, e como o seu comprimento é lá na cintura tu já viu né, cabelão mesmo.
    Agora eu estava olhando umas fotos minhas e vi que as cores do inverno são as que mais combinam comigo.
    Cabelo castanho e pele clarinha; ou seja; sou totalmente inverno.
    Muito obrigada pela dica.
    Ela é ÓTIMA.
    Bjókas

  2. Giovana    14/08/2009 - 12h07

    Muito bom o post, Lu! Eu sou “inverno” igual você. :) mas acho que minhas roupas estão mias pra paleta de outono :P

    bjos!

  3. Juliana Beraldo    14/08/2009 - 12h07

    segundo o post eu sou “verão” ahah mas fico extremamente estranha com cores claras que contrastam pouco com a minha pele…. vai saber, preciso adaptar ahah
    :*
    (ah, to te seguindo no twitter faz um tempo!)

  4. Ana Fonseca    14/08/2009 - 12h21

    Ei Lu!!
    Ameiii o post!! Eu sou outono, morena, cabelos e olhos escuros! E costumo usar extamente o que está descrito!
    Me explica essa foto da Nicole Scherzinger!! Que arrazo!!

    Beijos, Lu!

  5. Glícia    14/08/2009 - 12h29

    Acho que eu estou entre o inverno e outono. Meu cabelo é castanho escuro, mas minha pele tá mais pro amarelo do que para o claro rosado ou bronze (preciso tomar mais sol).
    Minhas roupas combinam mais com a paleta outono.
    Bjs

  6. Amanda Medeiros    14/08/2009 - 12h36

    Lu, bem legal essa linha pra analisar mas vale lembrar que ela é muito genérica e pode levar ao erro já ela esquece e ignora temperatura e profundidade e se baseia apenas em ‘nomes’ de cor. Mas ficou ótimo o post! Super bacana! E pra vc funcionou na pinta :)

  7. Lina    14/08/2009 - 12h50

    Lu, acho que sou verão. Pele clarinha (pálida se não passar blush), cabelo meio cor-de-mel, com mechinhas mais claras e mais escuras. Quer saber, ele é dourado, vai, e olhos castanhos profuuundos.

    Mas não costumo ligar tanto para as cores das roupas. Tenho tanta cisma com o formato do meu corpo que se a roupa cai bem pra mim é um sonho. Haha, momento fail.

    Anyway, preciso começar a prestar mais atenção a essas coisas…

  8. Jennyfer    14/08/2009 - 12h52

    adorei isso! nuuuunca tinha visto nada que me ‘indicasse’ que cor fica melhor pra mim! mas eu também tenho essa mania de ficar escolhendo araras! ahaha eu pulo também! na verdade, eu olho até, passo a mão… mas não presto atenção não! haha
    eu sou inverno, definivamente! prefiro muito mais cores como azul marinho/cinza.não gosto de cores como bege/marrom não! sei lá, acho que fico feia, hahaha
    e acabei de reparar que a maioria das cores dessa paleta de cores são as que eu compro! fora a amarelinha e as roxas. tenho poucas roupas roxas.
    mas enfiiim! achei muuito legal /o/

  9. Rafhaela Rezende    14/08/2009 - 12h55

    Sou toda inverno, pareço muito aquela personagem linda (¬¬) e famosa, a Samara do filme O Chamado, e quando visto marrom (raríssimo, acho que não tenho nada marrom) fica parecendo mesmo que eu vim direto do poço… Por outro lado eu fico incrível vestindo roxo azulado, esse penúltimo da primeira fileira…

    Obrigada, Lú, por aumentar a minha paleta de cores, vou imprimir e levar para me guiar nas próximas compras! Beijinhos!

  10. Milena de Mello    14/08/2009 - 13h11

    Eu já tentei várias vezes, mas nunca descubro o que eu sou… Por que tem quem me chame de morena, tem quem me chame de branquela, mas sou cor de burro quando foge! Um amarelado que dependendo da iluminação me deixa a mais pálida das mulheres, ou morena… Vai entender…

  11. Beatriz Saltarelli    14/08/2009 - 13h12

    Lú!!
    AMEI esse post! :)
    Eu tava reparando nisso outro dia quando fui arrumar meu guarda-roupa. Organizando as roupas por cores vi que tenho várias peças em tons como branco (AMO!), preto, azul, verde e quase nada em outros tons como vermelho, amarelo…
    Bom, eu sou morena meio dourada meio bronzeada mas meu cabelo é castanho mais claro! Pelo teste eu sou outono, mas acho que primavera também encaixa!
    Todo mundo me fala que meu tom de pele fica ótimo com as tais cores quentes: vermelho, laranja e afins mas não consigo usar porque acho muito chamativo!!
    Bom, acho que depois desse post vou arriscar mesmo umas cores mais vivas! Pelo menos tons de azul turquesa, verde água!

  12. Gabriela Braga    14/08/2009 - 13h47

    Lu, amei o post! Descobri que sou Outono… agora tenho que dar aquela repaginada no guarda roupa pra conferir tudo e usar e abusar dos tons que me favorecem!!!

    Beijos!
    =)

  13. Bruna Tavares    14/08/2009 - 14h12

    Atoreiii sou totally inverno..cabelo mega preto, pele clara e olho claro…praticamente sai de uma filme vampiresco…uhaua..sempre tive problema com isso mas hj naum ligo mais e me jogo no batom rosa…eh o q mais combina!

    beijoss amada

  14. Stephanie    14/08/2009 - 14h59

    Nossa Lu, simplesmente amei esse post. Perfeito demais!!! Vou “estudar” essa cartelinha para definir bem as cores. Uma vez até te mandei um e-mail pedindo umas dicas de maquiagem(ruiva natural, pele rosada e olhos azuis, lembra?)e desde então tenho seguido suas dicas e está funcionando. Estou até usando sombras agora. haha!

    Como eu te disse, tenho sérios problemas com cores porque sou colorida demais naturalmente. Por causa disso, muitas vezes acabo escolhendo o pretinho básico ou cores mais escuras. Acho que pelo esquema, minha paleta de cores está entre o primavera e o inverno. Vou experimentar roupas nessas cores nas próximas vezes, quem sabe fica bom né?

    Parabéns de novo pelo excelente post. Beijos!!!

  15. Tairine    14/08/2009 - 15h17

    Muito bom este post Moça! =)

    Sou inverno e logo de cara me identifiquei com as cores! ^^

  16. Priscilla Oliveira    14/08/2009 - 15h28

    Um dos melhores posts que eu li nos ultimos tempos aqui na internet. adoreiii, exatamente o que eu procurava. hehehe

    Beijao

  17. Miss Lexotan 6mg (Lulu)    14/08/2009 - 15h29

    Excelente post, Lu!!!
    Sou inverno (já sabia, mas agora confirmei de vez!), aaaaamo preto, chumbo, roxo, vermelho-cereja…

  18. Camila    14/08/2009 - 15h34

    Uhmm, inverno!
    Mas vou tentar ‘migrar’ pro Outono… gostei das cores e daria uma mudada (:

  19. Karina Muniz    14/08/2009 - 15h34

    Amei o post!
    Sempre quis saber meu tipo mas ficava em dúvida, descobri que definitivamente sou outono!
    Como vc, eu tb acabo comprando sempre as mesmas cores, intuitivamente… agora sei o porquê! São as que ficam bem em mim realmente, não é só questão de gosto.
    Por exemplo, eu amo aquele vestido amarelo longo (com um decote nas costas que é um arraso) que a Kate Hudson usou no filme “Como perder um homem em dez dias”, mas nunca consegui comprar um desse tom, nem mesmo mandar fazer! É porque ficou lindo nela, mas em mim nem pensar…
    Valeu Lu!
    bjs

  20. Gabi    14/08/2009 - 15h35

    me senti tudo, sabe ?! fiquei meio perdida, mas acho que dá pra ter uma idéia do que seguir.
    eu tenho umas apostilas e lá tem uma técnica bem legal pra sempre quem é o que, vou ver se poso lá. é legal.

    beijos

  21. Dry di Moraes    14/08/2009 - 15h57

    Eu amoooo preto, mas ultimamente tenho ousado nas “outras cores”, e até tenho gostado.. mas antigamente, eu entrava na loja e ja perguntava :” o q vc tem no preto?” ….

    Comprei um vestido estampado ha umas semanas e fiquei de caaaaaara.. me senti taaaaaao bem nele.. alegre, beeem veraozao.. o bofe olhou pra mim e disse :”amorrr.. ce ta mais alegre parece.. sei la” olha sooooo

    homem tbm saca dessas coisas.. hihihihih

    adorei o post

    parabens Luuu

  22. Milena Lima    14/08/2009 - 16h00

    Oi Lu!
    Adorei esse post.
    Agora eu sei que definitivamente sou da palete inverno. As fotos das celebridades ajudaram muito.
    Agora vou ver se dou um tempinho no roxo neste próximo verão.

    Bjos!

  23. Thaís Takesawa    14/08/2009 - 16h11

    Muito legal o post, Lú… Parabéns, suuuper criativo e ajudou pra caramba…
    Adivinha só: Sou inverno tbm! No começo me senti perdida com o post, mas depois ao ver a paleta de inverno, vi que a maioria das minhas roupas eram exatamente daquelas cores…
    Sou descendente de Japonês e tenho a pele amarelada e o cabelo preto, cores pastéis sempre ficam apagadas em mim… Agora eu sei o por que! hahaha~~ Beeeijos.

  24. Tassia    14/08/2009 - 17h00

    Que ótimo post! Se eu não fiz errado, sou verão-inverno… huhuahuauhauauh será que pode?
    BeijoS!

  25.     14/08/2009 - 18h17

    Lú,
    Amei o post! Veio bem na hora exata em que estou num momento “repensando o guarda-roupa” e esta paleta de cores ajuda demais!!!
    No começo fiquei meio perdida, pois sou loira de olhos cor de mel, mas não sou nada pálida, tenho a pele super rosada..mas qualquer tiquinho do sol fico com um tom dourado…hihihi
    Anyway, acho que sou primavera, mas minhas roupas transitam também nas cores do inverno… com isso em mãos vou prestar mais atenção nas compras :)
    beijinho

  26. Karla    14/08/2009 - 18h28

    Maravilhoso post! Estou com a Tassia … sou verão-inverno , kkkk será que está certo?
    Bjks!

  27. Gabriela    14/08/2009 - 19h26

    Caraaaaaaaaamba Lu, tu arrasa DEMAIS nos teus posts, e o melhor, faz isso diariamente.
    Tô me viciando já… a primeira coisa que faço quando entro na net é dar uma passada aqui! =D E adoreeeeei a nova roupagem com mais caracteristicas e fotos sua! o/
    beijão
    :*

  28. Nati Vozza    14/08/2009 - 20h10

    Lu, INCRIVEL esse post, eu aprendi sobre colorismo na faculdade de moda,mas você explicou tão fácil, que acho que aprendi com vc…kkkk
    Amey o post e vou linkar esse post no meu blog, ok por vc?
    Parabéns pelo blog.Adooouro!

  29. paula    14/08/2009 - 20h27

    olá! lendo o post, lembrei que, hj, ao ver uma menina na rua, descobri uma combnação d cores incrível! verde e vermelho! nunk tinha parado pra pensar em como combinam! rs bjosss e sucesso aí no blog!

  30. cris    14/08/2009 - 20h54

    Nossa quero cores de inverno no verão no outono e na primavera…fala serios cores td d bom…

    bjusss

  31. Marcela    14/08/2009 - 20h59

    Adorei o post, Lu! E eu descobri que sou muito inverno! Só uso essas cores que destacam bem o contraste com a pele!

    Beijinhos

  32. Karla Lopes    14/08/2009 - 21h09

    Hum, acho que eu me encaixo na Primavera!
    Gostei de algumas cores…
    Sempre que vou em alguma loja comprar roupas, sou atraída por tons pastéis ahuahuhua
    beijoos

  33. A Chata    14/08/2009 - 22h48

    paula: olá! lendo o post, lembrei que, hj, ao ver uma menina na rua, descobri uma combnação d cores incrível! verde e vermelho! nunk tinha parado pra pensar em como combinam! rs bjosss e sucesso aí no blog!

    Paula, verde e vermelho são cores complementares! Ficam muito bem juntas, mesmo =) Olha as combinações de complementares aqui: http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/cores4.jpg

  34. Giselle    14/08/2009 - 23h44

    Legal, eu sou inverno e a paleta tem super a ver comigo e com o meu guarda roupa. Minhas cores preferidas, inclusive, são vermelho, roxo e cinza.

  35. Soraya Teixeira    15/08/2009 - 00h29

    Lu, esse post ficou muito bom mesmo! Eu também já tinha observado que deixava de usar muitas cores porque minha pele é MUITO amarelada. Algumas cores simplesmente “morrem” em mim. Parabéns!

  36. Lilian    15/08/2009 - 21h37

    Também sou inverno! Adorei a paleta de cores e as fotos das celebs! Vou começar a reparar mais no que fica ounão bem em pessoas inverno…

  37. camila    16/08/2009 - 01h04

    ahhh queria ser todas as estações do ano! ssrsrsrsrsrrss

    beijossss

  38. Dani Amado    18/08/2009 - 09h24

    A análise de cores sazonal já existe há algum tempo, e só considera a dimensão de temperatura, e tem como princípio que todos os tons de pele podem ser classificados em quentes ou frios. No entanto, muitos tons de pele não podem ser classificados desta forma, tornando esta análise um pouco imprecisa. A análise de cores sazonal expandida engloba os tons entre os 4 tons tradicionais, primavera, verão, outono e inverno, reconhecendo os tons neutros – Aqueles que não são nem quentes e nem frios. E pelo menos 2/3 das pessoas são neutras.
    A Estillo faz esta análise expandida e vale super a pena!

  39. Daniela Braga    28/08/2009 - 10h05

    Oi Lu! Que legal sua página. Gostei do post de cores. Eu costumo fazer teste de cores em clientes…realmente acho que a sua pele é de inverno….mas muitas vezes a gente se engana, viu? A pele é fria, mas de repente pode tender para o verão. Vc já fez um destes testes? Te indico! beijão e parabéns. Vc tem muito bom gosto e é linda.
    Dany
    (www.danybefashionweek.blogspot.com)

  40. Maristela    29/06/2010 - 15h00

    Muito bom, já tinha visto muito rapidamente este post mas acabei esquecendo de anotar o endereço para poder ler novamente com mais calma,e hoje acabei encontrando e descobrindo que sou Inverno, me ajudou muito.

    Obrigada.

  41. […] Gaga fica linda com o Viva Glam Gaga, parece que foi feito pra ela, né? É porque foi, amiga. Vou linkar de novo aqui um post da lindinha da Lu Ferreira. É sobre o tipo de pele, mas dá pra resumir assim […]

  42. […] evitar: Conheça sua cartela de cores antes de se jogar nas da estação. Esse post da Chata de Galocha vai te ajudar a fazer isso. Lembre-se que após verificar a cartela de cores do seu tipo de pele e […]

  43. Christian Amaral    03/10/2013 - 12h13

    Parabéns pelo post! Muito completo.
    Essas paletas voce tirou de onde?
    São as paletas oficiais de teste de coloração pessoal?
    Beijos!

  44. Telma    19/02/2014 - 18h21

    Lu.. tem certeza que vc n. é primavera, não??

    to jurando que é.

    bjos

    O post veio numa pesquisa da internet.. e n. pude ficar sem comentar.

  45. Claudia Machado Tostes    29/11/2015 - 12h37

    Lu bom dia!

    Eu achei interessante a paleta para peles morenas e gostaria de colocá-la no meu blog e no meu face, para eu ficar vendo quando precisar me balancear com as melhores cores para minha pele, mas se você sentir invadida eu excluo, obrigada!

  46. Gi    08/05/2016 - 21h51

    Sou outono e amei a minha paleta!!!

  47. […] melhor post que encontrei explicando sobre o uso de cores foi esse aqui da Chata de Galocha, ela explica bem cada estilo de paleta de cores. No meu caso que tenho o cabelo escuro e a pele […]

  48. Ana    03/09/2016 - 12h28

    E as pardas, mulatas, negras? São todas as estações ou nenhuma?

    • Lu Ferreira    06/09/2016 - 14h06

      Ué gente, é só seguir o quiz do post…

    • Morena Barbosa    07/10/2016 - 07h18

      Pois é, sempre acontecem generalizações a respeito de mulheres de pele negra, mas, na verdade, elas podem cair em qualquer estação, em vez de apenas inverno e outono, como muitas analistas acabam fazendo.

      Se a pele é muito escura, tipo Alek Wek, a chance é grande de ser inverno (e, quando mais escura, maior a chance de se dar bem com as cores mais vibrantes – ex.: Lupita de pink ou de turquesa), mas há uma enorme gama de tons e temperaturas de pele negra que não harmonizam bem as cores frias e intensas.

      Se a pele é um pouco mais clara, é possível perceber mais nitidamente a diferença de subtons. Quando pende para um fundo mais doce de leite, o subtom é quente; quando pende para a casca de coco (aquele marrom mais acinzentado), o subtom é frio.

      Aí, é preciso distinguir outros aspectos, por exemplo a profundidade (maior ou menor contraste entre os elementos, como olhos, pele, cabelo, lábios).

      Dois exemplos de mulheres negras que não são inverno nem outono são Rihanna e Beyoncé.

      Rihanna é, para surpresa de analistas que estudaram pouco, verão suave, porque tem um subtom frio e pouco contraste, além de um mínimo toque quente que permite que alguns tons de marrom lhe caiam bem: há aquele aspecto acinzentado (e levemente rosado), e, naturalmente, os cabelos dela não contrastam com o rosto e os olhos (o natural dela é um castanho claro). Unanimemente, os analistas de cores acharam uma má escolha a cor preta que ela tascou no cabelo na época de Umbrella (que a puxaria para o inverno e forçando um contraste que ela não segura). Ela também não fica bem em cores berrantes; as cores mais “lavadas” e acinzentadas ficam MUITO melhores nela. Veja fotos dela usando jeans claro, rosa bebê ou marrom coco com fundo cinza, e tente duvidar que ela fique mais harmônica do que quando usa roxo ou pink.

      Beyoncé, como o post da Lu mostrou, é primavera, porque tem aquele subtom de doce de leite, mas harmoniza melhor com cores mais claras e mais saturadas (vibrantes). Vi um post num blog que comparou, lado a lado, ela usando um verde musgo (outono) e um verde garrafa (primavera), e a diferença era CLARÍSSIMA. Mas acho que ela é primavera pura, que tem como paleta irmã a outono puro, daí a possível confusão. Agora, que a cor preta fica péssima nela, isso é bem claro: drena toda a luminosidade da pele dela. Já Solange, que é inverno, fica linda de preto.

      Se estiver buscando referências negras para as estações, pesquise no Google Imagens pelos nomes das estações em inglês, que encontrará mais facilmente.

Apegada. Primeiro café no Studio! Vanilio, claro kkkk 😋
Mais sobre Moda