Carregando...
Lifestyle

Help: palavras para novas blogueiras

01.12.2009
Lu Ferreira

Me considero  uma blogueira experiente (eu disse experiente, só, tá?). Não apenas pelo Chata de Galocha, mas porque tenho blogs desde os meus 13 anos… Ou seja, são mais de 10 anos de buscas por novidades, procurando ideias para posts e fazendo amizades virtuais… E como recebo diariamente muitos e-mails pedindo ‘dicas” para novos blogs, resolvi registrar aqui o que acredito que seja interessante para novas blogueiras. Espero que possa ser útil!

O conteúdo

Li um artigo muito bacana outro dia… Ele usa uma metáfora engraçada: “Imagine que você se levante no meio da praça de alimentação do shopping e simplesmente comece a falar. As pessoas iriam prestar atenção em você? O máximo que iria acontecer seriam alguns olhares de estranhamento, e várias pessoas pensariam que você é um doido…”. Pensa comigo, isso não faz super sentido quando a gente começa um blog? Criamos um espaço e simplesmente começamos a falar, falar… Com o nada!! O que faz com que o resto do mundo preste atenção é a relevância daquilo que dizemos, ou como o autor desse artigo fala, “falar para o ouvinte e não com o ouvinte”… A tradução é meio duvidosa (eu que fiiiiiz, heheh), mas no fim das contas quer dizer que não adianta nada você falar um monte de coisas que não acrescentam nada ao seu público… Blogs bons, que têm sucesso e público fiel, são aqueles escritos por quem tem o que dizer, e que também sabem como dizer.
É difícil um blog ser considerado bom se não tem conteúdo próprio, apenas reproduções… Pense se você compraria uma revista que reúne “o mais legal das outras revistas”… Por isso ninguém lê blogs que apenas repetem o que já foi visto à exaustão por aí… Já tive que muitas vezes descartar um post prontinho, por perceber que aquele assunto não seria mais relevante, pois já havia sido postado em vários outros blogs!
Nem todo mundo tem que ter blog! Exige dedicação, tempo, pesquisa, muita paciência!!! Você não estará inspirada todos os dias, existirão momentos em que o trabalho vai te tomar um tempão, você vai receber comentários grosseiros, propostas ridículas e releases desconexos. Mas se ainda assim achar que vale a pena…

Preocupe-se com o design.

Nada adianta um bom texto se ele estiver em letra amarela aplicado no fundo preto. Ou em uma coluna estreita demais. De nada vale uma imagem incrível se ela tem apenas 400 pixels de largura, ou está desfocada, ou distorcida. Grande coisa se o seu blog tem um nome legal, mas o topo é uma imagem que afasta os leitores.
Ou seja: design é parte importante de um blog. Hierarquizar as informações, destacar o que se deve e de maneira agradável, editar fotos e criar um blog interessante e coeso visualmente é tão importante quanto criar bons textos. Não é a toa que todo blog que começa a ganhar acessos logo passa por uma “repaginada”!

Seja educado, pelo menos!

Se você pensou em tudo, escreve posts incríveis, atualiza seu espaço todos os dias e mesmo assim quase ninguém lê o que você escreve… Tenha paciência!! Leia os posts da Camila e da Paula sobre etiqueta blogueira, e lembre-se que assim que seu blog começar a ter visitas, ele também terá muitos comentários. E e-mails. E você deve respondê-los!!! Se você quer se comunicar com as pessoas, saiba que elas também vão querer se comunicar com você… Afinal, não foi pra isso que você criou um blog??

88 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ANDRÉA PROFETA QUEIROZ    01/12/2009 - 20h19

    Lu, estava passando aqui no seu blog e de repente vem seu novo post.
    Engraçado que estava pensando a algum tempo sobre isso e ensaiando um blog, para começar!
    Será o primeiro, acredita!
    Comecei a me interessar a alguns meses (+ ou -4 meses) e acabou virando vício. Agora todo dia entro na internet e do uma olhada no que já achei de interessante! E já fui bastante influenciada por vc!!! Depois conto mais de minhas descobertas. Este é meu primeiro comentário!!! Ainda não to acostumada com a linguagem daqui sabe!!! Bjos e parabéns!!!

  2. Mi    01/12/2009 - 20h25

    adorei lú. e a medida que fui lendo fui vendo o tanto que o seu blog é tudo de bom que vc descreveu pra ser um bom blog =DD atrai minha atenção todo dia (umas 4x por dia pra ver se tem algo novo)… tem muitos aí que precisam disso =D

  3. Mi    01/12/2009 - 20h27

    e outra coisa: já tive um blog quando tinha 16 anos, adorava ficar postando e criando layouts (tá certo esse “s”?) diferentes, e vc anda me influenciando a criar um nessa nova fase da minha vida que vem no próximo ano (já estou com planos e com meu personal designer exlcusivo vai ficar mais fácil hihiihhi), e quero umas dicas sua pra ver o que vc acha (mais dicas rs).

  4. Bianca    01/12/2009 - 21h16

    A Camila do GE não responde comentários. Eu sei que ela recebe muitos comentários, mas ela poderia responder as dúvidas pelo menos.
    A única vez que eu vi ela respondendo, foi quando alguém chingou ela num comentário, aí ela respondeu pra essa pessoa, e deixou as outras 40 pessoas sem nenhuma resposta. Achei muito feio da parte dela, apesar de adorar o blog.
    Beijos

    • Mariana    07/02/2011 - 19h30

      Oi!! Bom, não sei quanto aos comentários, mas sei que os e-mails ela responde rapidinho! Mandei umas duas vezes e-mails pra ela e a resposta foi super rápida e simpática!!

      Beijinhos!!

      http://mmansur.blogspot.com/

  5. Talita U.    01/12/2009 - 21h17

    Lu, disse tudo!!
    Não tenho blog exatamente por não disponibilizar de tempo suficiente para mantê-lo digno, pois acho que já que é para fazer… que seja bem feito!!
    Mesmo não tendo um, gosto bastante de acompanhar vários blogs, mas alguns novos têm decepcionado por serem exatamente como você falou… “não têm conteúdo próprio, apenas reproduções…” Que credibilidade então nós, leitores, iremos dar a um blog assim?! Nenhuma!!
    Poi isso adorei o post!!! Acho que vai ajudar muitos a reavaliarem o que estão fazendo!

    Bjos! =)

  6. Marcela    01/12/2009 - 21h23

    nossa, Lú adorei o post! Concordo muito com tudo o que vc falou…afinal, eu acho que o objetivo do blog é não só informar, mas achar um jeito de se relacionar com os leitores trazendo algo a mais. De anda adianta repeteco, isso a gente já vê todos os dias nos jornais da vida, não é mesmo?

    beijinhos

  7. Gabriella Breder    01/12/2009 - 21h24

    Lú, achei muito interessante e válido o seu post! Tomara que as “iniciantes a blogueiras” percebam a sutileza dessas dicas… Eu sei que algumas palavrinhas na blogosfera são como gírias na linguagem coloquial “do mundo real”, mas não dá para suportar quando algumas pessoas usam de modo indiscriminado alguns jargões bloguísticos, como “phyno”, “creuza”, “bapho”, entre outros. Tem que ter estilo para fazer isso… e são poucas! (nem precisaria falar quem tem, né?!)
    Desculpe-me essa sessão desabafo, mas no ambiente virtual a naturalidade e autenticidade também devem ser valorizados. =)

  8. Luly    01/12/2009 - 21h34

    MUITO BOAS AS DICAS…
    a final, é isso mesmo, eu criei meu blog no ano passado,e quando a gente começa, não sabe que futuro o babado vai ter, se alguém vai lar aquilo e se, mesmo que leia, vai recomendar o seu artigo para alguém..
    e então, eu já recebo emails, comentários e já conheço algumas seguidoras que sei que sempre visitam o meu espaço…
    http://justr-ize.blogspot.com

  9. Vívian Galindo    01/12/2009 - 21h39

    Oi Lú! É a primeira vez que venho aqui no “Chata de galocha”… Tenho que confessar que amei!
    Adorei as dicas do post, vou coloca-lás todas em prática, tenho um blog desde agosto/2009 e estou apaixonada pela experiência.
    Agora que conheci seu cantinho, vou te visitar sempre!
    Se tiver um tempinho passa lá no meu blog e me fala o que achou. Vou amar receber críticas suas.

    Beijo grande.

    http://nbasico.blogspot.com

  10. Mara Pusch    01/12/2009 - 21h48

    Lú sempre leio seu blog e falando em layout adoro o do Chata! Concordo com suas dicas e acho que ser ao menos gentil e educado com quem te lê é o mínimo que podemos fazer como blogueiras. Quanto a originalidade e furto virtual não temos muito como controlar. O que conforta é que esses blogs não vão longe!Gde bjo

  11. Nati Vozza    01/12/2009 - 21h49

    Oi Lú,
    Muito bom,mesmo!
    Assino embaixo…
    Hoje assistimos aos mesmos programas,seriados,etc… Lemos as mesmas revistas, livros, etc… Vemos os mesmos sites, blogs, etc… A tendência é sim uma informação repetitiva (eu tbm já descartei posts MONTADOS por ver que já estava SATURADO o tal assunto!), mas o que te diferencia dos outros é como vc passa essa informação…
    Ter sua personalidade, isso para mim é o barato de um blog. Eu como leitora gosto dos blogs com mais personalidade, não simplismente aqueles que “passam o babado”. Acho que a maioria também sente isso.
    E como blogueira, tento passar minha personalidade para as minhas leitoras.
    Adorei você ter citado EDUCAÇÃO,acho até que deveria estar em negrito!hehe.
    Bom,é isso.
    Muitos beijos, e o Chata está a muito tempo em minha leitura diária.
    Bjos
    Nati

  12. Janine França    01/12/2009 - 21h59

    ai isso é fato!
    designer é tudo e ja estou pensando em cara nova para o Bióloga de Salto. As vezes fico sem inspiração por conta das coisas da universidade, mas sempre algo me reanima e continuo nos posts.

    xero valeu as dicas

    aproveito que para convidar para o promoção la no Bióloga http://www.biologadesalto.blogspot.com

  13. Ka Lopes    01/12/2009 - 21h59

    Ótimo post Lu! Eu acho que estouy fazendo certo com o Hey Cute, já que tenho um nº bom de visitas, pessoas que sempre marcam presença por lá e ah, você também já comentou lá uma vez. Então, devo está mesmo no caminho certo!
    Um beijão você querida!

  14. Marina    01/12/2009 - 22h15

    Oi, Lú, tudo bem?
    Eu acesso o Chata todos os dias e o post de hoje foi excelente.
    Também tenho um blog sobre música, e achei super legal a dica do fundo preto com a letra amarela.
    Na verdade, o meu tem fundo preto e a letra é VERMELHA! uahuahauha
    E eu que tenho astigmatismo estou tendo dificuldades para ler o meu próprio blog.
    Tinha pensado em mudar, mas não queria essa perder o look “rock ‘n roll”.

    Bem, sua dica foi valiosíssima. Vou pensar em outra coisa! eheheheheh

    Besos!

  15. Carlinha    01/12/2009 - 22h29

    amei as dicas

    bjosss

  16. Ka    01/12/2009 - 23h09

    Lu,
    Concordo totalmente com o que você escreveu. ACho também que o principal de um blog é mostrar o que você acredita sem copiar tudo o que sai por aí. Comecei um blog há 3 meses por pedido dos meus amigos que sempre adoravam as minhas dicas de viagens e moda. Hoje tenho um retorno super bacana e lamento nao ter mais tempo pois se pudesse, passaria o dia escrevendo.
    Bjs
    Ka
    http://katiaouang.blogspot.com/

  17. Mica Kodama    01/12/2009 - 23h21

    Estou abrindo um blog com uma amiga e seu post me ajudou demais…amey!!!bjs

  18. Elida    01/12/2009 - 23h49

    Gostei muito do post Lu, eu sou nova por aqui, mas me esforço para sempre melhorar…Acho isso, tudo pode ser uma bela brincadeira e o crescimento… no geral (texo, arte, criatividade. etc. etc.) vem com o tempo (ninguém começa sabendo) daí depois vem as pesquisas etc. etc… Nem sempre a intenção é copiar, ou propagar, é simplesmente falar. E moda é isso tb, repete, bomba…é meio igual, por isso é MODA.
    Valeu.
    bjokas,
    Elida

  19. Susie    02/12/2009 - 01h17

    Oi Lu,
    Adorei as dicas do post. Eu acabe de habrir meu propio blog mais ten momentos que e dificil fazer post todos os dias. Desculpa pelo meu portugues.So uma Americana/Boliviana morando no Brasil. E adore seu blog:)
    Kisses

  20. Franciele    02/12/2009 - 01h32

    Lu, leio seu blog diariamente, me identifico com ele. Acho incrível como vc faz tudo com excelencia.. Isso não é pra todo mundo. E como vc mesma disse é necessario dispor de tempo e dedicaçao.. Parabéns pelo blog.. adoroo.. hehe

    Obs: Depois que conheci seu blog, vários outros pra mim perderam a graça :p

    Beijos e sucesso sempre!!!

  21. Nanda Sales    02/12/2009 - 01h34

    Oi Lu, sou leitora assídua do chata, mas nunca comento. Acho interessante que você segue exatamente esses mandamentos que vc disse pra um blog de sucesso e o resultado é que seu blog é um sucesso. Além do layout lindo, texto bom e muitas novidades, acredito que o SEU segredinho de sucesso é realmente a EDUCAÇÃO & SIMPATIA em ser atenta com quem deixa comentários, apesar de nunca ter feito, as vezes vejo blog de pessoas que comentam no seu e vejo seu comentário lá.
    Eu não sigo a linha de blog de moda, o meu é do estilo tempo antigo, substitui o “querido diário”, mas nao deixo de ser atenciosa com meus poucos leitores, confesso que seu blog e os que voce indica tem sido minha principal fonte de informaçao quando o assunto é moda.

    um abraço sincero e meus parabéns!

  22. klecia    02/12/2009 - 02h01

    Você disse tudo, como sou nova nesse mundo, valeu pelas dicas.
    Agora de fato o pior dos blogs é quando agente faz uma pergunta e não é respondido.
    Bjocas amore!

  23. Mariana    02/12/2009 - 03h50

    Lu, eu me encaixo no time das novas blogueiras, mas acho que nem só pra nós, novatas nesse mundo, tem dicas.

    Tem mta blogueira por aí que não responde comentário, email e ainda dá piti pq tem gente perguntando coisas… Vc sempre me respondeu, desde antes do meu blog como agora… mas acho qeu com o tempo e sucesso, algumas blogueiras ficam mto nas nuvens!

    Beijos!


    Paetês & Cia

  24. Natie    02/12/2009 - 08h08

    Oi, Lu!

    Sou de BH tb e fico super orgulhosa todos os dias quando venho nesse blog. Já tem uns meses que passo aqui todos os dias… Mas não comentava porque meu blgo ainda não tá no ar, mas hoje eu não resisti, o assunto é por demais atraente pra ser comentado….

    Tenho blog há uns 7 anos e sei bem o que é. Já tive blog famosinho mas também já falei pro nada.. Na verdade, quando meu blog foi mais famoso eu estava fazendo vestibular, então tive que largar tudo. É triste perder seus leitores, acabar esquecendo o endereço dos blogs que eu gostava de visitar… Mas agora que entrei na rotina estou voltando de novo.. Daqui uns dias estou no ar novamente!

    É bom saber que tem gente bacana assim bem pertinho de mim!

    Beijos!

  25. Dani    02/12/2009 - 08h38

    Fala serio??? Vc arrasou com esse post!
    Super amei! Super adorei!

    Demais de bom!
    Beijossssss

  26. A Chata    02/12/2009 - 09h42

    Mariana: Lu, eu me encaixo no time das novas blogueiras, mas acho que nem só pra nós, novatas nesse mundo, tem dicas.Tem mta blogueira por aí que não responde comentário, email e ainda dá piti pq tem gente perguntando coisas… Vc sempre me respondeu, desde antes do meu blog como agora… mas acho qeu com o tempo e sucesso, algumas blogueiras ficam mto nas nuvens!Beijos!Má
    Paetês & Cia

    Má, acho que cada uma tem um estilo, né? Eu realmente acredito nessas coisas que falei, e tento mesmo seguir, mas confesso que de vez em qdo pode ficar algum e-mail mega atrasado ou mesmo esquecido no meio dos que chegam… mas aí é falaha minha, sempre morro de vergonha qdo alguém comenta que mandou um email/msg e eu não respondi!!

  27. Paula    02/12/2009 - 09h48

    Conheci seu blog ontem e achei muito legal, principalmente por ter informações de BH.
    Tem como receber os posts por e-mail?
    Eu procurei, mas como sou suuuuper leiga, pode ser que não tenha visto…rs

  28. Rayra    02/12/2009 - 09h52

    Oi, Lú!!!

    adorei as dicas, estava mesmo precisando!!

    esse não é o meu primeiro blog, já tive alguns, mas ainda não sei como funciona muito bem.

    xero!

  29. Josiely Chaves    02/12/2009 - 10h02

    Lu…
    Adoro… esse seu jeito… gostaria muito de fazer um blog, so que o meu tempo nao permite, entao prefiro apreciar o seu e os que vc lança.
    Muito obrigada por vc ser esta pessoa tao humilde e que parece ter uma mente incrivel…
    Te visito todos os dias…e vou continuar…
    Adorei saber que vc é casada, pois algumas mulheres depois que casam se acomodam e naum faz mais nada… eu sem te connhecer adoro o que vc posta… é muito interessante…
    um abraço e ate amanhã…
    Ahhhh, ja rolou o amigo secreto??Quero saber que vc tirou….bjim

  30. Maria Aparecida    02/12/2009 - 10h06

    Cara Chata,

    achei muito sintomático você dar esse apoio às marinheiras de primeira viagem, depois que uma das “blogueiras” (Angel do Blog http://muitorimelpoucobatom.blogspot.com/) escreveu sobre o post “O reinado dos Blogs” (http://laranjaelima.blogspot.com/2009/11/o-reinado-dos-blogs.html) do blog laranjaelima.blogspot.com. Seria isso uma “meaculpa” por você quase não responder nenhum comentário ou pergunta das suas seguidoras? Ou por você se achar demais?

    Não acredito que vá postar esse comentário, mas acho que deveria dar o crédito a quem merece, como fez a sua amiga e colega Blogueira, Angel.

    Abaixo às panelinas.
    Maria Aparecida.

  31. ana    02/12/2009 - 10h17

    hunnn adorei!!! já que sou marinheira de primeira viagem (organizando meu blog) vou colocar essa materia nos meus favoritos, dicas legais!! ;)

  32. Elaine    02/12/2009 - 10h26

    Lu!post nota 1000… concordo com alguns comentários sobre não responder e-mails; comentários, vc relamente responde, tá certo que te enviei um e-mail faz um mês, vc não me respondeu :/ mas eu acho que deve ter dado algum probelma no envio, mas eu te perdoo viu? ehehehehe, pois, o primeiro e-mail eu nem esperava de vc me responder tão rápido!Mas tem doan de blog que REALMENTE não responde e já vii muitas darem chiliques por conta de uma cobrança ou outra, tem coisas que ninguém precisa ler e ficar sabendo né Lu?
    Ah! a propósito vc conhece isso: lookbook.nu ?
    Achei bem bacana pra visitar e dar uma olhada nos looks do povo!
    bjooo linda!

  33. Janaina    02/12/2009 - 10h34

    Meniiina, disse tudo!
    Eu sempre quis ter um blog, mas é uma vontade que dá e passa… Isso porque eu sei que não é pra mim hahaha! Inclusive, admiro muito vocês blogueiras (as de verdade, viu?!) que são extremamente competentes e pacientes. Lembro de uma vez que eu mandei alguns emails pra um blog (iniciante ainda) querendo tirar dúvidas sobre o post e eu fui completamente ignorada hahaha
    Não que seja obrigação responder, mas quando o leitor percebe o interesse também do blogueiro, acaba criando uma confiança e vontade de voltar e ouvir o que ele tem a dizer.

    E finalmente… Parabéns, você é ótima! =)

  34. Karollayne    02/12/2009 - 11h21

    Ótimas dicas! Não são só para as novas, pq tem umas e outras (“antigas”) que se acham bastante! Só o fato de ter todo o carinho de responder as perguntas, acho isso demais! Parabéns pelo blog, vc é super fofa e merece mto mais sucesso!

    Bjos (;

  35. A Chata    02/12/2009 - 11h28

    Maria Aparecida: Cara Chata,achei muito sintomático você dar esse apoio às marinheiras de primeira viagem, depois que uma das “blogueiras” (Angel do Blog http://muitorimelpoucobatom.blogspot.com/) escreveu sobre o post “O reinado dos Blogs” (http://laranjaelima.blogspot.com/2009/11/o-reinado-dos-blogs.html) do blog laranjaelima.blogspot.com. Seria isso uma “meaculpa” por você quase não responder nenhum comentário ou pergunta das suas seguidoras? Ou por você se achar demais?
    Não acredito que vá postar esse comentário, mas acho que deveria dar o crédito a quem merece, como fez a sua amiga e colega Blogueira, Angel.Abaixo às panelinas.
    Maria Aparecida.

    Cara Maria Aparecida,
    Não entendi seu ataque ou comentário. Fui ao blog citado (não conhecia…) ler o post, e sinceramente não me senti nem um pouco ofendida por ele, afinal tenho uma lista imensa de links por aqui e sempre que posso ajudar alguém, ajudo. Aliás, esse foi o intuito desse post, já que recebo mesmo um monte de pedidos de ajuda por email e nem sempre posso olhar caso a caso.
    E não sei daonde vc tirou que não respondo comentários ou e-mails. Como já falei (respondendo um comentário desse post, olha só!), claro que posso deixar algum email esquecido, afinal são mais de 100 por dia… mas sempre me esforço para não deixar ninguém sem um feedback, até mesmo quem não merece…

  36. Angel    02/12/2009 - 11h51

    Oi Maria Aparecida e Lu,

    Obrigada Maria pela citação mas só gostaria de esclarecer que não fiz o post para atacar qualquer colega que fosse.
    Admiro muito o trabalho de todas, quem começa e quem já está há mais tempo.
    O importante é encontrar o seu caminho e se sentir bem nele como desabafei lá.
    Espero que vocês entendam o post apenas como um desabafo sem críticas ou modos de fazer.
    Obrigada Lu mais uma vez por me linkar no teu blog e deixar o teu espaço sempre aberto para discussões saudáveis!
    :*

    A Chata:
    Cara Maria Aparecida,
    Não entendi seu ataque ou comentário. Fui ao blog citado (não conhecia…) ler o post, e sinceramente não me senti nem um pouco ofendida por ele, afinal tenho uma lista imensa de links por aqui e sempre que posso ajudar alguém, ajudo. Aliás, esse foi o intuito desse post, já que recebo mesmo um monte de pedidos de ajuda por email e nem sempre posso olhar caso a caso.
    E não sei daonde vc tirou que não respondo comentários ou e-mails. Como já falei (respondendo um comentário desse post, olha só!), claro que posso deixar algum email esquecido, afinal são mais de 100 por dia… mas sempre me esforço para não deixar ninguém sem um feedback, até mesmo quem não merece…

  37. beca    02/12/2009 - 11h58

    Adorei Lú e o que você falou é tudo 100% verdade e é bem difícil tentar achar meios novos, assuntos novos, um jeito de escrever que se destaque! O que nós temos que fazer é trabalhar meeeeeeeeeeesmo hahahah Brigada pelo post, Lú.. me ajudou muuuuito! Sou apaixonada pelo seu blog rsrs beijinhos, beca

  38. Anne Raysa    02/12/2009 - 12h35

    Falou tudo!
    Tenho blogs há quase 10 anos também, e sempre adorei essa ferramenta de comunicação!
    Blogs pra mim são um dos veículos de informação mais importantes pra mim. Tudo que quero saber, encontro nos blogs. Essa relação aproximada de quem posta e de quem lê é o que faz o sucesso dessa mídia!
    Adoro o chata, não comento sempre, mas leio todos os posts. O que falta nas pessoas é elas saberem que pra postar é preciso, antes de mais nada, aprender, e quando eu digo aprender, eu me refiro a tudo ao que o blog se relaciona (e o blogueiro também).

    Parabéns pelo post. Sei que meu comentário ficou um pouco confuso, mas é que tô com um tico de pressa (:

    Beijos!

  39. Pinkinellas    02/12/2009 - 12h57

    Que lindo o layout do glamour paraguaio, adorei. Você poderia me dar o link Lú Ferreira ?
    Ah e dá uma olhada no meu blog e vê se está legal, dá sua opinião lá, dicas pra eu e tals!
    Eu sou sua leitora a pouco tempo, mas eu gosto de você Lú, apesar de ser uma chata de galocha, hahaha, brncadeira, você é D+ srta Lú!
    Adoro aqui viu?
    Obrigada ein.
    BOOOA QUARTA.

  40. Élida    02/12/2009 - 14h03

    Oi Lú… Caramba! Comentei com uma amiga minha que você lê pensamentos,acredita que ontem nós conversamos sobre as coisas legais de ter um blog, e comecei a sonhar em ter um meu? Mas considero complicado pensar em todos os detalhes ao mesmo tempo, né?! Vou tentar aprender mais antes de tomar coragem. Aaa querida, não poderia deixar de falar: blogueiras de sucesso como você merecem receber todo o reconhecimento, esse trabalho é lindo. Eu as adimiro muito! Beijo e obrigada por cada post. ;)

  41. A Chata    02/12/2009 - 14h05

    Pinkinellas: Que lindo o layout do glamour paraguaio, adorei. Você poderia me dar o link Lú Ferreira ?
    Ah e dá uma olhada no meu blog e vê se está legal, dá sua opinião lá, dicas pra eu e tals!
    Eu sou sua leitora a pouco tempo, mas eu gosto de você Lú, apesar de ser uma chata de galocha, hahaha, brncadeira, você é D+ srta Lú!
    Adoro aqui viu?
    Obrigada ein.
    BOOOA QUARTA.

    O GP fica aqui: glamourparaguaio.wordpress.com . Mais tarde dou um pulinho no teu blog…bj!

  42. Priscilla    02/12/2009 - 14h15

    ADORO o chata de galocha, me influenciou muito pro começo do meu blog, principalmente porque tudo que lia da “chata” se parecia muito comigo… até a Gabi da Lubis é minha amiga!!! Risosss!!! Estou me formando consultora de imagem pelo Senac e meu blog é voltado a ajudar pessoas a libertar o estilo da mulher segura que temos dentro de nós! Se puder passar no meu blog e me dar um feedback ia ficar muito feliz! bj http://maniadesaltoalto.blogspot.com

  43. Caroline Bassi    02/12/2009 - 14h15

    Belo post! Parabéns mesmo! Acesso o blog quase que diariamente e simplesmente adorooo!!! Beijinhos

  44. Laura    02/12/2009 - 14h29

    Oi Lu!
    Seu blog realmente é excelente, e já virou uma referência! =)
    Muito boas as dicas, ainda mais que acabamos de inaugurar um brechó online.
    Se puder, dá uma olhada lá:
    http://lepetitb.blogspot.com/

    Bjos, até mais!

  45. Annina    02/12/2009 - 15h57

    Mariana: Lu, eu me encaixo no time das novas blogueiras, mas acho que nem só pra nós, novatas nesse mundo, tem dicas.Tem mta blogueira por aí que não responde comentário, email e ainda dá piti pq tem gente perguntando coisas… Vc sempre me respondeu, desde antes do meu blog como agora… mas acho qeu com o tempo e sucesso, algumas blogueiras ficam mto nas nuvens!Beijos!MáPaetês & Cia

    Assino embaixo!
    Tem muito blog que se dá importância demais.
    Muito mais do que, na verdade, tem.
    Você já viu alguma revista falar mal de seus leitores?
    Mas fico feliz em perceber que o público da blogosfera tbm é exigente.
    Blogs cheio de não-me-toques, não dá!
    Torne-o privado, então, né?
    Ai, como me cansa…

    Lu, post muito bem colocado.
    Super destaque para o último parágrafo! :)

  46. Isa Resende    02/12/2009 - 16h42

    Parabééns, Lú! Cara c escreve bem demais! A conclusão deveria ser… façam tuuudo o que eu faço aqui no Chata (sem plágios, como vc disse tem que ser relevante) e terão um blog de sucesso!

  47. Cris Chagas    02/12/2009 - 17h04

    Oi Lu!
    Passo há um bom tempo por aqui e sempre pesquiso blogs (meninas do oficina de estilo, mariah, garotas estúpidas…). Fico morrendo de vontade de montar um, mas sempre caio nessa questão de “dizer algo relevante”, de “querer ser útil”, sabe?
    Mas obrigada, essas dicas valeram muito! Com certeza um norte para aspirantes e admiradoras de blogs tão caprichados! Dá pra ver que o que é feito por aqui é com o maior carinho!
    Minhas visitinhas diárias aqui sempre valem a pena, viu!

    Bjos e parabéns!

  48. Coloridas & Modernas    02/12/2009 - 19h30

    Lú, conheço esse espaçinho lindo. Sou SUPER nova na blogosfera e queria que você falasse mais um pouquinho sobre esse assunto, gostei MUITO.
    Gosto de blog e esse é o segundo, mais o primeiro nunca dava pra postar e ai deletei ele ! Queria saber um pouquinho de tudo, tipo ‘O que fazer e o que não fazer.’ e experiências boas e ruins.
    Quando puder passe no meu blog e me diga o que achou !

    Beijos :*

  49.     02/12/2009 - 19h35

    Oi Lu *-* Faz um tempinho que conheço o blogger mais a pouco tempo resolvi finalmente criar um. AMEI as dicas e queria saber um pouco mais, o que você já passou, o que fazer e o que não fazer.
    Quando puder visite o blog e me dê sua opinião ! Beijos :*

  50. Nay    02/12/2009 - 22h22

    Sempre dou um pulinho no chata de galocha, e adoro as postagens. Foi em uma dessas minhas andanças de blog em blog que comecei a gostar da idéia de criar um, e vi que não é nada fácil, e pra deixar com a nossa cara é tão dificil… Mas dicas muito boas essas que vc passou.

    Momento jabá: http://missbadiva.blogspot.com

    Ainda tô começando, mas quem sabe um dia eu chego lá!rs!
    Bjo!

  51. Fê Guimarães    02/12/2009 - 22h27

    Lu, adoreeei esse post de verdade!!
    Há um tempinho que visito o Chata todos os dias e estou amando cada dia mais!
    E realmente essa rapidez de informacão hoje em dia, tudo ao mesmo tempo, não é pra todo mundo ter sempre ideias legais e coisa diferente pra postar né!?

    Parabéns pelo blog one more time!! Haha!

    Beijinhos

  52. Ligia    03/12/2009 - 00h46

    EI Lú, cheguei por acaso ao teu Blog e o adorei! achei muito divertido e gostoso de ler! espero estar sempre por aqui vendo as novidades ;)
    beijos

  53. Bruna    03/12/2009 - 01h35

    Lu esse seu post veio na melhor hora! Estou de intercambio com minha irma e comecei a descobrir o mundo dos blogs faz pouco tempo..antes entrava em alguns mas nada muito fiel sabe?hehehe
    Hoje eh um vicio…tanto que a vontate de ter o meu cresceu e essa semana comecamos um…sem muita pretensao…mais pela experiencia e quem sabe alguem nao se interessa tbm neh?
    Parabens pelo blog…adooooro e entro all the time!
    beijinhos e valeu pelo exemplo.

  54. vanessa sato    03/12/2009 - 01h47

    oi lu
    mt obrigada pelas super dicas
    vou segui las!
    ah oq vc disse no twitter eu nao entendi,
    Alguém avisa as blogueiras newbies qcolocar endereço do blog em foto de divulgação é tipo, inútil? Se vc n tirou a foto, o crédito n é seu!!
    tem gente q poe fotos de outros blogs no blog dela??

  55. A Chata    03/12/2009 - 10h01

    vanessa sato: oi lu
    mt obrigada pelas super dicas
    vou segui las!
    ah oq vc disse no twitter eu nao entendi,
    Alguém avisa as blogueiras newbies qcolocar endereço do blog em foto de divulgação é tipo, inútil? Se vc n tirou a foto, o crédito n é seu!!
    tem gente q poe fotos de outros blogs no blog dela??

    Vanessa, eu me referia a fotos de divulgação das marcas, tipo a MAC quando lança uma nova linha e divulga um mooonte de fotos… Aí vem a bonita e coloca o endereço do blog dela por cima! Nada a ver né…!

  56. Danielle    03/12/2009 - 10h04

    Uai, Lu, engraçado que eu e minha irmã já te mandamos VÁRIAS mensagens e emails e você nunca respondeu NENHUM… inclusive oferecendo para tirar fotos do encontro, oferecendo brindes, e nem um “não, obrigada” vc pode responder… aí que é a história né, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…

  57. A Chata    03/12/2009 - 10h23

    Danielle: Uai, Lu, engraçado que eu e minha irmã já te mandamos VÁRIAS mensagens e emails e você nunca respondeu NENHUM… inclusive oferecendo para tirar fotos do encontro, oferecendo brindes, e nem um “não, obrigada” vc pode responder… aí que é a história né, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…

    Bom, se vc usou esse email que cadastrou aqui, vc pode ver nesse print que não recebi NENHUM email seu: http://lh5.ggpht.com/_A6oGJeDu0R0/SxeskL8JA8I/AAAAAAAAEJA/D7J5vlWD1gE/s800/Picture%201.png . Pode ser que o servidor tenha classificado como spam, pode ser que vc tenha digitado o endereço errado, pode ser que tenha passado batido, como já expliquei que pode acontecer… Vi duas msgs com o remetente “Carol e Dane Loures” para o sorteio do encontro, que ficam em outra pasta, e só. Esses e-mails realmente não foram lidos, apenas utilizei para sorteio das participantes na época.

  58. Danielle    03/12/2009 - 10h48

    A Chata: Bom, se vc usou esse email que cadastrou aqui, vc pode ver nesse print que não recebi NENHUM email seu: http://lh5.ggpht.com/_A6oGJeDu0R0/SxeskL8JA8I/AAAAAAAAEJA/D7J5vlWD1gE/s800/Picture%201.png . Pode ser que o servidor tenha classificado como spam, pode ser que vc tenha digitado o endereço errado, pode ser que tenha passado batido, como já expliquei que pode acontecer… Vi duas msgs com o remetente “Carol e Dane Loures” para o sorteio do encontro, que ficam em outra pasta, e só. Esses e-mails realmente não foram lidos, apenas utilizei para sorteio das participantes na época.

    Realmente o email foi esse sim, o do encontrinho…agora que vc disse que não leu, ok, mas depois que passou fiquei pensando…”que mal educada essa menina, tudo bem não querer, mas nem um obrigado ela mandou”!!! Sobre outras várias msgs, foram msgs que deixei aqui mesmo nos comments, mas nada que havia mta necessidade de responder!!

    Enfim, não estou querendo criar polêmica. Espero que não se ofenda com minha msg…mas qndo vi este post tive que comentar sobre o email…rsrs

    PS.: Por favor, tire o link pois meu email ficou publico, ok?

  59. A Chata    03/12/2009 - 11h36

    Danielle:
    Realmente o email foi esse sim, o do encontrinho…agora que vc disse que não leu, ok, mas depois que passou fiquei pensando…”que mal educada essa menina, tudo bem não querer, mas nem um obrigado ela mandou”!!!Sobre outras várias msgs, foram msgs que deixei aqui mesmo nos comments, mas nada que havia mta necessidade de responder!!
    Enfim, não estou querendo criar polêmica. Espero que não se ofenda com minha msg…mas qndo vi este post tive que comentar sobre o email…rsrsPS.: Por favor, tire o link pois meu email ficou publico, ok?

    Tirei a img do ar, ok? Só achei seu comentário meio agressivo… Eu realmente não sou uma pessoa que fala por falar, sabe, se postei isso aqui é pq acredito de verdade e tento mesmo seguir…!

  60. Danielle    03/12/2009 - 11h44

    Obrigada!!

    É que quando escrevemos a pessoa do outro lado pode interpretar de várias maneiras né, mas saiba q não quis ser agressiva…mas quis me expressar pelo q aconteceu comigo. Me desculpe, caso tenha ficado ofendida…

    bjssss

  61. […] This post was mentioned on Twitter by NatiVozza-Glam4you, Honor Marie. Honor Marie said: Help: palavras para novas blogueiras http://www.chatadegalocha.com/2009/12/help-palavras-para-novas-blogueiras/ By @luferreira […]

  62. vanessa sato    04/12/2009 - 09h05

    nossa Lu, sei q nao eh necessario te dizer isso, mas vou dizer, nao se abale com mensagens nada a ver , infelizmete por mais q vc faca sempre tera alguem p criticar e criticar, no fundo eh bom, q aprendemos tb com as criticas, outras vezes entra em um ouvido e sai pelo outro, rs.
    moro no japao, em uma pequena cidade , e tem bastante brasileiros aqui . faco parte de uma associacao q promove festa e eventos p comunidade brasileira e japonesa.e muitos vao nas festas gostam, lembram um pouquinho do Brasil, pois aqui longe da família nao facil, e outros nao vao, criticam ou as vezes vao e falam mal ate,nao entendem nosso esforco em querer alegrar a comunidade…
    qdo nao tem nada reclamam, e qdo tem nao vao ou reclamam tb.nao eh facil nao, hehe
    mas seguimos em frente sorridente!!
    um beijo

  63. Ana Rita    04/12/2009 - 16h28

    Lu, olha depois dessa até to com vontade de fazer o meu e só vou começar um pouquinho mas velha que você com 15 aninhos tomara que um dia eu tenha sucesso como você tem e poder dúvidas como você do meu futuro público, obrigada.

  64. Aluska Paula    06/12/2009 - 12h57

    Depois deste post ótimo bateu até uma vontade de ter um blog, mas tudo não é tão fácil assim e exige meeesmo muito tempo, como o meu já é curtissimo prefiro ser somente leitora. Adoro seu blog. :)

    xoxo

  65. fore_xstra_tegy    23/12/2009 - 12h31

    I am definitely bookmarking this page and sharing it with my friends.

    :)

  66. Tassi Alves    22/04/2010 - 15h02

    Adorei o post até pq comecei o meu blog a pouco tempo, me ajudou a pensar um pouco *-*, mas eu aceito dicas e idéias se vc puder, beijokas

  67. Liliana Castro    14/05/2010 - 23h28

    Oi Lú,

    Tudo bem?
    Eu sou iniciante neste mundo de blogs, comecei fazer um há poucos,mas ainda tenho muitas dúvidas… você poderia me explicar como colocar um selinho ou o logo do meu blog, solicitando que os leitores me adicionem nas suas páginas?
    Sempre aparece o “link me” e uma caixinha com o código fonte, mas ainda não descobri como fazer aquele negócio, rsrsrs
    Desde já agradeço!
    Abs,
    Liliana Castro

    PS. Passe lá no blog!

  68. Alexandra Freitas!!!    12/09/2010 - 23h07

    Gostei desse post lu…parabéns!

  69. Augusta    04/12/2010 - 08h50

    Ai adorei o post lu ! Obrigada ajudou muito *-*
    Bj.

  70. Thamara Novaes    03/01/2011 - 22h09

    Oi Lu, adorei o post, me ajudou muito. só falta me inspira num nome.

  71. Tamirys    06/01/2011 - 10h42

    Adorei esse post, principalmente para quem está começando agora, como eu!
    Parabéns, ficou muito claro e muito facil de entender!
    Beijos

  72. Luziane    08/02/2011 - 02h03

    Adorei esse post,realmente é muito bom responder as pessoas que deixam comentários que são um feedback para as blogueiras.Tenho blog há pouco tempo e responde quase todos,digo quase porque somos seres humanos e podem passar comentários despercebidos,imagine o seu que receber uma boa quantidade e e-mails?então claro que tem que compreender.

    Bj,adoro seu blog.

    Lu
    http://www.desapatilha.com.br

  73. Aline Senger    11/03/2011 - 19h26

    Oi Lu,

    Obrigada pelas dicas.
    Estou iniciando meu blog e as tuas dicas farão toda a diferença.

    Sucesso sempre!
    Beijo,

  74. Débora Ramos D.    26/03/2011 - 12h09

    Oi por favor eu sei q essa pergunta q vou te fazer é meio estranha mas é q eu tô participando da competição do satardoll e eu preciso dessa resposta Qual é o seu nome? Por favor me responda bjs

  75. Priscila Karen    26/03/2011 - 13h38

    Olá Lú como vai? Conheço BH, adoro a cidade e o pão de queijo hein?! Ahhh namorei um mineiro e sou paulista, era engraçado como ele falava de onde era, eu sou de belrizonte! ahhaha
    Bem eu estava fazendo algumas pesquisas sobre etiqueta virtual e cai no seu post. Pois escrevi um post sobre sorteios e de como é feio pedir seguidores nos blogs. A linha da blogosfera está mudando muito, não sei se isso ocorre com blogs grandes como o seu e de outras, nos blogs pequenos e bem pequenininhos como o meu ocorre muito, eu não aguento mais todo dia ter varios comentários passa no meu blog tem sorteio, me segue, link meu blog! É só isso que tem nos comentários, irrita muito. Fico pensando e cadê as postagens? cada uma matéria interessante, uma postagem inédita, algo gostoso para se ler? Não tem, os blogs menores só querem saber se conseguir produtos para sorteio e só isso, o tempo todo e angariar o maior número de seguidores possível. Para que isso? Eu acompanho os blogs há mais de 4 anos e vejo a febre que virou, mas mudar o foco apenas para ter seguidores e realizar sorteios a qquer custo, é feio, massante, e chato. O meu blog é uma agulhinha no palheiro, e eu recebo um monte de comentários assim e já me irrito, penso vcs blogueiras que possuem muitos acessos, quais os tipos de comentários deve chegar. Acho que até pedir produtos, emails de assessorias e uma ajudinha deve ter! Afff muita maria brinde, e devem lotar de email as assessorias de imprensa.
    Qualquer dia escreva um post sobre etiqueta virtual novamente, pois este tema nunca deve ser esquecido, ainda mais pelas novatas!!! Beijos

  76. Daniela    14/05/2011 - 22h01

    Oi, Lu adoro seu log, mas ainda não tinha visto este post, achei ótimo pois tenho um blog novo, faz um mês e meio, e fico ansiosa de ter mais acessos e comentários, mas as dicas e os comentarios do pessoal são muito bons. Se vc puder dê uma olhada no meu e diz o que acha, bj.

  77. Cilene    21/10/2011 - 21h49

    Olá Lu, sou blogueira a pouco tempo, até acho estranho o “BLOGUEIRA”, mas tô
    amando , sou vitrinista , mas a minha paixão são peças decorativas feitas em
    plotagem e impressão digital, o post é interessante , a fica ansiosa querendo
    que tudo aconteça e se o assunto é demora… já viu sou geminiana vivo dentro
    de um turbilhão e faço questão do perfeito quando se trata de trabalho.
    Se tiver um tempo e puder visitar meu blog , sua opinião será muito importante.
    http://cicinharodrigues.blogspot.com
    Abraços
    Cilene

  78. Sam    18/01/2012 - 09h30

    Olá Lu. Bem, comecei um blog há pouco tempo. Hoje é o 11º dia e estou com 104 seguidores e 1624 visualizações, porém sei que ainda posso melhorar e conseguir mais seguidores.
    Sou nova mesmo no assunto e ainda tenho duvidas quanto a parcerias, anúncios e outras coisa que gostaria de uma amiga blogueira para me ajudar e com o tempo poderia ajudá-la também. Tentei falar com outras blogueiras, mas nenhuma me responde e pelo que estou vendo você me parece ser uma boa pessoa e melhor ainda você responde as pessoas. Ficaria muito feliz em ter sua ajuda e com o tempo, sua amizade, se possível. Muito obrigada.

  79. claudia    01/06/2012 - 23h49

    Não conhecia seu blog, mass, gostei muito.
    embaixadoradamoda.blogspot.com

  80. Maritza Rebouças    29/10/2012 - 22h38

    Oi Lu!
    Poderia dar dicas de programas para edição de imagens?

    bjs

    Maritza Rebouças

  81. Fernanda Evangelista    22/11/2012 - 07h57

    Comecei o meu agora e adorei as dicas que deu, já li livros sobre blog’s e tudo o mais, mas faz dois dias que comecei o meu, ainda sou leiga e tenho muito o que aprender, acho muito legal esse mundo de blogueiros(as), assim podemos compartilhar conhecimento, expressões, opiniões, aprender, sempre tive uma vida virtual desde menina e amo o que a tecnologia pode proporcionar, sinto que demorei demais para criar o meu próprio blog, mas sinto que estou feliz, mesmo só de ter o meu cantinho no início.

  82. Ina Ribeiro    10/05/2013 - 10h04

    Super dicas!

    Comecei a ser blogueira em 2011 junto com minha prima, mas infelizmente por faltar conteúdo e tempo não continuamos com ele. Decidi me aventurar sozinha e foi ( e é) muito difícil, busco sempre manter minha identidade e coisas novas, são tarefas muito complicadas que exigem paciência. Sempre que visito outro blog as vezes fico sem graça em convidar para que dê uma passada no meu, uma vez lembro que reescrevi várias vezes um trecho nos comentário para que não ficasse como o clássico: seguindo, segue de volta?

    As vezes eu só quero que vão até ele e nem precisa seguir, apenas uma visita e se desejar (não é uma obrigação) que deixe um comentário, mas, hoje, estão buscando tanto por números que fico até meio sem jeito.

    Aos poucos estou conseguindo deixar minha marca.

  83. Mariana    14/01/2014 - 22h57

    Oi Lu, tudo bem?
    eu tenho visto muito o seu blog e considero um dos meus preferidos.
    Eu e umas amigas somos estudantes de arquitetura e estou pensando em criar um blog pra que a gente possa postar comentários e observações sobre os lugares que visitamos

    a questão é que quando mais nova sempre tive blogger, webblogger, blogspot. cada ano estatava com um diferente. Agora queria algo mais profissional… não sei se você começou direto nesse ou se fez um ensaio em algum desses da vida… Me ajudaaaaa!!
    Onde vc hospeda o seu blog? como posso começar o meu?? e você teria alguma hospedagem de graça para indicar? obrigada e aguardo sua resposta.

    Beijosss!

  84. Luciana Rodrigues - Turismo em Roma    30/03/2014 - 07h18

    Lu, obrigada pela dica para nós que estamos começando. Queria só dizer que o link para o blog da Cami está quebrado/não endereça para a página. O correto é: http://www.garotasestupidas.com/etiqueta-virtual/
    Beijos, Lu

  85. Letícia K .Oliveira    21/09/2014 - 19h45

    Adorei o post Luiza, conheci seu blog agora pouco por acaso e já gostei!
    Beijos linda, e muito sucesso pra ti! <3
    http://www.leticiakoliveira.com/

  86. Leide Daiane    26/10/2015 - 12h43

    Olá, Lu!
    Pasme, mas conheci o Blog sexta-feira dia 23/10/2015, e confesso que gostei muito dos posts, dos videos do youtube. Sei que seu foco é beleza e moda, mas gosto muito de decoração e gostaria de temas nesse sentido, se for possível, é claro. Parabéns pelo belo trabalho e a dedicação que você tem pelo blog. Foi um prazer conhecê-la, beijos…………

  87. mila    22/09/2016 - 13h27

    Oi Lu, amei esse post sobre blog, estou criando um e me preocupo no design dele. Estou sempre mudando, tentando ver qual fica melhor, vendo se fica muito simples, ou muto exagerado e tals. Enfim, vou levar suas dicas comigo e vou dar uma olhadinha nos posts da Camila e da Paula também!!! Bjss pra Bia e você ;)

O post resumão com todos os looks (e créditos!) que usei NY acabou de entrar no chatadegalocha.com! Esse look com bolsa @laspeziabolsas é o meu favorito 🖤 | publi
Mais sobre Lifestyle