Carregando...
Belo Horizonte

Guia BH: Hermengarda

28.06.2012
Lu Ferreira

Cheguei ao Hermengarda meio aborrecida: tinha tentado jantar em outro restaurante, mas o atendimento ruim do maître, que ficava empurrando o cardápio e pressionando para que fizesse logo o pedido do prato principal (sendo que já havia pedido uma garrafa de vinho e entrada), juntamente com o ambiente ruim, cheio de gente mais interessada em chamar atenção do que aproveitar o lugar acabaram fazendo com que eu desistisse…
Já estava tarde e imaginei que não ia conseguir uma mesa em outro lugar tão facilmente, então quando cheguei no pequeno restaurante já sabia que teria que esperar… O que não imaginava era que seria recebida pelo chef proprietário e que me sentiria tão bem vinda ali!

O contraste com o primeiro lugar já fez com que eu gostasse do Hermengarda, e o fato de haver uma mesa na área da varanda onde podia esperar até que uma do salão principal vagasse foi ótimo. Dá pra pedir bebidas e até petiscos nessa mesa de espera, e foi lá que provei a porção de Linguiça de vitelo ao molho de mostarda e cogumelos de Paris, uma entrada delicinha. Eu nunca tinha ido lá, então fui surpreendida quando fui pra minha mesa, que era bem embaixo de uma jabuticabeira!

Adorei! O salão interno é meio sem gracinha e iluminado demais, mas essa parte que parece ser o quintal da casa onde funciona o Hermengarda é muito agradável. O cardápio era meio limitado pro meu paladar fresco (sou chata demais com comida e tem muuuuita opção com peixes e frutos do mar, que eu não sou fã), mas gostei muito do Bife Ancho com brás de cogumelos e mandioca e molho de alecrim, que claro, não consegui comer inteiro. Porção enorme de carne, uma dó deixar no prato… Quem come pouco pode dividir esse! Pra terminar bem gordinha, ainda provei a Surpresa de chocolate com calda de frutas vermelhas e sorvete de creme, que óbvio, não tem como ser ruim, heheheh!
Gostei de lá. A comida é gostosa, sem frescura, e os preços são ok, aquilo que a gente já sabe que vai pagar num restaurante bacaninha mesmo. O ponto alto com certeza é o atendimento de Guilherme Melo, o chef simpático que fez com que eu me sentisse convidada, e não cliente. Fica na Rua Outono, 314, e dá pra ver o cardápio online no site antes de ir (adoro quando fazem isso!).

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Cíntia Fidélis    28/06/2012 - 09h47

    Já fui várias vezes ao Hermengarda, sou muito fã do atendimento deles,acho incrível…
    E as comidinhas me agradam muito, exatamente pelos frutos do mar…
    As entradas tbm são bem gostosas..indicadíssimo esse restaurante…beijos Lú…

  2. Rogéria    28/06/2012 - 09h51

    Sou fã do Hermengarda!

  3. Fernanda    28/06/2012 - 10h05

    Tambem adoro o Hermengarda la e sempre muito agradavel! Quanto ao primeiro passei por isso no Villa Rob….. decepcao.

  4. Giovanna    28/06/2012 - 10h16

    Excelente dica, Lu! O astral lá é 10! Vale pra ir a dois ou pra tomar um(uns) vinho(s) com as amigas.. hahahaha

  5. Julia Alcantara    28/06/2012 - 11h21

    Realmente Lu, o Hermengarda é mara! Almoço lá quase todo domingo com minha família! O bolinho de risoto com queijo é 10!!
    Boas escolhas, como sempre!!
    Um beijo

  6. Rafaela Saad    28/06/2012 - 11h37

    Oi Lú…nada como ser bem atendida em um restaurate né? O ambiente parece muito agradável!!!!
    bjks

    Confiram no RS:
    Minhas escolhas na Valini Prata – Maxicolares, anéis, bolsas
    Na trendy: Calças Flare
    Festinha na balada Calena Rosa
    http://rafaelasaad.blogspot.com.br/

  7. Ana Flavia    28/06/2012 - 12h31

    Adorei!
    Estou postando looks aqui de Los Angeles e acessorios de verao:

    http://www.thegavlaks.com

  8. Juliana Asevedo    28/06/2012 - 12h36

    Moro no Rio, e aqui também tem muito restaurante super famoso e caro que não são tão legais quanto os desconhecidos e ótimos.
    Já me surpreendi muito com aqueles que eu não dava nada e foram tudo.

    Tem post novo la http://julianaasevedo.blogspot.com.br/
    Espero que goste =)

    Beijos,
    Juliana Asevedo

  9. Ana    28/06/2012 - 13h45

    Esse restaurante é ótimo e o mais incrível é poder curtir com a família ou a dois. Muito aconchegante! Não parece que estamos tão próximo do movimento da Savassi, Carmo e adjacências!

  10. Alice    28/06/2012 - 14h20

    O Hermengarda é o meu restaurante preferido. E o Guilherme é de arrasar; além de educadíssimo tem uma criatividade ímpar nas criações dos pratos.
    Se sua noite parecia cair num precipícico sem fim, o “resgate” veio da forma mais esplêndida possível.
    Beijos!!!!

    http://blogdaalicefo.blogspot.com.br/

  11. Luciana Carvalho    28/06/2012 - 14h22

    Já fui uma vez e pretendo voltar…
    Recomendo muito a massa que escolhi, que foi o ravioli de mussarela (não consigo escrever com ç)de búfala e manjericão. Delícia MESMO!
    Fora que lá tem uma ótima carta de vinhos…
    A “salinha” de espera tbm foi uma ótima! ODEIO esperar em pé.

  12. Bela    28/06/2012 - 15h02

    O Guilherme ja eh velho conhecido aqui em casa. Ele estudou com minha irma e antes de abrir o restaurante ele cozinhava em eventos particulares e dava cursos de culinaria. Ate hoje minha boca enche d’agua ao lembrar de uns tomatinhos recheados que ele fez uma vez…Ate sorvete o Guilherme ja fez aqui em casa!!
    O que eu acho bacana eh que o Hermengarda (meu restaurante preferido!) ja existe ha alguns anos e ate hoje o Guilherme faz questao de ir em cada mesa cumprimentar os clientes. O atendimento, inclusive dos garcons, eh diferenciado. O ambiente nao poderia ser mais agradavel e aconchegante.

    Ah Lu! Pra voce que gosta dessas coisas…voce ia morrer com o convite de casamento dele!! Nunca vi nada tao original!! Do lado dele do convite tinham tres “meias paginas” cada uma com uma receitinha simples e deliciosa e do lado da noiva as outras metades das paginas com 3 poesias. Lindo demais!!! Restaurante bom precisa eh disso, bom atendimento e atencao aos detalhes!!!

  13. Débora    28/06/2012 - 17h48

    Amo o Hermengarda! Para mim é o melhor restaurante de BH, empatado com o Taste Vin. O atendimento é realmente ótimo e a comida deliciosa. Adoro o peixe com arroz de coco e o risoto de feijão (sim, é uma delicia). A entrada de legumes assados com melaço tb é perfeita.

  14. Ana..    28/06/2012 - 19h18

    O carinho, a delicadeza do atendimento ao cliente, não tem preço. Tô animando a ir lá da próxima vez que for a BH. Guilherme parece ser um fofo.
    Bjs.

  15. Laura Torres    28/06/2012 - 21h11

    aaaaah, eu vi você comentando no seu twitter sobre o mal atendimento.. uma pena né! Mais você fez uma ótima troca, o local é lindo e super aconchegante, vontadezinha de visitar minha capital “Beagá” só pra conhecer esse ligar maravilhoso, hahaha!

  16. Barbara    29/06/2012 - 07h47

    Fazia tempo que vc não escrevia posts sobre restaurantes e bares… Adoro!
    Mas aqui… fiquei curiosa pra saber qual foi o primeiro restaurante, que te decepcionou. Conta?

  17. Paula    29/06/2012 - 08h06

    Lu, qual foi o primeiro restaurante?

  18. Gabriela Lage    29/06/2012 - 10h06

    Adoro o Hemengarda! Indico o menu degustação com duas entradas, prato principal e sobremesa! Excelente!!

  19. Babi Almeida    03/07/2012 - 22h45

    Oi, Lu! Eu acompanhei no twitter a sua decisão de abandonar o Dádiva e acho que você fez super bem! O Hermengarda é um restaurante diferenciado, que privilegia ingredientes nacionais trazendo um cardápio único! Adoro ir lá, especialmente em festins! O Dádiva, se não é a intenção esnobar (acredito que a sua nunca é, né? rs!) só compensa ir aos domingos.
    Um grande beijo!

Mais sobre Belo Horizonte