Carregando...
Gastronomia

Coq au vin (frango ao molho de vinho) – O Chef e a Chata em Paris

27.08.2015
Lu Ferreira

coqauvin1
Sabe quando você sempre escuta falar de uma coisa, mas não tem muita certeza do que é? Eu sempre soube que Coq au vin é um dos pratos mais tradicionais da culinária francesa, mas não me lembro de ter provado antes de aprender a fazer com o Gui. E gente, Coq au Vin nada mais é do que frango cozido num molho delicioso de vinho e… BACON! Vocês não fazem ideia da delícia que fica o prato! Vem ver como fazer:

Ingredientes:

500 ml (2 xícaras) de vinho tinto
150 g de bacon
200 g de champignons de Paris
6 sobrecoxas de frango
2 cenouras grandes
2 dentes de alho
1 cebola
sal
pimenta do reino
3 colheres (sopa) de manteiga

coqauvin2
Preparo:

Comece fazendo a marinada: Pique a cebola, o bacon e o alho em cubinhos, reservando-os em potinhos separados. Numa panela aqueça 1 colher de manteiga. Coloque a cebola e deixe dourar. Junte o bacon e doure também. Adicione o alho, misture e logo em seguida adicione o vinho. Deixe cozinhar por uns 2 minutos. Desligue. Deixe a marinada esfriando em temperatura ambiente enquanto preparar os outros ingredientes.
Pique a cenoura em rodelas grossas. Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Coloque o frango e cenoura numa tigela e cubra com a marinada. Tampe essa mistura e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. O ideal é deixar uma noite marinando.
Retire o frango da marinada. Aqueça 1 colher de manteiga numa panela. Junte o frango e doure-o dos dois lados. Junte toda a marinada e deixe em fogo médio cozinhando por cerca de 40 minutos ou até que o frango esteja macio e o molho reduzido. Se precisar adicione mais água.
Faltando 15 minutos pro frango terminar de cozinhar, pique os champignons em lâminas e refogue-os numa frigideira com 1 colher de sopa de manteiga. Não é necessário cozinhar muito tempo, são cerca de 5 minutos. Misture-os ao frango quando estiver quase na hora de desligar. Sirva com batatas.

coqauvin3

Quem fizer não esquece de marcar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Aproveito pra lembrar que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para ver tudo!

13 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ludmilly    27/08/2015 - 10h37

    Lú, adoro todos os vídeos do Chef e a Chata! Assisto desde sempre e queria dar uma sugestão.
    Antigamente vocês eram mais específicos em quanto tempo no fogo, qual o ponto da batata certinho e poxa eu sinto falta disso! Sei que na descrição do vídeo tem tudo direitinho, mas antigamente era bem mais simples assistir o vídeo e aprender até coisas novas de como fazer.. como escolher o frango etc.

    Beijos, seu blog é incrível.

    • Lu Ferreira    27/08/2015 - 15h21

      Obrigada pela sugestão, Lud! Vou levar pra equipe =)

      Bjs!

  2. Loly    27/08/2015 - 11h46

    Amei!!! Que fome!! Os episódios em Paris estão ótimos!!! Parabéns!!

  3. erika    27/08/2015 - 12h09

    Delicia! Quero fazer.

  4. Lady Cat    27/08/2015 - 14h06

    É o que terei para o almoço hoje

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  5. Ana Flavia    27/08/2015 - 15h17

    Lu…
    Fiz um esvaziamento cervical radical, depois de um câncer na tireoide!
    E tenho q fazer umas massagens com remédios, e você é minha companhia constante nesse momento, demora uma meia hora, e enquanto faço fico olhando seus vídeos!! Nossa!! Vontade que tenho de ser sua amiga, e vc e o Léo…um desaforo de lindos!! Um sotaque tão gostoso!! Obrigada pelos vídeos, obrigada pela companhia, mesmo pela distância!
    A Bia tem muita sorte de ter pais tão engraçados e fofos! e que minha sobrinha venha com muita saúde para alegrar mais ainda os dias de vcs!!
    Beijos
    Flá
    Ah!! o Leo não tem um irmão solteiro ai não?? Rs…

  6. Mari    27/08/2015 - 22h43

    Que delícia! Com certeza vou tentar fazer aqui em casa! Amo vocês dois, mas fiquei chateada porque o Gui não gritou BAAAACON! Campanha #gritabaconGui ahahaha :) Mas a Monaliiiisa, tipo Gioconda valeu! ahahahhaha <3

  7. Priscila Schulz    28/08/2015 - 09h16

    Lu do céu, o que é essa receita!!! Já anotei, vou fazer e postar no blog. Amei, amei, amei! A edição do vídeo também ficou show. Amooo Paris… top! Parabéns pra vocês.

  8. Carolina B    28/08/2015 - 11h53

    Lu,vc pode me falar nomes de sorveterias e floricultas legais em BH?Estou sem net no cel,e n baixei o seu app.Bjoooos.Adorandooo essa temporada de receitas em Paris.

  9. Fêh Zenatto    30/08/2015 - 00h50

    Lu, estava sumida da internet porque meu computador tinha estragado e vi esse primeiro vídeo desses especiais de Paris.
    Apesar da receita não me atrair – gosto de coisas beeeem práticas, rápidas e, de preferência, doces haha -, a edição do vídeo chamou muito a atenção. Ficou impecável, uma delícia assistir, pra se deliciar mesmo, sob todos os aspectos possíveis.

    Parabéns!

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

  10. Paola Alves    31/08/2015 - 14h28

    Ai gente, que delícia <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  11. Viviane de Melo    04/11/2015 - 13h07

    Oi Lu!

    Você já pensou em fazer um post ou ate mesmo um vídeo junto com o Gui falando sobre vinhos?
    Sei que é algo muito abrangente, mas poderiam ser dicas de qual melhor vinho para acompanhamento, para preparação de molhos, ou até dizer quais sãos as suas marcas de vinhos preferidas!
    Ia ser Muito útil.
    Beijos! Admiro o trabalho de vocês!

  12. Luiza    20/11/2015 - 13h11

    Decoração linda!

    Amei!

O ÚLTIMO diário da reforma está no ar! Vem com a gente: youtube.com/luferreira 🏠
Mais sobre Gastronomia