Carregando...
Gastronomia

Como fazer lasanha – O Chef e a Chata

05.11.2015
Lu Ferreira

lasanha2
A receita de hoje é favorita de muuuita gente: fizemos lasanha!! Prato super tradicional do almoço em família, aqui o diferencial está nos molhos! Gui ensinou seus truques para um bolonhesa delicioso e um molho bechamel perfeito, super saboroso! Entrou no meu top 5 de receitas mais incríveis que já fizemos no programa, heheh! Vem ver:

Ingredientes

250 g de massa
250 g de muçarela ralada
150 g de parmesão ralado
molho bolonhesa
molho bechamel

molho bolonhesa
500 g de patinho moído
1 cebola picadinha
3 colheres (sopa) de manteiga
4 dentes de alho picados
2 latas de tomate pelado
sal
pimenta do reino

molho bechamel
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
noz moscada
sal

lasanha3
Preparo

Comece pelo molho bolonhesa: Refogue a cebola até que ela comece a dourar. Junte o alho e refogue rapidamente. Adicione a carne e misture bem enquanto a carne refoga, para que ela fique bem soltinha. Quando a carne estiver corada, tempere com um pouco de sal e junte as duas latas de tomate pelado, com caldo e tudo. Costumo usá-los inteiros mesmo, só esmago um pouco com a colher na própria panela. Deixe cozinhar por uns 15 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino.

Faça o molho bechamel: Coloque o leite para esquentar numa leiteira ou panelinha (não é necessário ferver, fique atento!). Numa outra panela coloque a manteiga e a farinha de trigo e faça o roux: Misture bem em fogo brando e deixe que essa mistura fique dourada. Vá adicionando o leite quente e mexendo para que não empelote. Uma dica é usar um fouet para fazer isso. Se não tiver, use uma colher mesmo. Assim que o leite estiver todo misturado, deixe cozinhar um pouquinho para engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Como o molho vai continuar a cozinhar no forno eu prefiro deixá-lo mais liquido, não muito grosso.

lasanha

Com os molhos prontos, faça a montagem em um refratário: comece com molho vermelho e branco. É importante colocar mais molho no fundo para que a massa não grude no fundo da forma. Coloque massa, molho branco, cubra com muçarela e depois molho vermelho. Repita quantas vezes for necessário (geralmente umas 3 camadas assim). Não é necessário colocar muito molho, o suficiente para cobrir as camadas e fazer com que a massa termine de cozinhar no forno. Eu utilizo massa pré-cozida ou a fresca, que não precisam cozinhar antes de ir ao forno. Na camada final, após a massa, cubra com uma camada generosa de molho branco (normalmente o resto que sobrou na panela) e queijo parmesão. Leve para assar por 20 minutos. Não é necessário mais tempo que isso, pra massa não cozinhar demais. Rende 6 porções.

lasanha4

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Aproveito pra lembrar que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para ver tudo!

8 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Lady Cat    05/11/2015 - 12h55

    Ahhh que delícia, vou tentar fazer nesse final de semana

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  2. gil    05/11/2015 - 12h58

    luu, amo lasanha e concerteza é um dos meus pratos preferidos/proibidos haha amo o de presunto e quatro queijos, a unica forma q nao gostei foi a com frango :/ que delicia luu, essa receita quero anotar <3
    luu, me visite tambem:
    http://www.gylvaniaevans.com

  3. Gracielle Alves    05/11/2015 - 14h11

    Oiee!

    Ai eu sou apaixonada por lasanha, de todos os tipos, e eu adorei!!!

    Um beijo linda!
    http://www.casarsemdesleixar.com.br/

  4. Anie    05/11/2015 - 16h05

    Viciei no canal do Youtube por causa do Chefe e a Chata. Adoro as receitas e até já fiz algumas em casa, é sempre o primeiro lugar que eu acesso quando quero receitas legais. Mas, Lu, não me leva a mal não, é que sempre fico agoniada com seu cabelo solto enquanto vc cozinha :/
    Gosto demais de tudo que você faz!
    Beijo!

  5. Isabella Almeida    06/11/2015 - 14h20

    Lu, não sabia fazer lasanha e confesso que achava que seria mais difícil, com certeza tentarei fazer em casa.
    Beijos

  6. Francieli Jantsch    09/11/2015 - 16h41

    Luuuuu! E Guiiiiii!
    Fiz essa lasanha MARAVILHOSA ontem para minha mãe e meu namorado! =D
    Resultado: todos pediram chá de boldo porque comeram demais! Hahahaha
    Ameiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Essa é a terceira receita que eu faço, já fiz o hambúrguer com geléia de bacon, que é maravilhoso também, e a pizza!
    Tudo ótimo! Amo O Chef & A Chata <3
    Beijos!

  7. Luiza    20/11/2015 - 13h11

    Deu água na boca! rsrs

  8. Mirian    23/11/2015 - 20h57

    Oi Lu! Sabe o que seria ótimo? Vocês colocarem o tempo médio de preparo. Como vocês fazem em vídeo, fica parecendo rapidinho mas aqui o molho bechamel demorou horrores pra ficar pronto (sei que tem a ver com o fogão de cada pessoa também). É só uma ideia. Beijos!

Têm CHATÔMETRO no ar!! Vem ver o que achei dessa máscara diferentona da Océane: youtube.com/luferreira 🎥
Mais sobre Gastronomia