Carregando...
Gastronomia

Bolo S’mores com chocolate e marshmallow – O Chef e a Chata

23.06.2016
Lu Ferreira

smores1
Com a temperatura caindo, a gente acabou ficando com vontade de fazer um bolo de inverno – se é que isso existe, haha! Aí lembramos dos S’mores, um docinho geralmente feito na beira da fogueira, com marshmallow derretido, chocolate e biscoito… Hummm, e que tal a versão bolo desse docinho delicioso?? Eis a receita dessa semana!

Ingredientes

massa:
5 ovos
120 ml (1/2 xícara) de leite
100 g de manteiga sem sal
180 g (1 xícara + 2 colheres de sopa) de açúcar demerara ou cristal
220 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha

recheio e cobertura:
300 g de chocolate
100 ml (1/2 xícara) de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 pacote de marshmallows

smores3
Preparo

Comece pelo bolo, preparando a manteiga noisette: coloque a manteiga numa panelinha e acenda o fogo, de médio pra baixo. É que manteiga queima com facilidade. Vá mexendo constantemente até que a manteiga comece a dourar. Ela tem que ficar um marrom bem claro, isso demora mais ou menos entre 5 a 10 minutos. Retire do fogo e despeje em uma vasilha. Isso é importante para parar o cozimento da manteiga, a gente não quer que ela queime, só doure mesmo. Deixe esfriar um pouco.
Unte e enfarinhe 2 formas de 18 cm de diâmetro com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ovos, o leite, a manteiga noisette e a baunilha. Em seguida misture o açúcar. Peneire a farinha e o fermento, junte à mistura dos líquidos e mexa bem. Divida a massa nas 2 formas. Leve para assar por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que o palitinho saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.
Faça a ganache de chocolate: Esquente o creme de leite. Desligue o fogo assim que ferver. Despeje sobre o chocolate bem picadinho (ou em gotas). Aguarde 30 segundos e mexa bem até ficar homogêneo. Misture também a manteiga.
Para a montagem: coloque um bolo sobre o prato onde for servir. Sobre ele, metade da ganache. Coloque o outro bolo e cubra com o resto da ganache. Coloque os marshmallows por cima e, com um maçarico, dê uma queimada nos marshmallows. Sirva a seguir.

smores2

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

10 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gizelly    23/06/2016 - 15h23

    Lú você acha mesmo que pode fazer isso com uma gravida de 7 meses? postar esse tipo de foto ?
    rsrsssrsrs
    PArece estar deliciosooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    Adoro os seus videos com o Gui .

  2. Blog da Mel    23/06/2016 - 16h32

    Hmmmm deu água na boca! Vou fazer esse bolo de inverno até no verão rsrsrs

  3. Daniele Macedo    23/06/2016 - 17h35

    Oi Lu! Td bem?
    Vc comprou protetor de berço (kit berço) pra Bia? Pergunto pois não tenho instagram, pode ser q vc tenha postado foto lá do quartinho e eu não tenha visto. É q eu comprei pra minha filha Laís, escolhi com muito carinho e o kit deixou o quarto muito mais foto e charmoso. Porém, acabei de ler um relato de uma mãe q teve seu baby quase enforcado e sufocado pelo protetor (enfeites). Já tinha ouvido pediatras falando contra o protetor mas achei q era só pra evitar reações alérgicas. Comprei de teimosa, pq acho lindo, uso até hj, mas depois de ler esse relato, vou tirar. Vi q tem uns protetores de tela respirável e como sei q vc é super antenada, resolvi te pedir opinião e dicas sobre isso, se vc tiver. Se vc comprou essa tela, onde, qto pagou, etc. Super beijo e obrigada

  4. Zilandra Batista Rodrigues    23/06/2016 - 18h06

    que deliciaaaaaa
    eu ameiiii
    e nao achei dificil de fazer
    vc arrasa LuLindaaa

  5. Micaele Meneses    23/06/2016 - 22h15

    Huumm! Essa receita tem uma cara ótima, super vou fazer e postar nas redes sociais os resultado! Muito obrigada pela dica!

  6. Pamela    23/06/2016 - 22h30

    Que délicia <3
    Já quero fazer!!!!
    Beijinhos

  7. Aline    24/06/2016 - 17h48

    Que delíciaaaa! A manteiga para o ganache tem que ser derretida também ou pode acrescentar em temperatura ambiente que ela derreterá com o calor do creme de leite?

  8. Ihala    27/06/2016 - 00h09

    Fiz o bolo sexta feira e que massa maravilhosaa!!! A manteiga dá um toque especial e a massa fica super levinha e fofa. Reechei com brigadeiro de castanha de cajú e ficou sensacional. Melhor receita para bolo branco que já comi!!!

  9. Sâmia    28/06/2016 - 22h18

    Lu, adorei a receita e acabei me divertindo com o vídeo, principalmente com a parte em que o chef vai apagar uma vela fictícia hahaha

    Parece delicioso!
    Beijo

  10. Cris    10/07/2016 - 08h24

    Eu fiiiiiiz!!!!! Ficou muito gostoso! Depois de um tempo a Ganache ficou dura então ficou ótimo na cobertura!

Apegada. Primeiro café no Studio! Vanilio, claro kkkk 😋
Mais sobre Gastronomia