Carregando...
Lifestyle

Para se organizar melhor em 2017: planners e bullet journal!

15.02.2017
Karla Lopes

Deixa eu te contar: ainda dá tempo de começar a se organizar melhor neste ano! Geralmente a gente compra agendas no finalzinho do ano anterior e ser organizada é quase sempre um tópico nas nossas listas de metas anuais, né? Inclusive, é algo que estou tentando trabalhar arduamente para conseguir colocar minha vida nos eixos – ou ao menos um pouco nos eixos.

Eu, que sou bem a louca da papelaria, fiquei de olho nos famosos planners desde a primeira vez que os vi em vídeos de youtubers gringas. Este tipo de agenda, que é muito mais bonita e customizável, começou a fazer sucesso por aqui há pouco mais de um ano. A ideia do planner é justamente montá-lo e deixá-lo de forma que seja um registro completo da sua vida.

A gente tem planners de diversos tipos no mercado: encadernados, argolados (que parecem um fichário), com discos, tamanhos A4, A5, A6, A7… Tudo depende de como você vai usá-lo. O meu é argolado, porque gosto de personalizar ao máximo as folhas, colocando blocos que atendem diversas necessidades (desde o planejamento semanal, passando pelo planejamento financeiro e de redes sociais, até folhas livres para desenhar) e escolhi um tamanho a5, metade de uma folha de papel, que é grande, mas pra mim, que trabalho em casa e não o carrego para todos os cantos, atende muito bem!
O preço dos planners costumam assustar um pouco, mas a boa notícia é que, como eles estão cada vez mais populares aqui no Brasil, muitas lojas estão fabricando opções bem mais acessíveis!

Outro tipo de agenda que também está ganhando notoriedade por aqui é o Bullet Journal. Um pouco mais direto e personalizável que o planner, ele é um método feito apenas com um caderno (muita gente usa Moleskines e modelos do tipo!) e serve, basicamente, para anotar as suas tarefas diárias de forma rápida e direta.

Você pode desenhar, criar símbolos e anotar tudo que vai fazer durante os dias da forma quiser, sem ter um layout te limitando, sabe? Uma coisa legal é que o criador do Bullet Journal, Ryder Carroll, propôs um sistema universal de símbolos para que você possa listar suas necessidades, são eles:

Uma bolinha, que serve para você listar suas tarefas;
Um círculo, que indica algum evento que você deve comparecer;
Um X, para as tarefas que foram completadas (aí você pode fazê-lo em cima da bolinha ou do círculo);
Um tracinho, para você listar notas;
Um sinal de maior que (>), para você saber que uma tarefa migrou para outro dia;
Um sinal de menor que (<): para você saber que uma tarefa ganhou mais um dia.

Parece complicado, mas é muito mais simples que a gente imagina – e você também pode criar seus próprios símbolos. Eu ainda não adotei a ideia do Bullet Journal porque sou muito apegada ao meu planner, mas basta eu pesquisar pelo termo no Pinterest para ficar doidinha para comprar um caderninho e usá-lo!


O mais legal dessas duas maneiras de organização é realmente fato de você conseguir personalizá-las ao máximo. Nos planners, as meninas que são realmente viciadas compram mil adesivos diferentes, os decoram de uma maneira realmente incrível. Enquanto no Bullet Journal o que me deixa boba é a forma como as pessoas fazem as páginas à mão, com caligrafias, desenhos e listas que mais parecem uma obra de arte – da papelaria.

Não sei se posso afirmar isso, mas ao ver como as agendas, antes comuns, mudaram neste ano nos dando mais espaço para personalizá-las, ouso em afirmar que os Planners e Bullet Journals estão influenciando bastante e deixando a nossa organização muito bonita e gostosa de se fazer.

Vocês usam algum dos dois? Qual gostam mais?

17 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gabriela    15/02/2017 - 13h00

    Amei! Tenho um bullet journal improvisado, mas esses são bem mais bonitos! http://www.alemdolookdodia.com

  2. Tati    15/02/2017 - 16h41

    Tenho agenda e planner. Essa coisa de marcar compromissos pelo celular nunca me pegou, gosto do papel e caneta mesmo, e acho que a maioria das pessoas são assim também. Fico babando no youtube com tanto Bullet jounal lindo que o pessoal faz, fazem o caderninho à mão. Esse ano já tinha comprado, ano que vem acho que vou me aventurar no DIY!!

  3. Laura Nolasco    15/02/2017 - 21h04

    AMEI o post! Tenho um bullet journal, ainda no comecinho, pegando o jeito… Mas apaixonada!
    E sempre babei nos planners, mas o preço não me deixa comprar hahah…
    Beijos!

  4. fernanda    16/02/2017 - 08h52

    Estou precisando de um desse!! Amei… beijosss

  5. giscellayne    16/02/2017 - 10h06

    Montei um planner esse ano.. comprei no aliexpress um fixario argolado de couro que ja veio com uns bloquinhos de folhas.. fiz as divizorias dos meses no photoshop e revelei como foto mesmo.. aí montei algumas folhas de planner que tem muitos gratis na internet.. só baixar..
    To apaixonada por ele!! o meu é tamanho A5 (só que o tamnho A5 da china é bem menor que o nosso..as folhas são bem estreitas).. entao ele cabe na bolsa..
    Bjo Luuu

  6. Nattany Martins    16/02/2017 - 10h37

    Ká, fico maravilhada com as pessoas que trabalham o bullet journal na caneta colorida e na criatividade. Amo fazer diário e escrever no meu planner, mas como carrego eles pra cima e pra baixo, nem sempre tenho tempo de ficar desenhando as coisas. Eu tento o máximo possível usar minhas canetas, mas nem sempre dá.

  7. Daiane    16/02/2017 - 10h49

    Além de achar lindo..e mto bom para se organizar…
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos

  8. Dani    16/02/2017 - 14h28

    Comecei a usar o bullet journal esse ano e amei! A melhor parte é que vc pode anotar tudo, no formato que quiser e intercalar com todo tipo de conteúdo – listas de livros pra ler, séries pra assistir, dicas de viagens, randoms e o que mais você quiser.
    No começo fiquei meio decepcionada por não conseguir fazer tantos desenhos ou não ter um bullet tão bonito, mas com o tempo vc vai pegando o jeito e deixando ele com o seu jeitinho =)
    Ah, comprei um caderno A5 pontilhado, o que me facilitou mt a vida.
    Beijo

  9. Andréia    16/02/2017 - 15h12

    Muito legal…..amei!

  10. Chris Anelise    16/02/2017 - 22h04

    Ô Karla, juro que já ia pesquisar mais sobre isso, mas antes entrei aqui no chata e me deparo com esse post! Amei! Sabe uma coisa tbm, é que tem planners online pra você baixar e imprimir. Tem uns pagos e outros de graça e todos lindos! O que tô pretendendo no momento é fazer um bullet journal, quero ver se consigo manter o ritmo hahah

  11. angelica lavorato    17/02/2017 - 13h42

    Adorei, Além de lindo é muito bom para se organizar.
    Bjs

    http://passandodos40blog.wordpress.com

  12. KAMILA SILVESTRE    18/02/2017 - 11h51

    Amo fazer esses planejamentos, não consigo fazer nada sem que esteja em uma lista… Sou a menina das listas! HAHA Acho muito dez essas agendas e planners!!! Só que sou mais as planilhas do Excel no meu smartphone, já acostumei com elas! Beijos

  13. Gi    20/02/2017 - 15h59

    Lu, acho tão mais prático usar os app’s para smartphone! Tenho agenda, de lista de compras compartilhado com o marido, de listas em geral… Aboli o papel faz tempo.
    Só uso uma agenda em papel no trabalho, pq não tenho notebook disponível pra mim, e participo de muitas reuniões, aí acho válido para anotar uma coisa ou outra.
    Mas a vida pessoal está toda digitalizada! ;-)
    Bjs

  14. Talita Rodrigues Nunes    23/02/2017 - 09h51

    Eu sou APAIXONADA por planner! Não sei mais viver sem! Sério!
    É minha ferramenta de organização. Sem ele, fico totalmente perdida.
    Adorei o post! E para complementar, vou deixar meu post sobre “Como organizo meu planner para o começo do ano!”
    http://somelhora.com.br/2017/01/13/como-organizar-um-planner/

  15. isabella    23/02/2017 - 14h27

    Eu faço um bullet journal e acho maximo. É quase uma mini ferias, eu pego uma tarde faço um chá e fico vendo series enquanto vou organizando desenhando as coisas do mês.

  16. Mari    14/03/2017 - 11h57

    Eu comecei meu bujo esse ano e estou amando fazer. Eu pego varias ideias no pinterest e da boho berry (pra quem se interessar o site dela é otimo). Eu mantenho o meu simples mas e organizado mas pra mim é quase uma terapia. Recomendo!

  17. Camila Scopel    04/04/2017 - 08h51

    Oi Lú!

    Sou muito adepta ao Bullet, prefiro ter a liberdade de desenhar sobre as páginas! Tudo a ver com meu curso, Arquitetura!
    Um beijo!

    Camila

Já assistiu ao #chatômetro de ontem?? Tá no youtube.com/luferreira! Aproveita e me conta nos comentários qual produto você gostaria de ver resenhado no programa!
Mais sobre Lifestyle