Carregando...
Gastronomia

Bolo Simples e Perfeito de Chocolate | O Chef e a Chata

03.03.2017
Lu Ferreira


Hoje é meu aniversário! E como já virou tradição, vamos ensinar um bolo de aniversário no episódio dessa semana. Dessa vez fomos de bolo de chocolate, mas numa versão simples e ainda assim deliciosa =)

Ingredientes

Bolo:
240 g (2 xícaras) de farinha de trigo
4 ovos
60 g (6 colheres de sopa) de cacau em pó
240 g (1 e ½ xícara) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 copo (170 g) de iogurte natural

Ingredientes

Calda:
240 ml (1 xícara) de água
120 g (3/4 de xícara) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (sopa) de cacau em pó

Ganache de chocolate:
500 g de chocolate ao leite (use um mais amargo se preferir)
200 g de creme de leite pasteurizado
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe 3 formas de 18 cm de diâmetro. Peneire a farinha de trigo junto ao cacau em pó e o fermento. Na batedeira coloque o iogurte, os ovos e a manteiga. Junte o açúcar e bata. Adicione os ingredientes secos. Bata até ficar homogêneo. Distribua a massa pelas formas e leve para assar por cerca de 25 minutos. Faça a calda: Coloque tudo numa panela e leve ao fogo até ferver. Assim que levantar fervura e tudo estiver dissolvido, desligue.
Por último, a ganache: pique o chocolate em pedaços bem pequenos. Aqueça o creme de leite até quase ferver. Despeje sobre o chocolate e vá misturando até que ele se dissolva completamente no creme. Adicione a manteiga e misture bem.
Acerte o topo dos bolos com uma faca de serrinha, se necessário. Faça a montagem colocando uma camada de bolo, pincelando calda e intercalando com ganache. Cubra tudo com a ganache e leve para gelar por 10 minutos. Faça uma nova camada de ganache e decore como preferir.

16 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Bárbara    03/03/2017 - 09h32

    Que delicia, deu água na boca! Vou fazer

  2. Jessica    03/03/2017 - 17h25

    Ah nao! Puxa nao estou curtindo esse novo formato. Cara, adorava o chefe a a chata pela interacao, diversao e o cenario lindo. Nao estou curtindo esse cenario e voces sentados em frente ao bolo ja pronto, tipo discutindo sobre o bolo meio sem sentindo sabe.. nem vi o episodio ate o fim.

  3. Alemay    03/03/2017 - 19h00

    Nossa estou amando esse post, que delicia ficou esse bolo.
    Parabens

  4. Vânia    03/03/2017 - 20h48

    Ah eu já fiz um bolo similar e ele fica bem úmido e com bastante gosto de chocolate! Parabéns mais uma vez Lu! Muito sucesso, você é minha ídola.

    Zíper Chique

  5. Sabrina    03/03/2017 - 21h26

    Saudades do formato anterior do Chefe e a chata. Era mais solar! Vcs interagindo na cozinha era fundamental. Esse formato não ficou interessante para um programa de culinária. Espero que vcs revejam isso.

  6. Ana Carolina    04/03/2017 - 00h24

    Oi Lu….adoro seu blog mas não curti o novo modelo do Chef e a Chata não….a forma como era feita antes era muito melhor….mais animada! Abs

  7. Vanessa cardinal    05/03/2017 - 14h46

    Oi Lu, adorei a receita, vou fazer. Mas vou deixar uma crítica, não gostei da forma como apresentaram a receita. Vcs dois sentados não rolou, prefiro os dois na cozinha juntos no preparo. Achei muito formal para a data especial, o cenário não ficou legal.
    O site novo está bem legal e bem mais fácil de procurar os temas. Parabens.

  8. Lorena    05/03/2017 - 20h32

    Lu, sigo o blog desdeeee o comecinho! O layout ficou muito bonito, mas esta meio poluido, sabe? Nao da pra ler o post direitinho porque tem muita informação na aba direita. Sao duas fileiras cheias de sugestoes de post que não deixam a gente concentrar.. minha sugestão era deixar somente uma fileira do lado direito pra ficar mais simples. Um beijo!

  9. Ariadne Galvão    05/03/2017 - 23h35

    Parabéns Lu!
    Te acompanho desde o comecinho e fico muito feliz em ver as mudanças que foram acontecendo ao longo dos anos. Parabéns por tudo que construiu até hoje, pela família, pela filha linda e pela sua carreira.
    Nunca fui de comentar em nada, mas dessa vez senti que devia, hehehe.

    Beijinhos e continue sempre com essa luz maravilhosa que você tem.
    :*

  10. Graciela    06/03/2017 - 08h36

    Olá Lu,

    Amo seu trabalho, sua familia, seus videos no You tube, e você claro!
    Quanto a esta mudança no seu site, gostaria muito de conseguir me acostumar
    mas para mim, ele ficou com muita informação ao mesmo tempo,
    o assunto principal que são os post, está com mesmo destaque que os demais atalhos,
    desculpe a critica, o layout está lindo, novidade assusta, mas é bom entendo isso
    apenas se puder dar um reorganizada na forma que ele esta sendo mostrado, seria mais atrativo.

    Bjos

  11. Priscilla    06/03/2017 - 15h01

    Oi Lu! Que delícia a receita, adorei a dica da manteiga no ganache, nunca tinha colocado ^^ achei que era apenas o chocolate com o creme-de-leite!
    Lu, uma curiosidade quanto ao layout do site, o modo como está é o layout aprovado/final? No post que escreveu sobre mudanças citou a possibilidade de haver alterações com o decorrer do tempo, por isso minha pergunta! :) Adorei a nova “logo”, cores cinza preto e lilás… Achei super clean! Só quanto ao layout do site/blog em si que está meio “estranho”… Perguntei para uma amiga também leitora, e ela também teve essa mesma sensação! O mais lindo (e afirmo até mesmo o seu diferencial) são as fotos mega lindas, bem-tratadas, com qualidade… E assim elas ficam pequenas (não só nos links quadradinhos, bem como no próprio post quando lemos, elas estão menores)… E assim da forma como está, tudo pequeno ao lado direito fica bem confuso, beleza, propaganda, último post… Não fica tão didático quanto era antes! A barra superior e inferior ficou bem bacana, mas o layout do “conteúdo-miolo” em si está meio confuso, ao meu ver! Sei que não pediu minha opinião e, como diz o ditado, “os incomodados que se retirem”, mas amo tanto o blog, seu conteúdo, seus posts, seu lifestyle – acho o melhor blog, o mais real, o que me sinto menos enganada com jabás hahaha – que não poderia deixar de tentar dar esse feedback como leitora e super fã! Desculpa se lhe ofendi de alguma forma, mas tenha certeza que é com a melhor dos sentimentos, o sentimento de citar o chata como meu blog de moda – e lifestyle – preferido da vida!

  12. Gisele    06/03/2017 - 17h01

    Oi Lú, tudo bem ?
    Super fácil este bolo e aparentemente delicioso, fiquei curiosa com o sabor do açucar demeraro, uso de vez em quando aqui em casa e ele é menos doce, mas nunca havia visto uma receita de bolo. Vou tentar e vamos ver se dá certo.
    Beijos
    http://www.estilo-gisele.blogspot.com.br

  13. Mandy    08/03/2017 - 15h50

    Oi Lu, posso trocar o cacau pelo chocolate em pó? ADOREI o novo formato, bjs

  14. Kamila    09/03/2017 - 19h44

    Legal esse bolo! Parece ser uma delícia!
    Acabei de deixar uma receitinha no meu blog tbm: chanelladas.blogspot.com.br

    Beijos!!!

  15. Raquel    10/03/2017 - 10h02

    Oi Lu (e Gui),
    Adorei o bolo.
    Uma sugestão… vocês poderiam fazer um post/vídeo sobre as mudanças no chef e a chata?
    Achei o conceito interessante, mas sei lá, quem estava acostumada com a interação de vocês, as dancinhas e doideiras do Gui, achei meio seco sabe?

    Poderiam falar mais sobre isso?

    Beijos :*

  16. ana carolina de oliveira ribeiro    13/03/2017 - 12h40

    Olá, sou de Conselheiro Lafaiete, pertinho de BH, eu e minha mãe acompanhamos o blog e os vídeos e adoramos vocês: Lu, Léo e a fofa da Bia. Por favor, faça um encontrinho em BH ou algum quadro com leitoras e nos convide??
    Adoraríamos conhecê-los.
    Beijos
    Ana Carolina

Tão legal conseguir usar peças antiguinhas de um jeito novo, né? Não usava o short do look de ontem há quase 3 anos!! Os óculos são da @quayaustralia, colares @montecarlojoias e jaqueta @shoulderoficial #ootd #style
Mais sobre Gastronomia