Carregando...
Lifestyle

Como parar de procrastinar e fazer seu dia render mais

17.07.2017
Karla Lopes

Quantas vezes você já ficou horas sentada em frente ao computador pensando em tudo o que tinha para fazer, mas sem mover um dedo? Ou fez uma lista das tarefas do dia, mas alguma coisa fez com que você não completasse nem metade dela?

Tudo bem que às vezes 24 horas parece pouco tempo para conseguir se organizar, mas vamos combinar que é o suficiente para conseguir se concentrar e focar no que é preciso ser feito, né? Muitas vezes a gente não consegue todo esse foco por causa de uma palavrinha muito simples: procrastinação.

Procrastinar significa adiar, prolongar uma situação, deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. E esse é o pior atraso que pode existir na vida de uma pessoa porque, quanto mais você adia suas tarefas, mais elas se acumulam e, no final das contas, se tornam uma bola de neve gigantesca.

Por isso, hoje a gente quer te ajudar com algumas dicas muito simples para que você consiga fazer o que precisa e renda o seu dia.

1. Faça uma lista por ordem de facilidade

parar de procrastinar 33

Já percebeu que a gente sempre empurra com a barriga aquelas pequenas tarefas que podem ser resolvidas em cinco minutos? Pois é, são elas que, no final do dia, agarram toda a sua linha de produção. Então, faça o seguinte: finalize elas primeiro. Livre-se logo dessas coisinhas que você já terá meio caminho andado.

2. Livre-se de distrações

parar de procrastinar 88

Quando a gente tá propensa a procrastinar, até unicórnios aparecem na nossa frente, hehe. Por isso, fique longe de tudo que possa te distrair e fazer com que você perca o foco no seu trabalho. Ou seja, evite ficar perto de pessoas que gostam muito de conversar durante o expediente, desligue a TV, o rádio e, se puder, até mesmo o celular.

3. Não faça NADA até terminar a tarefa x

parar de procrastinar 10

Sabe quando você está fazendo uma coisa, aí surge algo no meio disso e você para o que estava fazendo antes? Pois é, não faça isso. Interromper uma tarefa para realizar outra é pior coisa a ser feita e o que surgiu lá no início sempre vai ficar pra trás. Então, se você começou a fazer algo, termine – e aí sim parta para o próximo item da lista.

4. Descanse um pouco entre as tarefas

parar de procrastinar 9

Às vezes, a gente chega ao final do dia com uma enorme sensação de cansaço porque não parou um minuto durante o trabalho. Por isso, o ideal é que você pare por cinco minutinhos a cada tarefa concluída. E a cada quatro tarefas feitas, pare por 25 minutos. Nesse tempo, você pode se levantar da cadeira, se esticar um pouco, tomar um café, checar as redes sociais, conversar com um amigo, enfim, qualquer coisa que não seja trabalho.

5. Procure o ambiente correto

parar de procrastinar 8

Se você trabalha em cima da cama com a TV ligada, repense isso. Será que realmente é o melhor clima para incentivar a sua produtividade? Que tal pensar num espaço que tenha mais cara de trabalho mesmo? Uma mesa espaçosa, uma cadeira confortável em um local mais calmo… Com certeza isso vai te ajudar a produzir melhor.

Gostaram das dicas? Uma vez que você pega esse ritmo de produzir bem sem interrupções, você com certeza vai render muito mais e, ao final do dia, terá aquela sensação gostosa de missão cumprida! Você tem alguma dica para fazer o dia render mais? Conta aqui nos comentários!

15 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Samara    17/07/2017 - 12h46

    Adorei! Estou numa fase de muitas atividades e uma enorme dificuldade de me organizar! Adorei o post

  2. Ana Gabriela    17/07/2017 - 12h50

    Lu sempre me ajudou a cumprir as coisas durante a faculdade foi estabelecer datas limites para que as coisas andassem em ordem, se tinha um trabalho pra entregar dia 4 por exemplo eu me matava para que até 3 dias antes tudo estivesse pronto para não sofrer, isso me ajudava a não procrastinar até o ultimo dia!

  3. Nattany Martins    17/07/2017 - 12h57

    Ká, já faz alguns meses que tenho me observado bem workaholik. Me sinto vazia quando a vida não tá uma loucura de afazeres. Às vezes isto é bom pra preencher minha mente, e outras simplesmente me esgota. O maior sonho agora é ter um escritório onde me organizar. Infelizmente ainda não tenho este espaço, mas acho que quando ele chegar vai ajudar demais no quesito procrastinação.

  4. Lívia    17/07/2017 - 13h27

    Nossa, meu sonho de princesa parar de procrastinar. É terrível porque afeta todas as áreas da sua vida. Mas esse ano tenho tentado melhorar pro dia, mente e corpo render mais.
    Ótimas dicas Karla ;)

  5. Janaina    17/07/2017 - 13h57

    Ótimas dicas. Para me tornar mais assertiva eu tenho iniciado o dia realizando uma atividade física em casa mesmo, oxigenar a cabeça ajuda muito no foco.

  6. Thaíssa    17/07/2017 - 14h15

    Adorei as dicas Karla! A dica de deixar o celular de lado é uma das que mais funciona comigo. Se eu não preciso ficar tirando dúvidas com alguém para executar meu trabalho, eu deixo a internet do celular desligada e, assim, não me distraio com notificações. Além disso, procuro fazer pequenas tarefas de casa (como lavar a louça, organizar meu espaço de trabalho e passear com o cachorro) sempre antes de ligar o computador. Assim as pequenas atividades já estão feitas e não preciso me preocupar. :)

  7. Gabi    17/07/2017 - 14h38

    Sugiro a quem sofre desse mal (eu tb sofro) que leia sobre o método Pomodoro. O app Forest me ajudou muuuuito a ter disciplina, hj já consigo me organizar sozinha. Mas sinto que é como um vício mesmo, td dia tenho que vencer as distrações pra produzir.

  8. Vânia    17/07/2017 - 16h26

    Sou perita em fazer listas e deixá-las semanas ali sem riscar nada. Acho que vou colocar isso da ordem de facilidade para ver se me mexo mais.
    Também acho que o ambiente de trabalho é muito importante, faço home office e o pior de tudo é quando as pessoas de casa acham que você pode deixar o trabalho de lado para recolher roupa, atender o carteiro, buscar pão na padaria. Não é porque não saímos de casa que o que fazemos é menos importante.

    http://www.ziperchique.com.br/2017/07/diario-dorama-collab-denise-marciniak.html

  9. Isabella    17/07/2017 - 17h14

    Ameiiii!!!!!! Super adaptarei!

  10. Fernanda    17/07/2017 - 20h16

    Esse post é bem isso mesmo o que acontece. A pior sem duvida são as distrações com a tecnologia. Bj Lu.

  11. Miriam Brum    17/07/2017 - 21h05

    Tenho um blog de dicas de farmácia e estou começando a montagem de um blog mais profissional falando da rotina de uma mulher após os 35 anos. E o problema é que sou craque na procrastinação. Então nenhum dos dois estão indo pra frente, praga na minha vida.

  12. Brunnet    18/07/2017 - 06h51

    Amei, estou tentando parar de procastinar há um tempo, adoro essas matérias. 😊

  13. Giscellayne    18/07/2017 - 12h54

    Ótimas dicas! Estava precisando delas.. ainda mais com esse friozinho que chegou aqui no sul.. tá tenso!!

  14. Tainah Ramos    18/07/2017 - 13h50
  15. Ana Vieira    01/08/2017 - 10h12

    Pode colar esse post na testa pra não esquecer nunca mais? kkkkk
    Amei as dicas e sinto que vou poder aplicar todas elas no meu dia a dia. Uma das coisas que mais me atrapalha são as tentações das redes sociais no celular e no computador. Toda hora dá vontade dar uma olhadinha pra ver se tem alguma novidade e quando me dou conta, já passaram horas.
    Espero que eu consiga manter o foco pra aumentar minha produtividade! Beijos

Com a dona do look, kkk! Poli é personal stylist do @fixbitt, foi ela quem selecionou essas peças depois de bater um papo comigo sobre meu estilo. Recebi o look montado em casa, acredita? Acertou muito né?? 🖤
Mais sobre Lifestyle