Carregando...
Beleza

Descubra qual é o seu tipo de cacho em um guia simples!

26.07.2017
Karla Lopes

A gente está vivendo numa época maravilhosa em que mulheres crespas e cacheadas estão reconhecendo a beleza de seus fios naturais. Foram muitos anos de imposição para que todos os cabelos fossem lisos, por isso, meninas novinhas já passavam por processos químicos para alisarem seus fios antes mesmo da adolescência. Com todo esse tempo passando por esse tipo de processo, muitas mulheres nem lembram como seus cabelos naturais são.

Nessa fase de redescobrimento e empoderamento dos crespos e cachos, uma dúvida que sempre surge é qual é o tipo de fio do cabelo x ou y. Porque, não sei se vocês sabem, mas existem diversas variações e cada uma delas merece uma atenção especial. Além disso, cada cabelo tem uma forma ideal de ser finalizado e produtos específicos – e é só olhar nas embalagens dos cremes para ver para qual tipo de fio ele é porque agora estão especificando muito bem isso.

Cabelos Tipo 2 – Ondulados

2A

seu tipo de cabelo 66

Os cabelos 2A tem um efeito semelhante ao famoso beach hair. A raiz do fio é totalmente lisa e ele apresenta leves ondulações ao longo do comprimento.

2B

seu tipo de cabelo 444

Os fios 2B também têm a raiz lisa, mas com mais ondulações no comprimento. Por isso, muitas vezes, algumas pessoas confundem esse tipo de cabelo com cacheado. Mas não, ele é ondulado!

2C

seu tipo de cabelo 66

No caso dos fios 2c, as ondulações são bem menos espaçadas, sabe? Geralmente, elas partem da raiz, dando aquele aspecto de volume aos fios.

Cabelos Tipo 3 – Cacheados

3A

seu tipo de cabelo 99

A categoria de cachos é a que mais nos deixam confusas. Vale lembrarmos que um mesmo cabelo pode ter diferentes texturas entre a mesma categoria ou não, tá? O 3A forma cachos maiores e mais soltos, mas o formato deles é uma espiral – o que os diferenciam do 2C.

3B

seu tipo de cabelo 7

As espirais que os fios 3b formam são bem mais definidas e partem da raiz – o que também dá aquela ideia cabelo volumoso.

3C

seu tipo de cabelo 46

No cabelo 3c, os cachos são ainda mais definidos e muito menos espaçados.

Cabelos Tipo 4 – Crespos

4A

seu tipo de cabelo 4

Tipo 4 é a categoria para cabelo crespos que, ao contrário do que muitos pensam, também têm variações de texturas. O 4A possui um fio super enrolado desde a raiz às pontas e os cachos formados são pequenos. A variação entres eles é mínima. É isso que dá aquele volume lindão que a gente vê nas cabeças de várias mulheres por aí.

4B

seu tipo de cabelo 2

Os cabelos tipo 4B formam cachos menores e são mais volumosos ainda. Esses cachos vão desde a raiz até as pontas!

4C

seu tipo de cabelo 1

Os cabelos 4C, muitas vezes, não formam cachos – ou, às vezes, se misturam um pouco com o 4B. Nas duas texturas entram o fator encolhimento, que dá aquela sensação de que o cabelo não está grande, mas, ao esticá-lo, o comprimento é bem maior do que parece!

Comparando o seu próprio cabelo com os exemplos de cada categoria fica bem mais fácil de identificá-lo, né? E isso é importante para você entender todos os processos de cuidados do seu fio, quais são as necessidades dele e testar produtos que realmente foram feitos para ele. Outra coisa importante a se dizer é que existem inúmeras formas de finalização dos fios e que isso pode interferir um pouco na textura final.

Contem pra gente aqui nos comentários: qual é o tipo de cabelo? E como você cuida dele? Vamos adorar saber!

Compre o Post:

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Eliza    26/07/2017 - 10h35

    O meu não está aí. Os lisos seriam do tipo 1? Se for acho que o meu é 1A. Completamente liso e sem volume. Eu adoraria que o meu fosse 2A, acho lindo!

  2. Giselle    26/07/2017 - 10h41

    O meu é o 2A, adorei o post!!!!

  3. Renata    26/07/2017 - 11h41

    O post é muito bom, mas as imagens de exemplos de cabelo 2A são de pessoas que tem cabelo liso em que foi feito babyliss. Tenho cabelo desse tipo e ele não fica assim naturalmente, sorry.

  4. Giselle    26/07/2017 - 12h06

    Em 2006 fiz a primeira progressiva e de lá para cá foram varias. Hoje em dia faço selagem, e em janeiro foi a última. Estou decidida a deixar os cachos voltarem, e esta semana teremos um corte radical…
    Mas não sei bem qual tipo é o meu cabelo ainda…pelo que me lembro ele seria 2b ou 2c. Daqui a alguns meses descobrimos…😉

  5. Beatriz pereira da silva    26/07/2017 - 12h17

    o meu cabelo é 2 A E 2C!

  6. Sandra Santos    26/07/2017 - 13h18

    Legal, mas cadê os lisos? Pois eles também tem subtipos e ao contrário de que muita gente imagina, também requerem atenção especial.

  7. Fernanda    26/07/2017 - 13h51

    Há três anos decidi voltar ao natural dos meus cabelos e há dois aproximadamente iniciei pesquisas a respeito, essa foi a melhor explicação sobre tipos de cabelo com descrição e imagens que vi. Parabéns!
    Descobri que tenho cabelos ondulados tipo 2c e como foi difícil essa descoberta, influencia muito na finalização!

  8. LORENA PIMENTEL SUHETT    26/07/2017 - 13h59

    O post seria completo se indicasse os tipos de produto indicados para cada tipo.
    Eu mesmo sempre me perguntei “pra quer saber o tipo de cacho, se não sei o que fazer com esta informação?”
    Fica a dica para um próximo post. ;)

  9. Mariana Perpétuo    26/07/2017 - 15h10

    O meu cabelo tem características do 2C e 3A

  10. Andréia    26/07/2017 - 15h39

    O meu tipo de cabelo é mais parecido com 4A. Não dispenso nunca um creme de pentear, passando-o mexa por mexa e o deixando-o secar naturalmente. Aprendi também que a gente deve usar a máscara de tratamento antes do condicionador. Eu fazia errado antes. Então o procedimento fica assim: Shampoo ==> Máscara ==> Condicionador ==> Creme de pentear. Mas o difícil é a gente ter disponibilidade de tempo pra isso não é ?

  11. Isabela    26/07/2017 - 19h28

    Ei Lu!
    Primeiramente, queria te parabenizar por todo o seu trabalho! Te acompanho há anos e sou fã! Ah, e estou amando o livro! Sou daqui de BH também e é uma delicia ver você levando, para todo o cantinho do país, um pouquinho da nossa linda terra!
    Sinta-se longamente abraçada por mim.
    Em segundo, queria dividir aqui com você a minha história…se você permitir.
    Tenho cabelos cacheados (inclusive, descobri hoje que eles são do tipo 3b! Rs) mas sempre ouvi que cabelo assim é “cabelo ruim”. E uma mentira dita mil vezes você sabe né?
    Assim passei um looooongo e tenebroso inverno.
    E digo tenebroso porque hoje eu vejo que era assim que eu estava! Depois de fazer mil procedimentos, um mais louco e nocivo que o outro, por anos a fio, acabei transformado meu cabelo em uma verdadeira espiga de milho! Como disse, tenebrosa!!!! Rs
    Mas a maturidade é linda!
    Com ela, percebi que nada combina mais com minha própria essência que meus cachos; Insubordinados, irreverentes e com personalidade…
    E, finalmente, eu e ele nos tornamos um só.
    A verdade?
    Não existe cabelo ruim.
    Meu cabelo, por exemplo, nunca matou ninguém, nunca xingou ninguém , nunca desrespeitou ninguém, não desviou verba pública nem nada disso.
    Meu cabelo é ótimo!
    Ruim é perder a capacidade de amar (a si mesmo e aos outros) por acreditar que a beleza está no padrão, e, assim, não ver a delicia e a mágica de sermos únicos.
    Ruim é preconceito.
    Ruim é se entender “feliz” em uma “forma de fazer iguais”.
    E por isso que quis dividir com você minha caminhada (que, inclusive, está longe do fim – ainda tenho muita luta pela frente para recuperar o estrago que fiz). Porque é lindo ver posts como o seu, que exalta em suas leitoras justamente a liberdade e beleza de ser quem se é. Isso é carinho e doçura – como existe em tudo o você faz.
    E por isso, obrigada!
    Para você, para o Léo e a princesa Bia, que seja só amor! Sempre! E espero um dia poder te dar o abraço que disse lá no início do meu testamento (você ainda está sentindo-se abraçada né? Porque ainda não te soltei! Rs).
    Um beijo imenso, com gostinho de paozim de queijo quentim!
    Bela.

  12. Luciene    26/07/2017 - 19h47

    Adorei a matéria! Estou tentando parar de fazer progressiva e deixar o cabelo natural, mas nem sei como é meu cabelo pois aliso desde os 10 anos, outra dificuldade é essa fase de transição que o cabelo fica horrível e da muito trabalho para manter arrumado. Estou quase desistindo embora fique feliz com essa fase atual de aceitação das mulheres.

    • Anna Camila    28/07/2017 - 09h50

      Luciene, tenho cabelos cacheados também e ontem mesmo descobri uma “progressiva/selagem/alisamento(?)” da Live Aloe, que diz que é orgânica e sai completamente do fio em três meses… O cara que cortou meu cabelo que me disse… Talvez seja uma opção pra fase de transição!
      Boa sorte!!! =D

  13. Carmo aleixo    26/07/2017 - 19h48

    Aaaiii e agora? Tou em dúvida entre 2B e 2C! Aff! 😊 Pode mandar uma foto pra vocês me ajudarem produção? Eheh

  14. Jaqueline    26/07/2017 - 20h33

    Amei. Amo o chata por causa da diversidade nos assuntos!
    Eu sou tipo 3c e as vezes 4a hahaha depende do humor do meu cabelo❤️

  15. Miriam Brum    26/07/2017 - 21h37

    O Cabelo 2A é mais parecido com o meu mas o meu é mais liso, mas não tão escorrido, entende?
    Não tem categorias tipo 1?

  16. Fernanda    26/07/2017 - 21h38

    Meu cabelo é 3A! Quando descobri isso foi a salvação! Pude tratá -lo da forma certa e ele ficou mara!
    Invisto nos produtos da Lola e, para o day after, uso o Tô de cacho para meu tipo de cacho. Tô amando meu cabelo cacheado após anos de progressiva. 😍

  17. Marina    27/07/2017 - 18h54

    Concordo com os comentários da Lorena e da Renata. Geralmente, as referências que encontramos dos cabelos ondulados são fotos de cabelos “feitos”, fora da realidade. E faltou mesmo a indicação do creme para cada tipo, seria interessante um próximo post com a indicação específica!

  18. Cibele Porto    28/07/2017 - 06h09

    o meu cabelo é uma mistura dos cachos 3A e 3B. Adoooooro!
    hahahaah

Olha o sorriso de quem vai apertar muito a pequena assim que chegar em casa 🖤
Mais sobre Beleza