Carregando...
Gastronomia

Comendo bem em Tiradentes: restaurante Tragaluz

17.08.2017
Redação Chata de Galocha

Tiradentes é uma cidade que todo mundo – mineiros e não mineiros – tem que conhecer. Rica em história e beleza, a culinária local é referência aqui em Minas e é um complemento perfeito para as atrações históricas da cidade. Na última semana o Chata foi convidado a ter uma experiência gastronômica no Tragaluz Restaurante e Casa, um local que quer resgatar a memória afetiva das pessoas por meio da gastronomia.

Quem é mineiro sabe como a gente gosta de comer bem, se reunir com a família nas refeições e aproveitar um local gostoso e aconchegante. É essa a sensação que a gente tem no Tragaluz – que, inclusive, é em uma casa antiga, de aproximadamente 300 anos, super charmosa e que dá todo um tom intimista ao local.

Nós experimentamos um menu degustação com alguns dos pratos mais famosos da casa e o mais interessante é perceber como eles fazem questão de usar ingredientes que têm alguma ligação com a região e que são tipicamente mineiros – como ora-pro-nóbis, taioba, galinha d’angola, carne de porco, queijo minas, doce de leite e goiabada.

Tiradentes - Tragaluz 4

O couvert da casa é delicioso e ótimo para para compartilhar: tomates assados, patê de galinha d’angola, jiló especial, carpaccio de abóbora e quiabo confitado no alho, acompanhado de torradinhas. Uma coisa legal é que antes de passar por uma reformulação no cardápio a casa servia algumas opções de risoto, mas muitos deles não tinham essa familiaridade com Minas, então foram substituídos por tipos diferentes de arroz, como o feito com galinha d’angola com limão siciliano (delicioso!).

Tiradentes - Tragaluz 2

Agora, não dá mesmo para não falar – e nem deixar de experimentar – a famosa Goiabada Frita Tragaluz, uma releitura da tradicional goiabada com queijo. O doce é prensado com castanha de caju granulada, frito na manteiga, servido numa cama de catupiry e acompanhada de sorvete de goiaba (!!!). Assim, não dá para explicar em palavras o quão diferente e deliciosa é essa sobremesa, com certeza, o melhor melhor prato da degustação!

Tiradentes - Tragaluz

O Tragaluz é uma das casas mais famosas de Tiradentes e adoramos a experiência! Além do cardápio delicioso e criativo, todo feito à mão, o ambiente é acolhedor, daqueles em que a gente realmente se sente em casa.

Se você já visitou o Tragaluz, conte pra gente aqui nos comentários o que achou!.

Tragaluz Restaurante e Casa – Rua Direita, 52 – Centro Histórico, Tiradentes – MG

3 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Bruna    18/08/2017 - 15h44

    A-D-O-R-O o Tragaluz, tudo lá é gostoso, o clima, a comida.. tudo. Mas, de fato, essa sobremesa de goiabada é uma das melhores sobremesas que já comi na vida! De comer rezando!
    Me deu uma vontade olhando o seu post, acho que está na hora de programar uma fugidinha para Tiradentes.

  2. Abilio    24/08/2017 - 16h41

    Comida deliciosa, atendimento nota 10. Chef Felipe brilhando como sempre

  3. Renata    02/04/2018 - 11h46

    amo tomatinho

Mais sobre Gastronomia