Carregando...
Gastronomia

Como fazer pastel de Nata | O Chef e a Chata

24.08.2017
Lu Ferreira


Sabe aquele docinho que combina perfeitamente com uma xícara de café? Pastel de nata, essa receita com massa folhada e creme de ovos, é um doce tipicamente português que não é difícil de fazer. Vem ver:

Ingredientes

400 g de massa folhada
300 g de açúcar
170 ml de água
casca de 1 limão
500 ml de leite
80 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 gemas

Preparo

Em uma panela, dissolva o açúcar na água, acrescente a casca de 1 limão e leve ao fogo para fazer uma calda. Depois que a calda ferver, aguarde 5 minutos e desligue o fogo. Em outra panela, fora do fogo, misture o leite com a farinha de trigo e mexa para dissolver tudo. Leve ao fogo médio para engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Enfarinhe uma superfície e, com ajuda de um rolo, abra a massa folhada para que fique fina (não é necessário ficar muuuito fina, algo em torno de uns 3 mm de altura). Corte círculos na massa, um pouco maiores que as forminhas que você for usar. Use forminhas de empadinha. Enforme cada um dos círculos.
Misture a calda na misture de leite engrossado. Adicione também as gemas, peneiradas, e a baunilha. Encha as forminhas com o recheio, sem encher demais (o recheio infla no forno) e leve ao forno. Asse os pastéis em forno a 250ºC de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar. Se quiser que fiquem brilhantes, pincele um pouco de calda sobre eles. Rende cerca de 20 pastéis de nata pequenos.


Gostou da receita? Se inscreva no NOVO CANAL de O Chef e a Chata para não perder nenhuma!

4 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Caroline    24/08/2017 - 16h30

    Oba! Agora vou poder matar a saudade. Não sabia que era tão fácil!!

  2. Mariana    28/08/2017 - 15h50

    Adoro esses quitutes para comer com uma xícara café! Fiquei com água na boca

  3. Mariana    28/08/2017 - 15h51

    Adoro esses quitutes para comer com uma xícara de café! Fiquei com água na boca

  4. LORENA PIMENTEL SUHETT    28/08/2017 - 17h42

    Lu, faz Canellé! ;)

Meu maior vício de beleza atualmente são os sprays hidratantes (culpa desse calor, né?). Eles são mega práticos de aplicar e reaplicar durante o dia, sabe? A gente começou nessa onda com água thermal, depois vieram as águas dermatológicas e agora meu novo vício são as brumas hidratantes. 
O que mais gosto nelas é quantidade de benefícios: algumas funcionam como primer, outras acalmam a pele, algumas refrescam, revitalizam… E todas são ricas em nutrientes que fazem super bem para o rosto! A minha favorita atualmente (que já falei sobre lá no canal, lembram?) é a Hangover da Too Faced. Um primer facial com água de coco e ingredientes baseados em probióticos que revitalizam e recuperam a pele quando ela está com aquela aparência de cansaço. Dá para usar o spray sozinho ou por cima da maquiagem sem problemas! 
Essa do Mario Badescu é um dos mais famosos que a gente tem no mercado e um dos precursores desse tipo de produto. Ela tem aloe vera, ervas e água de rosas para acalmar e recuperar o viço da pele. 
Tenho também o Squalane + Micronutrient Fine Mist da Biossance, que é aquele produto que ajuda a repor os nutrientes da pele e acaba com aquela sensação de desidratação (sofro com isso quando o tempo está mais seco!). O da Clinique, Moisture Surge Face Spray, é beeem hidratante mesmo, mas ao mesmo tempo refresca a pele devolvendo umidade e equilíbrio pro rosto. 
O que mais gosto nesses sprays é que mesmo tendo um monte de componentes, eles continuam sendo uma água! Então não é aquele produto que vai pesar a sua pele mesmo estando de maquiagem. Pra muita gente pode parecer frescura, mas garanto que é usar uma vez para querer usar sempre e testar novos. Experiência própria, kkk! Você tem alguma?
Mais sobre Gastronomia