Carregando...
Lifestyle

5 motivos para você começar a meditar

07.08.2017
Karla Lopes

É engraçado como a vida parece estar passando num piscar de olhos e, com isso, a gente sempre tem um milhão de coisas para fazer em períodos cada vezes mais curtos, né? Com toda essa correria, a sensação que fica é que a gente não consegue parar para respirar e, muitas vezes, desenvolvemos até problemas mais graves como a ansiedade, que parece ser o mal do século.

Procurando desacelerar e encarar a vida com mais leveza, muita gente tem começado a praticar meditação, uma forma de conseguir se conectar consigo mesma e resolver com leveza o que, muitas vezes, trava um pouco a vida. Quer adotar essa prática? A gente te dá bons motivos para isso:

começar a meditar 2

1. É fácil e você não precisa sair de casa para fazer

Meditar é se conectar consigo mesma, então, você não precisa de mais nada para isso. Quem já pratica há um tempo consegue se concentrar sem ajuda de um guia, mas, se você quer começar a prática e não sabe por onde, pode recorrer a aplicativos ou canais no youtube que oferecem meditações guidas. Pode ser difícil nas primeiras semanas, afinal, aquietar a mente não é um processo fácil. Mas tirando 10 minutinhos todos os dias, logo, logo, você vai perceber os benefícios da meditação na sua vida.

2. Você vai sentir um alívio na rotina

Sabe aquele estresse que você nem sabe de onde vem? Pois é, ele vai amenizar e, além disso, você vai aprender a lidar com ele. Quando a gente medita, controlamos nossos pensamentos para que eles não nos ataquem. Porque, né, quem nunca transformou algum problema pequeno em algo muito maior do que deveria ser? Se você mantém a calma, as coisas se resolvem de uma forma mais fácil e menos dramática!

3. Você vai dormir muito melhor

Um estudo da Universidade da Califórnia comprovou por meio de experimentos em pessoas que a meditação é uma ótima aliada a quem tem problemas para dormir. Inclusive, algumas aulas guiadas são feitas especificamente para melhorar a saúde do seu sono e também aquela sensação de cansaço que parece não passar nunca!

4. Existem vários tipos de meditações

Em aplicativos específicos para a prática, você pode encontrar exercícios ideais para os problemas pelos quais está passando. Já meditamos usando, por exemplos, aulas guidas para ajudar com a ansiedade, despertar a criatividade, atrair coisas boas para a vida, superar erros, praticar o perdão… Enfim, com certeza você vai identificar a ajuda que precisa.

5. Sua sensação de felicidade pode aumentar

Quando a gente está estressada, é difícil pensar positivo, né? Parece que as coisas nos puxam pra baixo e, com isso, criamos um padrão de pensamentos negativos que pode impactar – e muito – nas nossas vidas. Ao meditar constantemente, sentir que as coisas estão se revolvendo e você está sendo mais gentil consigo mesma, a sensação de felicidade vem com facilidade e leveza. 

começar a meditar 1

Experimente a prática por um tempo. Pode parece difícil no começo, pode ser que você fique ansiosa ou não consiga se concentrar, mas tente, insista. É algo fácil de se fazer e que vai trazer inúmeros benefícios para a sua vida!

Se você já medita, não deixe de comentar aqui embaixo os benefícios das técnicas de meditação na sua vida. ;D

14 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Joy Passos    07/08/2017 - 16h27

    Quero mtooo começar há mtooo tempo…mas sempre sou engolida pela rotina.

    Dá dicas de apps p gnt começar!

    Bjss

    Joy

  2. Marcella    07/08/2017 - 21h25

    Adorei o post! Ando me interessando em praticar a meditação e, sem dúvida, deu um empurrãozinho a mais.
    Você poderia indicar quis apps usa (em português, please 🙏🏼). Obrigada!!

  3. Joana Lara    07/08/2017 - 22h44

    Vou começar já. Obrigada pelas dicas.

  4. Alita    08/08/2017 - 07h48

    Dicas de aplicativos please?!
    Amei o post!

  5. Henrique    08/08/2017 - 08h13

    O assunto é interessante, porém desanima um homem parar pra ler um artigo onde a fonte é um site para mulheres e consequentemente um texto feminino. Talvez a reedição para o Flipboards ou qualquer meio de publicação em uma forma genérica seria o ideal.

    • Lu Ferreira    08/08/2017 - 10h15

      “desanima um homem parar pra ler um artigo onde a fonte é um site para mulheres” desanima porque? O assunto não é do interesse? O texto está mal escrito? Ou é só mesmo o ego que machuca porque o foco é feminino? Que comentário desnecessário!

    • Thais Silva    08/08/2017 - 10h45

      Henrique, não entendi o “texto feminino”. Tirando o fato de ter pronomes femininos no textos, é uma escrita bem universal.
      Vamos ponto a ponto.
      1. É fácil e você não precisa sair de casa para fazer – Tanto pra mulheres quanto pra homens.
      2. Você vai sentir um alívio na rotina – O que todo mundo precisa, não é verdade?
      3. Você vai dormir muito melhor – Afinal, todo mundo dorme.
      4. Existem vários tipos de meditações – Talvez existam até meditações exclusivas pra homens. Já que seu ego é tão frágil e você não consegue lidar com textos “femininos”, procure aí!
      5. Sua sensação de felicidade pode aumentar – Claramente, um ponto que você tá precisando explorar na vida! Vai ser feliz e deixa de fazer comentários desnecessários.

      Uma dica de aplicativo pra começar e pra quem fala inglês, é o headspace. Me ajuda muito!

    • Fernanda    09/08/2017 - 10h57

      Misoginia pura e, de fato, beeeem desnecessária… Ele deveria meditar um pouco sobre isso, rsrsr ;)

    • Caroline    09/08/2017 - 14h18

      Luísa!! eu tô comentando com os pés porque com as mãos to te aplaudindo!!

      Se o sr. Henrique não consegue ler uma matéria direcionada ao publico feminino, talvez ele deva procurar livros do século passado que é onde (Graças a Deus) ficou toda a literatura dedicada a pessoas com a cabeça tão pequena.

  6. Débora Martins    08/08/2017 - 13h14

    Legal o post! Podiam indicar alguns apps para começar a prática! :)

  7. Flávia Monjardim    08/08/2017 - 19h07

    Lu, estou aprendendo a meditar nos últimos meses. Comecei sozinha, jogando no google e fazendo meditações guiadas. Os benefícios foram imediatos! Avancei e estou fazendo o programa de 8 semanas do livro “Mindfulness – Atenção Plena”, porém, senti uma vontade muito forte de praticar sozinha, o que tenho feito paralelamente às meditações guiadas. Essa vontade ficou mais forte depois que li o “10% Mais Feliz” de Dan Harris, um jornalista que sofre ataque de pânico em rede nacional e encontra na meditação a solução para muitos de seus problemas, mas o mais interessante é a jornada até essa conclusão, que passa por pesquisas científicas e até mesmo encontros pessoais com gente como Eckhart Tolle, Deepak Chopra e até mesmo Dalai Lama. Recomendo muito o livro pra todos que se interessem por esse assunto!

  8. Bruna    09/08/2017 - 10h24

    A meditação é excelente para que tem depressão. E utilizo o app chamado Zen. Tem varias meditações guias pela Juliana Goes. É maravilhoso. Nasmatê!

  9. Mariuche Ismerin    16/08/2017 - 12h05

    Olá! Sou instrutora de meditação e gostaria de contribuir com esse post. Pratico meditação há 3 anos e minha vida mudou muito desde então. O ponto principal é que eu consigo ter controle sobre as minhas emoções, ao controlar a minha respiração e também a minha mente. Gostaria de esclarecer que, ao contrário do que muitos dizem por aí, meditar não é esvaziar a mente (a natureza da mente é pensar), mas sim, ter controle sobre os pensamentos, selecionar o que devemos cultivar e mandar embora o que não nos faz bem. Estarmos conscientes e permanecermos no momento presente são dois ganhos incríveis que a meditação nos dá.

  10. Vanessa Maraísa    17/08/2017 - 18h47

    A meditação mudou a minha vida, de verdade. Sou outra pessoa, mais atenta, mais serena, menos impulsiva. Não conheço dica melhor, só Yoga mesmo, mas a meditação é uma das partes dela, então está tudo conectado :)

Com a dona do look, kkk! Poli é personal stylist do @fixbitt, foi ela quem selecionou essas peças depois de bater um papo comigo sobre meu estilo. Recebi o look montado em casa, acredita? Acertou muito né?? 🖤
Mais sobre Lifestyle