Carregando...
Lifestyle

Como ser produtiva e focada trabalhando em casa

10.08.2017
Karla Lopes

Ao contrário do que muita gente pensa, trabalhar em casa não é fácil. Quando pensamos sobre a possibilidade do home office, logo vem a felicidade por fazer o próprio horário, não gastar tempo (e dinheiro!) com deslocamento, economizar também nas roupas e na alimentação, e o fato de poder trabalhar de qualquer lugar. Isso é realmente incrível, mas não é todo mundo que se adapta à falta de rotina, de colegas de trabalho e de um chefe fisicamente presente.

Se você nunca trabalhou assim, fica ainda mais difícil de se acostumar, especialmente quando falamos sobre ter disciplina para realizar suas tarefas, organizar os horários, lidar com a solidão, entre outras questões que vamos te ajudar com as dicas abaixo:

trabalhando em casa 2

1. Defina seus horários

Quando você trabalhava fora, tinha o seu horário de chegada e de saída, certo? Além disso, tinha uma pausa para o almoço e outra para o lanche. Em casa você vai fazer exatamente a mesma coisa, especialmente porque é difícil saber a hora de parar. Às vezes você começa a fazer uma coisa e, quando vê, já deu altas horas da noite – e isso não é nem um pouco saudável. Estabeleça uma rotina certinha para o dia render muito mais!

2. Explique a sua família que você está trabalhando

Sim, sua família pode atrapalhar bastante o seu trabalho se ela não souber que você, de fato, está fazendo algo importante. Explique que você não pode parar para resolver coisas de casa, conversar, atender telefone ou qualquer outra coisa que não seja seu trabalho. Se você estivesse fora, ninguém te chamaria para resolver questões domésticas não urgentes, né?

3. Disciplina é o mais importante

Trabalhando em casa você não tem um chefe por perto para te cobrar, especialmente se for autônomo ou freela. Por isso, disciplina é a palavra principal para que este método dê certo. Faça listas, coloque suas prioridades no topo, organize o que precisa ser feito com prazos. Pense sempre que, apesar de você estar sozinho no seu lar, existe alguém que precisa que seu trabalho seja feito.

4. Vá para um coworking

Trabalhar em casa pode ser MUITO solitário, sabe? Por isso, que tal ir para um coworking quando a solidão bater? Ou um café? Ter alguém em volta também trabalhando dá uma ideia de coletividade e ajudar a espantar uma sensação muito presente que é a de que você não está tendo contato ou vendo pessoas.

5. Tenha um espaço confortável para trabalhar

Acredite, trabalhar de pijama na sua cama não é a coisa certa a se fazer. Para manter o foco e a disciplina, é importante você se afastar de tudo que pode te distrair durante a realização das suas tarefas: tv ligada na sua série favorita, cama quentinha, geladeira cheia de comidas gostosas, bater papo com seu irmão sentada no sofá, hehe. Brincadeiras à parte, se você está nesse processo de adaptação, qualquer coisinha pode acabar com a sua produtividade, então, procure “simular” um escritório na sua casa com uma mesa e uma cadeira confortável. Se puder ser num cômodo à parte, melhor ainda!

trabalhando em casa 1

Trabalhar em casa têm mais prós do que contras e depois que você aprende a ter disciplina, sua produtividade vai lá no alto, fazendo você amar realizar suas tarefas assim. E o legal é que essa é uma tendência cada vez mais adotada, principalmente por profissões relacionadas à criatividade.

Você trabalha em casa? Se sim, não deixe de compartilhar suas dicas aqui embaixo!

10 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. JULIANA    10/08/2017 - 14h51

    Super me identifiquei!!! Trabalho em casa há quase dois anos, e olha é bem mais difícil do que parece, viu? Tem que ser raçudo, muuuuuito disciplinado e compromissado. Em suma, não é pra qualquer um, tem que ter perfil mesmo!!! Me adaptei facilmente, mas ainda tenho dificuldades de lidar com as pessoas em volta, achando que vc não trabalha, que pode tudo a qualquer hora, que sua vida é mole. E pra dificultar, ainda sou mãe. hahaha O importante é ter um horário fixo, estabelecer prazos e ter a consciência de que esse horário só pode ser preterido em situações muito excepcionais, e terá que ser compensado a posteriori. E seguir firme no cumprimento de prazos também é essencial. Concordo, Lu, que tem muito mais vantagens sim, desde que vc tenha muita seriedade!!! amei a matéria!!!!

  2. Fernanda Graffunder    10/08/2017 - 17h25

    Já trabalhei um período em casa, mas logo tive que estar presente no escritório, hoje moro no 2º piso do imóvel aonde está a empresa, é tentador misturar os dois “mundos” mas é muito proveitoso ter os dois juntos num só lugar. #adoro

  3. Vânia    10/08/2017 - 18h47

    Eu trabalho, e essa parte de falar com a família não funciona. Parece que se você está em casa, tem que fazer o favor, recolher a roupa, esperar o carteiro, pedir água.
    Depois tem a parte de escolher os horários, quando eu consigo olho para o pc e não vem a vontade de fazer. Mas, uma hora dá certo!

    http://www.ziperchique.com.br/2017/08/como-funciona-o-back-to-mac.html

  4. Ramires Eloise    11/08/2017 - 03h28

    Quem tem vida acadêmica (professores, graduandos, mestrandos, doutorandos e todos os “andos” rsrs) precisa ler esse post! Gostei muito :)

  5. Raquel Borges    11/08/2017 - 12h56

    Adorei o post! Não é fácil de adaptar à rotina de homeoffice e uma das coisas que mais me ajudaram foram as listaS. No plural pois faço 3 kkkkk 1 de tudo que precisa ser feito. 1 de prioridades urgente x importante. E 1 de tudo que pretendo fazer no dia. Assim, organizo melhor o meu tempo e o trabalho flui bem.

  6. Monique França    11/08/2017 - 17h03

    A D O R E I as dicas ♥

  7. Mirella    11/08/2017 - 17h10

    Trabalho em casa e ainda tenho filho pequeno. É um exercício diário de paciência e disciplina. Adorei as dicas.

  8. Thays    11/08/2017 - 20h28

    Eu e meu esposo abrimos um escritório em casa. Ele fica mais na rua atendendo os clientes e fico mais sozinha. Achei que ia amar trabalhar em casa, mas Não estou gostando. É ruim não ter colegas de trabalho , não tem aquela graca de acordar cedo se arrumar pra ir trabalhar . Afinal ninguém me vê rsrs!
    Falo muito no telefone com
    Clientes e fornecedores , mas não é a mesma coisas de ter pessoas no trabalhos pra ver e conversar. É difícil também seguir um horário! Não estou me adaptando😔

  9. Lorrayne Souto    14/08/2017 - 00h30

    Realmente essas dicas são muito importante, não só pra quem trabalha mas para quem estuda tbm. Bjim

  10. Márcia    16/08/2017 - 16h26

    Karla, adoro seus posts aqui pro Chata. Esse foi muio bom. A parte da família é a mais complicada mesmo! Ninguém acredita que vc está em casa trabalhando de verdade. Karla, a Lu sugeriu um livro (sobre foco, disciplina, concentração…algo do tipo) no stories, que me parece casar direitinho com esse assunto. Conta aqui pra gente desse livro. Fiquei muito interessada em comprar.

Última de ontem, juro! Mas amei o look e não poderia deixar de postar! Mix de listras e saia lápis com uma sandália que parece ser a que mostrei no vídeo que entrou ontem, mas não é, kkkk! Essa tem salto menor e é bem confortável (tanto que passei a tarde toda com ela!) 😉
Mais sobre Lifestyle