Carregando...
Viagem

10 dicas para quem está planejando viajar sozinha

26.09.2017
Karla Lopes

Viajar sozinha é uma experiência que muitas mulheres sonham em ter. Porém existem alguns desafios que impendem uma mulher de simplesmente pegar a sua mala e cair na estrada. Além dos perigos que pode enfrentar – afinal de contas, conhecemos muito bem o mundo em que vivemos, – rola também aquele medinho de se sentir sozinha e perdida. Por isso, fomos à fanpage do blog no Facebook e pedimos algumas dicas a nossas leitoras queridas para quem deseja fazer uma viagem sem companhia:

viajar sozinha

1. Procure um hostel só de mulheres!

Se você for ficar em hostel, a dica é procurar um quarto feminino. Como dissemos no começo do texto, infelizmente, a gente sabe dos horrores que acontecem a mulheres todos os dias. Por isso, precisamos ter algumas preocupações com hospedagem quando estamos sozinhas. Além de se sentir mais segura para dormir em um local onde só tem mulheres, com certeza você vai fazer amizades para sair por aí e explorar a cidade que escolheu conhecer.

2. Vá sem medo de explorar

Por falar nisso, é importante você estar disposta a explorar o local em que está. A princípio, pode parecer chato turistar sozinha, mas se escolheu viajar consigo mesma, você já sabia que seria assim. Por isso, não tenha medo de montar o seu roteiro, aproveitar a própria companhia e cada lugarzinho por onde passar. 

3. Cuidado com o tamanho das suas bagagens

Pense que você vai estar sozinha e levar muitas malas pode complicar bastante as suas andanças pela cidade, especialmente se for fazer um mochilão. Procure por bagagens pequenas, que sejam fáceis de carregar sem ajuda de ninguém. 

4. Não entre em pânico

Se está numa cidade que não conhece muito bem e se perdeu em algum local, fique calma. Você pode entrar num comércio local e pedir informações que possam te ajudar a voltar para a sua hospedagem. Além disso, você pode baixar um GPS e é importante ter sempre em mãos o endereço de onde está ficando.

5. Saiba o básico do idioma local

Se você não domina muito o idioma da cidade onde está, antes de viajar tente decorar algumas frases coringas que podem te ajudar a se comunicar. Pode parecer complicado, mas saber o básico já ajuda bastante.

6. Seja cautelosa, mas não medrosa.

Situações de risco existem em todos os lugares, principalmente quando se é uma mulher viajando sozinha num local que não é comum em sua rotina. A gente precisa ter cautela sempre, mas o medo pode te paralisar e acabar com sua viagem. Não tenha medo de conhecer o local e conversar com pessoas diferentes, mas seja cautelosa. Sabe aquele pezinho atrás? Ele é importante na sua rua ou em outro país. Pegue informações sobre os lugares que quer ir, pesquise se as ruas são desertas, quais são as opções de transporte, enfim, se informe para se sentir segura!

7. Tenha em mãos telefones úteis!

A gente torce sempre para que dê tudo certo, mas imprevistos podem acontecer. Por isso, tenha em mãos telefones úteis do local onde vai estar – como da polícia, serviços de ambulâncias e, fora do país, tenha também o contato da embaixada brasileira. Melhor prevenir que remediar, certo?

8. Cuide do seu dinheiro!

Lá na fanpage do blog, uma das nossas leitoras disseram para guardar o dinheiro em espécie em locais como uma caixinha de absorvente. Esperta, né? Como você está sozinha, é preciso estar atenta ao dinheiro que tem, guardá-lo com segurança e controlá-lo durante a viagem – afinal, só você será responsável por isso.

9. Informe às pessoas de confiança onde você está

Deixe com a família e/ou amigos o número do seu voo e também informações sobre o local onde ficará hospedada. Se isso já é importante na hora de viajar acompanhada, imagine sozinha? ;D

10. Aproveite este tempo consigo mesma!

Pode perceber: toda mulher que viaja sozinha diz que essa é uma experiência de autoconhecimento. E é mesmo! Você está sozinha, conhecendo um lugar novo, se guiando pelos próprios pensamentos e pelas próprias pernas. Com certeza sairá mudada da viagem!

Prontas para comprar as passagens? Viajar sozinha é um delícia e, com certeza, faz com que você mude em vários aspectos. Se programe e vá sem medo. Se você já viajou sozinha, não deixe de dar mais dicas aqui embaixo e também na nossa postagem lá no Facebook!

SalvarSalvar

6 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Cláudia    27/09/2017 - 00h15

    Adorei as dicas, adoro viajar sozinha. Atualmente, estou no Canadá estudando inglês e conhecendo gente.
    Parabéns pela matéria!

  2. Cláudia    27/09/2017 - 00h17

    Adorei as dicas, gosto de viajar sozinha. Atualmente, estou no Canadá estudando inglês e conhecendo gente, acho que vale se previnir sim, sem grandes tensões.
    Parabéns pela matéria!
    Claudia

  3. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    27/09/2017 - 08h58

    showwwww
    vc e otima Lu
    beijos

  4. Leticias    27/09/2017 - 11h18

    Adorei este artigo muito interessante , amo viajar adorei o blog. bjss
    Meu blog: https://www.noticiasdaweb.com.br/resultado-da-tele-sena/

  5. Laryssa Machado    27/09/2017 - 15h08

    Oii Karla, que dicas maravilhosas. Amo viajar e estou sempre preparando roteiros/viagens novas. Ano que vem quero me aventurar e viajar só e este post caiu como uma luva para mim :). Abraços

    http://www.larydilua.com

  6. Nattany Martins    29/09/2017 - 13h36

    Meu sonho é fazer uma viagem sozinha pra praia. Infelizmente ainda não tive tempo e ainda vejo alguns impedimentos, como nadar. Como larga as coisas na areia sem ninguém vigiando e vai molhar? Mas também não tem como ir a praia e não levar uma bolsa, sacola ou mochilinha com itens básicos.

Look ideal pro festival gastronômico: soltinho e com elástico na cintura 😜
Mais sobre Viagem