Carregando...
Beleza

Argiloterapia: conhecendo os tipos de argilas e suas funções

07.11.2017
Karla Lopes

Vocês já ouviram falar no termo argiloterapia? Este é nome que se dá aos cuidados de beleza que fazemos utilizando argila. Não é de hoje que a argila é usada para fazer máscaras faciais, corporais e até mesmo no cabelo. O que acontece é que poucas pessoas conheciam seus benefícios e variedade.

Tratamentos naturais estão cada vez mais em alta, e, além das próprias marcas usarem componentes que vêm prontinhos da natureza, a gente pode também pegá-los na sua forma mais natural e incluí-los na nossa rotina de beleza.

Falando especificamente sobre argila, ela é o resultado da degradação de rochas minerais, gerando um pó muito fininho que pode ser misturado em água ou óleo. É possível encontrá-la para as mais diversas funções, já que ela possui variações que causam efeitos diferentes no nosso corpo.

Argiloterapia

Aqui a gente te ajuda a conhecer cada uma e suas funções:

Argila verde: é bem indicada para quem tem pele oleosa, já que ajuda a desintoxicar a pele, amenizando a oleosidade e prevenindo o surgimento de acne.

Argila branca: muito boa para cicatrização, esfoliação e uniformização da pele.

Argila rosa: outro ótimo esfoliante que também auxilia no tratamento de manchas e regeneração da pele.

Argila vermelha: tem função secativa, hidratante e fortalecedora. Essa argila também é boa para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Argila amarela: contribui para purificação, nutrição e hidratação da pele. Além disso, ela ajuda a ativar a circulação da área aplicada.

Argila preta: é desintoxicante, adstringente e tem ação anti-inflamatória. Ela também ajuda a atenuar as manchinhas de pele.

Algumas marcas já comercializam as máscaras prontas para o uso, mas comprando a argila pura você precisa misturá-la em um pouco de água até formar uma massa homogênea e não muito líquida. Feito isso, é só aplicar no rosto, aguardar 10/15 minutos e depois retirar o produto da pele com água.

Contem pra gente aqui nos comentários: vocês já fizeram uso de algum tipo de argila? O resultado foi bom? Qual mais gostam? E pra quem tem dúvida sobre onde comprar, em lojas de produtos naturais é possível encontrá-las em sacos de 1kg que vão durar bastante no seu banheiro (e são bem mais em conta que as máscaras prontas!). Aproveitem!

 

9 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    08/11/2017 - 09h00

    ja quero todas kkkkk
    adoro cuidados com a pele
    beijos

  2. Andréia    08/11/2017 - 16h53

    Interessante….Não conheço ainda, mas fiquei bem tentada em experimentar.

  3. Ray    10/11/2017 - 07h55

    AMO máscaras de argila!! Uso a argila verde toda semana (tenho a pele muito oleosa) e sinto uma boa diferença, meus poros ficam mais fechados e a pele parece que ganha vida de novo. Sempre compro a argila em natura em loja de produto natural e faço a mistura com água termal pra dar mais um up! =)

  4. Carol Magnani    10/11/2017 - 11h03

    Karla, eu tenho da verde, comprei em casa de produto natural e rende bastante.. sinto a pele bem sequinha depois q uso :)

  5. Norma    10/11/2017 - 21h33

    Conheci as argilas através do meu marido. É uma forma barata e eficaz de se cuidar. Ultimamente tenho utilizado a verde para tratar o couro cabeludo oleoso e com caspa, tem sido maravilhoso pois diminuiu a caspa equilibrou a oleosidade, desobstruiu os folículos capilares e nutriu o couro cabeludo.

  6. Luana Souza    10/11/2017 - 22h21

    Que legal essas dias maravilhosas..Argila é tudo de bom.

  7. Karin de Andrade    11/11/2017 - 21h09

    Tive muita dificuldade para retirar a argila preta do rosto e das mãos. Fiquei manchada como se tivesse mexido em carvão, sabe? O chão do banheiro tb ficou todo manchado. Comprei na loja ‘A GRANEL’ aqui da Savassi em Belo Horizonte

  8. Giselly Bonifácio    17/11/2017 - 15h40

    Eu uso a amarela, confesso que ando meio desleixada nessa parte rss, mas de fato ela é maravilhosa a pele fica com viço e eu ainda uso como um esfoliante, na hora que estou retirando umedeço um pouco o rosto e faço movimentos circulares sem colocar foça pra não machucar e depois de bem limpa e seca a pele uso um hidratante, não tenho palavras pra explicar como fica gostosa a pele… Pra mim isso é uma terapia!!!

  9. Manuela    17/12/2017 - 03h31

    Lu,
    Acompanho seu canal há muito tempo e nunca havia visitado o blog, porém, perdi tempo pois adorei os post!
    Muito sucesso para vocês!

Me sentindo a própria Kylie com essa boca, kkk! Usei o Lip Oil da @vult com aquele truque de sair um pouquinho do limite natural dos lábios, sabe? Esse produto é muito legal! Apesar de parecer, ele não é um gloss! É um cuidado labial que possuí óleo de jojoba e girassol na composição, por isso o Lip Oil hidrata muuuito os lábios sem deixar aquele aspecto meio melecado dos gloss tradicionais. Além de ser um cuidado constante para os lábios, também existem alguns truques legais com ele, como o de preparar os lábios para um batom matte, que desliza muuuito melhor. Tem 3 versões com aromas diferentes, mas a minha favorita obviamente é a de baunilha, Vanilla Lovers 🖤
Mais sobre Beleza