Carregando...
Beleza

Argiloterapia: conhecendo os tipos de argilas e suas funções

07.11.2017
Karla Lopes

Vocês já ouviram falar no termo argiloterapia? Este é nome que se dá aos cuidados de beleza que fazemos utilizando argila. Não é de hoje que a argila é usada para fazer máscaras faciais, corporais e até mesmo no cabelo. O que acontece é que poucas pessoas conheciam seus benefícios e variedade.

Tratamentos naturais estão cada vez mais em alta, e, além das próprias marcas usarem componentes que vêm prontinhos da natureza, a gente pode também pegá-los na sua forma mais natural e incluí-los na nossa rotina de beleza.

Falando especificamente sobre argila, ela é o resultado da degradação de rochas minerais, gerando um pó muito fininho que pode ser misturado em água ou óleo. É possível encontrá-la para as mais diversas funções, já que ela possui variações que causam efeitos diferentes no nosso corpo.

Argiloterapia

Aqui a gente te ajuda a conhecer cada uma e suas funções:

Argila verde: é bem indicada para quem tem pele oleosa, já que ajuda a desintoxicar a pele, amenizando a oleosidade e prevenindo o surgimento de acne.

Argila branca: muito boa para cicatrização, esfoliação e uniformização da pele.

Argila rosa: outro ótimo esfoliante que também auxilia no tratamento de manchas e regeneração da pele.

Argila vermelha: tem função secativa, hidratante e fortalecedora. Essa argila também é boa para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Argila amarela: contribui para purificação, nutrição e hidratação da pele. Além disso, ela ajuda a ativar a circulação da área aplicada.

Argila preta: é desintoxicante, adstringente e tem ação anti-inflamatória. Ela também ajuda a atenuar as manchinhas de pele.

Algumas marcas já comercializam as máscaras prontas para o uso, mas comprando a argila pura você precisa misturá-la em um pouco de água até formar uma massa homogênea e não muito líquida. Feito isso, é só aplicar no rosto, aguardar 10/15 minutos e depois retirar o produto da pele com água.

Contem pra gente aqui nos comentários: vocês já fizeram uso de algum tipo de argila? O resultado foi bom? Qual mais gostam? E pra quem tem dúvida sobre onde comprar, em lojas de produtos naturais é possível encontrá-las em sacos de 1kg que vão durar bastante no seu banheiro (e são bem mais em conta que as máscaras prontas!). Aproveitem!

 

8 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    08/11/2017 - 09h00

    ja quero todas kkkkk
    adoro cuidados com a pele
    beijos

  2. Andréia    08/11/2017 - 16h53

    Interessante….Não conheço ainda, mas fiquei bem tentada em experimentar.

  3. Ray    10/11/2017 - 07h55

    AMO máscaras de argila!! Uso a argila verde toda semana (tenho a pele muito oleosa) e sinto uma boa diferença, meus poros ficam mais fechados e a pele parece que ganha vida de novo. Sempre compro a argila em natura em loja de produto natural e faço a mistura com água termal pra dar mais um up! =)

  4. Carol Magnani    10/11/2017 - 11h03

    Karla, eu tenho da verde, comprei em casa de produto natural e rende bastante.. sinto a pele bem sequinha depois q uso :)

  5. Norma    10/11/2017 - 21h33

    Conheci as argilas através do meu marido. É uma forma barata e eficaz de se cuidar. Ultimamente tenho utilizado a verde para tratar o couro cabeludo oleoso e com caspa, tem sido maravilhoso pois diminuiu a caspa equilibrou a oleosidade, desobstruiu os folículos capilares e nutriu o couro cabeludo.

  6. Luana Souza    10/11/2017 - 22h21

    Que legal essas dias maravilhosas..Argila é tudo de bom.

  7. Karin de Andrade    11/11/2017 - 21h09

    Tive muita dificuldade para retirar a argila preta do rosto e das mãos. Fiquei manchada como se tivesse mexido em carvão, sabe? O chão do banheiro tb ficou todo manchado. Comprei na loja ‘A GRANEL’ aqui da Savassi em Belo Horizonte

  8. Giselly Bonifácio    17/11/2017 - 15h40

    Eu uso a amarela, confesso que ando meio desleixada nessa parte rss, mas de fato ela é maravilhosa a pele fica com viço e eu ainda uso como um esfoliante, na hora que estou retirando umedeço um pouco o rosto e faço movimentos circulares sem colocar foça pra não machucar e depois de bem limpa e seca a pele uso um hidratante, não tenho palavras pra explicar como fica gostosa a pele… Pra mim isso é uma terapia!!!

Meu episódio favorito até hoje de #ModaSemChatice acabou de entrar no canal! Vem comigo ver 5 tendências pro próximo verão: youtube.com/luferreira 🖤
Mais sobre Beleza