Carregando...
Lifestyle

10 dicas essenciais para você que quer morar sozinha

12.12.2017
Redação Chata de Galocha

Morar sozinha, ter o seu próprio cantinho arrumado e decorado do jeito que quiser, é um sonho para muita gente, né? Mas e quando a gente finalmente chega lá e não sabe nem por onde começar a organizar a casinha? O que comprar, como planejar o orçamento… Pode ser assustador, mas a gente tá aqui pra te ajudar! Fomos na fanpage do blog pedir algumas dicas para as nossas leitoras queridas que já encaram essa fase de morar sozinha e olha quanta coisa boa saiu:

1. Decore a sua casa, mesmo ela sendo alugada!

Muita gente acha que para decorar a casa ela precisa ser sua de papel passado, comprado. Ledo engano, tá? Uma casa alugada pode sim ser muito bem decorada e fofa. Você pode pensar em coisas que são facilmente removíveis e que não façam grandes estragos na hora de entregar o local à imobiliária. Adesivos de parede, móveis diferentes, um quadro (colado com adesivo e não com prego!), podem trazer um pouco do seu estilo pra sua casa.

2. Alguns eletrodomésticos precisam ser grandes!

Você pode pensar: ah, vou morar sozinha, então vou pegar uma geladeira pequena. Não faça isso! Você com certeza vai receber visitas, vai querer guardar bem seus alimentos e até mesmo congelá-los, então é importante ter uma geladeira que vai te dar um espaço confortável para tudo isso. O mesmo vale para a sua máquina de lavar, tá? Se ela for pequena, como você vai lavar suas roupas de cama, toalhas e etc? Pense nisso porque, mesmo sendo mais caros, é importante ter eletrodomésticos que vão atender as suas necessidades.

3. Crie uma rotina de limpeza (e não acumule sujeira em casa!)

A pior coisa que você pode fazer é deixar a louça que sujou hoje para amanhã. Você mora sozinha, ninguém vai lavá-la para você, né? O mesmo vale para o chão sujo, a cama desarrumada, as coisas fora do lugar… Criando uma rotina de limpeza, vai ser mais fácil se organizar para que nada fique acumulado.

4. Comece com o essencial

A gente sabe que você está super empolgada para decorar seu cantinho, mas nem sempre é possível arrumá-lo todo de uma vez. Caso você não tenha feito um bom pé de meia para isso, vá comprando as coisas aos poucos. Comece pelo básico, pelo o que considera essencial. Isso já vai ser o suficiente para você ter aquela sensação de casa e, aos poucos, você vai adicionando mais itens.

5. Organize sua vida financeira

Agora você tem outros gastos, né? Então é importante ser mais consciente com o seu dinheiro, afinal de contas, nunca se sabe quando algo vai estragar, quando vai surgir alguma emergência – fora o fato de que agora você tem novas contas, como aluguel, condomínio, iptu, luz, tv à cabo, internet… Enfim, faça uma reserva de dinheiro antes de se mudar e pense bem antes de gastar com coisas que não são tão necessárias.

6. Aprenda a cozinhar

Tudo bem que você pode não ser a melhor chef do mundo, mas saiba fazer o básico para se alimentar no dia a dia. Não é tão difícil assim e na internet você pode encontrar várias receitinhas deliciosas – como no Chef e a Chata, programa de culinária aqui do Chata de Galocha. Ah, e além disso, preste atenção às quantidades para que não sobre muita comida (depois de algumas semanas você vai pegar o jeito!).

7. Conheça seus vizinhos e tenha um contato de emergência

Quando a gente mora sozinha, é normal que o “estar sozinha” não seja um problema. Mas é importante conhecer pelo menos um vizinho para caso precise de alguma ajuda, sabe? E tão importante quanto isso é ter um contato de emergência para as horas de perrengues. Vai que você passa mal? Ou esquece sua chave? Ou tem alguma urgência?

8. Atenção para a suas contas

É ok que você não esteja nada acostumada a lidar com “contas de adulto” (a.k.a água, luz, telefone, internet, etc), por isso, no começo, pode ser que você se sinta uma pouco perdida. Porém, uma dica para se organizar é colocar todas as suas contas para vencer no mesmo dia, numa data que dê tempo do seu salário estar na conta para pagá-las. Aí vai ser mais fácil você se programar e não ter surpresas com juros e cortes inesperados.

9. Conheça o seu bairro

Se você vai morar num local diferente de onde estava acostumada é legal fazer uma ronda para conhecer seu novo bairro. Localize onde ficam os serviços básicos, como supermercados, açougues, sacolões, depósitos, farmácia… Enfim, coisas que você vai precisar no dia a dia. 

10. Aproveite muito essa fase!

Morar sozinha é uma delícia e uma forma de também se conhecer melhor. Nessa fase, de viver consigo mesma, com certeza você vai aprender coisas novas, acertar e errar bastante. Curta muito esse momento para aproveitar bem o seu cantinho, deixá-lo com a sua cara e amar a própria companhia.

Se você que está aí lendo este posts mora sozinha e quer contribuir com mais dicas, comenta aqui no nosso post no Facebook ou aqui embaixo nos comentários!

 

5 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ingrid Santos    12/12/2017 - 11h39

    Minha dica é: pesquise preços antes de alugar algum lugar, leia as letras miúdas e ande por ai olhando placas pra alugar. Às vezes a imobiliária não disponibiliza todas as opções que eles têm pra você.
    Ótimas dicas, parabéns!

  2. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    12/12/2017 - 13h29

    nunca me imaginei morando sozinha, não pelo financeiro, claro uma responsabilidade a mais, m,ais sou das que quero sair da casa de meus pais so quano casar
    OTIMAS DICAS

  3. Carol Justo    12/12/2017 - 13h44

    Amei demais esse post. Queria ter lido isso antes de ir morar com o boy, mas fui aprendendo na marra e no final todo erro é um aprendizado <3
    Uma coisa que acho muito importante é organizar a vida financeira, isso é muito mais dificil do que se pensa..

    Carol Justo | pink is not rose

  4. André Guedes    13/12/2017 - 13h11

    Amei as dicas, da até mais vontade de se organizar. Porém achei as imagens muito bestas, na verdade até acho que nem precisava. Poderia trabalhar mais em fotos reais.

  5. Nattany Martins    14/12/2017 - 14h08

    Meu sonho de princesa tem nome: sonho da casa própria, hahaha’.
    Acho que todo mundo passa por essa fase. chega na idade onde bate o espírito da dona de casa e a gente quer mais é aproveitar os momentos sozinha.
    Ainda não tenho condições financeiras pra isso. Quem sabe um dia?

Feliz da vida por poder conhecer a sede de uma das minhas marcas favoritas! O escritório da @benefitbrasil é tão legal quanto eu esperava 🖤
Mais sobre Lifestyle