Carregando...
Lifestyle

7 dicas para você organizar e manter os seus hábitos do dia a dia

21.02.2018
Redação Chata de Galocha

Muita gente tem dificuldade em conseguir manter os hábitos no dia a dia, pode acreditar que isso não é uma coisa só sua! Alguns hábitos bem simples, como beber água diariamente, se perdem em meio a tantas coisas pra fazer, né?

Mesmo sendo coisas pequenas, se a gente para pra pensar em todos os hábitos que não conseguimos manter, acabamos ficando frustrados e com a sensação de que não estamos cumprindo aquilo que nos propomos a fazer. Pensando nisso, a gente resolveu fazer uma lista-ajuda para que você consiga se organizar, ó:

hábitos

1. Quais são suas prioridades?

Todo mundo sabe o que é prioridade no dia a dia. Pra você é importante ir à academia todos os dias? E arrumar a casa? Ler também é importante? Enfim, pense no que você realmente precisa fazer e coloque isso em evidência. Anote na geladeira, num caderno, celular ou agenda. O importante é você ter de uma forma bem clara que esses hábitos te ajudam a ter um dia melhor.

2. Seja realista quanto aos seus afazeres

Por falar em lista, nada de querer abraçar o mundo. Nessas horas em que a gente não está lá muito organizada sobre o que precisa fazer, a maneira mais fácil de arrumar essa bagunça é sendo realista. Não adianta criar 10 hábitos se você não consegue cumprir nem 5. Comece aos pouquinhos sem ficar se exigindo além do que pode fazer.

3. Faça um rastreador de hábitos

Num caderno, na sua agenda ou bullet journal (que a gente já explicou aqui o que é!), crie um rastreador de hábitos. É muito simples de fazer: você vai montar uma lista de tudo que precisa e costuma fazer junto a um calendário e ao final do dia é só marcar um x em tudo que conseguiu cumprir. Se você já tem esse costume de anotar as coisas, vai ser bem mais fácil. É um método legal porque ao final do mês você vai ter uma visão super clara de tudo que está conseguindo fazer.

4. Alguns aplicativos podem te ajudar

Hoje em dia a gente tem tudo na palma das mãos, né? Existem vários aplicativos que têm o objetivo de te ajudar a ser mais organizada. O Todoist é um aplicativo muito legal porque ele te dá um gráfico que mostra exatamente como anda sua produtividade. Tem também o Momentum, uma extensão do Chrome para te ajudar a não procrastinar. Funciona assim: quando você abre o navegador, ele te pergunta qual é a sua meta do dia. E aí toda vez que você abrir uma nova janela, o app vai te lembrar dessa meta para que você não perca o foco dela.

Mais uma opção é Forest, um aplicativo para celular que planta uma árvore durante o período em que você está focado em um trabalho. O aparelho fica bloqueado e se você pausar ou parar o relógio dele, a arvorezinha que você estava plantando morre, hehe!

5. Esqueça seus hábitos ruins

Tem coisas que a gente faz todos os dias, mas sabe que são ruins para a nossa vida. Na hora de você seguir as primeiras dicas que a gente deu aqui, lembre-se de cortar esses hábitos ruins. Ficar insistindo em algo que não faz bem pode te impedir de focar em todas as coisas boas que você quer fazer e não consegue.

6. Anote no dia anterior tudo que você precisa fazer

É legal ir dormir tendo em mente o que você precisa cumprir no dia seguinte. Dessa forma você já acorda com uma ideia clara de como vai ser o seu dia, sabendo o que precisa fazer, como precisa fazer…

7. Leia sobre isso!

Existem diversos livros que podem te ajudar a entender melhor sobre como criar hábitos, mantê-los e de quebra melhorar a sua produtividade. Ler sobre sobre essas coisas é legal porque te ajuda a ter um panorama mais amplo sobre o assunto, sabe? Mais conhecimento!

Prontas para mudar a forma como vocês fazem as coisas no dia a dia? A gente espera que este post ajude de alguma forma. Não se esqueça de comentar aqui embaixo qual é o hábito que você não deixa de seguir todos os dias!

Compre o Post:

6 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Beatriz pereira da silva    21/02/2018 - 14h17

    Adoro essa ideia de manter os hábitos, confesso que ainda estou em um caminho a percorrer para isso, em relação aos hábitos de estudo, de casa, de trabalho e de lazer, mas acordar cedo foi um dos hábitos que mais me ajudou a ser produtiva durante o dia e fazer tudo ou pelo menos metade do que me propus a fazer no dia.

  2. Renata Curvo    21/02/2018 - 16h01

    Adorei as dicas dos aplicativos!!!!!
    Vcs poderiam fazer o top 5 dos aplicativos de organização!

    Eu assisti um vídeo da lu sobre organização, mas não peguei os nomes dos aplicativos.

    Obrigada.

    Renata

  3. Lucas    21/02/2018 - 17h43

    Muito bom !!

  4. Thaissa    22/02/2018 - 09h50

    Adoro esse tipo de post! Sempre tem uma dica a mais que ajuda a gente a melhorar nossa organização. O que eu vou fazer agora é grifar na minha lista a minha tarefa mais importante do dia que, se eu fizer só ela, já vai ser um dia produtivo. :D
    O hábito que estou tentando implementar é de meditar. Não cheguei ao nível de conseguir meditar todos os dias, mas vou conseguir aos pouquinhos. Estou usando o aplicativo Headspace (é meditação guiada em inglês) e é maravilhoso, super recomendo.
    Agora uma dica que eu quero dar é a leitura do livro ‘Pequenas Atitudes Grandes Mudanças’ da Coroline Arnold. É incrível! Me fez repensar e entender melhor como mudar pequenos hábitos do dia a dia que me ajudam a conquistar grandes objetivos.

    Beijos!!

  5. Renata Elisa Curvo Marini    22/02/2018 - 10h01

    Queridas Lu e Karla,

    Deixo aqui uma sugestão de pauta para vcs!

    http://revistaglamour.globo.com/Beleza/noticia/2018/02/sem-retoques-campanha-de-skincare-exalta-beleza-em-sua-naturalidade.html

    Um beijooooooooooooo

    Adoros Vcs!

  6. Marcia    23/02/2018 - 18h10

    Estou lendo um livro chamado O ponto de equilíbrio, por indicação do blog Vida Organizada. Trabalha muito esta questão da formação dos hábitos. abraço

Mais sobre Lifestyle