Carregando...
Gastronomia

O Chef e a Chata | Como fazer bolo vulcão de brigadeiro com amendoim

14.07.2018
Redação Chata de Galocha

bolo vulcão 2

Sim, esse é aquele bolo performático de lava de brigadeiro que vai derramando cobertura extra quando você corta o primeiro pedaço. Tem aquela combinação clássica e deliciosa de chocolate com a amendoim e a gente te garante que é mais fácil de fazer do que você imagina!

Ingredientes

bolo:
200g (2 xícaras + 2 colheres de sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
100ml (1/2 xícara) de leite
100g (1/2 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g (1 e 1/3 de xícara) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
3 ovos

cobertura:
1 lata de leite condensado
120ml (1/2 xícara) de leite
2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga de amendoim
2 paçoquinhas esfareladas

bolo vulcão 1

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma com furo no meio (a que usamos tem 26 cm de diâmetro). Na batedeira, bata a manteiga, a manteiga de amendoim e o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, acrescente a farinha e fermento, alternando com o leite. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito para conferir. Deixe esfriar e desenforme.

Faça a cobertura: coloque o leite condensado, o leite, a manteiga de amendoim e o cacau ou chocolate em pó peneirado numa panela. Leve a fogo médio e vá mexendo até engrossar um pouco. Coloque sobre o bolo, preenchendo bem o furo central. polvilhe as paçoquinhas esfareladas por cima e sirva!

Se fizer essa receita, não se esqueça de publicar no Instagram com a hashtag #OChefeaChata para que a gente possa ver e também de se inscrever no canal para ver os vídeos em primeira mão!

1 Comentário  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Dri Siqueira    18/07/2018 - 09h54

    Gente do céu, que bolo maravilhoso! Vou comprar os ingredientes pra fazer no fim de semana. Amei!

#10yearschallenge Acredita que foi em 2008 que publiquei a minha primeira foto no blog? 😱 Apesar de ter começado a escrever um ano antes, não imaginava me expor na internet… HAHAH, parece que o jogo mudou, né? Eu lembro exatamente do nervosismo que senti antes de publicar essa foto super desengonçada, onde estou encolhida, a câmera me vendo de cima… 10 anos depois não me escondo mais. Em 2008 eu me formei, casei (pra me separar 3 anos depois), saí da casa dos meus pais e fiz minha primeira viagem internacional. Foi um ano marcante, em que o Chata começou a ser mais próximo do que é hoje, ainda no início dessa jornada da qual me orgulho muito! ✨
PS: em 2008 eu tinha vergonha de usar batom vermelho, acredita? HAHAH! 💋Lembro até hoje da primeira vez que usei!
Mais sobre Gastronomia