Carregando...
Gastronomia

O Chef e a Chata | Como fazer uma feijoada completa

11.08.2018
Redação Chata de Galocha

Feijoada é um pra clássico, né? Em O Chef e a Chata dessa semana a gente vai te mostrar como fazer esse prato delicioso em casa de uma forma simples e deliciosa!

Ingredientes

400 g de feijão preto
300 g de carne seca
200 g de linguiça calabresa
200 g de paio
300 g de costelinha de porco defumada
200 g de bacon
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
sal
1 colher (chá) de pimenta calabresa

Preparo

Na noite anterior de fazer a feijoada, comece a preparação: Corte a carne seca em cubos médios. Coloque-a numa vasilha e cubra com água. Guarde na geladeira até o dia seguinte. Corte a costelinha seguindo os ossos, e pedaços da carne em cubos. Coloque em uma vasilha com água e guarde na geladeira. Coloque o feijão preto numa vasilha, cubra com água, tampe com um pano de prato e deixe fora da geladeira até o dia seguinte. É importante isso tudo passar umas 8 a 12 horas de molho.

No dia seguinte, escorra a água de tudo. Coloque a carne seca na panela de pressão, cubra com água, feche e leve pra ferver. Depois que apitar, deixe por uns 20 minutos. Espere toda a pressão sair, abra a panela e troque a água novamente. Deixe por mais 20 minutos na pressão, depois que a panela começar a apitar de novo. Numa panela, coloque as costelinhas, sem a água do molho, cubra com água fresca e leve para ferventar.

Depois que ferver, conte uns 5 a 10 minutos e retire. Jogue a água fora. Descasque o paio, fatie em rodelas, e coloque numa panela com água. Leve para ferver. conte 5 a 10 minutos depois que ferver e retire. Faça o mesmo com a calabresa. Pique o bacon e reserve. Cozinhe o feijão: escorra a água, coloque na panela de pressão, cubra com água e leve para cozinhar. Conte uns 16 minutos depois que a panela apitar e desligue.

Depois de toda essa preparação, comece a feijoada em si: Numa panela grande, coloque o bacon. Ligue em fogo médio e deixe que ele comece a cozinhar, soltando gordura. Se soltar gordura demais, retire um pouco. Se soltar pouca gordura, pode colocar um pouquinho de azeite. Junte a cebola ali e deixe ela cozinhar um pouquinho até amolecer e tomar cor. Junte o alho e refogue mais uns 2 minutos.

Agora é hora de colocar tudo o que foi preparado: Comece pelo feijão: coloque ele todo, com a água do cozimento também. Coloque todas as carnes. Se precisar, adicione mais água. Tempere tudo com um pouco de sal e pimenta calabresa. Deixe a panela semi tampada pra feijoada cozinhar, cerca de 30 minutos ou até o caldo engrossar um pouquinho e tudo pegar a cor do feijão. Prove o tempero após esse cozimento e, se precisar, adicione mais sal e pimenta. Já está pronto pra servir! Sirva com arroz branco, farofa, couve refogada e laranja!

Uma ótima receita para enviar no grupo da família no Whatsapp e já pensar no almoço de domingo, não? Hehe! Se fizer essa receita, não se esqueça de publicar no Instagram com a hashtag #OChefeaChata para que a gente possa ver e também de se inscrever no canal para ver os vídeos em primeira mão!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Quem já viu o Recebidos Express que postamos essa semana? O vídeo está aqui no IGTV! Alguém mais estava com saudades?
Mais sobre Gastronomia